Sócio Torcedor do Flamengo – Paixão x Razão.


Acompanho com grande interesse o debate sobre o Programa Sócio Torcedor do Flamengo, seus pontos positivos, negativos, falhas e acertos.
De muitos ouço que o programa não atende as necessidades do torcedor, não dá vantagens ao associado, que apesar de ser flamenguista de coração não pagaria o ST para não ter nenhuma vantagem, que mora longe e por isto não é ST, pois não vai a jogos, que não tem um bom time, etc…
Dos defensores ouço que o programa é bom e está em constante aperfeiçoamento e melhoria.
Enfim várias ideias conflitantes e percepções de vantagens bem diferentes de ambos os lados.
_ Sou ST porque amo meu Flamengo e quero vê-lo mais forte a cada dia, não me interessa nenhuma vantagem.
_ Não sou ST porque apesar de amar meu Flamengo não ganho nenhuma vantagem nisso, ainda gasto dinheiro e o time está ruim.
Enfim, não tenho o objetivo de fazer julgamento de méritos sobre quem está certo ou não, se A ou B é menos ou mais Flamengo porque é ST ou não.
Apenas quero fomentar a reflexão entre os motivos que nos levam a ser ou não ST, Paixão ou Razão?!
Muitos têm a ideia de que para se tornar ST é necessário ter um bom time, bons jogadores, ídolos, ganhar jogos e títulos, lembram-se do final de 2013? tivemos um salto de ST, e em 2014 quedas consecutivas.
Cria-se então um ciclo vicioso prejudicial ao clube. Somos ST apenas quando nosso time vai bem, quando vai mal saímos…
Mas o Programa de Sócio Torcedor não é justamente para isto?! 
Ajudar quando o clube mais precisa?! 
Torná-lo forte, auto sustentável, livre de interferências externas, sem dívidas.
É necessário que o torcedor entenda e acredite que ele é muito importante ao clube, no estádio torcendo os 90 minutos, em casa assistindo aos jogos na TV (o Flamengo é o clube com maior contrato de TV do Brasil, graças a nossa audiência), comprando um item oficial e ajudando na arrecadação, e, ao se tornar ST que se veja como peça fundamental no projeto de futebol do clube, pois esta receita irá alavancar os projetos do futebol e tornar o Flamengo mais forte.

Cada torcedor tem uma parcela de responsabilidade com seu Clube, ajudando como pode, sendo Sócio Torcedor ou não, pois não nos esqueçamos que também há um custo para tanto.
Alguns pensam que não adianta reclamar sem antes fazer sua parte.
Outros que preferem apenas reclamar e não fazer nada…
Mesmo com a queda de ST em 2014, com um time fraco, e sem maiores aspirações no Brasileiro, inexplicavelmente tivemos uma média em torno de 30 mil torcedores nos jogos no Maracanã, e grande parte do público não era ST, que paixão!
É claro que nem sempre você poderá comparecer a todos os jogos, mas muitas vezes, o valor do ingresso de 1 jogo assistido, é o mesmo valor, ou mais caro que o de 1 mensalidade do Programa Sócio Torcedor.

Eis aí uma vantagem e um equilíbrio entre paixão e razão.
Em 2014 foi lançado mais uma opção de plano ST, um plano mais barato, que proporciona um desconto menor na compra do ingresso, ideal para o torcedor que não vai frequentemente aos jogos, mas quer ser Sócio Torcedor.
É óbvio que para o torcedor que é frequentador assíduo do Maracanã o ST é bom por si só, pois além de comprar ingressos com descontos de até mais de 50% pela internet, o mesmo é carregado automaticamente no cartão ingresso, que facilidade hein?! 

Afinal, alguém se lembra de como era para comprar ingresso há alguns anos?! 
Filas, brigas, sol, chuva… e depois de horas em filas… acabavam-se os ingressos…
Em 2014 existiram campanhas em que com 01 ingresso apresentado o torcedor poderia se associar com 01 ou 02 meses grátis, mudança de Plano ST ganhando Camisa Oficial, ações para proporcionar experiências ao ST no Maracanã e em outros estádios, experiências com jogadores e ex-jogadores, etc…

Atualmente é possível pagar o ST com pontos Multiplus, existem descontos em lojas oficiais do Flamengo, supermercados (ótimos descontos em cerveja), lojas de materiais esportivos, parceiros comerciais diversos, etc…
Talvez o que se deva ser feito com maior ênfase, é divulgar de formas mais amplas e eficazes o que já existe. Mostrar que além de ajudar, o ST faz parte do fortalecimento do Clube, e ainda é possível ter parte deste pagamento revertido em descontos nas empresas parceiras já existentes, ou simplesmente na economia dos gastos com ingressos.
Ou ainda, ver a mudança de atitude de alguns torcedores que podem se associar, e pensem primeiro em ser ST pois querem ver o Flamengo forte, e depois em alguma vantagem ao se associar.
São necessários alguns ajustes no Programa de Sócio Torcedor sim!
Pois afinal é um projeto relativamente  novo, que está em aperfeiçoamento, e mesmo amando o Flamengo, alguns torcedores querem ter alguma contra partida em se associar, querem ter a percepção de alguma vantagem recebida, principalmente alguns torcedores de outros estados, que representam a maior parte da nossa Nação e pouco podem ver o Flamengo ao vivo.
Estes torcedores precisam ser ouvidos, para estes, talvez seja o maior desafio do Flamengo, apresentar um programa de ST atrativo além da paixão pelo Flamengo, a razão de ser Sócio Torcedor, seja através de viagens do time, ações de marketing trazendo torcedores até o Maracanã, um valor de associação menor, enfim, buscar meios de deixar a Nação cada vez mais próxima do nosso Flamengo, que é a nossa paixão.
Ter no Flamengo um programa de relacionamento amplo com os Sócios Torcedores, proporcionando cada vez mais experiências positivas e um Flamengo cada vez maior e mais mais forte, um Programa de Sócio Torcedor tão ambicioso que contemple, instituições financeiras, parceiros comerciais das mais diversas áreas, numa rede de descontos e vantagens tão abrangente que seja capaz de convencer até quem não goste de futebol a se associar, por perceber, e querer usufruir de tais vantagens, é o sonho. Difícil e distante, verdade. É a paixão…
Mas somos uma nação de 40 milhões, com novas idéias e diálogos, podemos conseguir.
A razão nos mostra um ponto que é óbvio, para termos elencos vencedores, além da saúde financeira do Flamengo, é de suma importância a geração de receitas com o Programa Sócio Torcedor, é necessário que o número de ST do Flamengo aumente exponencialmente ao longo dos anos, pois apenas desta forma teremos um Flamengo forte e independente.
Seja por qual motivo for, paixão ou razão, se puder, Seja Sócio Torcedor e faça um Flamengo forte.
Indo muito além desta reflexão sobre o ST, ele deve votar?! 
Isto é assunto para outro post.
SRN
Wagner A. Silva
@wgrsilvacrf

wgrsilva@hotmail.com