Brasileirão é o mais difícil?

Compartilhe com os amigos
Fala-se muito do equilíbrio do Campeonato Brasileiro quando comparado com os principais europeus, mas será que é verdade?
Aqui farei uma análise estatística dos campeonatos com base no modelo atual do brasileirão. Como houveram várias irregularidades antes de 2006 – o campeonato chegou a ter 24 times em pontos corridos -, resolvi comparar a partir dessa temporada.
Com uma base de 20 times, foi preciso adicionar duas colocações com pontuação média no campeonato Alemão para ser possível fazer a comparação por posição, mas é bom lembrar que a adição de outros dois times poderia aumentar ainda mais a pontuação das equipes, logo, para as comparações específicas, usei o aproveitamento para saber quanto a pontuação cresceria.
Não foi possível inserir o português nessa comparação por ter poucos times e extrema irregularidade no número de participantes.
Campeão:

Como podemos ver nessa tabela comparativa, em média, para ser campeão, um brasileiro precisa de 74,67 pontos. O que mais se aproxima desse equilíbrio é a Alemanha, mas eles tem 4 jogos a menos que nós, sendo assim, se mantivessem o aproveitamento e fosse adicionado os 4 jogos, o campeão teria em média 86,55 pontos.
Libertadores:
Para se classificar, um brasileiro precisa de, em média, no mínimo 63,56 pontos. Nessa, podemos ver que a diferença não é tão grande – fazendo o mesmo sistema de aproveitamento do alemão que foi feito para o campeão, seriam necessários 66,19 pontos -, chegando a ter o campeonato Francês com um classificado de aproveitamento inferior.
Rebaixamento:
O “melhor” rebaixado no Brasil chega a 42,22 pontos, enquanto o alemão chegaria a 38,24, ou seja, aqui o “melhor” rebaixado consegue mais pontos. O primeiro não rebaixado precisa atingir 43,89 pontos, enquanto o alemão precisa de 40,60 e o Inglês precisa de 38,67, logo, aqui é preciso mais pontos para não ser rebaixado. Enquanto isso, o lanterninha aqui marca em média 28 pontos, na Alemanha 28,87 e no Italiano 23,11, assim, aqui o lanterna marca mais pontos do que em 3 dos principais campeonatos europeus.
Títulos por equipe:

Como podemos ver, na Europa há uma monopolização muito maior. Em 4 dos 5 principais campeonatos, um time ganhou 5 dos 9 últimos campeonatos. Enquanto na França e no Brasil o máximo foram 3 em uma equipe, sendo que o São Paulo e o Lyon ganharam esses títulos seguidos e estão na fila há 6 temporadas. Em desigualdade na “divisão”, Espanha e Itália se igualam, enquanto a Inglaterra tem uma inexpressiva melhora.
Além desses dados, sabemos que aqui temos diversos times aptos a serem campeões a cada temporada e que as arrecadações desses grandes comparadas não são tão distantes. Se esse equilíbrio fosse bem trabalhado de forma profissional e honesta, teríamos o melhor campeonato do mundo.
Com tudo isso, creio que podemos dizer sim que o Brasileirão é o mais equilibrado e o mais difícil, mas infelizmente é nivelado por baixo. Também podemos dizer que a Ligue 1 (França) é a que mais se aproxima desse equilíbrio – mas é nivelada por cima. E você, o que acha?

Fonte: Fla Imparcial
Compartilhe com os amigos

Veja também