Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

O eterno devir Rubro-Negro.

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 24/08/2014
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar
“É impossível entrar no mesmo rio duas vezes.” As águas já são outras e nós já não somos os mesmos. É assim que me sinto cada vez que vou ao Maracanã torcer, gritar, me emocionar, sofrer, festejar, viver pelo Flamengo. As partidas já são outras e eu já não sou a mesma. Nem eu, nem a TORCIDA. Nosso povo voltou. Motivados pelo espírito do 12º jogador, as arquibancadas foram de novo invadidas por gente de todos os tipos. Diante e dentro da massa não somos pretos, nem brancos. Pobres ou ricos. Não somos Zona Norte ou Zona Sul. Não somos iphone ou tablet. No meio da torcida do Flamengo, SOMOS UMA NAÇÃO. A cada partida, tudo que existe está em permanente mudança ou transformação, inclusive o time. O velho Heráclito estava certo, desde 540 a.C., o mundo, a vida, é um incessante devir rubro-negro. E quando o treinador entende que errou na escalação, volta pro básico, fecha os espaços, o time muda. E a torcida se fortalece. Não aquela que passa 90 minutos fazendo selfie nas arquibancadas. Não aqueles que a diretoria, por toda a sua gestão, estabeleceu o simples propósito de tratar APENAS como “consumidores” e não mais, ou primordialmente, como torcedores. E essa multiplicidade contraditória que é a torcida (e o time) do Flamengo, tem uma verdade absoluta: somos povo, somos massa, somos o retrato do Brasil. E nada, nem ninguém vai nos tirar isso. Na raça, na marra, na lata: O valor do Ticket Médio NÃO ganha Jogo. A torcida do Flamengo sim.
E aí, quis o devir rubro-negro que um Da SILVA fosse o heroi dos últimos jogos. Por essa, nem a diretoria – que acertadamente apostou nele – esperava. Eduardo não é só mais um Silva. É uma resposta direta aqueles que defendem ingressos caros para pagar dívidas (sic), ingressos caros para comprar e manter jogador (sic), ingressos caros para gerar receita (sic). E esquecem da razão da existência do Flamengo, desde quando jogava na Rua do Russel: Ingressos para vencer jogos. Ingressos para ganhar títulos. Ingressos para evitar que o time medíocre montado seja rebaixado.  Eu, você e a torcida do Flamengo sabemos – e apoiamos – a “Política do Honrar Compromissos Financeiros”, mas, acima de tudo priorizamos a “Política do Honrar o Manto Sagrado Em Campo.” E que Deus perdoe essas pessoas ruins que defendem até o rebaixamento, desde que os impostos estejam pagos em dia. Se não temos só a renda sonhada do estádio para pagá-los, que se busque o fortalecimento de outros mecanismos. Mas, pra isso precisa ter criatividade e competência. Eu vi famílias inteiras na arquibancada norte. Pai, Mãe, Filhos torcendo juntos nos últimos jogos.  E me lembrei da torcida-selfie-rayban que a diretoria nos empurrou “bolso” abaixo nos últimos tempos. A torcida do “euuuuu sou brasileiro”, a “torcida do Copo Fifa”, do “selfie quando o time está perdendo”, a torcida “vaia com 5 minutos de jogo”, eles também são bem-vindos, podem consumir muito, gastar tudo, lá no cercadinho deles: o Maracanã Mais. O que a diretoria não entendeu ainda, mas eu posso desenhar, é que o Flamengo é das Arquibancadas. E vasco-versa. Tenho NOJO, não tem outra palavra, de lembrar de coisas que ouvi dos nossos dirigentes nos últimos tempos, tais como: “NÃO pode pagar, fica em casa.” Pois agora, esses que não podem pagar, vão tirar o time da merda que aqueles que podem nos colocaram.
O mundo (e eu) está celebrando o centenário de nascimento do escritor Julio Cortázar(1914-1984), dele me lembro de uma frase-filosofia-de-vida: Paris é a mulher da minha vida. Pois então, o Flamengo é o homem da minha. E nesse momento, como disse o surpreendente-chutão-pro-alto-zagueiro Marcelo: “não é hora de jogar bonito”. Mas, ao homem da minha vida, eu afirmo:  Flamengo, não precisa jogar bonito. Basta jogar gostoso.
Vivi Mariano
Twitter: @vivi_mariano
Facebook: Vvmariano

Fonte: Magia Rubro-Negra
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo x Olimpia: compare o aproveitamento dos clubes em 2026 antes do amistoso em Brasília

1

Superioridade histórica: os números que provam a vantagem do Flamengo contra o Olimpia

@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

34 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Time inglês fecha contratação de João Gomes por mais de R$ 300 milhões; Flamengo garante valor milionário

32 1

Léo Pereira no Besiktas? Veja o que o Coluna do Fla sabe sobre o futuro do zagueiro do Flamengo

9 9
Brasileirão

Jogos do Brasileirão hoje: Botafogo, Vasco e mais 2 times entram em campo nesta quinta

1 2

Brasileirão: Chapecoense anuncia ingressos esgotados para jogo contra o Flamengo

9 2
Libertadores

A preocupação de Fabricio, ídolo do Cruzeiro, para o jogo contra o Flamengo na Libertadores

Flamengo reencontra Pablo Sanchez, técnico freguês, em jogo contra Olimpia

5 2
Comentários Recentes
  1. Teste em Estádio do Flamengo: as últimas atualizações sobre a construção da casa rubro-negra

    A verdade é que o BAP não quer fazer o estádio, sempre arruma alguma desculpa. Quem quer corre atras e…

  2. Vitor em Veja como está a trajetória de Thiago Almada pela Argentina na Copa do Mundo; jogador tem acerto com o Flamengo

    Na boa. Eu contrataria o Caio Jorge. Meio campo temos vários.

  3. Eduardo em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Atualmente, o Neymar já não desenvolve um bom futebol há tempos. Nesse ano, vem tendo bons e maus momentos no…

  4. Eduardo em Filipe Luís liga para Jorginho e tenta levar volante ao Monaco; Carrascal também foi consultado

    Para que o Flamengo pudesse ceder os jogadores, o mesmo já deveria estar com substitutos para as posições.

  5. Eduardo em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    É uma atitude preconceituosa contra o Flamengo. Digo que é um discurso de ódio. Algo que não combina com o…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo