A culpa é toda do Cristóvão?

Compartilhe com os amigos

Salve Salve Nação Rubro Negra! Tenho lido e ouvido de diversos torcedores críticas ferrenhas ao nosso treinador Cristóvão Borges e resolvi escrever a respeito deste assunto que ainda divide opiniões.

Dentre os argumentos mais usados para atacar o técnico, estão o fato de que ele é burro, escala mal, mexe pior ainda, é retranqueiro e insiste em utilizar um esquema de três volantes. O time não vive grande fase, sobretudo jogando em casa e muitos atribuem este rendimento pífio ao nosso comandante… muita calma nessa hora.

Não, eu não acho que Cristóvão seja um técnico extraordinário ou que esteja fazendo um trabalho excelente, pelo contrário. Por vezes nosso treinador transmite insegurança, parece não conhecer bem o elenco e pode sim fazer escolhas questionáveis nas escalações e alterações, porém não acho que todos os problemas do Flamengo em campo sejam culpa exclusiva do comandante.

É inegável que nos últimos jogos houve algumas melhoras, sobretudo no primeiro tempo apresentado no jogo contra o Santos, que foram os melhores 45 minuto apresentados pelo Flamengo no ano e o Cristóvão tem ali uma parcela de responsabilidade por isso.

O nosso elenco foi reforçado e agora temos material humano para termos um desempenho melhor tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil. O que é preciso ser feito agora é dar tempo para o técnico mostrar seu trabalho, afinal, muita gente fala em planejamento a médio e longo prazo e critica a troca constante de treinadores no nosso futebol. Cristóvão está há pouco tempo no comando no Flamengo, mostrou algumas coisas boas (outras ruins, é verdade), mas está longe de estar fazendo um trabalho pífio como alguns antecessores como Ney Franco e Jorginho fizeram.

E também vamos combinar, se o Cristóvão cair, vão trazer quem para o seu lugar? Não vejo no mercado nenhuma opção que me pareça ser muito superior ao que já temos. Ou alguém aí quer matar as saudades do papai Joel, ou ver o clube desembolsar fortunas para pagar técnicos que já passaram do seu auge ou são considerados retranqueiros, como Muricy Ramalho? A história do Flamengo já mostrou que nomes “de grife” para ficar ali na área técnica não dá certo, basta ver quem foram os treinadores que comandaram o clube nas suas maiores conquistas.

Sei que receberei muitas críticas por dizer isso, mas eu ainda prefiro que o Flamengo mantenha o Cristóvão do que trazer qualquer outro treinador, pelo menos por enquanto.

SRN,

Leonardo Resende

leonardo.resende@colunadoflamengo.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não.acredito. alguém teve coragem.de.defender esse cada,.só pode ta querendo repercussão.

  • "A culpa e toda do Cristovao?"
    Resposta: EH SIM!
    Eh ele quem treina o time (meio periodo).
    Eh ele quem escala o time (escalou o PV sem ritmo de jogo sendo que o Cezar vinha jogando bem).
    Eh ele quem faz essas substituicoes ridiculas que ngn entende (como que coloca o Gabriel perna de sabia pra jogar no segundo tempo?)
    Enfim, a culpa eh dele sim pq ele eh o tecnico e alguem deve ser responsavel pela situacao!
    Simples assim!
    SRN

  • Claro que ele é culpado ele é burro !! Parece que não quer fazer nenhuma mudanças para chatear ninguém ele tem medo de todo mundo !

    Como que ele deixa o Wallace de capitão nesse time ???

    O Gabriele é uma piada !!! Matheus Silva é 10 vezes melhor !!

    Porque não dá porque unidade para o Jája ??
    Mas não ele fica insistindo com Marcio caramjo !

    O Wallace e o pior zagueiro ! Ele é o mais lento e mais atrapalhado !!!

    O Marcelo vinha jogando muito melhor que ele porque ele está no banco ?

