Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Benfica, o exemplo a ser seguido pelo Flamengo

Redação
Redação
Publicação: 04/05/2015
31 Comentários
Atualização: 04/05/2015
Compartilhar

Em uma outra matéria em que falo sobre o programa sócio torcedor do Flamengo, coloquei que os rubro-negros estão divididos em 4 tipos: o emocional, o racional, o conformado e o impossibilitado.

O emocional é aquele que vira sócio-torcedor pelo simples fato de ajudar o clube. É aquele que não se importa se há ou não benefícios, ele nunca pensará duas vezes em tirar um pouco do seu para dar ao clube.

O racional é aquele que por mais que ame o clube, enxerga o sócio-torcedor como um investimento. É aquele que sempre pensará se o seu dinheiro está tendo um retorno, se os benefícios vão valer a pena.

O conformado é aquele que está satisfeito com os benefícios que o programa já está dando. Se mudar pra melhor será apenas um bônus extra.

O impossibilitado é aquele que até gostaria de fazer parte do programa, mas não pode por conta de valores não compatíveis com seu orçamento ou por não ter cartão de crédito.

Lembrando de que todos são rubro-negros, nem menos e nem mais.

E a pergunta é: “será que o plano sócio torcedor do Flamengo está atraindo todos os tipos de torcedores?”

E a resposta é não. Os emocionais e os conformados sim, mas os racionais e os impossibilitados, não!

E também deixando claro de que o discurso, “seja sócio e ponto!” não funciona, pois somos 40 milhões de torcedores, e sendo assim, 40 milhões de pessoas que pensam diferentes umas das outras.

E mediante tudo isso, o Flamengo tenta se espelhar no Benfica, clube com o maior número de sócios-torcedores do mundo. Mas o que faz o Benfica ter tanto sucesso nesse quesito?

O clube é considerado modelo de relacionamento com os torcedores. Seu programa tem mais de 230 mil sócios, o que representa algo em torno de 4% de sua torcida. Uma guinada que começou em 2005 e hoje representa em média 14 milhões de euros (41 milhões de reais) anuais aos cofres do clube. Foi neste ano que o clube português lançou um novo conceito de programa, um que não só se baseasse em pagar o ingresso mais barato e de ter direito a voto para presidente, e sim, um programa de fidelidade com seu torcedor.

Essa fidelização dá ao sócio-torcedor, além de um lugar no Estádio da Luz ou obter desconto em ingresso, a possibilidade de pagar menos em restaurantes, lojas, teatros, mercados, postos de gasolina e muitos outros produtos e serviços. Logo no primeiro ano do novo formato, o número de sócios subiu de 94 mil para 156 mil.

O programa sócio-torcedor do Benfica não traz benefícios para seus adeptos apenas no meio esportivo e sim em todo seu cotidiano.

O kit que o Flamengo lançou recentemente, foi baseado em outra ideia do programa lusitano. O kit básico de sócio do Benfica sai por 25 euros, aproximadamente R$ 90, e dá direito a poder usufruir todas as facilidades do clube por três meses. Prontamente, o torcedor ganha um cachecol do clube e uma carteirinha de identificação.

Entre muitos dos benefícios, chama a atenção o cartão de crédito do clube, que credita bônus a cada gol marcado pelo time.

Mas será que é difícil se cadastrar nesse programa do Benfica?

Não mesmo. É só ir em um dos “3 mil postos” de cadastramento do programa, como por exemplo o Estádio da Luz, fazer o cadastro com as informações básicas, como nome, estado civil, data de nascimento e etc. Demora em torno de 5 minutos, depois eles pegam esse cadastro e fazem seu cartão, 10 minutos depois você é sócio do clube de maior benefícios do mundo.

São 4 tipos de planos de sócios no Benfica:

  • Infantil (de 0 à 13 anos de idade): aproximadamente 10 reais mensais;
  • Juvenil (de 14 à 17 anos de idade): aproximadamente 20 reais mensais;
  • Correspondente (maiores de 18 anos,  residentes a mais de 50 km do perímetro da cidade de Lisboa): aproximadamente: aproximadamente 29 reais mensais;
  • Efetivo (maiores de 18 anos): aproximadamente 40 reais mensais.

O atual programa do Flamengo ainda está longe do ideal, mas a diretoria está trabalhando para as melhorias. Na teoria tudo é mais fácil, o complicado é a prática. Mas se o Flamengo está realmente se espelhando no Benfica, o caminho está mais do que certo.

Imagine o Flamengo chegando a 4% de sócios-torcedores, oque representaria 1,6 milhões de adeptos. Se pensarmos que o preço médio da mensalidade seria de 30 reais, seriam 576 milhões anuais aos cofres rubro-negros. Isso representaria ser um clube “europeu” nas Américas, representaria ter poder econômico pra construir seu estádio por seus próprios meios, representaria sonhar com qualquer jogador do mundo, enfim, representaria uma grande possibilidade de ver a cena em que o nosso capitão levanta uma taça em Tóquio, sendo repetida por muitas vezes.

Flamengo, um gigante que está acordando.

Rodrigo Ferreira. Somos loucos e fanáticos.


Participe das matérias da Coluna do Flamengo.

Estou criando uma nova séria de matérias, que terá como título “Matéria do Leitor”, na qual vocês leitores da Coluna, terão a oportunidade de expressar suas opiniões sobre qualquer assunto relacionado ao Flamengo.

As matérias deverão ser mandados para meu e-mail, e serão avaliadas e posteriormente postadas aqui no site com os devidos créditos ao criador do texto.

Meu e-mail: [email protected]

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
31 Comentários
  • Fabricio NigeRace disse:
    04/05/2015 às 06:43

    Muito bom o texto, você resumiu bem como nós dá Nação somos. Não sou sócio-torcedor ainda, brevemente pretendo ser. Essa diretoria tem toda credibilidade, pois vem fazendo um excelente trabalho, digno de elogios e premiações pelo país e mundo afora. Infelizmente o programa tem alguns pontos negativos, mas com um tempo vai melhorando e a torcida vai entender que o maior benefício será ver o MENGÃO campeão de tudo. SRN

    Reply
    • junior lima disse:
      04/05/2015 às 18:48

      Mora em Guanambi na Bahia nao sou socio pois recebo um salario minimo e acho um pouco pesado, mas a nossa diretoria poderia criar um plano de 10 sem beneficio nenhum para as regioes mais distantes do Rio. pois aumentaria muito o nooso programa de socios. pois muitos aki pelo valor do programa acha que so e capaz de pagar esse valor se tiver algum benefficio . e se fosse um valor de 10 reais era mais facil.. existe varios modelos de socio que deveria ser estudados. vou falar algums
      plano 10 reais: somente para quem mora longe do rio e o plano na traz beneficio nenhum.
      20 reais: para tocedores de fora do rio com descontos em lojas associadas e prioridade na compra de ingressos.
      29.99 o plano nosso atual que ja existentes
      99.99. plano com todos os beneficios e com direito a voto para eleicao de presidente.

      Reply
    • junior lima disse:
      04/05/2015 às 21:48

      Mora em Guanambi na Bahia nao sou socio pois recebo um salario minimo e acho um pouco pesado, mas a nossa diretoria poderia criar um plano de 10 sem beneficio nenhum para as regioes mais distantes do Rio. pois aumentaria muito o nooso programa de socios. pois muitos aki pelo valor do programa acha que so e capaz de pagar esse valor se tiver algum benefficio . e se fosse um valor de 10 reais era mais facil.. existe varios modelos de socio que deveria ser estudados. vou falar algums
      plano 10 reais: somente para quem mora longe do rio e o plano na traz beneficio nenhum.
      20 reais: para tocedores de fora do rio com descontos em lojas associadas e prioridade na compra de ingressos.
      29.99 o plano nosso atual que ja existentes
      99.99. plano com todos os beneficios e com direito a voto para eleicao de presidente.

      Reply
  • Messias Neto disse:
    04/05/2015 às 08:08

    Excelente matéria..com observações bem colocadas.. Na minha opinião o que alcançaria o número de ST seria abrir planos infantil e juvenil como o do Benfica.. Apesar de não serem computados ST ou dependentes menores de 18 anos no Movimento Futebol Melhor.. O mengão teria sua arrecadação aumentada.. tendo em vista que muitas vezes os pais farão pelo menos ST para os seus filhos, caso não tenha ccondição de fazer para si.. É isso ajuda a criar vínculo com o ST desde cedo..SRN

    Reply
  • Messias Neto disse:
    04/05/2015 às 11:08

    Excelente matéria..com observações bem colocadas.. Na minha opinião o que alcançaria o número de ST seria abrir planos infantil e juvenil como o do Benfica.. Apesar de não serem computados ST ou dependentes menores de 18 anos no Movimento Futebol Melhor.. O mengão teria sua arrecadação aumentada.. tendo em vista que muitas vezes os pais farão pelo menos ST para os seus filhos, caso não tenha ccondição de fazer para si.. É isso ajuda a criar vínculo com o ST desde cedo..SRN

    Reply
  • Vágner Rondon disse:
    04/05/2015 às 08:20

    O ST do Benfica funciona porque existe uma coisa chamado “Estádio da Luz” aonde o clube pode vender pacotes anuais e trazer outros benefícios. Não compare bananas com laranjas.

    Reply
    • Juninho F Carvalho disse:
      04/05/2015 às 08:46

      Não podemos ser ST, apenas se o time tiver estádio, o clube, precisa criar alternativas para aumentar seu número de sócios, mas que com certeza um estádio próprio faria diferença …

      Reply
      • Vágner Rondon disse:
        04/05/2015 às 10:36

        Existe uma diferença entre o desejável e o possível.
        Criamos um dos ST mais caros do Brasil e não temos estádio próprio, o time não está a altura do clube e ano passado só ficamos na parte de baixo da tabela, o diagnóstico está pronto e enquanto acharmos que o ST vai crescer por osmose e não resolvermos os problemas da mesma forma que atacamos os problemas da grande dívida vamos ficar patinando.

      • Rodrigo Ferreira ColunaFla disse:
        04/05/2015 às 12:04

        Vágner, será que todas as idéias do Benfica tem haver com estádio?Vc leu o texto todo?SRN.

      • Vágner Rondon disse:
        04/05/2015 às 13:10

        Sim, li todo o texto e acho que ele “ataca” os efeitos e não a causa.
        Vamos aos fatos e não suposições e achismos.
        O Flamengo é o 8o. no ST e dos 7 primeiros somente o Cruzeiro não tem estádio próprio. O Cruzeiro não tem estádio mas está na Libertadores esse ano e em quase todas nos últimos 20 anos e é o atual BI-Campeão Brasileiro.
        O Palmeiras cresceu no ST DEPOIS que a arena ficou pronta, coincidência ???
        Quanto fomos campeões da CB o ST cresceu muito.
        Fatos, fatos e fatos.
        Ou seja, não existe mágica, pela ordem o ST depende de estádio, time e/ou títulos.

      • Rodrigo Ferreira ColunaFla disse:
        04/05/2015 às 13:20

        Entendi seu raciocínio. Não temos estádio, isso é fato!!! Então algumas alternativas do programa do Benfica seriam muito bem-vindas….se por um lado não temos estádio, pelo outro temos uma torcida muito maior que a do Internacional por exemplo.

      • Vágner Rondon disse:
        04/05/2015 às 13:56

        Alternativas ou paliativos ? É só o que temos para hoje.
        A nossa torcida é maior que a do Inter é fato, mas é fato também que eles tem estádio e um time que disputa títulos todos os anos. Não ganham (estadual não vale), mas disputam. Então o tripé, estádio, time, títulos é o que mantem ou aumenta o ST. Senão vai continuar somente com os abnegados como nós e nunca vai crescer.

      • Tiago Moraes disse:
        04/05/2015 às 16:26

        Olá Vágner, concordo contigo quando diz que o aumento do ST depende do tripé: estádio, time, títulos. Porém vejo esta mentalidade como egoísta, pois quer que as coisas venham de mão beijada, esperam que as elas aconteçam para poderem usufruir e sempre estão esperando por algo que tragam os benefícios que querem. É preciso observar que esta mentalidade do brasileiro (digo brasileiro como um todo, não somente os torcedores do Mengão) não ajuda no crescimento do time e continuar pensando assim só atrasa a evolução do clube. É o mesmo que não trabalhar e esperar o salário no final do mês. Perceba que, segundo a matéria, no primeiro ano de implementações dos benefícios o número de ST do Benfica subiu de 94 mil para 156 mil, ou seja, antes mesmo dos benefícios citados o clube português já tinha um número de sócios maior do que o Flamengo possui atualmente. Sei que é preciso muitas melhorias no programa ST do Flamengo e que ainda estamos somente no início da caminhada para chegar ao topo do mundo, mas se nós não mudarmos nossa mentalidade e continuarmos na espera do tripé, a caminhada pode ser mais longa e exaustiva do que já é. Acho que a diretoria pode sim criar um plano mais barato para torcedores off Rio e torcedores com menor poder aquisitivo, fazer uma grande contratação dentro do alcance financeiro do clube, trazer outros benefícios que possam alavancar o programa ST, etc. mas acredito que (no nosso momento atual) não é necessário termos o tripé (estádio, time, títulos) para que a torcida comece a ingressar no ST. No mais, quero expor meu total apoio aos Blues. SRN!

      • Vágner Rondon disse:
        04/05/2015 às 23:13

        Tiago, só para deixar claro.
        1. Sou ST desde o 2º (ou 3º) mês de lançamento.
        2. Comparar o ST do Benfica com o nosso é comparar laranjas com maçãs, esse é o maior erro do texto já que o estádio da Luz já existia ANTES do ST do Benfica.
        3. Existe uma diferença muito grande entre o que eu desejo e a realidade.

        Dito isso, novamente alguns fatos.
        Atingimos o limite do ST nos moldes atuais, isso é um fato. Somente com o tripé que mencionei essa situação muda.
        Um quarto e possível item mas também com efeito meio duvidoso e temporário seria remodelar o programa.
        Então gostaria muito que fosse diferente, que a torcida abraçasse o clube, que estivéssemos com uns 400mil sócios, mas essa não é a realidade, nem nossa nem de ninguém.

      • Vágner Rondon disse:
        05/05/2015 às 02:13

        Tiago, só para deixar claro.
        1. Sou ST desde o 2º (ou 3º) mês de lançamento.
        2. Comparar o ST do Benfica com o nosso é comparar laranjas com maçãs, esse é o maior erro do texto já que o estádio da Luz já existia ANTES do ST do Benfica.
        3. Existe uma diferença muito grande entre o que eu desejo e a realidade.

        Dito isso, novamente alguns fatos.
        Atingimos o limite do ST nos moldes atuais, isso é um fato. Somente com o tripé que mencionei essa situação muda.
        Um quarto e possível item mas também com efeito meio duvidoso e temporário seria remodelar o programa.
        Então gostaria muito que fosse diferente, que a torcida abraçasse o clube, que estivéssemos com uns 400mil sócios, mas essa não é a realidade, nem nossa nem de ninguém.

      • Vágner Rondon disse:
        04/05/2015 às 16:56

        Alternativas ou paliativos ? É só o que temos para hoje.
        A nossa torcida é maior que a do Inter é fato, mas é fato também que eles tem estádio e um time que disputa títulos todos os anos. Não ganham (estadual não vale), mas disputam. Então o tripé, estádio, time, títulos é o que mantem ou aumenta o ST. Senão vai continuar somente com os abnegados como nós e nunca vai crescer.

      • Antonio Marcos de Brito disse:
        04/05/2015 às 13:32

        Vágner, concordo com vc, o estádio esta diretamente ligado ao st!, tendo em vista que se cria um vinculo/elo muito forte entre o torcedor e o seu clube do coração, mas enquanto n temos estadio, vejo q a diretoria tem q optar por outras alternativas q venham atender a tds tipos de torcedores q o clube tem, e vejo tbem a necessidade de se fazer alguma contratação de impacto, pois quem e st, quer ver seu clube vencer tbem…so amor em certos momentos vai diminuindo a tolerância de muitos….sei q este tipo de coisa n deveria acontecer, mas e nossa realidade e temos q buscar novas formas de atrair os nossos torcedores. SRN!

      • Roberto disse:
        05/05/2015 às 00:00

        O vice da gama tem estádio e não tem um ST forte … enfim, o estádio ajuda, mas não é garantia de que vai bombar … Acho que uma boa campanha no Brasileiro e uma classificação pra liberta ja melhora o crescimento do ST. E se jogar a liberta que nem homem, pra ganhar essa porra, aí explode!

      • Roberto disse:
        05/05/2015 às 03:00

        O vice da gama tem estádio e não tem um ST forte … enfim, o estádio ajuda, mas não é garantia de que vai bombar … Acho que uma boa campanha no Brasileiro e uma classificação pra liberta ja melhora o crescimento do ST. E se jogar a liberta que nem homem, pra ganhar essa porra, aí explode!

    • Juninho F Carvalho disse:
      04/05/2015 às 11:46

      Não podemos ser ST, apenas se o time tiver estádio, o clube, precisa criar alternativas para aumentar seu número de sócios, mas que com certeza um estádio próprio faria diferença …

      Reply
    • José Westmir™ disse:
      04/05/2015 às 14:47

      MAS SE A NAÇÃO ABRAÇAR O ST, NÃO PODEMOS

      CONSTRUIR O ESTADIO SEM PRECISAR DE CONSTRUTORAS?

      Reply
    • José Westmir™ disse:
      04/05/2015 às 17:47

      MAS SE A NAÇÃO ABRAÇAR O ST, NÃO PODEMOS

      CONSTRUIR O ESTADIO SEM PRECISAR DE CONSTRUTORAS?

      Reply
  • Bruno Ribeiro do Amaral disse:
    04/05/2015 às 09:14

    Isso prova que o Flamengo pode ter milhões de torcedores (apenas torcedores), mas quem ama de verdade o Flamengo e faz de tudo pelo Flamengo, apenas pelo Flamengo, sem querer nada em troca, “somos poucos” ! A questão principal não é o time do Flamengo, mas sim a atual diretoria, por isso sou sócio torcedor, acredito e apoio essa direção atual do Flamengo ! Sei que o Flamengo está no caminho certo, sei que anos depois serem os uma potência, virão mais sócios, mas poderei dizer que sempre apoiei esse projeto do início ao fim, independente do time e dos jogadores ! EU AMO O FLAMENGO !! CRN: 538092.

    Reply
  • José Westmir™ disse:
    04/05/2015 às 14:45

    JÁ PENSOU?

    UM ESTADIO CONSTRUÍDO PELA SUA TORCIDA??????

    SOU ST 484214 E CONVOCO A NAÇÃO!!!!!!!!!!

    VAMU LÁ MENGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Reply
  • Almir Albuquerque disse:
    04/05/2015 às 16:54

    Excelente matéria.
    E me esclareceu muita coisa.
    O Benfica fez um programa para toda a faixa de renda da sua torcida. O Flamengo, por causa do elitismo estúpido do Bap, colocou o nosso valor lá nas alturas, com essa ideia tosca de que mais vale poucos pagando muito, do que muitos pagando pouco.
    Tá na hora de rever esse modelo em vez de culpar sempre a torcida.

    Reply
    • Rodrigo Ferreira ColunaFla disse:
      04/05/2015 às 17:25

      Concordo com vc, Almir. Acho tb que os planos tem que ser mais simplificados, um para criança, outro para adolescentes, outro para adultos e outro para off-rio….esse numero alto de tipos de planos, serve tb para agravar esse problema.

      Reply
  • Marcio Noé Ferro disse:
    04/05/2015 às 19:53

    Não consigo entender porque os gênios que lá estão não conseguiram visualizar que o motivo da baixa adesão é porque não temos um plano mais barato para quem não é do Estado do Rio. Eu sou Mineiro, amo o Flamengo, mas não concordo em pagar 30 reais. Moro no interior e quase não vou a jogos. O Curintia tem um de 15 merreis e o parmeira um de 10. Porque não podemos ter um de valor similar para quem não é do Estado do Rio e quer apenas ajudar o Clube? Eu não quero benefícios, quero ajudar com um valor menor.

    Reply
  • Marcio Noé Ferro disse:
    04/05/2015 às 22:53

    Não consigo entender porque os gênios que lá estão não conseguiram visualizar que o motivo da baixa adesão é porque não temos um plano mais barato para quem não é do Estado do Rio. Eu sou Mineiro, amo o Flamengo, mas não concordo em pagar 30 reais. Moro no interior e quase não vou a jogos. O Curintia tem um de 15 merreis e o parmeira um de 10. Porque não podemos ter um de valor similar para quem não é do Estado do Rio e quer apenas ajudar o Clube? Eu não quero benefícios, quero ajudar com um valor menor.

    Reply
  • Ney Castro disse:
    05/05/2015 às 00:45

    O Flamengo é uma potência mundial, só que a torcida tem que ajudar a consolidar a cada ano isso, tem que acreditar que em breve o Flamengo será quase que imbatível pois caminha para isso mesmo que queiram impedir não irão pois o Flamengo está muito focado em seus objetivos fantásticos, em ser novamente depois do gigante clube Flamengo acordar uma força futebolística mundial, vencendo quem quer que seja de todos os continentes o Flamengo irá triunfar com vitórias, esses anos são apenas o começo de uma nova de muitas gerações vitoriosas flamenguistas! SRN!

    Reply
  • Ney Castro disse:
    05/05/2015 às 03:45

    O Flamengo é uma potência mundial, só que a torcida tem que ajudar a consolidar a cada ano isso, tem que acreditar que em breve o Flamengo será quase que imbatível pois caminha para isso mesmo que queiram impedir não irão pois o Flamengo está muito focado em seus objetivos fantásticos, em ser novamente depois do gigante clube Flamengo acordar uma força futebolística mundial, vencendo quem quer que seja de todos os continentes o Flamengo irá triunfar com vitórias, esses anos são apenas o começo de uma nova de muitas gerações vitoriosas flamenguistas! SRN!

    Reply
  • Ney Castro disse:
    05/05/2015 às 00:51

    O Flamengo pode construir um estádio para 50 mil pessoas ou até maior que o Maracanã para 80 mil que nem o Dortmund fez na Alemanha. ou Bayern também para 70 mil, estádio próprio com dinheiro do Flamengo que terá um grande retorno pois tem torcida para lotar qualquer estádio do Brasil imagine um próprio do Flamengo vem gente até de fora do Brasil para assistir no palco fantástico, e o Flamengo com estádio próprio só estará no lucro pois aumentará consideravelmente o números. de sócios e rendas, lucros… Tem que ser bem planejado esse estádio mas o ideal mesmo é o estádio que nem o do Bayern para 70 ou 80 mil com design parecido e patrocínio também, irá fazer muito sucesso ao redor com as cores do Flamengo, só imaginando já se ver o sucesso, então realizando será muito mais! SRN!

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

2 1

Japão define escalação para jogo contra o Brasil, pela Copa do Mundo

@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

12 62

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

5 8
Brasileirão

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

22 5

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

31 5
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Vitor em Com eliminação do Uruguai na Copa, trio do Flamengo deve ficar fora da intertemporada em Portugal

    Num pode dar férias agora não. Arrasca sempre volta das férias mal. Se tirar férias agora, esse ano não joga…

  2. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  3. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  4. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  5. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo