‘Maldição paulista’ no Flamengo? Muricy vai encarar o desafio

Compartilhe com os amigos

Sem clube desde que deixou o São Paulo em abril deste ano, Muricy Ramalho está muito próximo de ser técnico do Flamengo. E, assinando o contrato, o treinador terá um fato histórico no mínimo curioso para derrubar: o fracasso de profissionais paulistas no comando do time rubro-negro.

Em mais de um século de história da equipe carioca, “sucesso” é uma palavra que ficou longe de marcar a passagem de sete técnicos nascidos no Estado de São Paulo pelo clube: Dorival Jr, Silas, Nelsinho Baptista, Candinho, Dino Sani, Tim e Claudio Garcia.

Dentre eles, o que terminou com melhor aproveitamento foi Garcia, que foi treinador da equip entre 1983 e 1984. Em 46 jogos, ele conquistou 28 vitórias e terminou com 67,39% de aproveitamento. Sua única conquista foi a Taça Rio, o segundo turno do Carioca.

O segundo melhor foi o ex-volante Dino Sani. Em 1981, ele ficou três meses no comando e conseguiu 65% dos pontos disputados. Conquistou dois torneios amistosos e a Taça Guanabara. Ele acabou sendo substituído por Paulo César Carpegiani, que levaria o Fla aos títulos do Carioca, do Brasileiro, da Libertadores e do Mundial.

Candinho foi o terceiro melhor no quesito. Em 1988, teve passagem curtíssima, de apenas 16 jogos, mas conseguiu 62,5% de aproveitamento. Elba de Pádua Lima, o Tim, foi o quarto melhor, com 55,7%. Ele comandou o clube em 1969, mas não repetiu no Fla as passagens que teve por Bangu e Fluminense.

Os três piores aproveitamentos, curiosamente, foram dos últimos três que passaram pelo clube. Dorival Jr, hoje no Santos, chegou na equipe em 2012 e ficou até março de 2013, quando não aceitou a redução de 50% proposta pela diretoria à época. Ele conseguiu 51,5% de aproveitamento.

Nelsinho Baptista (50,6% em 2003) e Silas (apenas 10 jogos e 30% dos pontos conquistados em 2010) são os outros dois.

O time ainda teve pelo menos três interinos nascidos em uma cidade do estado de São Paulo: Marcos Leme (2002), João Crevelim, o Liminha (2005), e José Georgini (2006), .

Ao longo da história do Fla, alguns técnicos de fora do Rio e até mesmo de outros países conseguiram o sucesso que os paulistas não conseguiram. Na década de 1950, por exemplo, o húngaro Fleitas Solich conquistou o tri carioca. No fim da década de 1970 até o começo da de 1980, os gaúchos conquistaram títulos, com Claudio Coutinho e o já citado Carpegiani.

muricy-ramalho-durante-a-partida-contra-o-vasco-dia-6-de-novembro-original[1]

Perto da equipe, Muricy disse que foi procurado por quatro clubes durante o período em que ficou afastado. Questionado se o clube com quem tem acerto é Flamengo, desconversou. A reportagem da ESPN, no entanto, apurou que o clube carioca é o que ofereceu melhores condições de trabalho ao técnico.

O anúncio dele, inclusive, está condicionado à vitória da chapa encabeçada pelo atual presidente Eduardo Bandeira de Mello nas eleições do clube – o pleito ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 6 de dezembro.

Ele também foi procurado pelo Atlético-MG e pelo Internacional.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

Comentários não são permitidos.