Agora com a demissão de Luxemburgo, os blues tem o que pode ser a última chance de emplacar um técnico com projeto duradouro para o rubro-negro.
Percebi que ao longo dessa gestão, vários foram os perfis escolhidos para comandar o time de futebol do Flamengo.
Dorival Jr, uma herança da Patrícia Amorim, apesar da meia idade já era um treinador experiente, e teve seu auge no Santos em 2010 por ter formado um time ofensivo com Robinho, Neymar, Ganso, Arouca e Wesley. Como legado no Flamengo, destaco o aproveitamento da categoria de base, em especial o atacante Nixon, e foi quem também deu oportunidades para o Hernane.
Jorginho, um treinador jovem e identificado com o rubro-negro, não teve sucesso na gávea, o pico na sua carreira foi um sétimo lugar com o Figueirense no brasileirão. Não teve peito para afastar medalhões como Renato Abreu.
Mano Menezes, recém-demitido da seleção brasileira, chega ao Flamengo com a total confiança dos dirigentes para um projeto a longo prazo, porém com resultados ruins, pediu demissão por entender que os jogadores não o compreendia.
Jayme de Almeida, assim como Andrade é cria do Mengão e até a postura é semelhante, sempre ponderado e de voz baixa. Foi bem no final do ano de 2013, conquistando a Copa do Brasil com méritos, foi o técnico que efetivou o zagueiro Samir de titular e conseguiu os melhores desempenhos de Luiz Antônio e Paulinho, Porém no ano seguinte, fracassou na Libertadores e ganhou um estadual sem brilho.Os maus resultados e a apatia no começo do Brasileiro de 2014 decretaram a sua saída.
Ney Franco, um treinador de meia idade assim com Dorival e que ganhou uma Copa do Brasil pelo Flamengo em 2006, mas também fracassara na Libertadores do ano subsequente. Vinha de campanhas razoáveis pelo Vitoria e pelas seleções de base do Brasil… Não conseguiu sequer uma vitória no rubro-negro.
Luxemburgo, chamado para apagar o caos que foi deixado por Jayme e Ney no brasileirão, arregaçou as mangas e conseguiu tirar o time da zona de rebaixamento e ter um final de ano tranquilo. Na Copa do Brasil, com escolhas questionáveis, poderia ter impedido o Flamengo de levar uma improvável virada do Atlético em Minas Gerais. Continuou no cargo em 2015, e tinha toda a liberdade para tocar o seu projeto, porém mais uma vez o seu enorme ego tomou de conta, apesar de não ter contratado grandes nomes, a diretoria foi atrás dos nomes que ele mesmo indicou. Tempo para trabalhar e poder deixar o time organizado e com boas jogadas foi o que não faltou, porém a qualidade de jogo despencou jogo a jogo, levando a sua demissão.
Todos esses típicos treinadores brasileiros, fracassaram em curto ou a médio prazo. Qual o perfil ideal para comandar o Flamengo a longo prazo? Eu apostaria em no argentino Sampaoli e vocês ?
Saudações RN.
Wesley Paulo
wesley.paulo@colunadofla.com
@wesleypbc
Por mais que seja difícil um adaptação, prefiro técnico estrangeiro. Os técnicos brasileiros não evoluíram. SRN
Também concordo, o ideal seria um estrangeiro. Entretanto Vagner Mancini seria uma boa, também.
Também concordo, o ideal seria um estrangeiro. Entretanto Vagner Mancini seria uma boa, também.
A única coisa inaceitável seria contratar ex ídolos como Pet, Júnior e principalmente o Zico.
Será uma desgraça se esses caras forem vaiados pelo às vezes inconsequente torcedor do Flamengo…
Nossa diretoria veio ao fla para tiralo da falência total , sua gestão estará marcada para sempre com as leis aprovadas pelo conselho , títulos virão ao montes mas para min serão todos da atual gestão que engrenou o fla para o futuro eu apoio e admiro o nosso presidente quase ninquem tem noção do patamar que ele esta elevando o flamengo e não e só na sua gestão e para sempre. St 413844..
Sampaoli conhece muito de táticas é um dos melhores na América do Sul, só que demoraria um tempo para se adptar, conhecer as características dos jogadores, então deixa o Jayme por enquanto uns jogos e com calma contrata o Cristóvão Borges que já treinou time do RJ até o fim do ano, em 2016 trás o Sampaolli para a libertadores.
Sampaoli conhece muito de táticas é um dos melhores na América do Sul, só que demoraria um tempo para se adptar, conhecer as características dos jogadores, então deixa o Jayme por enquanto uns jogos e com calma contrata o Cristóvão Borges que já treinou time do RJ até o fim do ano, em 2016 trás o Sampaolli para a libertadores.