Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Estádio do Flamengo: Caminhos para legitimar um sonho.

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 04/02/2015
38 Comentários
Atualização: 04/02/2015
Compartilhar

Falando de Flamengo – A crise estabelecida entre o Flamengo e a FFERJ por conta do preço dos ingressos faz emergir mais uma vez um tema importante: Até que ponto a falta de um estádio próprio impedirá que o Mais Querido alce vôos mais altos?

Essa é uma questão mais complexa do que pode parecer. Já falamos sobre o tema aqui quando das primeiras negociações entre consórcio Maracanã e o Clube, e levantamos vários pontos importantes no sentido de viabilizar o sonho do estádio próprio.

O primeiro ponto sobre o tema é também o mais relevante. É preciso ter a consciência de que o Flamengo tem duas casas: o Maracanã, palco de gala de grandes conquistas, e a Gávea, Estádio José Bastos Padilha, lugar da formação de tantas gerações, locus de conquistas importantes para o Clube. O primeiro não pode NUNCA ser desprezado, mesmo tendo em conta as transformações ocorridas na sua forma e dinâmica de utilização. Já o segundo, precisa ainda se viabilizar como espaço possível para jogos de menor porte e como contributo para a revitalização da sede social do Clube.

O passo seguinte no sentido de viabilizar a Gávea, e sem ele não há outra hipótese, é “conter a sede de grandiosidade desmedida”. Uma boa parte da torcida acredita que o caminho seja apenas o de um estádio que a comporte por inteira. Infelizmente ainda não se conhece no mundo um estádio para 40 milhões de espectadores. Por isso, o Flamengo precisa atuar sob a perspectiva do possível.

Um estádio de até 20 mil espectadores responde perfeitamente como palco complementar ao Maracanã e também às demandas de grande parte dos jogos de menor procura. Outras hipóteses, na Baixada ou mesmo na Barra, não possuem viabilidade por conta da dinâmica de mobilidade da cidade, além disso, desprezar de uma só vez o Maracanã e a Gávea é esquecer toda uma história de glórias.

A partir dessa consciência podemos passar ao passo principal: o PROJETO. É ele que viabilizará a possibilidade do sonho.

Não adianta imaginar na Gávea um novo Maracanã, ou uma Arena Palestra, seria um “peru no pires”, mas o pires mais espetacular da cidade. Da Gávea se contempla ao mesmo tempo a Floresta da Tijuca, o Cristo, a Pedra da Gávea, toda a parte baixa do Jardim Botânico, a Lagoa e mesmo um pouco da orla da Zona Sul carioca. Não há cidade no Brasil com essa beleza e não são todos que enxergam essas qualidades, é preciso “visão” para tal. A Gávea precisa de um projeto compatível com sua localização privilegiada que tenha em conta, soluções para os impactos os paisagístico e logísticos. Assumir esse discurso do “lugar”, também na prática, seria uma importante ferramenta de legitimação de um projeto.

O passo seguinte é entender que se trata de um estádio para o Clube mas também para a cidade. O Flamengo deve “gastar apenas o que realmente for necessário” para a sua construção e manutenção. Uma estrutura singela, sem intenções megalômanas, soluções construtivas e de acabamento condizentes com essa idéia, podem sim viabilizar valores compatíveis com a realização da recuperação do estádio José Bastos Padilha. Sim, trata-se de uma recuperação do que já lá existe.

Soluções que envolvem outros usos especializados, retiram o foco dos custos daquilo que é fundamental e o Clube acaba por gastar mais do que precisa por uma pseudo viabilidade que na verdade inviabiliza, à partida, o próprio sonho. Por exemplo, comumente se diz que apenas com um shopping ou com um estacionamento o projeto se viabiliza economicamente. É possível que nas tabelas de Excel seja assim, no entanto, escavações naquele terreno, um campo de jogo sobre lajes e a geração de fluxo permanente de automóveis durante todo o dia acabariam por inviabilizar custos de construção e manutenção e perspectivas de aprovação junto aos órgãos públicos. São opções desnecessárias, fora da real necessidade do Clube. Com a renda dos jogos, venda de direitos de marca, cadeiras cativas e etc. é possível manter uma estrutura compatível com o uso esportivo. Um estádio ali poderia ter “zero” de estacionamento, viabilizados pelos futuros acessos de metrô (3) e ampla rede de ônibus já existente.

