Por um 2015 diferente de 2013 e 2014, Flamengo.

Compartilhe com os amigos

1cbf2

 

Com o brasileirão começando nesse final de semana, sempre ficamos na expectativa de que nosso Mengão faça um ótimo campeonato e, pelo menos brigue pelo título.

 

Não importa qual seja o nosso elenco, sempre ficamos na expectativa de surpreender. Seja na roda com os amigos, seja no simulador do GE.com (nas minhas simulações o Flamengo sempre sai como campeão rs). Para nós, é difícil admitir que o Flamengo entre apenas para cumprir tabela, sempre falamos “Aqui é Flamengo!” e muitas vezes nos decepcionamos com campanhas pífias.

 

Existe uma “teoria” que diz que para se sagrar campeão um time precisa vencer todas em casa e não perder mais da metade dos jogos fora. Seria interessante uma campanha assim, mas como se trata de um campeonato muito equilibrado (não entrando no mérito da qualidade), acredito que a fórmula para uma campanha de título seria ganhar 70% dos grandes em casa (7 jogos) e empatar os demais 3 jogos , perder no máximo 40% dos jogos fora (ou seja, no máximo 4 jogos) e empatar ou ganhar os outros 6. Nesse cenário, teríamos um aproveitamento de 67%.

 

Em relação aos médios/pequenos, ganhar todos em casa (9 jogos) e vencer de 5 a 6 jogos fora e nos outros 3,4 perder e/ou empatar. Nesse cenário, teríamos um aproveitamento de 80%.

 

O aproveitamento geral seria de 73%

 

Só ressaltando que estou falando da minha opinião, não se trata de nenhum estudo ou pesquisa.

 

O Flamengo, nos últimos 2 campeonatos ficou muito longe  desse cenário dito acima.

 

Em 2013, foram 12 vitórias, 13 empates e 13 derrotas. O aproveitamento geral foi de (considerando a perda dos 4 pontos no STJD) 39%, quase metade da, campanha ideal. Contra os times grandes, o Flamengo teve um aproveitamento de 43,3%, muito aquém do aproveitamento ideal de 67%. Contra os médios/pequenos, o aproveitamento foi de 42,5%, praticamente a metade do aproveitamento ideal de 80%

 

Em 2014, foram 14 vitórias, 10 empates e 14 derrotas. O aproveitamento geral foi de 46%, muito abaixo da campanha ideal. Contra os times grandes, o Flamengo teve um aproveitamento de 42%, de novo muito aquém do aproveitamento ideal de 67%. Contra os médios/pequenos, o aproveitamento foi de 54%, melhor que no ano anterior, porém continua muito aquém do aproveitamento ideal de 80%.

 

Treze e quatorze derrotas em um campeonato não pode ser aceito por um time como o Flamengo. Mas, o grande problema dessas duas campanhas citadas acima, é o grande desperdício de pontos em relação aos médios/pequenos.

 

Em 2013, o Flamengo ganhou apenas 3 jogos em casa e 2 fora, um absurdo.

Em 2014, foram 4 em casa e 4 fora, melhor que no ano anterior, porém há de convir que foram 5 jogos em casa com resultados ruins (sendo 1 derrota e 4 empates).

 

Se o Flamengo quer ser campeão, é preciso agir como o grande clube que é e se impor contra os médios/pequenos e ter um aproveitamento muito superior.

 

Contra os grandes, temos que melhorar, porém os números mostram que estivemos mais perto de chegar no aproveitamento ideal do que contra os pequenos.

 

Parecemos até o Robin Hood do campeonato brasileiro, e se queremos chegar pelo menos no G4, temos que passar o rolo compressor nos médios/pequenos e, é claro, melhorar contra os grandes.

 

Pra cima deles, Mengão. 2015 é tudo nosso.

 

Saudações Rubro-Negras.

Jason Brazil

Twitter: @JasonCRF

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • NOSSO TIME É FRACO!!

    O MELHOR TIME DESSA DIRETORIA FOI O DE 2013!!!

    Ao invés de melhorarmos estamos piorando!!!

    Felipe
    leo moura
    samir
    wallace
    andre santos

    Amaral
    elias
    Luiz antonio
    carlos eduardo

    Paulinho
    brocador

  • NOSSO TIME É FRACO!!

    O MELHOR TIME DESSA DIRETORIA FOI O DE 2013!!!

    Ao invés de melhorarmos estamos piorando!!!

    Felipe
    leo moura
    samir
    wallace
    andre santos

    Amaral
    elias
    Luiz antonio
    carlos eduardo

    Paulinho
    brocador

  • Trocar dois empates por uma derrota e uma vitória eh melhor …

  • Jason, uma lágrima de felicidade e saudade escorreu do meu rosto ao ver essa foto. Vamos Flamengo!

    • Hahaahahaha quando achei a foto tbm, cara.

Comentários não são permitidos.