Técnico vê Shakhtar ‘em pé de igualdade’ com brasileiros.

Compartilhe com os amigos
Na última sexta-feira, o Shakhtar Donetsk confirmou que fará uma série de cinco amistosos em sua inter-temporada por terras brasileiras: Bahia, Flamengo, Atlético-MG, Internacional e Cruzeiro serão os rivais de 16 a 25 de janeiro.
O técnico Mircea Lucescu, que já esteve no país ainda em sua época de jogador, disse que existia um sonho antigo de atuar com o campeão ucraniano no Brasil.
“Fazia já quatro anos que estávamos procurando uma oportunidade para fazer a inter-temporada no Brasil, mas nunca foi possível. Embora, provavelmente, seja até melhor que tudo tenha acontecido precisamente agora, uma vez que chegamos a um nível tal que já podemos jogar em pé de igualdade com os melhores clubes do Brasil”, afirmou em entrevista ao site oficial dos ‘mineiros’.
O Shakhtar conta com 14 atletas brasileiros em seu elenco, entre eles Luiz Adriano (artilheiro da atual Liga dos Campeões e revelado pelo Inter, onde conquistou o Mundial de Clubes), Bernard (campeão da Libertadores pelo Atlético-MG e presente na Copa do Mundo de 2014) e Douglas Costa (recém-convocado por Dunga).
Questionado sobre a diferença entre o futebol jogado na Europa e no Brasil, o romeno Lucescu respondeu: “Na Europa o futebol é mais disciplinado. Aqui tudo se constrói com base na preparação física e tática: o jogo é rápido e intenso, não há tempo para pensar. Já o futebol brasileiro é mais calmo, não tem tanta agressividade. Lá, cada jogo é um show, é um espetáculo do verdadeiro futebol”.
Ele também citou o confronto entre as seleções de Romênia e Brasil na Copa de 1970 – quando era o capitão de seu time. “Eu sempre amei o futebol brasileiro. Fui capitão do time da Romênia na Copa do Mundo no México e foi aí que troquei de camiseta com o Pelé. É verdade que na altura perdermos por 3×2. Eu tinha apenas 24 anos de idade…”
“Me lembro que na Copa do Mundo seguinte a seleção da Romênia fez a concentração de preparação precisamente no Brasil. E aí joguei por todo lado: em Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas. Conheço todas essas cidades. Fiquei muito impressionado com o estilo de jogo deles, com o seu talento, técnica, comportamento em campo, a atmosfera nos estádios…”, recorda-se Mircea Lucescu.
Veja abaixo as datas do tour do Shakhtar pelo Brasil:
16 de janeiro – Shakhtar x Bahia, Salvador
18 de janeiro – Shakhtar x Flamengo, Granada Cup, Brasilia
21 de janeiro – Shakhtar x Atlético Mineiro, Belo Horizonte
23 de janeiro – Shakhtar x Internacional, Porto Alegre
25 de janeiro – Shakhtar x Cruzeiro, Granada Cup, Brasilia

Fonte: ESPN
Compartilhe com os amigos

Veja também