Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Porque a torcida do Flamengo está indo aos jogos?

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 19/11/2014
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar

Nem começa, recalcado. Esse post talvez sirva mais pra você, não rubro-negro, do que pra eles. E não é um dos posts que gosto de fazer fomentando paixão pós jogo e exaltando vitórias. Ao contrário, é um post de dia seguinte onde quero encontrar explicação para que o “momento Flamengo” seja compreendido e, talvez, dele, se tire alguma lição.

Não é básico, nem lógico. Todos querem explicar e juram ter na ponta da língua uma resposta que resuma tudo isso. Mas não tem, e não é fácil assim entender o que está acontecendo. Mas talvez, com algum esforço, possamos tirar disso uma grande lição.
Porque a torcida do Flamengo está indo aos jogos, mesmo os que não valem nada, pagando ingressos caros e com um time que sequer tem um ídolo ou um craque em campo?
“Aqui é Flamengo!”, “É amor!”, ok, ok, ok. Mas vamos aos fatos. Esse amor sempre desapareceu pra qualquer torcida do mundo quando o time vai mal. Apareceram quando o time “precisou”. Ok, já vi também em muitos casos.
Mas porque ficaram?
O Flamengo não está ameaçado de rebaixamento há muito tempo. Os jogos não são decisivos, os adversários não são confrontos diretos, o foco é na quarta-feira e não no domingo. E os caras estão metendo sequencialmente de 30 a 40 mil pessoas por jogo.
Tem alguma coisa aí que não conseguimos enxergar ainda.
Não é promoção, nem a qualidade do espetáculo, nem o estádio, nem um ídolo. Ou seja, estamos falando de um caso raro, talvez único, onde conseguiu-se fazer a torcida ir ao estádio, pagar o que o clube quer, não oferecer um grande time, nem mesmo um grande objetivo.
Qual é a mágica do que está acontecendo?
Não levem pro lado delirante e delicioso da paixão. Quero encontrar razão, não “rubro-negrismo”. Esse já conheço, é fato, é lenda, é história.
Talvez nesse misterioso pacote que está fazendo uma torcida viver um time “mediocre” aos domingos em busca de porra nenhuma seja o grande ponto que não encontramos ainda. O que de fato quer o torcedor brasileiro?
Um grande jogo, um grande rival, um grande time, um preço barato, um estádio confortável?
Não me diga “todos”. Porque destes, o Flamengo não tem nem um grande time, nem preços, nem está lotando contra grandes rivais. Estão indo por hábito, criando uma rotina de estar no Maracanã pra ver o Flamengo jogar, desde que…?
Desde que…?
Essa é a pergunta. E aqui, enquanto discutem “fla press”, “Flamengo é Flamengo”, entre outros, temos um ponto que pode mudar o futebol brasileiro e a relação torcida/clube.
Não esperem um final de post conclusivo. Pois não tenho a conclusão. Tenho a dúvida, e a compartilho aqui na esperança de encontrar uma tese mais aceitável do que “Flamengo é Flamengo”.
Até porque, com outros times melhores do que esse, disputando posições melhores que a décima, a ingressos mais baratos, cansamos de ver o Maracanã vazio.
Esse time/fase tem algo. E é preciso descobrir o que é.

Fonte: Blog do Rica Perrone
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo aprova reforma eleitoral, cria novo Código e adia debate sobre voto online

2 1

Flamengo x Cruzeiro: veja datas, preços e como comprar ingressos para jogo da Libertadores

3 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

31 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo no mercado: veja salário de Thiago Almada no Atlético de Madrid

18 1

Internacional acerta contratação de Matheus Cunha, goleiro revelado pelo Flamengo

12 10
Brasileirão

Brasileirão: Chapecoense anuncia ingressos esgotados para jogo contra o Flamengo

5 2

Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

10 2
Libertadores

Conmebol anuncia 5 novas regras para a Libertadores, mas ignora ‘Lei Vini Jr’

2 7

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18
Comentários Recentes
  1. [email protected] em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    Nunca jogou nada.

  2. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  3. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  4. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  5. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo