Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Aberta a temporada de caça ao Urubu

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 02/02/2015
10 Comentários
Atualização: 24/03/2015
Compartilhar

2015 mal começou e já dá mostras de que a “confusão” contra a qual o Flamengo lutou na última temporada pode mudar de esfera, saindo do campo para os tribunais e salas de reuniões. Principal motivo? A desorganização e os conchavos políticos do futebol carioca.

Quem acompanha o dia a dia rubro-negro está a par da polêmica que se instalou nas últimas semanas entre a dupla Fla-Flu e a FERJ, devido a decisão de tabelar o preço dos ingressos do Estadual e estabelecer a meia-entrada universal, medidas que trariam prejuízos financeiros para os times que jogam no Maracanã, o estádio com maior custo de aluguel e operacional do país. Prejuízo, aliás, agravado pela Lei da Gratuidade, exclusiva para eventos esportivos realizados no Rio de Janeiro, e a taxa abusiva cobrada pela Federação de futebol do Estado (10% da renda bruta de cada jogo), a mais alta do Brasil.

Após tentativas frustradas de diálogo, com o objetivo de chegar a um meio-termo que permitisse adotar um valor mais atrativo para as entradas sem interferir no direito das equipes mandantes de determinar esse valor de acordo com suas realidades – evitando um déficit de milhões, a diplomacia foi pro espaço. E o Flamengo agiu. Entrou na justiça contra o que considera uma imposição inconstitucional (entenda aqui) e a ala mais radical da diretoria já estuda envolver a Globo no embate. Apesar do acordo costurado nas últimas horas, válido para o próximo jogo do campeonato, o confronto com a entidade que “administra” o futebol carioca não parece próximo de um desfecho. E a cada dia ganha novos capítulos.

O último foi escrito ontem. Primeiro com a nota publicada pela FERJ, acusando a direção rubro-negra de “transformar uma iniciativa benéfica em jogo de poder”. Depois veio o jogo contra o Macaé e a invasão de membros de uma torcida organizada do Flamengo ao vestiário do time mandante. Em meio a troca de acusações sobre quem seria o responsável pela falha na segurança, o Diretor de competições da FERJ, Marcelo Viana, tratou logo de avisar que o Flamengo pode ser punido pelo episódio: “Vou encaminhar os fatos para o TJD. Há vários artigos tanto no código desportivo brasileiro quanto no regulamento em que ambos podem ser enquadrados. O mandante por ter providenciado a segurança ou o visitante por sua torcida ter cometido um ato. Vou encaminhar para os auditores e eles vão adotar as medidas punitivas”.

A cereja do bolo, no entanto, foi a declaração surreal do treinador do Macaé, atribuindo à Luxemburgo a culpa pelo ocorrido, pois teria criado um clima de Libertadores antes do jogo. Certamente não deve ter visto as declarações de seu Presidente ao vetar o treino do Flamengo no Moacyrzão: “Flamengo treinar no estádio? Onde eu treino quando venho jogar aqui? Falaram com as pessoas erradas. Tinham que ligar para mim, que boto dinheiro no clube. Mas o Rodrigo Caetano tem vergonha. Pergunta para ele por que não me ajudou em três favores que pedi a ele. Pode botar aí. Flamengo não é mais que o Macaé”. Dispensa comentários. Assim como a facilidade que representantes da Torcida Jovem encontraram para entrar no vestiário do Macaé suscita dúvidas.

Eurico volta ao Vasco e o circo pega fogo. Coincidência?

O intragável e nefasto Eurico Miranda começou o ano prometendo “bater no Flamengo”. Sabendo que dificilmente conseguiria fazer isso dentro das quatro linhas, parece bem consciente do que fazer fora do campo. Foi dele a proposta de redução do preço dos ingressos e da meia para todos durante o Campeonato Carioca. Na teoria, uma iniciativa pensando no consumidor (torcedor) e em alavancar a média de público do torneio. Na prática, especialmente pela forma como a medida foi tomada, nem uma criança acredita nas suas boas intenções.

Eurico é, indiscutivelmente, um sujeito com força política. Já trouxe os clubes pequenos pro seu lado e, pela influência que possui na FERJ, será o principal personagem dessa cruzada. O que ficou claro ao sentar na cadeira que deveria ser ocupada pelo Presidente da entidade na ocasião da entrevista em que a briga com Flamengo e Fluminense foi oficialmente deflagrada.

Se a dupla Fla-Flu pensa em ganhar essa disputa (independente da criação ou não de uma liga carioca administrada pelos clubes), precisará definir claramente seus objetivos e ter um grande poder de articulação. E não falo apenas de mirar os times de menor investimento no Rio, mas outros gigantes nacionais insatisfeitos com suas federações, a CBF, TVs, Consórcio Maracanã, Governo e talvez até o Bom-Senso F.C. Os grandes aliados nesse embate serão seus torcedores. Apoio a ideia não de um boicote aos jogos, que fatalmente prejudicaria o próprio Flamengo, mas de comparecer às partidas levando cartazes ou faixas de protesto contra as arbitrariedades da FERJ, bem como de apoio à diretoria. Incentivo que pode ser manifestado também pelas redes sociais e ajudando, mais do que nunca, os projetos mantidos pelo clube:

– Nação Rubro-Negra (ST)
– Outros programas de Sócio
– Anjo da Guarda
– Flamengo da Nação
– Flamengo em Dia

A maior torcida do mundo faz a diferença. Saudações!

Camila Miranda
[email protected]

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
10 Comentários
  • Marcelo disse:
    02/02/2015 às 00:17

    A MELHOR RESPOSTA PRA FERJ E EURICO SERIA O PLANO DE SÓCIO TRCEDOR AUMENTAR CONSIDERAVELMENTE….ISSO SERIA UMA PANCADA NA CABEÇA DELES

    Responder
  • Carlos Eduardo disse:
    02/02/2015 às 00:47

    Concordo contigo marcelo.. Galera o socio torcesor do palmeras ta bombando e eles nao chegam nem a um terço (1/3) da nossa torcida.. Somos a maior torcida do brasil e uma das maiores do mundo… O NOSSO SOCIO TORCEDOR DEVERIA SER O MAIOR AO MENOS DO BRASIL… vamo galera eu sou socio ..vamo ajudar o mengao e logo mais na frente vamos poder ter varias glorias.. Titulos.. E o melhor é saber que eu fiz parte disso… Que eu ajudei meu time a ser o melhor !

    Responder
    • Paulo Cesar de Souza e Mello disse:
      02/02/2015 às 14:40

      Ótimo artigo Marcela, sou de opinião que Flamengo e Fluminense deixem suas diferenças de lado nesse momento e juntos achem uma saída para acabar com essa FERJ e com o bufão de São Januário. Como pode uma entidade ter um lucro maior que o time campeão de um torneio que ela organiza? Foi o que ocorreu ano passado com a federação tendo um lucro de setecentos mil reais. É a única federação que cobra 10 % (dez) por cento de taxa no Brasil. Por quê ela não baixa também sua taxa pela metade? Por quê da renda bruta de um jogo uma porcentagem tem que ir para os escoteiros? O Flamengo é o carro chefe desse campeonato, já na primeira rodada levou mais gente que a soma de todos os outros três “grandes”. A torcida deveria apoiar essa diretoria. Ainda me revolta lembrar do Sr. Vampeta dizendo que o Flamengo fingia que pagava e eles fingiam que jogavam. Ainda me envergonha ter tido a Senhora Patrícia Amorim como presidente. Agora não, só escuto elogios da boa imprensa. Sou sócio-torcedor desde o início, apoio o Fla em Dia e o Flamengo da Nação, compro produtos oficiais quando posso, tudo pensando em fazer o Flamengo mais forte. SRN.

      Responder
      • Camila Miranda disse:
        02/02/2015 às 15:07

        Obrigada, Paulo! Esqueci de incluir o Flamengo da Nação entre os programas de apoio ao clube. Apesar desse projeto estar diretamente ligado a contratações, talvez seja um dos menos conhecidos. SRN.

