Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Fim da ‘maldição’ na lateral?

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 15/01/2015
Nenhum comentário
Atualização: 24/03/2015
Compartilhar

Em meio a discussão sobre quem deve ser o camisa 10 do Flamengo, outra posição que tem causado dor de cabeça nos últimos anos volta a ficar em segundo plano: a lateral-esquerda. Desde a saída de Juan, que viveu grande fase entre 2006 e 2009, antes de cair de rendimento, a camisa 6 não encontra um dono indiscutível. 

Os motivos para os seguidos insucessos são vários. Planejamentos equivocados, mudanças constantes de comando, apostas em jogadores de nível técnico discutível e a falta de paciência da torcida são alguns deles. O fato é que nem Júnior César, nem Egídio, nem Ramon, nem André Santos ou mesmo João Paulo, o que resistiu mais tempo na posição, conseguiram agradar. Chegamos ao final de 2014 falando, como se tornou costume, que o Flamengo precisava de um lateral-esquerdo. Mas esse sentimento tem mudado.

Ainda é cedo para avaliar se a procura acabou, mas vejo o torcedor rubro-negro mais otimista. E os motivos para essa esperança são, à primeira vista, improváveis. O primeiro deles atende pelo nome de Anderson Pico. Revelado pelo Grêmio, Pico desembarcou na Gávea em busca de uma oportunidade. Visivelmente acima do peso e apresentado como “fio desencapado”, queria mostrar que aprendeu com os tombos da vida, após rodar por diversos clubes. Na época, o Flamengo havia rescindido com André Santos e só contava com João Paulo no setor. Foi a deixa para o jogador procurar Luxemburgo, seu treinador nos tempos do Tricolor Gaúcho, e conseguir a chance que sonhava.


Depois de algumas semanas de treinos e alguns quilos a menos, a estreia de Anderson veio contra o Cruzeiro. E não podia ser melhor. Vitória por 3 x 0 sobre o líder do campeonato, no Maracanã. Fora o baile! Com atuação segura na defesa e dois dribles desconcertantes em Marlone, Pico apresentou suas credenciais. Nos jogos seguintes, mostrou desenvoltura, fez gols, deu passes, sem descuidar da marcação. Por ser ambidestro, foi utilizado também na direita e manteve o mesmo nível. Acabou tendo o contrato renovado ao final da temporada, um justo prêmio pelo profissionalismo e qualidade demonstrados até aqui.


Quase simultâneamente, o Flamengo anunciava seu primeiro reforço para 2015, o lateral-esquerdo/meia Thallyson, que havia disputado a Série C pelo ASA. Definitivamente, não era uma contratação de encher os olhos. Mas aí, entre uma informação e outra sobre o jogador, declarações de quem o conhecia, vídeos e, principalmente, as boas atuações no começo da pré-temporada rubro-negra, a desconfiança foi dando espaço à animação e curiosidade. Quem era esse garoto que chegou sem se intimidar, como ele joga?

O próprio Thallyson tratou de tirar essa dúvida. Durante a entrevista coletiva que concedeu na última semana, definiu-se como “um lateral mais de apoio, velocidade, força. Gosto de carregar a bola até a linha de fundo e cruzar para os atacantes.” Em seguida, declarou ter Athirson como espelho e fugiu do discuso calculadora de “vim para somar”, afirmando que veio fazer história. Pretensioso? Só o tempo dirá. O que está claro é que não falta personalidade. A mesma que lhe fez driblar a deficiência na mão esquerda e se tornar jogador profissional.

São esses os personagens improváveis que fizeram a diretoria do Flamengo prescindir de João Paulo e que parecem ganhar um voto de confiança da torcida. Nomes como Alex Telles, Milton Casco e Emmanuel Más soam cada vez mais distantes, pelo menos por enquanto, até por motivos financeiros. O Campeonato Carioca será o vestibular de ambos, o momento de mostrar que resolvemos duplamente o problema que nos persegue há várias temporadas, sem a necessidade de novas contratações. Quem também pode ganhar oportunidade é Jorge, lateral do Sub-20 que tem se destacado na Copinha.

A favor deles está a escassa safra de laterais-esquerdos no Brasil. Tanto que o atual ganhador da Bola de Prata da Placar nessa posição é Zé Roberto, de 40 anos, e que há muito tempo não fazia essa função.


Deixo minha torcida pelo bom desempenho de Thallyson e Anderson Pico, que já deu bons sinais do que pode render, e um pedido: vamos ter calma. Oscilações são normais num time que pode até não começar do zero, mas que ainda busca uma (nova) maneira de jogar. Boas e más atuações, individuais ou coletiva, não devem ser motivo de euforia nem decreto de fracasso nesse momento de preparação. 

Saudações Rubro-Negras!

Por Camila Miranda
camila.cmp10@gmail.com

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo anuncia coletiva com Joaquín Freitas, Léo Ortiz e Saúl após treino desta quinta

1

Valencia, do Flamengo, marca em disputa de pênalti após empate do Equador contra o Japão

3
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO | Assista às entrevistas de Freitas, Léo Ortiz e Saúl com o Coluna do Fla

Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Campeão continental pelo Flamengo é anunciado como novo técnico do Rio Branco-ES

8

Estudiantes tenta contratação de vice da Copa do Mundo com a Argentina antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

2 18
Brasileirão

Rodinei vê “honra” em reencontro com o Flamengo e cita Bruno Henrique

20

Flamengo desmente ‘não’ ao Santos após pedido para mudar data de jogo do Brasileirão

26 2
Libertadores

Estudiantes x Flamengo: Ingressos para jogo da Libertadores na Argentina começam a ser vendidos hoje

5

Titular do River na final de 2019 pode reencontrar o Flamengo pelo Estudiantes na Libertadores

3 8
Comentários Recentes
  1. PS em Flamengo vence 1ª batalha no STF em disputa contra o fim das bets

    Ridículo isso! Acabem os.jogos da CEF tbm pois o povo se endivida tbm com eles...

  2. Márcio Adriano em Médico do Flamengo explica cirurgia de Arrascaeta e estima tempo de recuperação

    Parabéns a atual diretoria do Flamengo que corrigiu um problema sério que já vinha de outras gestões que era a…

  3. João Vítor Reis em Jorginho elege Pulgar um dos melhores jogadores do Flamengo

    Obrigado pelo elogio e pela observação, Daniel

  4. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas marca golaço em vitória sobre o Real Madrid; assista

    Para mim, é um grande ídolo. Teve grande importância na mudança de atitude e mentalidade do time ao longo dos…

  5. John Smith em Jorginho elege Pulgar um dos melhores jogadores do Flamengo

    Também vi isso. Dizer que o Éverton Araújo não tem a mesma capacidade é no mínimo, falta de entendimento do…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo