2015 mal começou e já dá mostras de que a “confusão” contra a qual o Flamengo lutou na última temporada pode mudar de esfera, saindo do campo para os tribunais e salas de reuniões. Principal motivo? A desorganização e os conchavos políticos do futebol carioca.
Quem acompanha o dia a dia rubro-negro está a par da polêmica que se instalou nas últimas semanas entre a dupla Fla-Flu e a FERJ, devido a decisão de tabelar o preço dos ingressos do Estadual e estabelecer a meia-entrada universal, medidas que trariam prejuízos financeiros para os times que jogam no Maracanã, o estádio com maior custo de aluguel e operacional do país. Prejuízo, aliás, agravado pela Lei da Gratuidade, exclusiva para eventos esportivos realizados no Rio de Janeiro, e a taxa abusiva cobrada pela Federação de futebol do Estado (10% da renda bruta de cada jogo), a mais alta do Brasil.
Após tentativas frustradas de diálogo, com o objetivo de chegar a um meio-termo que permitisse adotar um valor mais atrativo para as entradas sem interferir no direito das equipes mandantes de determinar esse valor de acordo com suas realidades – evitando um déficit de milhões, a diplomacia foi pro espaço. E o Flamengo agiu. Entrou na justiça contra o que considera uma imposição inconstitucional (entenda aqui) e a ala mais radical da diretoria já estuda envolver a Globo no embate. Apesar do acordo costurado nas últimas horas, válido para o próximo jogo do campeonato, o confronto com a entidade que “administra” o futebol carioca não parece próximo de um desfecho. E a cada dia ganha novos capítulos.
O último foi escrito ontem. Primeiro com a nota publicada pela FERJ, acusando a direção rubro-negra de “transformar uma iniciativa benéfica em jogo de poder”. Depois veio o jogo contra o Macaé e a invasão de membros de uma torcida organizada do Flamengo ao vestiário do time mandante. Em meio a troca de acusações sobre quem seria o responsável pela falha na segurança, o Diretor de competições da FERJ, Marcelo Viana, tratou logo de avisar que o Flamengo pode ser punido pelo episódio: “Vou encaminhar os fatos para o TJD. Há vários artigos tanto no código desportivo brasileiro quanto no regulamento em que ambos podem ser enquadrados. O mandante por ter providenciado a segurança ou o visitante por sua torcida ter cometido um ato. Vou encaminhar para os auditores e eles vão adotar as medidas punitivas”.
A cereja do bolo, no entanto, foi a declaração surreal do treinador do Macaé, atribuindo à Luxemburgo a culpa pelo ocorrido, pois teria criado um clima de Libertadores antes do jogo. Certamente não deve ter visto as declarações de seu Presidente ao vetar o treino do Flamengo no Moacyrzão: “Flamengo treinar no estádio? Onde eu treino quando venho jogar aqui? Falaram com as pessoas erradas. Tinham que ligar para mim, que boto dinheiro no clube. Mas o Rodrigo Caetano tem vergonha. Pergunta para ele por que não me ajudou em três favores que pedi a ele. Pode botar aí. Flamengo não é mais que o Macaé”. Dispensa comentários. Assim como a facilidade que representantes da Torcida Jovem encontraram para entrar no vestiário do Macaé suscita dúvidas.
Eurico volta ao Vasco e o circo pega fogo. Coincidência?
O intragável e nefasto Eurico Miranda começou o ano prometendo “bater no Flamengo”. Sabendo que dificilmente conseguiria fazer isso dentro das quatro linhas, parece bem consciente do que fazer fora do campo. Foi dele a proposta de redução do preço dos ingressos e da meia para todos durante o Campeonato Carioca. Na teoria, uma iniciativa pensando no consumidor (torcedor) e em alavancar a média de público do torneio. Na prática, especialmente pela forma como a medida foi tomada, nem uma criança acredita nas suas boas intenções.
Eurico é, indiscutivelmente, um sujeito com força política. Já trouxe os clubes pequenos pro seu lado e, pela influência que possui na FERJ, será o principal personagem dessa cruzada. O que ficou claro ao sentar na cadeira que deveria ser ocupada pelo Presidente da entidade na ocasião da entrevista em que a briga com Flamengo e Fluminense foi oficialmente deflagrada.
Se a dupla Fla-Flu pensa em ganhar essa disputa (independente da criação ou não de uma liga carioca administrada pelos clubes), precisará definir claramente seus objetivos e ter um grande poder de articulação. E não falo apenas de mirar os times de menor investimento no Rio, mas outros gigantes nacionais insatisfeitos com suas federações, a CBF, TVs, Consórcio Maracanã, Governo e talvez até o Bom-Senso F.C. Os grandes aliados nesse embate serão seus torcedores. Apoio a ideia não de um boicote aos jogos, que fatalmente prejudicaria o próprio Flamengo, mas de comparecer às partidas levando cartazes ou faixas de protesto contra as arbitrariedades da FERJ, bem como de apoio à diretoria. Incentivo que pode ser manifestado também pelas redes sociais e ajudando, mais do que nunca, os projetos mantidos pelo clube:
– Nação Rubro-Negra (ST)
– Outros programas de Sócio
– Anjo da Guarda
– Flamengo da Nação
– Flamengo em Dia
A maior torcida do mundo faz a diferença. Saudações!
Camila Miranda
camila.cmp10@gmail.com
A MELHOR RESPOSTA PRA FERJ E EURICO SERIA O PLANO DE SÓCIO TRCEDOR AUMENTAR CONSIDERAVELMENTE….ISSO SERIA UMA PANCADA NA CABEÇA DELES
Concordo contigo marcelo.. Galera o socio torcesor do palmeras ta bombando e eles nao chegam nem a um terço (1/3) da nossa torcida.. Somos a maior torcida do brasil e uma das maiores do mundo… O NOSSO SOCIO TORCEDOR DEVERIA SER O MAIOR AO MENOS DO BRASIL… vamo galera eu sou socio ..vamo ajudar o mengao e logo mais na frente vamos poder ter varias glorias.. Titulos.. E o melhor é saber que eu fiz parte disso… Que eu ajudei meu time a ser o melhor !
Ótimo artigo Marcela, sou de opinião que Flamengo e Fluminense deixem suas diferenças de lado nesse momento e juntos achem uma saída para acabar com essa FERJ e com o bufão de São Januário. Como pode uma entidade ter um lucro maior que o time campeão de um torneio que ela organiza? Foi o que ocorreu ano passado com a federação tendo um lucro de setecentos mil reais. É a única federação que cobra 10 % (dez) por cento de taxa no Brasil. Por quê ela não baixa também sua taxa pela metade? Por quê da renda bruta de um jogo uma porcentagem tem que ir para os escoteiros? O Flamengo é o carro chefe desse campeonato, já na primeira rodada levou mais gente que a soma de todos os outros três “grandes”. A torcida deveria apoiar essa diretoria. Ainda me revolta lembrar do Sr. Vampeta dizendo que o Flamengo fingia que pagava e eles fingiam que jogavam. Ainda me envergonha ter tido a Senhora Patrícia Amorim como presidente. Agora não, só escuto elogios da boa imprensa. Sou sócio-torcedor desde o início, apoio o Fla em Dia e o Flamengo da Nação, compro produtos oficiais quando posso, tudo pensando em fazer o Flamengo mais forte. SRN.
Obrigada, Paulo! Esqueci de incluir o Flamengo da Nação entre os programas de apoio ao clube. Apesar desse projeto estar diretamente ligado a contratações, talvez seja um dos menos conhecidos. SRN.
SOU ST DESDE O PRIMEIRO DIA DE LANÇAMENTO E FICO TRISTE POR SERMOS A MAIOR TORCIDA DO BRASIL E TERMOS TÃO POUCOS SOCIOS TORCEDORES…
O presidente do Vasco o senhor Eurico ela tem o estadio deles o cheque irão enta para ele que se dane mas ai a federação tinha estabelecer que o Vasco também tenha que ser obrigado a jogar só no maracanã vamos ver ele invez de tomar conta do time dele
Público FLA x Macaé: 14.500 sábado de noite.
Público Cabofriense x Vice: 4.500 domingo de tarde (melhor horário para o futebol, no mundo).
E EuriCU acha que é grande!!
Já demos lucro para o primeiro traíra que jogou com nós (Macaé).
Fato que nossos torcedores cariocas (sou de SC) poderiam sim dar um CLARO recado aos quatorze clubes irmandados, FERJ e outros órgãos (Rede BOBO, por exemplo).
Por que encher o estádio (nesta situação atipica deste campeonato) pro DECLARADAMENTE ADVERSÁRIO (e aqui não se trata do campo esportivo)?
Enchemo-lo quando o mando e a $$$ for nossa.
_____________________________________________________________________
Arbitragem:
Jogo do FLA:
Distribuiu uns cartões amarelos ridículos (quando ouço aquela coisa chamada Lédio Carmona falar que o cartão amarelo foi pesado, contra o Flamengo, ai minha certeza aumenta e muito).
Olho vivo neste item, ali na frente estaremos com o time carregado.
Nosso gol anulado por suposta carga no zagueiro do Macaé…….
Para quem observou o gol validado do Botafogo……………com braço atravessado na cara do goleiro adversário e carga……
OLHO VIVO LUXA E BLUES.
REDE BOBO É DELES, É CONTRA NÓS.