Se não bastassem as polêmicas afirmações de Alexandre Kalil sobre a Primeira Liga, a competição ganhou um novo capítulo na tarde desta segunda-feira (25). A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nota de veto à realização do torneio, possibilitando apenas partidas amistosas (e dentro da pré-temporada) até o dia 30 de janeiro.
A confederação nacional deixou clara a intenção de impedir o acontecimento dos jogos, tendo em vista que estes terão início nesta quarta-feira (27): 2- Não aprovar a solicitação para realização de qualquer competição não inserida no Calendário Nacional no ano de 2016, em vista das considerações acima apresentadas.
Além disso, a CBF convocou todos os clubes envolvidos na criação e participação do campeonato a discutirem uma realização deste apenas em 2017, respeitando, segundo a entidade, leis, regulamentos e estatutos.
Nas últimas semanas, Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético-MG e ex-diretor da Primeira Liga, deixou o cargo de gestor do certame por divergências com dirigentes de outros clubes envolvidos.
Soma-se a isto a intenção da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), representada pelo seu presidente, Rubens Lopes, em cancelar a realização da competição. Com a participação de Flamengo e Fluminense no campeonato, a federação fluminense entende que seu estadual perderia força.
No entanto, ainda não há uma resposta oficial dos organizadores do torneio sobre o comunicado da CBF. A Liga Sul-Minas-Rio, como também é conhecida, tem início marcado para esta quarta-feira (27), e contará com 12 equipes de cinco estados – RS, SC, PR, MG e RJ.
Confira o comunicado oficial da CBF:
O Presidente e a Diretoria da Confederação Brasileira de Futebol, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,
i) CONSIDERANDO a realização, no dia 27/10/2015, de Assembleia Geral Extraordinária da CBF, que, por deliberação unânime das filiadas presentes, não se opôs à filiação e vinculação da Liga à CBF, nem à inclusão de sua competição no calendário oficial do futebol brasileiro, “desde que cumpridas e respeitadas todas as normas e exigências que compõem o ordenamento jurídico desportivo, compreendendo inclusive os Estatutos da FIFA, CONMEBOL, CBF e Federações” e “desde que integralmente cumpridas as exigências e requisitos contidos no Regulamento Geral das Competições da CBF, em especial o calendário anual do futebol brasileiro, assim como os Estatutos da CBF e das Federações”;
ii) CONSIDERANDO os obstáculos intransponíveis de ordem técnica e das normas constantes do ordenamento jurídico desportivo estadual, nacional e internacional, para que a competição seja realizada no ano de 2016, como a não observância do prazo regulamentar para que clubes e atletas disputem partidas, a impossibilidade legal de que uma partida seja válida por duas competições distintas, além da observância de critérios técnicos de participação, bem como o respeito ao Estatuto do Torcedor;
iii) CONSIDERANDO o interesse da CBF em harmonizar e democratizar o futebol brasileiro, pondo fim aos entraves, conflitos e antagonismos que acabaram se verificando entre os múltiplos atores de nosso futebol, visando a um relacionamento saudável entre todos eles;
iv) CONSIDERANDO o empenho da CBF em promover competições rentáveis e de altíssimo valor agregado, nos moldes da bem sucedida Copa do Nordeste, que é hoje reconhecida nacionalmente e gera recursos diversos aos clubes que a disputam.
RESOLVEM
1- Convocar todos os protagonistas envolvidos na Copa Sul-Minas-Rio, a fim de deliberar a realização da competição no calendário oficial do futebol brasileiro, a partir do ano de 2017, sem nenhuma infringência às leis, regulamentos e estatutos.
2 – Não aprovar a solicitação para realização de qualquer competição não inserida no Calendário Nacional no ano de 2016, em vista das considerações acima apresentadas.
3 – Admitir a realização de jogos amistosos até o dia 30 de janeiro, dentro do período de pré-temporada, já com a anuência das Federações e em respeito às determinações do Estatuto do Torcedor.
4- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no site da CBF, ficando revogadas, a partir de sua vigência, quaisquer disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2016.
