O retrato da discórdia.

Compartilhe com os amigos
Hoje, ainda cedo, recebo um telefonema de ilustre figura rubro-negra, que de cara me perguntou se sabia eu o resultado da reunião de diretoria que decidiu o recurso de ex-dirigente para que um retrato fosse retirado do “Salão dos Presidentes”, como é conhecido, embora oficialmente leve o nome de “Salão Moreira Leite”, que foi um dos grandes caciques da política rubro-negra.
Disse não saber de nada e, por curiosidade, procurei ter mais detalhes sobre o tema que, embora pareça simples, pode ser importante para o desenvolvimento político futuro.
Primeiro, é importante dizer para aqueles que não têm intimidade com os “corredores” do Flamengo que, desde a sua inauguração, a sede da Lagoa tem um espaço reservado para todos os ex-presidentes do clube. Em um salão importante, onde assuntos de peso são discutidos, a decoração fica por conta de uma galeria de fotos de todos os ex-presidentes. Recentemente, lá foi colocada a fotografia de Delair Dumbrosck. Ato contínuo, o ex vice-presidente geral do Flamengo, Arthur Rocha, encaminhou ao presidente Eduardo Bandeira de Mello ofício solicitando a imediata remoção do retrato de Delair ou, a inclusão dos retratos de todos os ex- vice-presidentes. Em síntese, Arthur Rocha argumentava que Delair, que nunca havia sido eleito presidente (foi vice na gestão Marcio Braga), estava ocupando um lugar indevidamente e que o conselho diretor optasse entre retirar o retrato, segundo ele intruso, ou colocar retratos de todos os ex-vices. Ontem, apurei posteriormente que, em reunião de diretoria, por unanimidade, foi decidida a retirada do retrato de Delair.
Embora pareça conversa, ou fofoca de comadre, o assunto é interessante e polêmico, além de ser peça importante no desenvolvimento político. Delair  acha que tem o direito de ocupar o salão pelo fato de ter, em diversas e longas oportunidades, substituído Marcio Braga na presidência, em especial no período em que Marcio estava com a saúde combalida. Isto corresponde à verdade? Sim! O argumento maior de Artur Rocha é o de que ele também, em algumas oportunidades como vice, substituiu Marcio na presidência. Isto é verdade? Sim!…embora Artur tenha substituído Marcio na presidência esporadicamente, enquanto Delair de forma ampla, por longos períodos, sendo em diversas oportunidades chamado mesmo de presidente.
O que eu acho? Todos têm razão!!! Por que? Porque a regra não é clara. Se o salão tivesse a finalidade de homenagear os PRESIDENTES ELEITOS, Delair não teria razão. Já se o salão tivesse a finalidade de homenagear os PRESIDENTES DE FATO, Delair teria razão, pois num momento difícil na vida do clube, ele foi PRESIDENTE na acepção da palavra. Como a regra não é clara, a decisão pode até ser política, como foi o caso, já que Delair e “os azuis” estão batendo de frente. Aquela velha história se repete: aos amigos, tudo, aos inimigos, o rigor da lei.
Esta historinha é o início dos caminhos políticos que começam a ser traçados. Delair já foi para outro lado.
Como ex-presidente, me sinto honrado em ter minha foto nesta galeria, mas fico triste por saber que até homenagem no Flamengo é motivo de desencontro.
E você, deixaria ou retiraria a foto de Delair?

Fonte: Blog do Kleber Leite
Compartilhe com os amigos

Veja também