  • jaine disse:
    02/02/2015 às 01:50

    SOU ST DESDE O PRIMEIRO DIA DE LANÇAMENTO E FICO TRISTE POR SERMOS A MAIOR TORCIDA DO BRASIL E TERMOS TÃO POUCOS SOCIOS TORCEDORES…

    Responder
  • wagner oliveira disse:
    02/02/2015 às 15:49

    O presidente do Vasco o senhor Eurico ela tem o estadio deles o cheque irão enta para ele que se dane mas ai a federação tinha estabelecer que o Vasco também tenha que ser obrigado a jogar só no maracanã vamos ver ele invez de tomar conta do time dele

    Responder
  • alexon breda disse:
    02/02/2015 às 20:47

    Público FLA x Macaé: 14.500 sábado de noite.

    Público Cabofriense x Vice: 4.500 domingo de tarde (melhor horário para o futebol, no mundo).

    E EuriCU acha que é grande!!

    Já demos lucro para o primeiro traíra que jogou com nós (Macaé).

    Fato que nossos torcedores cariocas (sou de SC) poderiam sim dar um CLARO recado aos quatorze clubes irmandados, FERJ e outros órgãos (Rede BOBO, por exemplo).

    Por que encher o estádio (nesta situação atipica deste campeonato) pro DECLARADAMENTE ADVERSÁRIO (e aqui não se trata do campo esportivo)?

    Enchemo-lo quando o mando e a $$$ for nossa.
    _____________________________________________________________________

    Arbitragem:

    Jogo do FLA:

    Distribuiu uns cartões amarelos ridículos (quando ouço aquela coisa chamada Lédio Carmona falar que o cartão amarelo foi pesado, contra o Flamengo, ai minha certeza aumenta e muito).
    Olho vivo neste item, ali na frente estaremos com o time carregado.

    Nosso gol anulado por suposta carga no zagueiro do Macaé…….

    Para quem observou o gol validado do Botafogo……………com braço atravessado na cara do goleiro adversário e carga……

    OLHO VIVO LUXA E BLUES.

    REDE BOBO É DELES, É CONTRA NÓS.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

O rebaixamento de Rodolfo Landim, ex-presidente do Flamengo, no comando do Confiança para a Série D

5 1

Vasco vice-lanterna, e Z-4 agitado; veja tabela atualizada do Brasileirão na 24ª rodada

2 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Gol do Flamengo: Pedro recebe de Arrascaeta e abre o placar contra o Cruzeiro

10 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo avança em conversas para renovar contrato de Erick Pulgar até o fim de 2028

60 1

Com 3 ofertas do exterior, Cebolinha negocia saída imediata do Flamengo

143 5
Brasileirão

A atitude de Arrascaeta nas redes sociais após derrota do Flamengo para o Cruzeiro

6

Relação entre Palmeiras e Vasco explode em foto no gramado e sobra até para o Flamengo

3 28
Libertadores

Flamengo emplaca 3 jogadores na seleção da rodada da Libertadores

13 4

Ayrton Lucas celebra má fase superada após classificação do Flamengo na Libertadores

41 8
Comentários Recentes
  1. Gabriel Neuber em Boxeadora grega treina com camisa do Flamengo após comparação com Erick Pulgar

    Parabéns pela matéria, completa e bem escrita!!!

  2. Gabriel Neuber em Boxeadora grega treina com camisa do Flamengo após comparação com Erick Pulgar

    Matéria muito boa, completa e bem escrita, parabéns!!!

  3. Domingos Sender em Por que o Flamengo desaparece no segundo tempo? A resposta preocupa mais que a derrota

    Parabéns pela coluna Sr. Simon Ledo. Falou tudo

  4. Mauro em Samuel Lino revela “clima ruim” no Flamengo após derrota para o Cruzeiro no Brasileirão

    Samuel Lino e uma porcaria , tomou o mesmo drible duas vezes do mesmo jogador , Pedro fominha ( era…

  5. Vicente em Samuel Lino revela “clima ruim” no Flamengo após derrota para o Cruzeiro no Brasileirão

    Como Airton LVicenteucas joga no Fla, deve ser mandiga e despacho de alguém, só pode, é muito ruim.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo