Fonte: Torcedores.com
A CBF definiu nesta terça (4) os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil e um deles será justamente o clássico Flamengo x Vasco. Se depender do lado rubro-negro, ambos os jogos serão no Maracanã.
É bom jogar no estado pelo fato de estarmos disputando duas competições [Brasileirão e Copa do Brasil] ao mesmo tempo e não ter que viajar é uma vantagem porque desgasta menos o time”, declarou Fred Luz, diretor-geral do Flamengo, durante entrevista à “ESPN Brasil”.
Tricampeão da Copa do Brasil, o Flamengo é recordista de jogos (157) e gols (299) no torneio. O último título foi em 2013, contra o Atlético-PR, sob o comando do técnico Jayme de Almeida. As demais conquistas aconteceram em 1990 e 2006, em decisões contra Goiás e Vasco. O time de São Januário ficou com o troféu em 2011.
Caso os dois jogos sejam no Maracanã, o regulamento da Copa do Brasil exclui o gol qualificado como critério de desempate no confronto. “Vasco é um adversário de valor e agora teremos uma boa chance de reverter a estatística deste ano. É um brinde para torcida do Rio de Janeiro, que vai ter dois clássicos valendo muito”, finalizou o dirigente.
Em 2015, Vasco e Flamengo se enfrentaram três vezes em jogos oficiais, sendo duas pelo Campeonato Carioca e outra pelo Brasileirão. Em março, Alecsandro marcou duas vezes na vitória por 2 a 1 e Gilberto descontou. A revanche aconteceu na decisão, quando o ex-atacante cruzmaltino fez 1 a 0 e levantou a taça. Já no último jogo, em 28 de junho, o colombiano Riascos marcou o único gol do jogo realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT.
Destaques dos últimos confrontos, Alecsandro e Gilberto já foram negociados. O primeiro foi para o Palmeiras, enquanto o outro vai jogar pelo Chicago Fire na Major League Soccer (EUA).
As datas e os mandos de campo ainda não foram divulgados pela CBF.