Léo Moura e Fla: o que fazer quando os dois têm razão?

Compartilhe com os amigos
Após 511 jogos com a camisa rubro-negra, Léo Moura pode não continuar na Gávea. No entanto, números e história do lateral mostram que ele ainda pode ser útil ao time.
Em meio às especulações comuns do mês de dezembro, uma das novelas que estão se arrastando no futebol brasileiro é o destino de Léo Moura. O lateral-direito, um dos maiores ídolos rubro-negros da última década, vê seu vínculo com o Flamengo se encerrar no final deste ano e não esconde a vontade de permanecer na Gávea. Do outro lado, dirigentes evitam cometer loucuras apenas para agradecer os serviços prestados pelo camisa 2. O que fazer quando os dois lados têm sua dose de razão?
Léo Moura veste oficialmente a camisa do Flamengo desde 2005, mas em seu íntimo o fazia desde que era somente mais um menino pobre com o sonho de tornar-se jogador de futebol. Na Gávea, o lateral viveu o ápice como profissional e cravou seu nome na história flamenguista com boas atuações, dedicação e títulos que vieram inicialmente em um momento delicado: Copa do Brasil (2006, 2013), Carioca (2007, 2008, 2009, 2011, 2014) e Campeonato Brasileiro (2009).
Aos 36 anos, Léo não tem mais o vigor físico de um lateral no auge. E a idade cobra a sua conta, principalmente em erros defensivos. No entanto, não dá para desconsiderar a experiência, tampouco a idolatria. Não é qualquer um, ainda mais na lateral-direita, que recebe das mãos de Leandro uma homenagem pela marca de 500 jogos pelo Flamengo. A história de Léo Moura na Gávea impede os atuais dirigentes de tomarem uma decisão que poderia ser a mais fácil.
E esta decisão, de não contar mais com os serviços do camisa 2, seria acertada? Bom, comparando os números de Léo Moura com os de Marcos Rocha e Mayke, destaques na posição respectivamente por Atlético-MG e Cruzeiro nesta temporada, podemos ver que a disparidade não é enorme. E, por mais incrível que possa parecer, a comparação chega a ser até mesmo equilibrada no geral. Futebol não é explicado por números frios, mas eles nos ajudam a entender um pouco mais sobre o jogo.
A diretoria do Flamengo tem resistência de renovar o vínculo para toda a temporada 2015: o cenário ideal seria um acordo até o término do Campeonato Carioca, para selar o fim da história de amor talvez com título. Léo Moura sente que pode render bem o ano todo, já está recebendo sondagens de outros clubes da primeira divisão. Mas se quiser permanecer na Gávea, também terá que abrir mão de algumas coisas: não deve ser titular absoluto (mas pode contribuir demais ainda) nem pedir altos valores em seu contrato. Desta maneira, o final mais bonito ainda será possível.

Fonte: Goal
Compartilhe com os amigos

Veja também