    Quando que essa diretoria vai tomar o mérito e mandasse burro embora

  • " E inegalvel que nos ultimos jogos houve algumas melhoras "….. "o Cristóvão tem ali uma parcela de responsabilidade por isso "…Respeito a sua opinião mais não concordo com você Leonardo Resende… como ele pode ser considerado responsável pela melhora c todo leigo já tinha percebido que o time melhorava …quando tirava um volante pra colocar um meia…muito pelo contrário ele ficou assistindo nos volantes …mesmo o time não c defendendo bem e sem ter o tal equilíbrio que ele tanto defendia no uso dos mesmos…o Cristóvão demora 1 ano pra perceber oque muitos leigos já perceberam… Mesmo o time não jogando bem com os três volantes ele ainda insistiu defendendo a tese que o time c defenderia melhor fato que não ocorreu .. O time só está melhor por causá do Guerreiro e Sheik..e não por causa de uma padrão de jogo !….agora me diga…não é pra ser chamado de burro? É sim ! Já recebeu doutorado !

  • Se ele insistir com Araujo de titular e Gabriel, vai ficar difícil pra ele, e a torcida pedirá o Pet.

  • Ele pede pra ser chamado de burro escalando o Gabriel, pronto. BURRO! BURRO! Coloca Matheus Sávio mas não Gabriel.

  • Não sou a favor de demitir técnico, até fui a favor da contratação do CB.
    Mas nos últimos jogos, ficou evidente que o CB não tem capacidade de mudar o rumo de uma partida, durante a partida. Demora a raciocinar, tanto é que nas coletivas, pós-jogo, ele faz uma leitura correta do jogo, mas não consegue raciocinar rápido durante a partida. srn

  • A culpa não é do CB não, é de quem deixa ele lá…melhor deixar o Jaime de Almeida à frente do time..

    • E isso aí está certinho sua colocação

    • Esquece Jaime… Em 2013 o grupose fechou e conseguiu a CB, em 2014 foi mais uma bosta…

    • Se o Jaime fosse bom, estava empregado e não voltaria ao Flamengo como auxiliar do auxiliar…kkkk

  • Leonardo Resende, respeito sua opinião, mas não concordo. Antes não tínhamos ovos para fazer o omelete, agora temos um assistente de cozinha fazendo isso. O cara é esforçado, dá sangue, mas não é um legítimo chef. Um exemplo de que pelo tempo que ele está no comando, já deveríamos ter melhorado muito mais é o Palmeiras, que montou o time inteiro este ano e o Marcelo (um verdadeiro chef) está fazendo o time ganhar e jogar muito bem. Cristóvão pode se tornar um ótimo técnico, mas o Flamengo não é o lugar certo para quem está ganhando experiência, é um lugar de vencedores, precisamos de um técnico vencedor… SRN

    • Sou do mesmo pensamento !

  • Não querem desembolsar fortunas para trazer um técnico de ponta, como o Marcelo Oliveira, Sampaoli, então contentamos com a meiúca da tabela e olhe lá!

  • Vamos aguardar o jogo contra a Ponte Preta!

  • Colocar Gabriel quando tinha que colocar o Cáceres! não! a culpa não é do Cristóvão, é da torcida!

    • kkkkkkkkkkkk

    • Kkkkkkkkkk…verdade !

  • Falou muito e não disse nada.

  • Enfim, uma opinião racional, concordo que tem feito coisas ruins, mas também, creio em algumas melhoras, o alan patrick não inspira confiança, jogou bem os últimos jogos, mas nao transmite tanto, quem acompanha um pouco a carreira do Cristóvão sabe que os times dele jogam para frente vide o fluminense do ano passado. O elenco tem carências, joga-se com três volante em razao do material humano, outra coisa, apesar do Sheik ter feito excelente jogos na parte ofensiva, o setor em que ele fica geralmente sofre muito, porque ele nao acompanha o marcador, por isso o Cristóvão utiliza três volantes, é questao de segurança em momento turbulento mesmo, e tentar diminuir espaços.
    Sobre o Wallace, tecnicamente é limitado, porém, é o zagueiro mais regular do time, nao vejo razão para tira-lo nesse momento.

