Carta do Presidente do Flamengo aos Sócios.

Compartilhe com os amigos
Caro Sócio,
O nosso Flamengo comemora seu 119° aniversário em meio a um momento especial da história do esporte em nosso país. Depois de realizar uma grande Copa do Mundo, o povo brasileiro se prepara agora para os Jogos Olímpicos de 2016 na nossa cidade do Rio de Janeiro.
Os efeitos destes dois enormes eventos ainda vão se refletir muito na dinâmica dos clubes brasileiros. Aqueles que souberem aproveitar a ampla janela de oportunidades que se abre para o esporte nacional estarão em condições privilegiadas num futuro muito próximo.
Para isto, nos últimos dois anos, nosso clube tem buscado realizar uma administração onde a transparência, a responsabilidade financeira e o profissionalismo sejam as bases fundamentais para este Flamengo do século XXI.
Jamais deixando de lado o reconhecimento ao importante trabalho de grandes sócios que nos trouxeram até aqui, às fantásticas conquistas e à maravilhosa história de nosso passado, estamos hoje reconstruindo a base de um clube moderno, dinâmico, socialmente responsável e ainda mais vencedor.
Ações como a renegociação e pagamento em dia de impostos – com a obtenção e manutenção das certidões negativas de débito – muito mais do que possibilitar acesso a contratos governamentais ou incentivos fiscais, mostram a seriedade e o compromisso social que valoriza nosso nome e nos faz desejados por muitos importantes patrocinadores. O Flamengo atual é o clube de maior receita do Brasil (excetuando-se a venda de jogadores) e tem seu programa sócio-torcedor, em pouco mais de um ano, como um dos mais relevantes do país. Em dois anos, a receita do Flamengo passou de R$ 212 milhões para mais de R$ 320 milhões/ ano
No futebol, fecharemos o ano como campeões da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca. A reestruturação que estamos trabalhando e as melhores condições financeiras para se investir em 2015 nos fazem prever um ano que vem promissor.
Nos esportes olímpicos, depois de um intenso trabalho de reestruturação técnica e financeira, já estamos obtendo um retorno espetacular. Projetos como o Anjo da Guarda e Programas Incentivados nos permitem hoje manter uma grande parte dos esportes de maneira autossustentável, sem depender, como era no passado, do dinheiro vindo do futebol. Isto se reflete na melhoria da estrutura física, nas condições de trabalho dos atletas e nas vitórias expressivas nas quadras. No caso específico do basquete rubro-negro, temos hoje um time vencedor de todos os campeonatos que disputou nos últimos dois anos – carioca, nacional, das Américas e Mundial – os dois últimos títulos inéditos para o nosso Clube. Como curiosidade, vale notar que apenas três times no mundo já conseguiram ser campeões mundiais de Futebol e Basquete: Barcelona, Real Madri e o nosso Flamengo.
Por fim, a nossa sede social, que até agora já tinha recebido algumas melhorias pontuais – como o estacionamento, o campo de futebol, a parte administrativa e a reconstrução do Ginásio Claudio Coutinho – será uma prioridade de investimentos em 2015. Depois de equacionados boa parte dos enormes problemas financeiros com que nos deparamos ao iniciar nosso mandato em 2013, nosso Clube terá agora mais fôlego para efetivamente iniciar as obras de reformulação da Gávea. Com base no trabalho executado para o novo Plano Diretor da Gávea, teremos as obras de nosso novo Parque Aquático, através de verba conseguida via Lei Pelé, reformas do espaço de lutas, dos ginásios Helio Maurício e Togo Soares, com a parceria junto ao Comitê Olímpico Americano, a nova Arena multiesportiva, cujo projeto já está pronto e garantido financeiramente – aguardando apenas a aprovação da Prefeitura para início das obras, entre muitas outras intervenções fundamentais para valorizar não apenas o patrimônio do clube mas o título de cada associado, que terá um local muito melhor para estar com sua família e amigos.
O Flamengo é uma enorme força, formada pela sua magnifica história de 119 anos e pela apaixonada Nação Rubro-Negra – a maior torcida do mundo.
Ele requer apenas que seus dirigentes trabalhem com seriedade, dedicação e profissionalismo. E é isso que procuramos fazer, sempre.
Que tenhamos uma feliz festa de aniversário do nosso Clube do Coração. Saudações rubro-negras,

Eduardo Bandeira de Mello

Compartilhe com os amigos

Veja também