Por fim, e ainda sobre a idéia de respeito ao “lugar” que está inserido, caminhamos para um tema fundamental: a perspectiva de se” instaurar um processo que permita legitimar o projeto”. Sabemos que são diversos os interesses envolvidos entre os diferentes atores, os que desejam o projeto e os que vêem nele uma série de externalidades negativas para o seu dia-a-dia. Esses atores assumem, por vezes mais, outras vezes menos, posições que são, num primeiro momento justas e coerentes, estão atentos aos seus interesses mais básicos. No entanto, não podem ser posições absolutas antes mesmo que se constitua um processo de diálogo entre as partes.

Por isso, construir uma opção em conjunto com a prefeitura e as associações de moradores do entrono é condição sine qua non para que haja um equilíbrio ótimo entre o bônus e o ônus de se ter ali um equipamento para o Clube e para cidade. Ambas as partes devem conquistar e ceder terreno até que se encontre o equilíbrio entre os desejos. O Flamengo pode sim recuperar e potencializar o uso do seu estádio que lá existe e ao mesmo tempo contribuir para a recuperação de uma importante área da cidade num processo win-win, onde todos podem sair satisfeitos.

O processo de legitimação desse sonho é algo que não acontece instantaneamente ou poderá ser apresentado de uma hora para outra como se tratasse de uma opção única e consolidada. Aliás, vimos na ocasião da apresentação da arena de basquete, onde parece que esse processo de diálogo, sobretudo com a prefeitura, não se deu de forma afinada e a inserção urbana foi relativamente desprezada, que a ausência desse processo de dialogo mais alargado resulta em interferências no campo político com conseqüências negativas.

É fundamental para o Clube preparar variadas possibilidades que reforcem esse necessário processo de legitimação. São muitas as “armas” possíveis e, sem a pretensão de esgotá-las apresentam-se algumas como por exemplo: iniciar com larga antecedência o diálogo com os atores envolvidos; procurar nomes respeitados no cenário da arquitetura carioca (ou por que não nomes internacionais?); contratar mais de um estudo, e talvez promover um grande seminário sobre o tema, para ouvir diferentes profissionais e também os sócios que queiram contribuir (o Instituto de Arquitetos do Brasil seria certamente um lugar disponível para tal debate).

O debate amplo e a comparação entre ideias é salutar para a constituição de um processo honesto e consistente de legitimação. As idéias alcovitadas que surgem repentinamente em nada contribuem para um processo tranqüilo, vencedor, que nos permita alçar vôos mais altos. Vivemos o século XXI, os profissionais que fazem um belo trabalho hoje na direção do Clube não podem desconhecer a importância dos processos de legitimação da cidade, arriscando com isso a perda de oportunidades importantes.

Parciais do Estudo apresentado ao Clube (2014) de autoria dos Arquitetos Pedro Campos Costa (Portugal), André Luiz Pinto e Luiz Flórido (Brasil-RJ), que foi desenvolvido a partir das reflexões discutidas aqui no Falando de Flamengo.

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
38 Comentários
  • Lander disse:
    04/02/2015 às 19:25

    Flamengo já passou da hora de ter seu Próprio Estádio! além de não ficar dependendo de consórcio e FERJ, terá mais receitas com publicidades,patrocínio e renda.Time Grande tem que ter Estádio. E o Flamengo e gigante.Times com muito menos tradição e poder aquisitivo possuem seus estádios, chega a ser ridículo!

