Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

A alma encantadora das arquibancadas.

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 23/08/2014
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar
Ah, o Rio de Janeiro do início do século XX! Cidade em transição. Recém saída da condição de colônia, escravidão a pouco abolida. Miscelânea de cultura e mudanças aos ventos. A zona Sul recheada de senhoras e senhores de estirpe. O bonito visual da Lagoa e como definiu o genial João do Rio, o Flamengo “era o parapeito sobre o mar”.
Nesse cenário foi moldado o espírito do carioca. Afeito aos esportes e com seu ritual de moldar e esculpir os corpos. No início foram as regatas, rapazes que eram vistos com desconfianças pelos mais antigos, “passavam, de calção e camisa de meia, dentro do mar a manhã inteira e a noite inteira”. Com o passar do tempo vieram os adeptos das corridas, halteres, tênis e enfim o futebol!
1912-07-07-Fla-FluA partir daí, a história da cidade do Rio de Janeiro mudou. Com a entrada do Mais Querido em cena no “football”, o futuro mais popular esporte do país encontrou seu celeiro.
Com o jogo de estréia do campo do Flamengo, a futura maior torcida do Brasil já dava mostras do que seria e dava o seu recado, impressionando os presentes, como podemos ver no discurso de João do Rio quando ele afirmou que”… absolutamente nunca eu vi o fogo, o entusiasmo, a ebriez da multidão assim”.
Com a certeza de que aquele clube faria história, João do Rio sabia que “O Clube de Regatas do Flamengo tem, há 20 anos pelo menos, uma dívida a cobrar dos cariocas. Dali partiu a formação das novas gerações, a glorificação do exercício físico para a saúde do corpo e a saúde da alma”.
Ou seja, não só pela importância no cenário do futebol se dá o gigantismo do Flamengo. Somos uma parte importante na montagem da personalidade do carioca e da cidade do Rio de Janeiro.
Nota do autor:
Essa crônica foi escrita inspirada em uma crônica feita por João do Rio “A hora do football“, publicada no livro Pall-Mall Rio, o inverno carioca de 1916 (lançado em 1917). João do Rio foi um dos maiores e mais importantes jornalistas do início do século XX e responsável pela mudança de estilo literário e jornalístico brasileiro. E como Flamengo é Flamengo, não poderia deixar de ser retratado pelo mestre João do Rio.
João do Rio – Uma Antologia (seleção e apresentação de Luís Martins) – José Olympio Editora. 3ª edição/2005

Fonte: Falando de Flamengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

“Até o Cristo Redentor aplaudiu”: narrador chileno ‘enlouquece’ com gol de Samuel Lino para o Flamengo

4

Libertadores: veja vídeos do Coluna do Fla no desembarque do Flamengo em Quito

3
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

RUMO AO EQUADOR! Assista ao embarque do Flamengo para o jogo contra o Independiente del Valle, pela Libertadores

7 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Indireta para o Flamengo? River Plate posta vídeo de Almada com música brasileira; veja

3 13

Cebolinha não joga mais pelo Flamengo? Clube confirma liberação e ausência na Libertadores

28 2
Brasileirão

Flacentrismo: jogador do Mirassol desabafa sobre a arbitragem do Brasileirão e cita o Flamengo

1 9

Ex-Flamengo, Felipe Melo detona fala de Abel Ferreira: “Palmeiras é muito maior que você”

9
Libertadores

Sem Paquetá e Léo Pereira, Flamengo tem 2 nomes na pré-lista de Ancelotti

8 4

Imprensa equatoriana volta de Plata e estreia de Valencia no Flamengo

19 1
Comentários Recentes
  1. henrique em Ayrton Lucas admite cansaço após 8 jogos seguidos como titular do Flamengo

    parabens ayrton lucas, apesar das criticas você é um jogador que honra o flamengo, até uns anos atrás os nutelas…

  2. Sergio Teixeira Coelho neto em “Uma loucura”: Joaquín Freitas se assusta com torcida do Flamengo e analisa estreia contra o Remo

    E não esteve no Maracanã ainda !

  3. Dreda em Cabe no Flamengo? Transferência para Turquia falha e Richarlison procura novo clube

    Pelo que lembro, ele vivia falando mal do Flamengo. O que o Flamengo menos precisa hoje é de atacante. Deixa…

  4. Renan Oliveira em Cabe no Flamengo? Transferência para Turquia falha e Richarlison procura novo clube

    Esse ai, é mais um deyverson da vida..so papagaiada..muito barulho e pouca bola, Pedro e Freitas ou BH dão conta.

  5. edyrio edyrio em Cabe no Flamengo? Transferência para Turquia falha e Richarlison procura novo clube

    Tá maluco.... esse cara é uma bosta

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo