Fonte: GE
A pressão de trabalhar no Flamengo é grande, e Cristóvão Borges reconhece disso. Após a derrota por 1 a 0 para o Vasco na Arena Pantanal, em Cuiabá, na noite deste domingo, resultado que manteve o Rubro-Negro na zona de rebaixamendo do Brasileirão, o treinador reconheceu a péssima atuação do time, ainda que tenha visto evolução no segundo tempo, e prometeu reação. Para ele, a performance se deu principalmente por conta da pouca movimentação dos jogadores.
– A equipe jogou muito mal no primeiro tempo. Aceitamos a marcação, tivemos dificuldade na criação. Aí, com pouca movimentação, a marcação ficou fácil, viramos presa fácil. Já no segundo tempo a gente conseguiu mais mobilidade, fazer melhor as ligações. Melhoramos, criamos oportunidades e poderíamos ter empatado o jogo – disse.
Cristóvão, que tem quatro derrotas e duas vitórias em seis jogos no Flamengo, também criticou o fato de a equipe ainda estar sendo montada, mesmo nove rodadas após o início do Campeonato Brasileiro. Emerson Sheik, Alan Patrick e Ayrton acabaram de chegar. Paolo Guerrero nem foi apresentado. E o clube ainda está atrás de um jogador de meio-campo para fechar o elenco.
– Números são fatos, não dá para contestar. Quando eu cheguei, estava buscando definir a equipe. E isso durante o Campeonato Brasileiro é muito mais difícil, porque o nível é muito alto e forte. Você construir e definir uma equipe… Ao mesmo tempo, a equipe já começou o campeonato muito atrás. Temos poucos pontos. Jogamos o tempo inteiro pressionados, porque precisamos mudar essa situação. As vitórias são para ontem. A gente tem que conseguir essas vitórias. Casar isso com uma equipe para definir fica mais difícil.
Na manhã desta segunda-feira o Flamengo viaja de Cuiabá para Joinville, onde na quarta, às 22h (de Brasília), encara o time da casa, que também está na zona de rebaixamento. Após a derrota diante do Vasco, a partida ganhou caráter ainda mais decisivo para o Rubro-Negro.
Veja outros trechos da entrevista coletiva de Cristóvão Borges:
Erros de passe
O fato de a gente aceitar a marcação… Para a gente ter passe e posse de bola, tem que ter movimentação. Nossa movimentação no primeiro tempo praticamente não existiu. Diante disso, fomos facilmente marcados. Aí, tem dificuldade. As opções não aparecem, e isso induz ao erro. Com essa pouca movimentação, sentimos bastante dificuldade. Já no segundo tempo foi diferente. Tivemos melhor ligação e conseguimos criar algumas jogadas.
Jovem Jorge
Ele chegou recentemente. O momento é de grande dificuldade, muita cobrança e muita pressão. Então, você tem que cuidar um pouco do momento de lançar um jogador assim. É importante para ele ter oportunidade, mas onde ele possa se sentir mais à vontade para desempenhar e ter boa performance. Neste momento estamos muito pressionados, estamos precisando de resultados e não conseguimos nessas últimas rodadas. É esse cuidado que a gente tem que ter. Mas logo ele terá oportunidade.
Jogo contra o Joinville
Se ficarmos próximo daquilo que fizemos em algumas partidas, e é isso que vamos buscar… Temos que melhorar, que reagir, não só pela necessidade, mas pela atuação de hoje. Temos que reagir e vamos reagir, porque não é esse o nosso Flamengo.
Vida ou morte?
Não. Estamos jogamos todos os jogos como decisões. Decisão o tempo inteiro. Era a grande oportunidade hoje, sendo um clássico diante do nosso rival, e com a vitória sairíamos da zona de rebaixamento, alcançaríamos algumas posições. Pelo começo da equipe no Brasileiro, estamos jogando o tempo inteiro pressionados.
Diferenças no time seis jogos depois
Em algumas partidas conseguimos melhorar, nada daquilo do que se tem necessidade, por isso não mudamos ainda esse cenário. Precisamos evoluir muito e estamos evoluindo não da maneira como queremos. Estamos oscilando muito. Conseguimos duas vitórias seguidas e depois não conseguimos manter essa regularidade em termos de vitórias. E esse campeonato é de regularidade, então isso tem que ser alcançado para que a gente possa alcançar no campeonato. É necessário e urgente isso.