    Reply
    • Rodrigo Santos disse:
      05/02/2015 às 01:51

      Também acho. Mais a diretoria assumiu agora…tem 2 anos. Você acha que em 2 anos da pra fazer o que não fizeram em mais de 100? Paciência. A galera só sabe reclamar, reclamar e reclamar…quero saber se você chega junto no ST? No fla em dia? No Nação? No anjo? Na timemania? Não vale dizer que não tem 1 real pordia pra ser sócio… se tem internet, já ta pagando mais que isso, nem que seja na lan house!

      Reply
  • Ewerson Pimentel disse:
    04/02/2015 às 19:44

    Acho que um estadio como o Pacaembu, o Independência e o Castelão do maranhão, seria ótimo para o flamengo, com capacidades entre 30 e 40 mil lugares, pois títulos do flamengo para mais de 60 mil pessoas deve sempre ser comemorado no Maracanã, pois como diz o post la estão as mais gloriosas historias do Mengão, e o que esses três estádios tem em comum, comodidade boa, pois atende todas as necessidade básicas de um ser humano em um jogo de futebol e um custo de manutenção não tão alto como em estádios de copa do mundo, não precisa uma cadeira almofadada, basta uma que possa sentar e encostar as costas, banheiros o suficiente para a quantidade de assentos no estadio, lanchonetes alugadas para interessados, com guichês e atendentes o suficiente para que não acumulem pessoas e formem filas gigantescas, e um aluguel que não seja tão caro a ponto de um copo de refrigerante custar 10 reais, coisas básicas para um espetáculo de futebol, não precisa de luxo, basta ser correto com o que pede as autoridades que liberam os alvarás de funcionamento, o belo estadio da Juventus custou 300 milhões de reais isso mesmo reais, é um dos mais elogiados na Europa.

    Reply
  • rafael disse:
    04/02/2015 às 19:56

    20 mil estaria perfeito. Estaria sempre lotado em jogos de menores portes e seria exclusivo para socio-torcedor, aumentando ainda mais o programa.
    Alem de nao pertubar mt a regiao, pois com ctz um estado maior será barrado pelos vizinhos e pela prefeitura.
    O fla soh precisa de forca politica suficiente para conseguir aprovar isso, acho que ano de eleicao pra prefeito seria excelente. Entregar o pedido ano que vem, e se o prefeito nao desenrolar vai ser campanha negativa pra ele

    Reply
  • Thalmus Domingos disse:
    04/02/2015 às 20:12

    Concordo Rafael, um estádio com capacidade para 15 ou 20 mil torcedores seria ideal para jogos menores, para o Carioca e amistosos. Temos um exemplo recente, que com criatividade conseguiu construir um estádio nos padróes para a Copa do Mundo, a Arena da Baixada. O grande problema era o espaço para a construção, criaram um caldeirão bem próximo ao gramado. Gostaria de parabenizar o Falando de Flamengo pelo belo texto, muito bem redigido. Quando leio as matérias do Globoesporte.com, sempre fico em dúvida se realmente foram escritas por profissionais. SRN

    Reply
  • Sergio Carlos Francisco disse:
    04/02/2015 às 20:54

    Pois é, por não ter um estádio próprio, fica-se a merce de chantagens de pilantras!!! Um clube d tamanho do Fla (um dos maiores do mundo… não é papo de torcedor fanatico, até pq posso ser fanático pelo Fla, mas, não sou ‘cego’…) não pode ficar sem um estádio próprio. A PENSAR BLUES (FUTURAMENTE, AGORA Q SE SANEIE AS CONTAS DO CLUBE…. VIDA LONGA AOS BLUES. FORA CANALHAS. NUNCA MAIS. NUNCA MAIS SERÃO…). Saudações.

    Reply
  • Edney disse:
    04/02/2015 às 21:55

    Eu não consigo enteder como o Grêmio, Internacional, São Paulo, Vasco, Corinthians, Palmeiras, Santos tem estádios, e o Mengão maior de todos não tem. Já tá na hora de ter o nosso caldeirão!
    .