Antônio Carlos Nunes de Lima
Presidente em exercício
Fonte: Fox Sports
v) CONSIDERANDO que “José Maria Marin está preso nos EUA, enquanto Teixeira e Del Nero já foram indiciados pela Justiça norte-americana e não podem sequer deixar o
Brasil. Todos são acusados de receber propina em acordos para a venda
de direito de transmissão de competições de futebol no País e na América
do Sul.”
Pois é, a hora de tomar o poder é essa.
Acontece que tem muito cartola ainda defende essa galera aí, não por gostar do trabalho ou qualquer coisa do tipo, mas sim por rabo preso. Aí fica difícil…
Agora é a hora de os dptos jurídicos dos clubes da Liga pensarem numa estratégia para o xeque mate. Os clubes têm que se unir e não reyroceder um milímetro, e acho que trazer a Globo como aliada seria importante, argumentando que a Liga gerarâ uma receita promissora. Uma coisa é certa: a publicidade está sendo um sucesso sem que o roubinho se dê conta. Aliás, não vejo a hora de ver esse traste derrotado.
Somente em 2017? é abaixar a cabeça, ainda vão dizer que só vai participar o campeão e o vice do Estadual, vai tomar naquele lugar CBF e FERJ, espero que o FLA e FLU não aceitem isso.
Se não tiver LIGA em 2016, aí eu acredito que o Rubens e Eurico mandam nessa porra mesmo!!!
cada dia que passa a cbf demonstra que não serve mais pra nada, a não ser enriquecer seus dirigentes. da nojo e ninguem faz nada .
Quero ver se o presidente do Cruzeiro vai ter peito ou vai correr! Quero ver a CBF rebaixar todos os clubes para série D kkkk, e se a FERJ punir o FLA, VAMOS QUEBRAR GERAL.
Não vejo mais torcida organizada protestando, já era hora de estar na FERJ com bandeiras, rojões e batuque PORRA!!!
De jeito nenhum, não há mudança brusca sem rompimento. Já está provado que se a Primeira Liga tentar o diálogo, a CBF e todas essas forças obscuras vão apunhalar a iniciativa.
A criação e realização de uma Liga organizada por clubes está prevista NA LEI, não há o que temer.
Os clubes integrantes, principalmente os maiores, tem a obrigação de levar essa Liga até as últimas consequências e instâncias da Lei.
Espero de verdade uma postura firme e agressiva do nosso Presidente, a partir desse acontecimento lamentável.
O EBM esperou a CBF responder pela velocidade. Se for batalhar com ela, demorará anos e anos para confirmar em lei a realização do torneio, já que a CBF iria fazer o possível – e o impossível, já que eles adoram quebrar as regras – para barrá-la. O mais prático seria os dois entrarem num acordo razoável aos dois, mas não deu…
EU QUERO JOGO NA QUARTA, JOGÃO FLAMENGO X ATLÉTICO-MG!!!
Segundo a FERJ: “Soma-se a isto a intenção da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), representada pelo seu presidente, Rubens Lopes, em cancelar a realização da competição. Com a participação de Flamengo e Fluminense no campeonato, a federação fluminense entende que seu estadual perderia força.”
Vai perder força? FODA-SE!!!
Os comentarias da Fox sports detonando a 1ª liga aquele escroto do sormani e o babaca do calheiros falaram que a liga não serve para nada, kkkkkk serve só para os clubes começarem a se organizar e se unir além de parar de pagar taxas para a federação que não serve para nada além de sustentar a CBF, aí tem cambada de FDP, esse é o padrão Fox conhecido internacionalmente, sempre do lado de quem fode o povo, aqui e nos E.U.A.
SRN #Juntospelaprimeiraliga
#boicoteaocarioca
Segundo a jornalista da ESPN Gabriela Moreira, torcedores do Flamengo estão organizando protesto contra a FFERJ dia 29 sexta feira as 11 hrs na porta da FFERJ.
SRN #Juntospelaprimeiraliga
#boicoteaocarioca