Começou nesta terça-feira o tratamento do gramado do Maracanã para a temporada 2015. Serão realizados cortes verticais, topdressing, irrigação e finalmente a adubação. O topdressing consiste em uma técnica em que uma máquina faz pequenos furos no campo, retira material, e depois areia é injetada neste espaço. É estimado que 40 toneladas de areia sejam colocadas no gramado neste processo. O objetivo é intensificar a areação das raízes e para a adubação penetrar melhor no gramado. Nenhuma área do campo será replantada.
– Depois deste procedimento, o gramado passará por um repouso de duas semanas, quando receberá somente irrigação e adubação. Por isso não teremos nenhuma atividade durante este período para a boa recuperação da grama – explicou Fernando Cunha, gerente de infraestrutura do Maracanã.
Durante este ano, o Maracanã recebeu 84 partidas oficiais, entre elas os sete jogos da Copa do Mundo. Esse número corresponde a quase três temporadas disputadas no estádio do Barcelona, o Camp Nou. Assim como o calendário oficial do futebol brasileiro, o campo do Maracanã também está de férias, período propício para este tipo de tratamento. O último jogo do ano no estádio foi o Jogo das Estrelas, organizado por Zico, e realizado no último dia 27. A grama do estádio é do tipo Bermuda Celebration.
Fonte: Lancenet