Fla respira melhor em 2015 e vira protagonista no mercado.

Compartilhe com os amigos
Os cintos, avisa a diretoria do Flamengo, devem continuar apertados em 2015. Mas a torcida já consegue respirar um pouco mais aliviada. Ao contrário dos últimos dois anos, o rubro-negro inicia a temporada dando sinais de que já pode, ao menos, competir no mercado para formar um time mais forte do que os anteriores. E tem mais. A austeridade iniciada em 2013 trouxe outro ganho: credibilidade no mundo do futebol.
Além da contratação do atacante Marcelo Cirino, até o momento a mais badalada do futebol carioca, chamou a atenção na primeira semana de trabalho do ano o otimismo do diretor-executivo rubro-negro, Rodrigo Caetano, que prometeu contratar, ainda em janeiro, outros dois jogadores, um deles o tão sonhado meia, que tanta falta tem feito ao time ultimamente. A confiança em encontrar os reforços que faltam é tanta que o Flamengo levou para a pré-temporada 26 atletas, dois a menos que o limite para a inscrição no Campeonato Carioca.
‘Não podemos relaxar’
O presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, admite que a gestão rigorosa adotada há dois anos deu um fôlego extra para o departamento de futebol, mas avisa que a obediência aos limites orçamentários ainda vai continuar:
— O investimento que o Flamengo está realizando para reforçar o elenco é fruto de planejamento cuidadoso, seguido com o máximo rigor, desde o início de 2013: rígido controle de despesas, renegociações e pagamento das dívidas. Hoje, a situação é muito melhor do que em 2013, mas ainda não é confortável. Não podemos relaxar um minuto sequer — declarou o presidente, através da assessoria de imprensa do clube.
Para o vice-presidente de futebol, Alexandre Wrobel, a mudança mais importante em 2015 é a reconstrução da imagem no mercado. Antes visto como um clube que não honrava compromissos, Wrobel acredita que o Flamengo já recuperou credibilidade. Prova disso, diz ele, foi a parceria com o Doyen Group na contratação de Marcelo Cirino.
— Já há uma percepção no mercado de que o Flamengo está se reestruturando financeiramente, e isso nos facilita na contratação de jogadores e até na busca por parcerias. O Marcelo era um jogador disputado por vários clubes, e se o Doyen nos escolheu como parceiro é porque acredita no nosso modelo de administração — afirmou o dirigente rubro-negro.
O caminho da austeridade, acredita o sócio diretor da Pluri Consultoria, Fernando Ferreira, pode levar o clube da Gávea a um novo patamar no futebol brasileiro.
— O Flamengo voltou a ser, de certa forma, protagonista no mercado, o que não acontecia há muito tempo — opinou o especialista em marketing esportivo. — Eles apostaram na austeridade, apesar da pressão e do risco de não terem resultado. Agora, a tendência é que aumentem as chances de conquistas dentro de campo — previu.
No ranking elaborado pela Pluri sobre a estrutura financeira dos principais times do país, o Flamengo saltou de 12º, em 2012, para quarto, em 2013, atrás de São Paulo, Corinthians e Internacional. Apesar da reordenação nas contas, ainda há problemas a resolver. Como o do goleiro Felipe, por exemplo. Afastado do time desde o ano passado, ele exige o pagamento de direitos de imagem atrasados antes de ser negociado para outro clube.

Fonte: O Globo
Compartilhe com os amigos

Veja também