    Reply
  • kasusclay amorim de melo disse:
    04/02/2015 às 22:14

    Para que sai este projeto, é preciso que a maior torcida do mundo se conscientize que a união faz a força. É preciso força política, para isso os flamenguista cariocas precisam se juntar para eleger um prefeito flamenguista, assim “facilitar” as coias para o Flamengo. Hoje temos um vascaíno na prefeitura, logo o clubista não deixa que ele seja coerente em suas decisões. Precisamos de um prefeito Flamenguista! #FicaADica

    Reply
  • julio reis disse:
    04/02/2015 às 22:23

    O grande problema é esse : Sempre estamos pensando no maracanã, a não podemos fazer um estádio pra 50, 60 mil pq não podemos esquecer do nosso passado no maraca !!! Dane-se o maracanã, dane-se o passado mesmo com um estádio proóprio poderíamos separar alguns clássicos e jogos nele, agora, EU quero em 1º lugar ver o flamengo grande, não precisamos fazer um estádio na gávea tbm, até pq associação de moradores, tricolores, vascaínos, prefeito… irão inviabilisar entaõ procurem outra área, já tivemos um prefeito de DUQUE DE CAXIAS flamenguista roxo ,queria ceder um terreno isso a uns 6, 8 anos atrás, não fizemos, não é muito difícil conseguirmos outros terrenos assim, mas sempre é a mesma desculpa, DÚVIDO Q não existam centenas de investidores, chineses, russos, americanos, arábes… querendo investir em uma arena no RIO DE JANEIRO e PRO CLUBE DE MAIOR TORCIDA DO MUNDO , agora falta coragem e vontade dos blues!!!

    Reply
    • Jefferson freitas disse:
      04/02/2015 às 23:05

      Tambem penso e concordo exatamente como você Júlio, o flamengo é gigante e tem que pensar como tal . Não podemos ficar às margens de federação, consórcio ou políticos,somos uma nação e aproveitar que estamos entrando nos eixo depois de anos e muitos mandatos irresponsáveis para dar um passo único,que vai mudar a história do nosso clube . abraços!

      Reply
    • Benjamim Vasti disse:
      04/02/2015 às 22:57

      Discordo de vc apenas no aspecto “falta coragem e vontade dos blues”.Eles estão no poder há apenas 2 anos.Pegaram o Clube com a maior divida entre todos, tudo por fazer, da piscina ao CT, mesmo assim nunca ví uma entrevista de qualquer um deles que tenham descartado o estadio.Por outro lado, não me agrada essa história de arena pra 20 mil.Pode subir pelo menos mais 10-15 mil.Do jeito que estamos caminhando, logo teremos time forte, começarão a aparecer os títulos e a rapaziada vai comparecer até em jogo do FLA X Ibis.A ideia de Caxias é bem viável pela localização.Se a Gavea não der, constroem lá a tal da arena multiuso.Agora, pra quem já conheceu o San Siro em Milão, sua localização, dá vontade de mandar esse prefeito, associação de moradores, todos pra PQP!!! SRN

      Reply
  • Wendel Henrique Nascimento Carvalho disse:
    04/02/2015 às 22:42

    Não concordo que uma micro arena na gávea seja a solução para uma casa do Flamengo….O fla está se organizando…as receitas crescendo…pagando as dívidas….o processo é lento…mas aos poucos vamos conseguir montar times fortes e está sempre brigando por todos os titulos….ai teremos que finalizar esse CT, fortalecer a base….então chegaremos ao um ponto de equilibrio onde o fla poderá planejar a construção de um estádio de grande porte…para no mínimo 60 mil pessoas….fazendo parceria mas com capacidade para dar uma contra partida…acho que isso já pode ser iniciado em 2018…

    Reply
  • Ney Mengão disse:
    04/02/2015 às 23:01

    O sonho seria uma arena pra 40 mil estilo a do Bayern de Munique, pra jogar jogos até as quartas e os de menor porte, as semis e finais seriam no Maracanã lotado tbm! O Fla irá lucrar muito mais e ainda ganhar mais títulos! É possível sim, não é preciso ser na Gávea, pois tem certas coisas que precisam ser mudadas para melhorar! SRN!

    Reply
    • Herbert Freitas disse:
      05/02/2015 às 00:08

      Uma arena do Flamengo com 40 mil lugares, possibilitando o clube ficar com todo o lucro liquido, poderia ser utilizado inclusive para finais de campeonatos, considerando que para o uso do Maracanã, as taxas são altíssimas, revertendo em baixo lucro e uma verdadeira extorsão.

      Reply
  • Fabricio disse:
    04/02/2015 às 23:04

    Eu nao sou do RJ, sou de Vitória, portanto nao conheço os bairros cariocas. Mas o Flamengo poderia comprar algum clube, em alguma regiao de facil acesso, que ja possua um campo e area disponivel para construir as arquibancadas, estacionamento, shopping, etc. Sempre ouço falar no estadio da ilha do governador, estadio do america, bangu sei la, nem sei se sao bons locais ou longe de tudo. Quem mora no RJ poderia dar alguma dica para a diretoria. E tb acho que neste mandato é para diminuir as dividas. No outro para acabar com elas e construçao do estadio. O Palmeiras ja é segundo lugar no socio-torcedor, ja que é baratinho, mas aumentou muito rapido por causa do estadio. Abraços.

    Reply
    • Ney Mengão disse:
      04/02/2015 às 23:12

      Ótima idéia! Parabéns, tomara que se concretize!

      Reply
    • Felipe disse:
      05/02/2015 às 02:32

      Bem dito.

      Reply
  • alberto ribeiro saramago filho disse:
    04/02/2015 às 23:04

    Um estádio na baixada com capacidade para 60 a 70 mil torcedores é a soluçao.Se vendesse 1/3 dos assentos para rubro negros que teriam esses assentos como cadeira cativas.O valor arrecadado com a venda das cadeiras cativas viabilizaria a construção da Arena Zico.A CEF financiaria a venda para os torcedores.
    s

    Reply
  • Felipe disse:
    05/02/2015 às 02:30

    Sou rubro-negro mas o pensamento pequeno e a incompetência dos nossos dirigentes me deixa cada vez mais distante como torcedor. Estádio pra 20.000??? Isso é ridículo! Até o estádio que pretendem erguer em São Gonçalo terá uma capacidade de público maior que isso. Escutei de vascaíno e de um tricolor, igos meus há um tempo atrás que se o Flamengo tivesse administração competente e interessada que não teria time no país, quem sabe, no mundo, que pudesse fazer frente por conta do tamanho e poder de sua torcida e acho que isso é real, portanto, de novo… 20.000????

    Reply
  • Alex Guilherme disse:
    05/02/2015 às 02:39

    É incrível como alguns querem fazer um Estádio de 60, 70 mil pessoas, desprezando o Maracana como diz o texto…O futebol moderno não comporta construir mais com essa capacidade, pois o custo para manter um Estádio é muito alto, e ainda íamos ficar décadas pagando a conta. E é incrível que esquecem que a gávea fica localizada em uma área mais nobre do Brasil, o que pode alavancar o turismo de vez…Na prática, teríamos dois estádios, o maraca e uma arena moderna! Eu apoio uma arena moderna na gávea com 25 mil pessoas…Seria uma mini-la bombonera! SRN

    Reply
    • Alex Guilherme disse:
      05/02/2015 às 02:47

      a gavea, como local privilegiado que é, ainda poderia receber vários outros eventos…até internacionais! Todo mundo quando vai no Rio passa em frente da gávea! A galera pensa que ter um estádio próprio de 70 mil não tem custo. Pelo contrário, a despesa para pagar todas as contas deve ser até maior do que o fla paga p jogar no maraca…Sem falar que teríamos q comprar o terreno ainda e gávea já é nossa. AGORA SE APARECESSE UM LULA DA VIDA, poderia mudar de ideia kkkkkk Mas sou contra deixar o maraca de lado por toda a história…é só melhorar esse contrato!

