Briga com Ferj reacende lembrança de 38 anos atrás

Compartilhe

Blog do Mauro Cezar / ESPN – Flamengo e Fluminense talvez não tenham ficado tão próximos como agora na longa história de rivalidade da dupla, iniciada há 113 anos. O inimigo em comum, todos sabem, é a Federação de Futebol dco Estado do Rio de Janeiro, aliada do Vasco da Gama, que voltou a ficar sob o comando de Eurico Miranda.

Reuniões entre os dois clubes têm acontecido e por intermédio de mensagens, dirigentes tricolores e rubro-negros seguem se comunicando. Conversas se tornaram corriqueiras e tratam sobre movimentos e o futuro. Em conjunto, os dirigentes preparam ações com o intuito de se defenderem e projetar algo melhor.

A punição a Vanderlei Luxemburgo também preocupou o Fluminense. Se as declarações do técnico do Flamengo resultaram em dois jogos de suspensão, pena mantida após recurso no tribunal da Federação, o receio é quanto a Fred. Devido a uma entrevista, o artilheiro poderia ir pelo mesmo caminho.

Punições absurdas representam apenas uma parte da confusão em meio às equivocadas decisões da entidade, que geraram um campeonato carioca caótico. Por tudo isso, antes e até durante o domingo, dia do clássico entre Fluminense e Flamengo, manifestações e eventuais protestos poderão acontecer.

Nesta quinta-feira, os presidentes Peter Siemsem e Eduardo Bandeira de Mello participarão do Bate-Bola 3ª Edição, ao vivo, às 19 horas, na ESPN Brasil. Os dois clubes se aproximaram fora de campo e de certa forma fazem lembrar o Combinado Fla-Flu. Isso mesmo: Combinado Fla-Flu.

Em 30 de janeiro de 1977, a seleção brasileira fez um amistoso no Maracanã contra uma equipe formado por jogadores dos dois times. A peleja terminou 1 a 1. Palhinha abriu o placar para o time “canarinho” e Pintinho empatou. Em 3 de março do mesmo ano, a seleção jogaria contra outro Combinado, desta vez formado por atletas do Vasco e do Botafogo. O resultado final foi 6 a 1 para o time nacional.

O Combinado Fla-Flu contou com Cantarele; Toninho (Júnior), Rondinelli (Jayme), Carlos Alberto Torres e Rodrigues Neto; Carlos Alberto Pintinho, Kléber e Paulo Cezar Caju; Paulinho, Luizinho (Erivelto) e Dirceu (Luiz Paulo). Os técnicos foram Mário Travaglini e Cláudio Coutinho, que comandavam Fluminense e Flamengo.

A Seleção Brasileira foi de Leão; Zé Maria, Amaral, Beto Fuscão (Edinho) e Marinho Chagas; Caçapava, Givanildo e Nilson Dias (Palhinha, depois Paulo Isidoro); Gil (Valdomiro), Roberto Dinamite e Lula. Osvaldo Brandão era o técnico.

O Maracanã recebeu 64.084 pagantes. Note no vídeo abaixo que não há reação dos torcedores no gol do time da CBF, mas os geraldinos pulam e viram muito quando o Combinado Fla-Flu chega ao empate. Já naquele tempo, entre time e seleção, entre clube e entidade, a galera ficava do lado da paixão. Mesmo que pela metade.

Notícias recentes

  • Destaque

Jorginho, do Flamengo, soma 3 expulsões em 2026 e supera total de 2010 a 2025

Vermelho contra o Santos foi o terceiro do volante na temporada e o tira do…

09/10/2026
  • Destaque

Arrascaeta, do Flamengo, imita Pedro e toma leite para se recuperar de fratura no braço

Assim como Pedro, Arrascaeta fechou ‘publi’ após fratura no braço Para o mais supersticioso, uma…

09/10/2026
  • Destaque

Zagueiro do Palmeiras admite que parou de ‘secar’ o Flamengo no intervalo contra o Santos

Gustavo Gómez viu o Flamengo abrindo 2 a 0 sobre o Santos, mas os paulistas…

09/10/2026
  • Destaque

Canal do Grupo Globo fecha com a Libertadores e transmitirá jogos de 2027 a 2030

Novo acordo prevê 41 partidas por temporada no SporTV, além de transmissões na TV Globo…

09/10/2026
  • Destaque

CBF divulga áudio do VAR e banca pênalti e expulsão de Jorginho em Santos x Flamengo

Comissão de Arbitragem considera corretas as decisões de Daronco após revisão por "Dogso", mas não…

09/10/2026
  • Destaque

Justiça toma decisão, e Vasco x Boca Juniors será no Maracanã; Flamengo pode recorrer

Desembargador do TJRJ colocou a segurança acima do gramado e mandou a Fla-Flu Serviços dar…

09/10/2026