Deficiências do time
Claro, a gente percebe as dificuldades. E ainda temos jogadores que estão na Copa América. Se eles estivesse aqui, teríamos mais opções, isso também prejudica. Por isso em alguns jogos temos feito mudanças para achar a melhor maneira, a melhor escalação, o melhor sistema de jogo. E vamos continuar fazendo isso para achar uma maneira onde tenha uma performance suficiente para conseguir ganhar.
Claro, com 3 volantes, chamou o adversário pra cima. Se ferrar.
Só eu que acho que escalo melhor esse time. Temos sim jogadores que podem ser úteis. Me diz que time não queria ter Marcelo Círino ou Canteros ou Samir..
O PROBLEMA é a tática. Jogar no 4-3-3 sem estar compactado e sem ter um cara na criação é sacanagem. Por isso que eu gosto do Jayme jogava no 4-4-2 maroto e ganhava tudo. E outra eu sou a fovor mais do que nunca dos jogadores da base. Por que está claro que Jorge é melhor que o Pico ou o Ronaldo é melhor que Márcio Araújo tem ainda o Jaja o Matheus Savio Douglas Baggio o Pepê o Cafu o Thiago Ennes e tantos outros. E outra coisa chega de L Antônio na lateral. POR QUE que não da oportunidade pro Ayrton ….
Meu time seria no 4-4-2 assim.:
Paulo Victor – Ayrton – Carceres ( sim não tem mais velocidade pra volante ) – Samir -Armero – Jonas – Canteros – Alan Patrick – Everton – Emerson – Círino. Não é possível que esse time não ganhe….. É melhor qie o Vasco anos luz melhor que o avai o sport a chapeconese o coritiba. Só resta esperar o Guerrero e torcer pra vim o Elias #foracristovão #vemoswaldo
Melhor que o time do Cristóvão, com certeza é. A partir do momento que pararmos de jogar com 7 só defendendo podemos pelo menos torcer para vencer um jogo, caso contrário, vai ser sempre esse desespero.
Menos o Airton.
Pow… o cara escala contra o lanterna um time com três volantes cujo a tática do time é dar a bola no zagueiro e bico pra frente!!! Vai te ferrar!!! Pow… até o César estava de sacanagem! Bater tiro de meta para fora toda hora!!! Pow… o time é um bando!!!!
Será que ele só percebeu isso depois que o jogo acabou???
Porque num tirou um dos volantes pelo menos???
O florminense joga hoje só com um volante (edison) e esta em quarto lugar, agora eu entendo porque o cristovao saiu de lá….
Isaias, o Cristóvão não sabe de nada. A hora que vi a escalação, já vi que ia ser um jogo sofrível para nós e acredito que todo mundo viu a mesma coisa. Uma ou outra, ou um de nós deve ser o técnico do Flamengo ou ele não sabe nada de futebol. Fico com a segunda opção.
Nós torcedores sabemos mais de jogo de futebol que esse Cristóvão Borges, já está insuportável ver esse cara treinar ou fingir que treina o Flamengo com esses resultados.
Pior de tudo é que agora o Bandeira tá aparecendo com outro papo diferente de suas promessas, vejam: “Bandeira de Mello reconheceu que, após Guerrero e Sheik, novos reforços só se for obtida nova fonte de renda. Enfim, é em meio à política e ao dinheiro justo que a diretoria rubro-negra vai se equilibrar para fugir da zona da degola.” (Fonte UOL)
Em suma, tamos fudidos.
Já passou da hora de ficar inventando. De querer colocar volante na lateral, de colocar lateral esquerdo na direita. Essa porra tá uma bagunça.
