Hoje o Youtube é mais do que um canal de vídeos na internet. O Youtube virou uma plataforma de entretenimento e rentabilidade para pessoas comuns e de grandes empresas. O Youtube é capaz de transformar anônimos em celebridades como aconteceu com Pc Siqueira, Kéfera, Felipe Neto, Cauê Moura e entre outros. Outra questão interessante é a de rentabilidade. Os maiores canais no Brasil arrecadam em média de 50 a 200 mil dólares por mês. O que em um ano pode chegar ao valor de 600 mil a 2.400 milhões de dólares. Imagina essa grana no Flamengo?
Antes de pensar na grana, Antônio Tabet que é o Vice-Presidente de Comunicação e criador do Kibe Loco e do Porta dos Fundos precisa fazer do Canal do Flamengo no Youtube, a Nova Fla TV num case de sucesso. Os números e o conteúdo são desanimadores. Hoje, a FLA TV conta com 67.223 inscritos no canal, sendo o quinto clube brasileiro com maior número de inscritos. Na frente do Flamengo temos os quatro grandes de São Paulo.
Tabela com os clubes da Série A do Brasileirão que possuem canais no Youtube:
*Vasco e Bahia que estão na Série B foram incluídos, pois o Atlético-MG não divulga seu número de inscritos e o Vitória não possui um canal oficial no Youtube.
Agora considerando o número de visualizações, o Flamengo cai para o oitavo lugar como mostra tabela com os 10 canais mais visualizados no Youtube dos clubes do futebol brasileiro:
O Flamengo está bem atrás das primeiras posições, mas algumas coisas devem ser consideradas. A primeira delas é que mesmo sendo um dos canais mais antigos dos clubes brasileiros, o Flamengo criou o seu canal em 2006, nunca o clube explorou de forma correta o potencial de entretenimento, marketing e informação. Os maiores canais do país como os dos clubes de São Paulo, utilizam seu espaço com regularidades, quadros fixos e conteúdo semanal previamente divulgados. Esses canais contam também com layout próprio e conteúdo exclusivo para o Youtube. Diferente do Flamengo que publicava no canal somente os programas produzidos para a TV. Primeiro no Esporte Interativo e depois no Premiere. Para vocês verem o nível de desinteresse dos clubes brasileiros com o Youtube, o Canal do Blog Ser Flamengo que é micro em termos de inscritos e visualizações, seria décimo sétimo no ranking de inscritos e em visualizações estaríamos na frente de clubes tradicionais como Cruzeiro, Atlético-PR, Bahia, Sport, Ponte Preta… O Canal da Nivinha, a maior Youtuber que fala sobre o Flamengo, seria nona colocada em números de inscritos e décima colocada em número de visualizações no Brasil. A Nivinha sozinha é maior que Fluminense e Botafogo para ficar só no Rio. Somando o número de inscritos desses 20 clubes, chegamos ao número de 1 424 462 inscritos e em visualizações de 272 975 712. Números longe dos clubes estrangeiros como vamos ver na tabela abaixo.
Os 20 clubes com mais inscritos no mundo
Por essa tabela vemos que os maiores canais são dos clubes europeus. 6 equipes de fora do continente figuram na lista como os 4 grandes de São Paulo, o América do México e o Al Hilal da Arábia Saudita. A soma dos 20 Clubes brasileiros passa um pouco da metade do Barcelona assim como em termos de visualizações. Dado curioso do Youtube é que o número de inscritos não quer dizer que você será o campeão de visualizações como mostra a próxima tabela:
Aí na tabela de visualizações, encontramos um intruso, o Ajax que em números de inscritos é o vigésimo segundo do ranking mundial com 102 266, mas é o nono em termos de visualizações. O Santos que na tabela de visualizações figura em quinto, mas na de inscritos figuram em décimo primeiro, mostra a importância da qualidade dos vídeos e da regularidade de publicação. O Ajax publica em média um vídeo por dia, o Santos também tem essa regularidade, mas dependendo do momento. No canal do Santos há uma variedade de temas que vão além dos bastidores dos treinos e das partidas. Barcelona e Real Madrid, os líderes mundiais também costumam publicar um vídeo por dia. Além do futebol, postam conteúdos exclusivos dos outros esportes e até mesmo do futebol feminino. Fora isso, uma infinidade de vídeos do passado com gols e biografias de ídolos históricos. O canal do Flamengo tem um infinito conteúdo para explorar, pois além do futebol, temos o basquete, as demais modalidades dos Esportes Olímpicos, histórias com grandes curiosidades e fora as grandes figuras da história do clube. Conteúdo não irá faltar.
