Eu errei, mas não muito! Os 11 de Luxa no Fla 2015!

Compartilhe com os amigos

Na minha coluna escrita mais cedo eu tentei adivinhar os 11 titulares de Luxa em 2015. Eu já tinha dito que tinha grande chance de eu quebrar a cara logo no primeiro jogo-treino, mas meu erro veio antes disso, no coletivo de hoje à tarde.
Eu tinha dito que o time seria: PV, Pará, Wallace, Samir, Pico; Cáceres, Canteros, Éverton; Cirino, Gabriel e Alecsandro (E. Silva).
O time do coletivo de hoje foi: PV, Léo Moura, Wallace, Samir, Thalysson; Cáceres, Canteros, Éverton, Gabriel e E. Silva; Marcelo.
Erro 1: eu errei o principal, que é a forma de jogo! Mas a culpa é toda do Luxa, que disse claramente de iria de 4-3-3. O time que foi à campo hoje foi um 4-2-3-1 (ou 4-5-1, pros mais antigos), que eu até cheguei a dizer que poderia ser, mas tinha me baseado na declaração do Luxa.
Honestamente, eu prefiro assim. Éverton já se mostrou excelente na ponta esquerda, onde desequilibra e tem muito gás pra ir e voltar o tempo todo. Além disso, Canteros jogando um pouco mais recuado que Éverton já se mostrou ótimo elemento surpresa e muito bom nos lançamentos de longa distância, que tem tudo pra dar certo com a velocidade do Cirino. 1 a 0 Luxa!
Não se enganem1! Quando estivermos fechados em nosso campo (e não marcando pressão no campo do adversário), se mantém o que eu tinha dito, o time deve fechar num 4-1-4-1, em que Cáceres estará à frente da zaga, normalmente “pegando” o armador adversário, e, marcando os zagueiros, ora teremos Cirino, ora teremos E. Silva, que não tem tanta disposição pra fechar na segunda linha de 4 homens durante o jogo inteiro.
Erro 2: eu errei os laterais titulares. Mas a culpa é toda do Luxa, que disse que “laterais passaram a ser mais lateral mesmo”. Expliquei melhor na outra coluna porque achei que seriam Pará e Pico, mas foi principalmente por serem mais defensivos, já que teremos um time bem ofensivo do meio pra frente.
Não se enganem2! Léo Moura não aguentará por muito tempo o ritmo forte com que Luxemburgo deseja atuar e nem tem contrato para o ano todo. Além disso, Pico ainda está um pouco acima do peso, e não deve demorar muito para alcançar algo perto do ideal (ideal dele, que tem naturalmente “ossos largos”). O primeiro coletivo foi com LM e Thalysson, mas não colocaria minha mão no fogo de que assim permanecerá.
Mais um erro que gostei de cometer! LM foi muito criticado ano passado e muitos não queriam sua renovação, mas eu acho que a diretoria mandou bem. Ano passado Léo Moura fez 50 jogos e Éverton, o motor do time, fez 49! Léo Moura joga mais que o Pará e, tendo mais descanço, pra mim é o titular ao longo do ano! Só não acho que tem perfil de capitão (deveria ser Wallace) e acho que nunca mais deveria bater um pênalti (Canteros e Éverton deveriam ser os cobradores), mas, como lateral direito, é o cara. Reparem no próximo jogo, se tiver confusão na defesa: volantes, zagueiros e Paulo Victor ou dão uma bicuda ou dão a bola no pé do Léo, que ano passado foi um dos nossos desafogos. Ponto pro Luxa! 2 a 0 ele!
Thalysson tem almoçado a bola, e parece uma gratíssima suspresa. Tirado da 3ª divisão, parece que será uma ótima opção por ali, ainda que não seja titular sempre. Mais um ponto pro Luxa! 3 a 0!
Erro 3: posicionamento de Eduardo da Silva e Cirino. A culpa é total do Luxa, que disse que o time jogaria com um “nove típico”. Me enganou nessa também. Pelo que se viu hoje, Eduardo jogará centralizado na linha de 3 (do 4-2-3-1) com o Cirino lá na frente.
Não se enganem3! Cirino não tem a melhor pontaria do mundo, logo, não poderemos depender dele pra ser nosso Umbabarauma (“homem gol”, na clássica música de Jorge Ben). Eduardo é bem melhor nesse aspecto, sendo muito provável que tenha alternância entre eles durante os jogos, sendo muito possível que tenhamos Eduardo de “nove típico” em alguns momentos e Cirino recuando para a linha de 3, com certeza alternando de posições com Éverton e Gabriel. Além disso, Eduardo, mesmo com pré temporada bem feita, já tem 31 anos, e não tem o mesmo pique dos demais. Juntando a falta de pontaria de Cirino com a falta de fôlego de Eduardo, teremos a constante entrada de Alecsandro no lugar de Eduardo, ocasião em que Cirino recuaria e Alecsando ficaria lá na frente como finalizador de jogadas.
Eu não poderia estar mais feliz com meu terceiro erro! Eduardo como criador não é nosso “10” dos sonhos, nem Cirino nosso matador dos sonhos, mas já demonstraram qualidade que os credenciam pra estar lá. Embora Eduardo finalize bem, não fica confortável em jogar como pivô, com dois zagueiros no cangote e de costas pro gol, como eu disse na coluna anterior. Tampouco teria gás pra pressionar lá em cima a saída de bola. Sem falar que já demonstrou visão de jogo suficiente jogar naquela faixa de campo em que se exige mais criatividade. Cirino armando junto com Gabriel e Éverton teríamos 3 velocistas bons de bola, mas nenhum deles bate no peito se tiver que armar um time. Até o novato Arthur Maia (um mito, segundo vídeos no Youtube) e o polêmico Mugni podem ser opções melhores que os 3 velocistas quando o assunto for armar. Pontasso pro Luxa!
4 a 0 ele!
Luxemburgo demonstra, em princípio, estar bem antenado com as “modernidades” do mundo da bola. Escalou hoje os 11 melhores tecnicamente, exigiu disposição e movimentação constante, troca de posição, colocou um time muito rápido lá na frente, que vai fazer muita pressão na saída de bola adversária e voar nos contra-ataques e terá um time razoavelmente criativo quando encontrar defesas mais fechadas (teremos muitas no Carioca). Mais do que os onze escalados, fiquei muito animado com os conceitos iniciais! Mantendo o conceito, podemos alterar peças ao longo do ano, vender umas, comprar outras, revezar todas, que, ainda assim, penso que teremos um Fla muito forte em 2015! Quer saber? 5 a 0 Luxa! E que eu cometa vários erros como esses!
Seja sócio-torcedor!
SRN!
Róbson Coimbra
[email protected]

Gostou? Não gostou? Me dê seu feedback! Comente aqui no site ou mande um email. Essa coluna é feita por um torcedor do Fla pra outros torcedores do Fla. Sua opinião pode me ajudar a melhorá-la.

Compartilhe com os amigos

Veja também