      Reply
    • José Oliveira disse:
      05/02/2015 às 16:59

      O Camp Nou tem mais lugares do que o Maracanã e é propriedade do Barcelona. O resultado de jogos lotados é a arrecadação imensa do clube só com os lugares do estádio, vale lembrar também que a torcida do Flamengo é imensamente maior do que a torcida catalã EM SUAS RESPECTIVAS CIDADES. Soma-se isso com o aumento do dinheiro da TV e você tem um dos times mais poderosos do mundo.

      Reply
  • Luciano Rocha Pereira disse:
    05/02/2015 às 02:48

    A solução é essa grande parte da torcida “pão duro” aderir ao programa sócio torcedor. Só assim, construiremos o estádio aonde quisermos e quando desejarmos. Dinheiro compra tudo, inclusive esses corruptos que administram os órgãos, cidade e estado do Rio.

    Reply
  • Luciano Rocha Pereira disse:
    05/02/2015 às 02:51

    Parabéns aos 54 mil heróis que sustentam o sonho Rubro Negro. Estou esperando o resto.

    Reply
  • juca disse:
    05/02/2015 às 03:00

    Há 3 cidades viáveis pra se fazer um estádio pro Mengão: São Gonçãlo,Niteroi(a mais viavel pelo fato do prefeito ser Flamenguista) e DUque de Caxias,que outrora ofereceu um terreno pro Flamengo q dá pra retomar a parceria

    Reply
  • juca disse:
    05/02/2015 às 03:08

    Cadê a McFla,Paes FDP?

    Reply
  • Alexandre Guerreiro disse:
    05/02/2015 às 10:26

    SABE PORQUE ELE QUER UM ESTADIO PRA 20 MIL NA GÁVEA? PORQUE ELE MORA PERTINHO DE LÁ, E ISSO VAI SATISFAZER O EGO DELE DE IR COM A FAMÍLIA DELE DO OUTRO LADO DA RUA!!! POR ISSO QUE ELE NÃO QUER ESTÁDIO NA BAIXADA OU BARRA DA TIJUCA. ELE PREFERE VER O CLUBE CONSTRUIR UM CUBÍCULO E CONTINUAR COMO ESCRAVO DO CONSÓRCIO MARACANÃ DO QUE SE TRANSFORMAR NO MAIOR DO BRASIL.
    O FLAMENGO PRECISA CRESCER!! O CORINTHIANS, PALMEIRAS, GRÊMIO, INTER JÁ POSSUEM SEUS ESTÁDIOS E DAQUI A POUCO VÃO FATURAR COM AS RENDAS. NO JOGO CONTRA O BARRA MANSA QUE TEVE 12.933 PAGANTES E UMA RENDA TOTAL DE R$ 333 MIL, RESTOU PARA O CLUBE APENAS R$15 MIL. OU SEJA, UM ESTÁDIO PARA 20 MIL PESSOAS, O FLAMENGO O FLAMENGO VAI ARRECADAR R$ 555 MIL POR JOGO SE ENCHER O ESTÁDIO. LEMBRANDO SEMPRE QUE A MASSA RUBRO-NEGRA MORA NA ZONA NORTE E BAIXADA FLUMINENSE. NINGUÉM VAI SE DESLOCAR TODAS QUARTAS E DOMINGOS PARA ZONA SUL.
    O ESTÁDIO PARA O FLAMENGO PRECISA SER NO MÍNIMO PARA 100 MIL PESSOAS, PRECISAMOS SER O MAIOR DO BRASIL, CASO CONTRÁRIO VAMOS REMAR PARA A MESMICE DE SEMPRE.