  • Na boa, todo final de jogo que acontece alguma merda eu xingo pra cacete esse técnico. Depois mais rlx e com a cabeça mais fria Aí eu volto a xingar esse fdp kkk

    Só que tem uma coisa de verdade nesse texto ae do amigo rubro-negro. De fato nem tudo é culpa do Cristóvão, que culpa ele tem do Gabriel não ter feito categoria de base? Paulinho só usar chinelo e não calçar as chuteiras? Cirino oscilando muito a culpa é do CB? Samir quando não está machucado está dando escorregões, Wallace é um panaca, César Martins ainda não adquiriu o melhor ritmo de jogo e a culpa é do técnico? Escalou o PV, como adivinhar que ele iria falhar se já estava treinando a 10 dias? Uma hora o PV teria que voltar. Que culpa o Cristóvão tem de olhar Pará, Ayrton ou Luiz Antônio e ter que escolher um deles pra lateral direita porque não tem outra opção, a não ser pegar um jovem da base sem experiência e jogar no fogo… Que culpa o CB teve se o Alan Patrick e Everton pediram pra sair contra o Santos?

    Enfim, na minha opinião o que eu não gosto no Cristóvão é escalar jogador fora da sua posição quando tem opções no banco, como botar Canteros de meia (ficando com 3 volantes) tendo Alan Patrick no banco, recuar o Sheik pra meia tb costuma dar merda e ele já fez isso algumas vzs, Pelo visto ele escalou MA no lugar do Cáceres pq o paraguaio estava sendo negociado aí a culpa não é do tecnico se o Jonas ainda está machucado.

    Qualquer técnico terá esse calhamaço de problemas que o Flamengo vem sofrendo, só que o CB mal ou bem já está minimamente conseguindo lidar com isso. Outro técnico também terá seus erros até conseguir instalar sua proposta de jogo, mas aí já será dezembro. Sendo assim… Vamos sofrer com CB até o fim da temporada. Oremos kkk.

    SRN.

    • O pior é o improviso e a falta de coragem de mexer no time

    • Eu gostei do Marcio Araújo ali de primeiro volante… Não defendo sua titularidade, mas eu nunca vou falar que ele não se compromete com o time. Ele honra muito bem o contrato dele, o problema é ser limitado tecnicamente.
      Ele jogando como primeiro volante, tem uma certa queda no rendimento defensivo, mas o Everton, Sheik, Canteros e Alan Patrick tem que recuar mais na hora de marcar, dando pra entender assim o motivo do Alan Patrick e do Everton terem cansado. Acredito que tenha sido esse motivo pelo qual ambos pediram pra sair… O jogo foi MUITO BOM, não com relação ao Flamengo, mas o jogo todo em si. Qualquer uma das equipes poderiam ter saído vencedoras, sem formos lembrar as boas defesas do PV e dos gols que o Guerrero e o Everton perderam… Ultimamente, Flamengo x Santos tem protagonizado sempre grandes jogos… De repente se a gente tivesse sido vencedor do jogo não falariamos dessa escalação. Pq ele escalou o time bem, a galera jogou bem. O PV não é unico culpado, e mesmo assim ele tem o direito de cometer esse erro. Me salvou uma porrada de vezes.
      Se o Cristovão conseguir manter o time com um volante atras, poderemos render muito bem. Pq quando o Ederson cansar, teremos um baita backup com o Alan Patrick.

      • Concordo, cada um (técnico e jogadores) com a sua parcela de culpa, não tem que caçar bruxas o jogo foi bom, as duas equipes poderiam estar melhor na tabela e fizeram um jogo equilibrado.

        Marcio de primeiro volante eu realmente acho que ele jogou mais direitinho do que ele joga quando é escalado com a função de encostar um pouco no ataque apesar de ter levado um cartão amarelo que muita gente critica o Jonas quando ele tb leva, mas ali na cabeça de área é complicado passar o jogo sem fazer faltas, o Marcio evita fazer quando tem outro volante marcando por ele. enfim, de fato ele corre o jogo todo, não se machuca e tem fôlego pra correr todo dia se preciso for ele corre de manhã de tarde e de noite rs, o problema é quando precisa fazer algo mais do que correr… aí ele não faz, não tem qualidade. É reserva, os volantes são Jonas e Canteros.

        • Sim, por isso falei que não defendo sua titularidade… Eu prefiro o Jonas ali. Mas ele não tem culpa alguma no resultado. E essa variação dele com o Canteros que ora um encostava, ora outro foi legal de ver tbm. Mas falta qualidade nele pra fazer isso… Irmão, tivemos obina no nosso ataque, Aírton como primeiro volante… E não eram criticados pq entenderam que era preciso comprometimento com o time… Quero ver o Jonas jogar, mas eu me sinto tranquilo em saber que tem muita raça no backup.

          • Também penso assim.

      • O Marcio Araújo jogou muito bem. Foi um motorzinho

      • Tambem acho …Foi onde eu vi que ele (Márcio Araújo) poderia evoluir… Quem sabe ! …. Mais quero que vá embora..rsrs .

    • Isso ai irmão….Torcer para que o time renda. Pois o elenco e' limitado

    • Podia ter esperado o jogo da ponte pra colocar o Pv. O césar estava vindo bem. Salvou a equipe contra o goiás. E o cara não tem peito pra deixar o césar. Sem pulso total. Não viu o que aconteceu com o goleiro do vasco?

  • Gente falar o q de um treinador q n se atualiza….até hj ele n entendeu q o Gabriel n e meia, que o Flamengo n joga bem só com os volantes…..então dizer o q deste técnico…..só podemos resumir q ele é muiiiito fraco….e simples, e infelizmente iremos sofrer derrotas por causa dos erros dele….

    • Já estamos sofrendo a tempos inclusive neste final de semana deixamos de ganhar 2 pontos vai fazer falta lá na frente

  • Ele como treinador é orrivel, ele é a replica do Joel, gente o que esse cara acha ou vê, no Marcio Araujo e walaci? Esses caras estão passando da hora de deixar o flamengo, o famoso Cristóvão tambem ele é muito fraco se é pra fazer experiência que trazem o nosso Pet!!!

  • NÃO!! A parcela dele é somente de 99.9999% o resto fica por conta do acaso. ??

  • Nao Corcondo ele já provou e está provando q não sabe mexer no time e joga por uma bola. Fraco de mas o flamengo merece um técnico bom q sabe oq está fazendo q não jogue pela uma bola.em toda minha vida nunca vir o flamengo tão ruim dentro de casa não ganha uma. Ele tem no mínimo 70%/de culpa a final quem escala é ele! E tem jogador q é fraco se é fraco tem q ser banco . fazer mudança.. Ele leu o jogo todos nois sabia q o flamengo ia sofrer o empate. Então ali ele já tinha a arrumar a casa não depois q sofreu empate vai embora seu lixo horrível um dos piores técnico q já vim nunca ganhou nada.

  • Concordo com tudo, mas acho que já esta pelo menos na hora dele ter um esquema tático definido, e deixar de insistir no Gabriel pois nós torcedores não aguentamos mais sofrer tanto quando ele entra em campo.

    • vou escalar o time ideal.
      Paulo Vitor, Jorge, Samir, César Martins, Ayrton, Márcio Araújo, Canteiros,
      Allan Patrick, Ederson, Emerson e Guerreiro

Comentários não são permitidos.