Fla treina sem centroavante, e vence com gol de Cirino.

Compartilhe com os amigos

Os jogadores do Flamengo entraram em campo para treinamento na tarde desta segunda-feira. O técnico Vanderlei Luxemburgo se mostrou preocupado com a parte física do time e o primeiro coletivo da temporada chegou a ser ameaçado:

“Puxei muito deles hoje de manhã”, declarou o técnico ao jornalista Ivan Raupp, em Atibaia.
Entretanto, seguiu a programação da comissão técnica, e enfim deu indícios do que deve vir a ser o time titular do Flamengo.
Os goleiros iniciaram com um aquecimento no campo anexo enquanto os jogadores se aqueciam individualmente, cada um com uma bola. Luxa distribuiu os coletes, dando o primeiro a Léo Moura.
Titulares: Léo Moura, Wallace, Samir e Thallyson; Cáceres, Canteros e Eduardo da Silva; Marcelo Cirino, Everton e Gabriel.
A escalação de Thallyson entre os titulares já no primeiro coletivo se deu muito pela condição física de Anderson Pico. O jogador se reapresentou com 86kg, 1.5kg a mais do que no ano passado. A meta estipulada por Luxa para que possa estrear no Carioca é de 82kg.
Jogando sem um camisa 9, Vanderlei deve apostar num ataque veloz e com bastante movimentação para o início da temporada.
Reservas: Pará, Marcelo, Bressan e Anderson Pico; Márcio Araújo, Luiz Antônio, Arthur Maia e Lucas Mugni; Nixon e Alecsandro.
O zagueiro Frauches treinou em separado, enquanto o atacante Paulinho fazia fisioterapia na academia.
O COLETIVO
Iniciada em campo reduzido e com dois toques, a atividade tática foi focada no posicionamento dos atletas. As equipes marcavam a pressão no campo de ataque, e Luxemburgo parava toda hora para orientá-los.
“Cáceres e Canteros, quando um sair, o outro fica. Vamos encaixar o time”, disse em certo momento.
Na primeira parte do treinamento não houve nenhuma chance de gol. Já a segunda iniciou com um belo chute de Eduardo da Silva, que parou nas mãos de César.
Participativo, Vanderlei se mostrava preocupada com a saída de bola da equipe e orientava Cirino na movimentação. O atacante, por sinal, foi quem mais atuou centralizado, tendo Everton pela esquerda e Gabriel na direita
Em certo momento Nixon levou uma pancada e ficou no chão, mas ouviu de Luxa: “Levanta, meu filho! Não foi nada!”
Também entre os reservas, Arthur Maia demonstrou ser um autêntico camisa 10, distribuindo o jogo e cobrando escanteios.
Num coletivo com muita correria, Cirino se antecipava, roubava a bola e recebia elogios da comissão técnica. Tal esforço rendeu a ele o primeiro gol da atividade.
Eduardo da Silva atuou como meia, colando nos pontas Gabriel e Everton, além de Marcelo mais centralizado.
Após quase 40 minutos de atividade as traves móveis foram retiradas e o campo foi expandido. Gabriel chegou a receber uma bola na direita e marcar um gol ao chutar cruzado, entretanto a atividade já estava interrompida. A partir daí, o time titular apresentou mais posse de bola e movimentação, com uma bela visão de jogo de Eduardo.
Em algumas ocasiões Cirino caia pelas beiradas, fazendo com que Eduardo da Silva avançasse e Everton compusessem o meio do campo. Em triangulação entre Gabriel, Eduardo e Cirino, o croata tocou para Marcelo, que debaixo da trave, mandou por cima, desperdiçando uma chance clara.
                                                                              
Durante toda a atividade o analista de desempenho do Flamengo, Raphael Vieira, filmou sem perder um lance.
Ao fim do coletivo Thallyson, Héctor Canteros e Arthur Maia treinaram cobranças de falta. Arthur, por sinal, batia colocado e com efeito, demonstrando boa pontaria e sendo autor de golaços. Dos três, foi quem teve a melhor performance.
Já os zagueiros treinaram em separado com Deivid. O auxiliar técnico lançava para que defensores afastassem a bola.
De saída dos gramados, Gabriel ainda perguntou a um membro da comissão técnica quem ficou com o título de melhor do mundo. E com a resposta, o meia comemorou: “Miserável. O homem é barril (gíria positiva na Bahia)”.
O time do Flamengo volta a treinar de novo amanhã, às 9h30 e às 16h.
Matéria escrita por Eduardo El Khouri
@EduardoElKhouri
Compartilhe com os amigos

Veja também

Comentários não são permitidos.