Voltando aos números, parece distante chegar próximo dos clubes europeus, mas não é. Só pegando os canais brasileiros, mais especificamente o Porta dos Fundos, canal criado pelo próprio Antonio Tabet, conta hoje com nada menos que quase onze milhões de inscritos, quase três vezes maior do que os canais do Barcelona e Real Madrid juntos. Falando de visualizações, o Porta dos Fundos conta com um pouco mais de dois bilhões. O número de Barcelona e Real Madrid juntos não chega a metade disso. Em termos de números, o Flamengo pode chegar sim a ser um dos maiores ou o maior canal do mundo em números de inscritos e visualizações. Vale lembrar que nunca foi direcionado um trabalho exclusivo de divulgação e de conteúdo para o canal do Youtube.
Novembro desse ano, no processo eleitoral que o Flamengo vivia, eu conversei com Antonio Tabet. Um papo que durou um pouco mais de uma hora e abordamos o assunto Nova Fla TV. Nesse bate-papo, Tabet fala porque buscou a Soccer Media de Arnaldo Hase que além de hoje cuidar da TV Palmeiras e TV Goiás, foi o responsável pelo boom do canal do Santos, o levando a ser um dos maiores do mundo. Tabet adiantou algumas ideias como uma mesa redonda para falar dos jogos, quadros de entrevistas com Rubro-Negros e ídolos e conteúdo exclusivo para o canal, além claro do programa que vai passar no Premiere e que estará disponível também não só no canal, mas no site do Flamengo.
Mudanças foram feitas no canal do Flamengo como a identidade visual e a criação de um logotipo próprio da Fla TV. Nos primeiros conteúdos exclusivos, encontramos os bastidores da chegada de Muricy Ramalho e a entrevista coletiva na íntegra. Além disso, listas de reprodução por categorias foram feitos no canal para que o espectador tenha facilidade para encontrar aquilo que lhe interessa assistir. A nova Fla TV estreou no último dia 14 no Premiere. O conteúdo ainda não foi disponibilizado no canal, mas já notamos que novidades estão chegando.
O Flamengo hoje além de ter o cara certo para alavancar uma plataforma que pode vir a ser um grande produto de entretenimento, mais um canal para ativações e ações de marketing com parceiros e patrocinadores, tem em suas mãos a oportunidade de criar mais uma fonte de receita e além disso, ajudar a popularizar a sua marca mundo a fora.
Para assinar o canal do Flamengo, a nova FLA TV: youtube.com/flamengo
Fonte: Ser Flamengo
Uma mesa redonda com rubro negros para falar dos jogos, analisar as partidas, arbitragem etc. ia ser muito show… Não aguento mais essa mídia paulista.
Tem que fazer um bom trabalho de divulgação e melhorar o conteúdo, que aí o Flamengo chega fácil entre os primeiros, se não for o primeiro.
ai pergunto: por que isso tudo não foi previsto antes, e porque agora mais só agora vai ter passos longos única mente posso afirma isso viva Eduardo Bandeira de melooooo
Vamos nos inscrever, galera! É o primeiro passo para aumentar o faturamento nesse tipo de mídia: https://www.youtube.com/user/flamengo
Esse site aqui que só cópia notícias deveria postar todos os vídeos da TV Fla aqui…
Fica a dica!!!
Vamos assinar o canal da TV Fla no YouTube galera!
SRN