E tudo começou num naufrágio há 119 anos.

Compartilhe com os amigos
O dia 17 de novembro de 1895 caiu num domingo. Naquele dia, como calha de acontecer num domingo de sol no Rio de Janeiro, deu praia. Naquele tempo, no entanto, o domingo não era de praia, mas de regata, o esporte favorito da belle époque carioca.
E foi na praia, a do Flamengo, que o 17 de novembro foi posto para escanteio e o dia 15, data da proclamação da então jovem República, feriado nacional, foi tomado como o dia da fundação do Grupo de Regatas do Flamengo.
O motivo parecia nobre, embora fosse bem mais simples, mais rubro-negro: todo dia 15 de Novembro é feriado, daria para comemorar o aniversário do grupo em paz, sem a preocupação do trabalho.
Fundado para fazer frente ao Botafogo, cujos remadores vinham se exibir às mocinhas na praia mais antiga da cidade, a do Flamengo, o grupo de regatas era mais uma ação entre amigos do que um plano de nobres desportistas de criar uma instituição do esporte brasileiro. José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spíndola, Augusto da Silveira Lopes e Nestor de Barros, nenhum deles, embora soubessem nadar, tinha intimidade com o remo.
O primeiro barco, uma baleeira de seis remos, velha e gasta, comprada de um português, foi batizada de Pherusa (uma corruptela do nome grego Phaethusa). Depois de uma primeira tentativa de participar de uma regata – o barco fez água, os “remadores” tinham comido muito no almoço e todos passaram mal – a Pherusa foi para o conserto.
Para comemorar o conserto do barco, os quatro fundadores e mais dois amigos decidiram navegar da praia de Maria Angu, na zona norte do Rio, até a praia do Flamengo, em frente ao número 22, uma casa de cômodos, primeira sede do grupo. Uma tempestade sumiu com o barco e transformou os seis “remadores”, todos salvos do naufrágio por um barco de pesca, em heróis de ocasião na cidade. O Flamengo começava ali a se popularizar.
A sede do 22 começou a apinhar de gente: dos pais dos fundadores, curiosos por saber o que se passava ali, a mocinhas seduzidas pelo feito “heróico” no sumiço da Pherusa até a aspirantes da Marinha que queriam competir pelo recém-criado grupo de regatas. Foi a deixa para os doze integrantes originais fundassem o grupo, que só venceria a primeira regata em 1898, viraria clube quatro anos depois e cujo o futebol só se tornaria abre-alas em 1911, vencendo seu primeiro título em 14.
Mas aí são mais cem anos de história que não cabem neste post.

Fonte: ESPN FC
Compartilhe com os amigos

Veja também