    Reply
    • Luciano Lopes disse:
      07/02/2015 às 00:23

      Plenamente de acordo. Que mobilidade urbana que privilegia apenas os milhões da zona sul e centro em sacrifício dos milhões da zona norte e baixada. Moro em Petrópolis, e um estádio na baixada seria sim algo de extrema relevância pra toda a nação, mas principalmente aos que anos foram esquecidos, como o “subúrbio” e adjacências. Uma cidade com milhões de habitantes não pode crescer e se desenvolver para um único lado. Essa teoria postada no blog há anos já desacreditada, inclusive tendo São Paulo o exemplo mais próximo: Itaquera e Morumbi são dois bairros distantes do centro da cidade e comporta dois estádios de dois grandes clubes; Nova York, numa parceria entre dois times de futebol americano viu erguer um grande estádio na vizinha Nova Jersey; Arena Pernambuco está fora do Recife, daí por diante… Chega de saudosismo, precisamos evoluir como pessoas e torcedores. Uma abraço para todos os rubro-negros que sonham em ver o Flamengo cada vez mais forte, em todas as áreas, esportes, estrutura, etc. SRN

      Reply
  • Magnun disse:
    05/02/2015 às 18:13

    Patético ficar comentando coisas que não passam de um sonho. Se o flamengo quisesse mesmo construir um estádio, na gávea, no interior do rio ou sei lá onde. Teria aproveitado a ocasião da copa do mundo, coisa que o corinthians, gremio, internacional, palmeiras, atlético do paraná fez. O flamengo deixou passar a oportunidade de se pensar em fazer algo. Agora é tarde, não tem jeito o flamengo é escravo do maracanã, e assim será para sempre. Flamengo e estádio próprio é história do “boi tatá”. Nunca acontecerá, nem em sonho. Esqueçam torcedores não percam tempo com coisas do flamengo que jamais acontecerá.

    Reply
    • juca disse:
      06/02/2015 às 15:59

      Vc é Flamenguista mesmo?

      Reply
    • weber disse:
      10/02/2015 às 00:16

      Deixa de ser desinformado, o projeto já estava todo pronto, com todas as licenças autorizadas só que em 2007 o Cabral vetou. Eduardo Paes tbm mexeu seus pauzinhos c um pedido de uma associação de moradores p a não construção do estádio. Se algum dia um Flamenguista for prefeito do Rio este projeto sai. Enquanto o viceino amigo do Eurico estiver na Prefeitura não há nenhuma chance.

      Reply
  • Mauro disse:
    06/02/2015 às 14:15

    Eu me recuso , a ficar discutindo estádio; pois estádio, o Flamengo sempre teve, o Maracanã, que é um próprio do povo do Rio de Janeiro; então, passamos por recentes eleições, e o que a diretoria do Flamengo fez, para cobrar dos candidatos, a retomada deste verdadeiro templo, do futebol mundial; absolutamente nada, pelo contrário, demonstrava até uma certa simpatia pela candidatura do sr. ¨pé grande¨, justamente, aquele que entregou o nosso Maracanã, à esse tal consórcio, que é bom que se diga, não colocou um prego nesta obra, ganhando sim , de presente, um estádio reformado, novo, e junto é claro, as roletas do mesmo; numa demonstração de, que, muitos interesses escusos, se confundem , quando o assunto estádio, vem a baila. Não devemos esquecer, que, há alguns anos, já se tinha conseguido um bom encaminhamento para um estádio na Gávea, aí, ao entrar no governo, o tal Cabral, o verdadeiro pai do atual governador ¨pé grande¨, atendendo a interesses da especulação imobiliária, desautorizou, impediu, e sabotou toda e qualquer possibilidade de termos um estádio na Gávea.
    Aos que ficam, lamentando a situação do, Flamengo perante este tal consórcio, cabe a pergunta; o que os gestores do clube, todos oriundos deste mesmo meio, de consultorias economicas, mercados financeiros, empreiteiras, estariam dispostos a fazer, para enfrentar grupos , aos quais se assemelham?.