Já passou da hora de muitos que ali estão ir embora. M. Araújo, Eduardo da Silva, pico, bressan, frauches, Gabriel, Wallace, Marcelo, almir, thalysson, L. Antônio se esqueci de alguém me lembrem. Veja quantos jogadores inúteis temos no nosso flamengo, quanto gastamos todos os meses pagando salários de jogadores que não servem pra ali estar. Meu Deus, hj foi o pior jogo que já vi do flamengo. Inadmissível vê o Sheik com 36 anos correndo em campo e vê everton, cirino, canteros, Eduardo da Silva se arrastando em campo. Os outros nem vou citar, cito esses pq seriam os jogadores de qualidade no elenco. Mudanças já! 1°Começando pelo Cristóvão, mas não me venham com oswaldo, jayme, vagner mancine. Que busquem o cuca! Mas logo o cuca que não ganha nada ? Sim ele mesmo não vamos ganhar nada mesmo esse ano, pelo menos não vamos ficar brigando pelo rebaixamento com ele e se tiver sorte consegue alguma coisa na copa do Brasil. Sempre monta time ofensivo, faz milagre com elenco limitado. 2° abra o portão da gávea para que a torcida possa ter um papo com o elenco, que só podem estar de sacanagem. Recebem em dia, não é o pior elenco do brasileiro, tem uns 10 elencos inferior ao nosso, então só podem estar de sacanagem. 3 ° vamos apoiar que esse ano vai ser sofrido, ainda mais em ano de eleição.
Nao sei quando ele q por o jorge com esse time ai sempre vai ta na presao
Pelo jeito, o Jorge vai estrear com 30 anos.
É minha impressão ou ele parece estar perdido?
Ta perdidaço
Mais de meia dúzia de jogadores e esse treinador de série B tem que ir embora do Flamengo! A diretoria e torcida tem que tomar uma providência em favor do clube, tentar melhorar o time, estruturar! A tprcida tme que vaiar os perebas pernas de pau para irem embora logo! É inadimissível e Flamengo perder para o lanterna do campeonato!
Porra Cristóvão, seu bêbado fdp, essa derrota ta na sua conta, escalou mal pra cacete, a torcida passou a semana aflita com a possibilidade dele colocar o time que começou a partida, e mesmo assim esse miserável escala mal e substitui pior ainda.
Ja passou da hora da diretoria se mexer, dar um chacoalhão nesse time que so tem aparecido bebendo nas baladas. Se afastar pico, Pará, Márcio Araújo e Wallace pode escalar qualquer coisa que ja vai ser melhor.
E tem mais, se perder ou empatar com Joinville na quarta amigo, Adeus Cristóvão, manda o Jayme resolver essa parada aí. Nao sei se trazer tecnico que nao conhece esses perebas adiantaria alga coisa. Fica com Jayme ate o fim do ano e depois mantém o velho na comissão técnica.
#CarlinhosEterno
Cristóvão está cometendo o mesmo erro do Luxa, o 4-3-3. Não temos meio de campo p isto. Volta o 4-4-2 porque estamos perdendo os jogos no meio de campo. Comissão técnica afasta o Pico do elenco e manda esta bosta lá p o Luxa. Luxa foi embora mas esqueceu de levar o lixo que deixou na Gávea,.
Quem disse que canteiros joga bola ?!?! Esse cara erra todos os passes !!!
Fora: Canteiros, Samir, Pará, Pico ,Everton ,Paulinho e Cirino !!! Solução: subir meia dúzia dos jogadores juniores para o lugar desses cabeças de bagre !!!
Analisem.. Não adianta contratarem 800 atacantes se não tiver um meio campo decente. Digo decente em atacar e proteger sua defesa de foma organizada. Se o sonolento Cristovão colocou tres volantes, como na hora do cruzamento que resultou o gol, havia tres atacantes do vice, contra dois defensores (Wallace e Luis Antonio)? Vai gastar tubos de dinheiro com Sheik e Guerrero. Não poderia continuar com Alexsandro e contratar dois ou tres meio campistas bons? O Marcio Araujo só corre, inclusive ele errou o passe que originou o gol dos Vices na semi do carioca esse ano, e ontem foi a mesma coisa.. O Canteiros é o único argentino que veio sem raça… O Carceres e o Jônatas são pelo menos os únicos que jogam com disposição…Dai quem cria? Gabriel é eterna promessa? Mugni é outro falso jogador e Arthur Maia ate agora nada… Quem cria? Temos jogar como time pequeno e por uma bola…
Vai se lascar cristovao seu vascaíno otario
Pelo amor de Deus. O que adianta ter 60% de posse de bola no primeiro tempo e 1 chute ao gol e pra fora.
sou muito mais o jaime do que esse crisbosta!
O cara entrou com três volantes cabeças de bagre para enfrentar o pior time do Brasil. Não me conformo com um treinador medíocre desses.
Manter marcio araujo durante 90 minutos é muita sofrencia. Esta na hora de barrar wallace, não esta jogando nada.