O mais cantado do Brasil e do mundo. Eis outro título do qual pode se orgulhar o Flamengode 120 anos de fundação (como clube de regatas, pois o futebol só começaria a ser praticado em 1912). No livro Futebol no País da Música (Panda Books, 2009), Beto Xavier a rma: “Nenhum time brasileiro, e do mundo, foi tão cantado e idolatrado como o Flamengo, em gêneros que passam pelo choro, foxtrote, marcha, baião, rock, samba e samba-enredo”.
O mesmo autor contabiliza “mais de 150 gravações que contam os feitos, os títulos, as torcidas e até as tristezas rubro-negras”. Entre elas, há verdadeiros clássicos da própria Música Popular Brasileira, como “Fio Maravilha” e “Camisa 10 da Gávea”, ambas compostas pelo rubro-negro Jorge Ben Jor, para homenagear o atacante Fio, em 1972, e o ídolo maior Zico, em 1976.
Já os hinos do clube são dois: o oficial, composto em 1919 por Paulo Magalhães, goleiro do time reserva de futebol; e o não oficial, a Marcha do Flamengo, que o autor de marchinhas carnavalescas Lamartine Babo registrou em 1950, junto com as dos outros dez clubes que à época disputavam o Campeonato Carioca: América, Bangu, Bonsucesso, Botafogo, Canto do Rio, Fluminense, Madureira, Olaria, São Cristóvão e Vasco.
O Hymno Rubro-Negro, como informa a capa da partitura reproduzida ao lado, foi executado pela primeira vez há 95 anos, pelos próprios atletas e sob a regência do autor, no antigo campo da Rua Paissandu, durante a festa do 25º aniversário do clube. Sua primeira gravação, no entanto, é de 1932, na voz de Castro Barbosa, responsável também pelo maior sucesso do Carnaval daquele ano, Teu Cabelo Não Nega, de Lamartine Babo e Pixinguinha.
Já a Marcha do Flamengo tornou-se, na prática, o hino do clube. Gravado também com os nomes de Hino do Flamengo, pelo cantor Gilberto Alves, e Sempre Flamengo, pelo conjunto
Quatro Ases e Um Coringa, é até hoje o mais cantado e conhecido pelatorcida.
.
Hymno Rubro-Negro (Paulo Magalhães, 1919)
Saudemos todos
Belo resgate. Precisamos cultuar mais nossas tradições. Só assim transmitiremos os verdadeiros valores Rubro-Negros.
Quando eu era criança, ganhei um disco de vinil que tinha esse “Hymno” rubro negro. Só me lembrava do refrão… Foi bom recordar!
A diretoria do Fla poderia pedir a um produtor musical que fizesse um DVD, cantado por grandes rubro negros com as músicas mais famosas que falam do Mengão…
Além de ser mais uma fonte de receitas para o clube, ajudaria os mais novos a conhecer todas as homenagens ao mais querido…
Excelente ideia!!!!!!