    Reply
  • juca disse:
    08/02/2015 às 03:24

    Há uma grande barreira pro Flamengo construir qualquer coisa que seja: O pode público do RJ. Sempre que o flamengo queria construir qualquer coisa,era impedido. Melhor exemplo diso foi em 2007 quando o Márcio Braga tinha todos as licenças pra revitalizar a gávea e fazer um estádio lá e o Sergio Cabral,por causa do Maraca,cassou as licenças(mas no fundo ele fez isso por ser vascaíno). Outro belo exemplo é o Eduardo Paes,que está fazendo de tudo pra melar a McFla.

    Então,senhores,pro Fla se desnvolver estruturalmente,o PMDB e seus políticos clubistas têm de sair do poder.

    Reply
  • Jefferson Bastos disse:
    09/02/2015 às 23:23

    Vamos acabar com essa palhaçada desses políticos idiotas, e colocar o baixinho RomáRIO para prefeito. Pois teremos a certeza que o estádio será liberado por ele.

    Reply
    • Ander disse:
      10/02/2015 às 13:21

      Romário para prefeito do RJ, eu apóio! chega de Eduardo Paes “vascaíno”.

      Reply
  • Ander disse:
    10/02/2015 às 13:23

    Falta vontade política! Romário para prefeito do RJ, eu apóio! chega de Eduardo Paes “vascaíno”.

    Reply
  • Eduardo disse:
    28/02/2015 às 23:33

    estadiio da gavea para 20 a 25 mil pessoas estaria de bom tamanho pois teriamos para os classicos

    Reply
  • dinamaquina disse:
    20/03/2015 às 07:34

    Ao menos agora ja se admite algo que sempre falei
    FALTA VONTADE POLITICA PARA DEIXAREM FAZER NOSSO ESTADIO——-entao o que impede de fazer parceria com um clube menor ?
    O estadio do America cabe 16 mil lugares atualmente 13 mil
    mas da para chegar a AmericA 16 mil atual 13 mas da para chegar a 32() Bariri 12.000 () Madureira 10.000()
    Bangu 12.000 MEU PREFERIDO PELA LOCALIZAÇÃO Mas da para subir pará 32 mil lugares FICA MAIS BARATO AJEITAR QUE SONHAR NUM NOVO
    2016 NÃO TEREMOS LUGAR PARA JOGAR PELAS REFORMAS DOS ESTADIOS ATUAIS
    VAMOS NOS MEXER RUBROS

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Neymar se emociona após eliminação do Brasil na Copa do Mundo e encerra ciclo na seleção: “Tentei, agora acabou”

3 12

Brasil repete pior campanha da história em Copas do Mundo com eliminação para Noruega

16
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Noruega, pela Copa do Mundo

3 4
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

7 8

Atlético de Madrid desiste de contratação de João Gomes após impasse com empresário de Filipe Luís

6 22
Brasileirão

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje

3 2

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

27 5
Libertadores

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

5

Cruzeiro acerta contratação de Gabriel Pec, ex-Vasco, antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

3 5
Comentários Recentes
  1. Joãozinho Trepidação em “Não temos um jogador como o Paquetá”: Ancelotti admite problema antes de jogo do Brasil x Noruega pela Copa

    Não teve olhos para Matheus Pereira, agora, segura o pepino!

  2. Leandro Martins em Está de volta? Kauã Santos, goleiro de time da Alemanha, treina no CT do Flamengo; veja foto

    Fora Boto. Ei BAP pra onde foram os milhões para os reforços? Cade o profissionalismo? Diretoria de Futebol lenta e…

  3. John Smith em Ex-Flamengo, Marcos Braz revela 2 principais dificuldades para contratar jogador

    Interessante. Pensei que fosse por falta de competência e falta de ética...

  4. Joãozinho Trepidação em Jornalista denuncia ameaça de cartel mexicano para o Equador de Plata ser eliminado da Copa do Mundo

    A postura dos jogadores do Equador realmente foi muito estranha.

  5. Ronaldo em Pai de Gerson detona postura de Bap e dispara contra presidente do Flamengo: “Ele é covarde”

    O clube do exterior so vem e paga a multa se já tiver o OK do jogador. Desculpinha do mercenário…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo