Depois de um Brasileiro sofrível em 2014, eis que o ano de 2015 começa da mesma maneira. Depois de boas apresentações na fuga da “zona da confusão”, neste ano a torcida ainda espera uma boa atuação do time.
Vanderlei Luxemburgo prometeu que esse ano o time teria uma nova formação, com jogadas de velocidades e trocas de direção,mas o que foi apresentado foi um time taticamente inexistente.
Mudou o comando, saiu Luxa e entrou Cristovão Borges, mas os jogadores ainda são os mesmos. E nesses 5 meses de 2015 já se pode ter uma avaliação do elenco. Vejamos:
Paulo Victor: Vem sendo um dos destaques do time nesse começo de temporada, com belas defesas e saídas seguras.
- Foi o goleiro menos vazado do Campeonato Carioca
- Pegou 1 dos 3 pênaltis contra seu gol. Defendeu a cobrança do Fernando contra o Bonsucesso e foi vazado contra o Vasco e Sport, nas cobranças de Gilberto e Diego Souza respectivamente.
Pará: Aconteceu oque quase toda torcida já esperava, más atuações de um jogador limitado. Até começou bem a temporada, mas logo suas deficiências ficaram evidentes. Pará mostra não ter as características que fizeram outros laterais terem sucesso no clube, a ofensividade.
- Jogador que mais acertou passe no Campeonato Carioca: 794 passes certos.
- No Carioca foram 14 cruzamentos certos e 46 cruzamentos errados.
- Jogador mais faltoso do time no ano com 40 faltas, mas também o jogador que mais desarmou, com 58 desarmes.
- Foram 2 gols e 3 assistências.
Anderson Pico: Mostra qualidade técnica, mas ainda não conseguiu emplacar uma sequencia de boas atuações. Ainda aparentar está muito fora de forma. Atualmente está em baixa.
- Jogador que mais errou passes no time: 109 passes errados.
- Jogador que mais acertou dribles.
- Fez 1 gol e deu 1 assistência.
Thallyson: Se tem alguma qualidade, ainda não demonstrou. Mostrou-se um jogador tímido no apoio e fraco na marcação.
Wallace: Jogador inteligente e com bom posicionamento, mas que vem mostrando um declínio técnico em suas atuações, talvez em virtude de um companheiro de zaga fraco. Vem mostrando ser um líder nato, com voz ativa nos jogos.
- Jogador que mais recebeu cartões amarelos na temporada: 10
- Jogador que mais cometeu pênaltis no Campeonato Carioca: 2
- Nesse começo de Brasileiro vem sendo o jogador que mais acerta passes e que mais efetua desarmes no time.
- Fez 1 gol.
Bressan: Mais uma invenção de Luxemburgo. Deixou a torcida esperançosa quando fez uma ótima partida no clássico contra o Vasco e depois foi convocado para seleção olímpica, mas ficou só nisso. Jogador de pouca mobilidade e pouco recurso técnico. Abusa dos “chutões”.Fez 1 gol.
- Jogador de linha que mais errou lançamentos: 61 lançamentos errados ou os famosos “chutões”.
Samir: É disparado o melhor zagueiro do elenco, mas parece que é feito de vidro. O jogador tem sofrido com muitas contusões. Sua ausência vem deixando a zaga muito fragilizada, devido não ter substitutos à altura.Fez 1 gol.
Marcelo: Sinceramente, não sei oque pensar desse jogador. Marcelo é um jogador imprevisível, é o tipico jogador que só pode ser elogiado ao final do jogo. É capaz de alternar excelentes atuações, com falhas bisonhas.Lembra muito o ex-jogador Junior Baiano. Não vem tendo muitas oportunidades,mas vale a pena apostar mais um pouco nesse jogador.
Canteros: É disparado o jogador com maior capacidade de criação no time, oque não quer dizer muita coisa. Depois de um bom Campeonato Brasileiro do ano passado, não começou bem essa temporada, vem caindo muito de produção, apesar da boa qualidade técnica. De bom esse ano, fica a imagem de um gol de falta que nos lembrou o lendário gol de Petkovic.
- No Campeonato Carioca, foram 587 passes certos e apenas 53 passes errados.
- No Campeonato Carioca, foram 33 lançamentos certos e 26 lançamentos errados.
- Foram 2 gols e 1 assistência.
Cáceres: É outro que desfalca muito o time, seja por está contundido ou por está na seleção paraguaia. Vive um verdadeiro perde e ganha de titularidade no time. Cáceres vem mostrando ser o mesmo jogador de outras temporadas, um jogador de técnica limitada, de grande número de passes errados e lentidão, mas que tenta sempre compensar com um grande poder de marcação, muita vontade, bom aproveitamento na bola aérea e a famosa “raça”. Apesar de ter jogado pouco, vale ressaltar que Cáceres, que é muito criticado pelo excesso de cartões, só recebeu 1 cartão amarelo na temporada,justamente na última partida contra o Fluminense.
Jonas: Começou muito bem sua trajetória no clube, marcando um golaço no Fla-Flu do Campeonato Carioca. Mas logo foi confundindo vontade com imprudência, como foi na entrada em cima de Gilberto na semi final do Carioca. Trata-se de um jogador de um grande potencial, mas tem que cuidar da parte emocional e psicológica. Tem que ser melhor lapidado pela comissão técnica.
Márcio Araújo: Jogador de qualidade técnica duvidosa, mas que possui muita disciplina tática. Foi titular na maior parte do ano até agora. Teve jogos em que jogou bem, outros em que passou despercebido e outros na qual foi muito mal, como por exemplo o segundo jogo da semi-final contra o Vasco, onde errou o passe que resultou no lance do pênalti.
- Foi o terceiro jogador que mais acertou passes no Campeonato Carioca: 700 passes.
- Foram 4 assistências no ano.
Luís Antonio: Não consegui encontrar o futebol de 2013. Talvez fruto de tanta besteira feita na carreira. Vem tendo um ano de ruim para regular. Não vejo capacidade para ser titular no meio campo do time, mas pode de repente aproveitar a fragilidade do titular na lateral, para “abocanhar” uma vaga na defesa. Na minha opinião, não deveria nem está mais no clube, pois acho que se trata de uma pessoa de caráter duvidoso. Deu 2 assistências na temporada.
Arthur Maia: Nota-se qualidade nesse jogador. Ágil, bom controle de bola, passe razoavelmente bom e um bom finalizador de média distancia. Começou bem a temporada, principalmente nos primeiros amistosos, mas sabe lá o porque, Vanderlei Luxemburgo o tirou do time para colocar 3 volantes.Após ser barrado, ficou um bom tempo no departamento médico. Voltou à equipe no final do Campeonato Estadual, mas ainda não apresentou o futebol do começo do ano. Fez 2 gols e deu 1 assistência.
Mugni: Esse sinceramente não vejo evolução. Até o momento vem sendo seguidamente vaiado pela torcida. Vanderlei tentou inclusive muda-lo de posição, mas não mudou o nível do seu futebol, que é baixíssimo. Mostra pouca mobilidade, dinamismo e vibração em campo. Acho que a maior parte da torcida também já desistiu desse jogador.
Matheus Sávio: Garoto mais aproveitado da base. Soube aproveitar as oportunidade, foram 2 gols no Campeonato Carioca e 1 no jogo de despedida do Léo Moura. Mas ainda não é um jogador pronto para uma titularidade no time profissional.
Almir: Pode até aparecer injusto fazer uma avaliação de um jogador que jogou apenas 4 jogos, mas acho que está bem claro, que não se trata de um jogador para está no Flamengo. Não que Almir seja um jogador ruim, mas acho que é um jogador para time pequeno ou no máximo médio do futebol brasileiro. Mas acho muito válida esses tipos de apostas, na qual não há um grande risco financeiro.
Paulinho: Um jogador que gerava uma enorme expectativa por parte da torcida e do antigo técnico. Paulinho não consegue encontrar o futebol de 2013, que encantou a Nação. Claro que se trata de um jogador que vem de um longo período inativos, mas não deixa de ser uma decepção. Paulinho tem habilidade, drible, domínio de bola e uma enorme velocidade, mas esse ano essas características ainda não foram apresentadas à torcida. Aparenta está ainda desconfortável com a antiga lesão. Continuo acreditando no melhor futebol do Paulinho, mas confesso que as perspectivas agora são menores. Paulinho fez 2 gols até o momento.
Gabriel: Antigamente defendia a tese de que o Gabriel era jogador de segundo tempo,hoje venho pensando que ele sequer é um jogador de futebol. Falta regularidade. Fica bem claro, que se trata de um jogador com deficiências nos fundamentos da base. Quando é pra driblar, Gabriel passa. Quando é pra passar, Gabriel chuta. Quando e pra chutar, Gabriel driblar. Vai entender! E não é por falta de chances que a revelação do Bahia não consegue se firmar no time.Após um bom final de temporada, Gabriel aparentava que esse ano iria enfim “desabrochar”, mas não foi esse o caso. Essa temporada tem sido igual as outras, um jogo bom à cada 10 partidas. Gabriel fez 1 gol e deu 2 assistências até o momento.
Nixon: Teve um começo de ano muito bom, inclusive sendo titular da equipe. Mas devido a uma cirurgia, está afastado do time até o momento. Mesmo jogando pouco, deu duas assistências para gols.
Eduardo da Silva: Talvez seja um dos jogadores de melhor qualidade técnica do grupo, mas que não vem comprovando essa tese. A impressão que fica, é que Eduardo ainda está fazendo a pré-temporada, parece não está no mesmo ritmo de jogo dos companheiros. É fato também, que o jogador não foi muito aproveitado até o momento. Foram 4 gols na temporada.
Marcelo Cirino: Principal contratação no começo do ano. Cirino chegou com status de um jogador diferenciado e que cresceria muito jogando mais próximo do gol. Começou muito bem, chegou a liderar a artilharia do Campeonato Carioca e teve seu nome cogitado pela imprensa para a Seleção Brasileira. Fica bem claro que Cirino evoluiu como jogador, tendo feito só no Carioca o maior número de gols na carreira em uma única temporada. Luxemburgo quis coloca-lo com centroavante ,mas na minha opinião o jogador é muito mais perigoso e efetivo quando joga pelos lados de campo, onde deverá ser seu posicionamento daqui para frente, com a chegada de Paolo Guerrero. Apesar de não ter ido muito bem em clássicos e de não ter tido um bom começo de Brasileiro (foram só 2 jogos), Cirino possui números muito significativos:
- Foram 10 gols e 7 assistências até o momento.
- Foi o jogador que mais finalizou em direção ao gol no Carioca: 24 finalizações.
- Foi o jogador que mais sofreu faltas no Campeonato Carioca: 54 faltas.
- Mas também foi o jogador que mais perdeu a bola no Estadual: 122 perdas.
- Sofreu 2 pênaltis.
Everton: O jogador também teve uma queda de rendimento na reta final do estadual, mas ainda assim é impossível não ver o Everton no time titular do Flamengo. Jogador que se destaca por possuir uma enorme velocidade e dinâmica de jogo. Por ser um jogador rápido e de fácil chegada na área adversária, ficou ainda mais evidente sua deficiência nas finalizações. Everton também tem dificuldade de sair das linhas de impedimentos. Mas Everton ainda assim, continua sendo um dos principais jogadores do elenco.
- Foram 4 gols e 2 assistências.
- Entre Estadual e Brasileiro, Everton já foi pego em posição de impedimento 19 vezes.
Alecssandro: Seja titular ou reserva, Alecssandro sempre tem bons números quando o quesito é gols. O jogador é o atual artilheiro da equipe na temporada com 11 gols. Não importa o concorrente a vaga de titular, seja ele Hernane, Eduardo da Silva ou Marcelo Cirino, ele sempre briga por artilharia. Alecssandro começou a temporada na reserva, foi ganhando espaço com a sequencia de contusões da equipe, tendo feito 9 gols no Campeonato Carioca. Alternou boas e más apresentações até aqui.Deve perder muito espaço com a chegada de Guerrero, inclusive o número da camisa. Há possibilidade de ir para outro clube.
O que realmente fica claro, é que Cristovão Borges terá muito trabalho pra fazer esse time jogar um bom futebol, não por se tratar de um time ruim, mas sim por se tratar de um elenco desnivelado. Sobram jogadores de velocidade, faltam jogadores inteligentes. Sobram laterais esquerdos, faltam laterais direitos. Sobram volantes que destroem jogadas, faltam volantes que constroem jogadas. Sobram oportunidades para jogadores improdutivos, faltam oportunidades para a garotada da base.
É obvio que com a chegada do Guerrero e as outras possíveis contratações, o time jogará um melhor futebol.
Sou um otimista convicto, acho que algo de bom ainda acontecerá nessa temporada, seja em conquistas de títulos ou de uma vaga na Libertadores do ano que vem. É, sonhar não custa nada!
Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.
rodrigo.ferreira@colunadofla.com
Hoje em dia qualquer um escreve qualquer merda…
Idem para os comentários tb!
Pra mim o flamengo tem que jogar com essa formação 4-5-1 …. pv… frauches….wallace… samir… pico… jonas… marcio araujo… luis antonio… eduardo… everto e de centro avante marcelo cirino … bom eu penso que seria massa essa formação contra o cruzeiro !!! Logo alguns jogadores estaram com as suas seleções
UMA MERDA… minha avaliação…
O time é Flamengo… se é pra perder. Vamo perder assustando… pressão o jogo todo… fazer gol na saída de bola e etc…
Tenho uma Sugestão para o programa ST: Desconto na Mensalidade da Universidade.
Vi no programado Palmeiras (AVANTI) que o programa oferece desconto na mensalidade e inscrição junto a Universidade que patrocina o time. Se o Flamengo fizesse um convênio com algumas Universidades do Rio, ou até mesmo Nacionais, isso poderia alavancar as adesões, pois o desconto na mensalidade, por menor que seja, já ultrapassa o valor da mensalidade do programa Sócio-Torcedor.
Sem dúvida é uma ideia que tem tudo pra dar certo e impulsionar nosso Programa. E ainda associava a imagem do Flamengo à Educação.
Espero ver essa ideia em prática em breve.
Mandei essa sugestão pro SAC do Sócio-Torcedor Rubro-Negro. Vamos Encher a caixa de correio pro programa com essa Sugestão pra tentar emplacar essa ideia.
Emanuel
ST 451813
Tenho uma Sugestão para o programa ST: Desconto na Mensalidade da Universidade.
Vi no programado Palmeiras (AVANTI) que o programa oferece desconto na mensalidade e inscrição junto a Universidade que patrocina o time. Se o Flamengo fizesse um convênio com algumas Universidades do Rio, ou até mesmo Nacionais, isso poderia alavancar as adesões, pois o desconto na mensalidade, por menor que seja, já ultrapassa o valor da mensalidade do programa Sócio-Torcedor.
Sem dúvida é uma ideia que tem tudo pra dar certo e impulsionar nosso Programa. E ainda associava a imagem do Flamengo à Educação.
Espero ver essa ideia em prática em breve.
Mandei essa sugestão pro SAC do Sócio-Torcedor Rubro-Negro. Vamos Encher a caixa de correio pro programa com essa Sugestão pra tentar emplacar essa ideia.
Emanuel
ST 451813
Boa comparação. Pelos numeros Para não foi tão mal assim tirando a atuação fraquissima contra o flu no ultimo jogo ( lembrando que Léo Moura fez em 10 anos 515 partidas, marcando 47 gols e dando 51 assistências), quanto ao Alecssandro só joga bola e faz muitos gols no inicio do ano por causa do carioca depois acaba dificil ver decidir um jogo dificil um bom reserva com salario alto para seu nivel…
Até o fim da Copa America – PV, L Antonio, Samir, Wallace, Pico, Jonas, M Araujo, Canteros ou Eduardo (meia armador), Everton, Paulinho e Cirino ; Após – PV, L Antonio, Samir, Wallace, Armero, Carceres, Canteros, Quintero (Eduardo), Everton, Cirino e Guerrero
Até o fim da Copa America – PV, L Antonio, Samir, Wallace, Pico, Jonas, M Araujo, Canteros ou Eduardo (meia armador), Everton, Paulinho e Cirino ; Após – PV, L Antonio, Samir, Wallace, Armero, Carceres, Canteros, Quintero (Eduardo), Everton, Cirino e Guerrero
Avaliação desde quando Wallace está no Flamengo. O Mengão ficou pequeno e o time é um lixo. A maioria dos jogadores do Flamengo veio de time pequeno, por isso Flamengo está nessa situação.
E tem muito professor aq kkk até de mais !!! Bn comédia
E tem muito professor aq kkk até de mais !!! Bn comédia
Deste elenco ai só se aproveita Pv, samir, a.maia, canteros, jonas, everton, paulinho, cirino, nixon, eduardo, guerrero !
O resto manda emborra e contrata novos jogadores !
Flamengo era pra ter reformulado o seu elenco em dezembro!
mas o luxemburro perdiu a permanência de muitos perebas que ai estão, e ainda contratou outros perebas !!!