R$ 600 milhões, contrato de 2019 a 2024, distribuição seguindo o modelo da Premier League, fim dos jogos às 22h e cláusula ‘anti-Corinthians’ para evitar a concentração de jogos de apenas um clube na televisão. Esse é o pacote que o canal Esporte Interativo discute com os dirigentes para superar a Rede Globo e assegurar os direitos de transmissão em TV fechada do Brasileiro por seis temporadas.
Conforme mostrado pelo ESPN.com.br, uma reunião na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, deixou um acordo mais próximo entre as partes.
Segundo apurado pela reportagem, sete times “se comprometeram” a avançar nas conversas e passarão a tratar a partir da próxima segunda-feira dos detalhes do acordo a ser assinado por eles.
Para isso, os seus departamentos jurídicos já foram convocados. Grêmio, Inter, Santos, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR e Bahia fazem parte do grupo que mantém negociações mais adiantadas.
O Sport também esteve presente no encontro desta semana, mas balança entre a proposta do Esporte Interativo e da Globo.
Ainda podem reforçar o bloco o Flamengo e o São Paulo, que chegaram no fim da reunião para conhecer as cifras e o modelo colocados na mesa e ficaram de estudar a proposta da emissora. A entrada dos dois é considerada fundamental dentro da estratégia adotada pelo EI para assegurar os direitos do Brasileiro.
Em caso de sucesso, ela passaria a contar, assim, com nove clubes dentro de um universo de 20 na Série A. Ainda mais importante, distribuído entre regiões diferentes: Rio Grande do Sul (Grêmio e Inter), Paraná (Coritiba e Atlético-PR), São Paulo (São Paulo e Santos), Rio de Janeiro (Fluminense e Flamengo) e Bahia (Bahia).
Com praticamente metade dos membros da primeira divisão, seria relativizado um possível imbróglio que surgiria com o confronto entre seus clubes e outros que fecharam com emissoras concorrentes.
Corinthians, Vasco e Botafogo estão apalavrados com a Globo, por exemplo.
Atualmente, o valor pago pela atual detentora dos direitos do campeonato para a transmissão em TV fechada corresponde a 3% do total desembolsado com as cotas anuais.
Esse foi o segundo encontro entre os cartolas e o Esporte Interativo.
Existe o consenso de que o modelo vigente está desgastado. Entre as mudanças propostas, está o rateio do dinheiro seguindo os critérios da Premier League: 50% de forma igualitária, 25% de acordo com desempenho técnico e outros 25% a partir da audiência. Esse foi um pedido das equipes, que bateram o martelo também no total a ser dividido: cerca de R$ 600 milhões.
Elas ainda debateram outros tópicos como o número de jogos a serem transmitidos por rodada, se eles seriam televisionados para suas respectivas praças, o fim do horário das 22h, maior poder de decisão e redução da distância entre os times com mais partidas na TV e os demais.
Foi mencionada a relação direta entre os patrocínios e a visibilidade oferecida.
Até aqui, as negociações acontecem em conjunto, mas os contratos, se assinados, serão individuais.
A expectativa é de que os acordos venham a ser sacramentados em até 15 dias. Alguns clubes ainda teriam de submetê-los aos seus Conselhos Deliberativos e, por isso, necessitam de um pouco mais de tempo.
Ao todo, 18 times carregam contrato com a Globo até 2018: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Inter, Atlético-MG, Cruzeiro Coritiba, Atlético-PR, Goiás, Bahia, Vitória e Sport.
Fonte: ESPN
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Pessoal eu realmente não entendi nada, a cota que se paga na tv aberta é diferente da cota que se paga na tv fechada é? por exemplo, a globo paga ao flamengo pelas transmissões da globo e ainda paga pelo premiere e sportv é? eu não entendo esse assunto, pq até onde sei é que se o flamengo entrar nessa vai receber menos do que ficando na globo é isso? alguém esclarece aeh. SRN
O EI só esta negociando a TV fechada e pelo que diz a reportagem do total que o Flamengo recebe da globo 3% é referente a TV fechada que significa SportTV, não entrando aí a TV aberta e o pay-per-view. O Flamengo poderia fechar com o EI para tv fechada e continuar com a Globo na aberta e pay-per-view. Dependendo de como o Flamengo negociar poderá receber muito mais.
E se o Corinthians fechar com a SporTV e o flamengo fechar com a EI
Quem transmite o confronto dos dois ?
Quem tem o mando de campo?
Como q a EI vai transmitir tantos jogos com um canal só ?
Você sabe Carlos?
É TV fechada, não o pay per view.
Só precisa de um canal, só vai passar 1 jogo no final de semana e 1 no meio de semana, igual a SporTV faz.
Pelo que e entendi a reportagem nenhum dos canais poderia transmitir sem uma negociação entre eles e os clubes. Por isso a reportagem cita a importância de se fechar com pelo menos a metade dos clubes no brasileirão evitando assim que existam rodadas sem os dois clubes com contrato com a mesma emissora.
Imagina que o formato do campeonato mude para mata-mata e Flamengo e Corintians cheguem a uma final? Ninguém vai transmitir na TV fechada??
Claro que vai ter transmissão, mas para cada transmissão vai precisar de uma acordo entre o EI e a Globo ...
Nessa situação Diogo com certeza os canais e os times finalistas entrariam em acordo. O que a reportagem menciona da importância de se ter quase 50% dos times sobre contrato é porque não haveria a necessidade de fazer esse acordo em cada rodada pois aí o EI daria preferência em transmitir os jogos no qual ele teria contrato com os dois clubes.
Nesse caso acredito que todos entrariam em acordo para a transmissão.. Se deixarem de transmitir um jogo do Flamengo o prejuízo é maior do que dividindo a transmissão.
Obrigado Carlos, agora eu entendi, então o Flamengo ainda pode negociar um aumento perante a globo sobre esse valor.
Sim, isso mesmo!!! O Corinthians renovou com a Globo já porque precisava desesperadamente de dinheiro das luvas propostas por ela, o Flamengo preferiu esperar e se depender dessa oferta do EI poderá barganhar um valor superior com a Globo.
Agora entendi, valeu!
O Flamengo receberá em 2016, 170 mi pela transmissão em TV aberta e mais sua cota de PPV. O que o EI está propondo, e torço que não aconteça, é que a parte do PPV seja dela.
Não é Ppv não!!! É Tv fechada tirando os jogos da SportTv
Sportv não transmite nada mesmo. Cansei de ver nos horários de 18:00hs os jogos que o Fla faria até mesmo fora de casa sendo uma reprise de outro jogo. Inexplicável. Sportv hj só serve pra assistir jogos de time de fora do RJ.
Obrigado Marcelo pela informação.
O EL está propondo pela TV fechada. Só existe um canal esportivo de PPV no Brasil, que é o Premiere FC, os clubes não tem outra opção, por enquanto.
Bem, primeiramente muito bom ter um concorrente a globo pelos direitos de transmissão. Como o Flamengo ainda não fechou para o período de 2019 para frente é que, mesmo fechando com a globo, acabe com um valor bem superior ao Corinthians.
Segundo Vasco!!!
Terceiro se os contratos com o EI serão negociados em conjunto mas assinados individualmente duvido que os percentuais oferecidos de 50%, 25% e 25% como na Premier League sejam respeitados no final.
Kkkkkkk segundo vasco !!!
A globo deve entrar forte nessa disputa, ele falaram que vão passar só jogos de final de semana na TV aberta e vão intencificar os jogos na tv fechada.
Deve vim uma proposta boa da globo aí na minha opinião.
E aí é que esta a vantagem do Flamengo ainda não tem fechado com a proposta atual da Globo. Veja que quem fechou atualmente foi só o Corinthians, o Vasco e o Botafogo que precisavam desesperadamente de dinheiro. Há uma grande chance de o Flamengo se dar muito bem com essa situação.
Intensificar
OK
Desculpe e obrigado pela dica
E antes de mais nada
Vai se fuder
E os clubes mineiros?
Um ponto importante nesse modelo é o término dos jogos das 10 da noite, brincadeira esse horário...
Por enquanto não vale a pena assinar com a Ei,porque creio eu que no RJ a maioria tem SKY e como a mesma não tem canal da Ei e não deve entrar nem tão cedo ,Ei é muito fraca no RJ, a Globo tem mais telespectadores nas outras regiões do país do que no RJ ,porque Globo tem em todo lugar ,já a Ei nem tanto ,não é uma boa pros cariocas
Meu caro, se eles realmente fecharem com os clubes, eles entram na Sky no dia seguinte né!!!!
O Flamengo é o único time verdadeiramente nacional. Deve buscar toda a força do seu mercado.
Por isso comecei meu post com " Por enquanto não vale a pena assinar com o Ei " ,se um dia acontecer isso ,por mim ,melhor ainda
Esse acordo poderá causar vários conflitos, que vai envolver Globo, EI, clubes, CBF e até as operadoras de TV. Por exemplo: Se a Globo quiser um horário e o Esporte Interativo quiser diferentes horários para transmitir um jogo de 2 clubes cujo cada um possui contrato com cada uma, como ficaria? São questões que precisarão serem discutidas.
Vinicius, quem elabora a tabela dos jogos é a CBF, porém a Globo tem influência em escolher os horários,pois possui direitos exclusivos. Não creio que isso seria empecilho, pois na Europa as ligas elaboram as datas das partidas e as emissoras cumprem. O problema, é que esse EI está tentando seduzir os clubes menores com filantropia e isso é péssimo para Flamengo e Corinthians.
O FLA não pode simplesmente virar as costas para a Globo, abre o olho com esses outros clubes! como ficaria a transmissão pelo Esporte Interativo? canal fechado?
Sim, o Flamengo não pode virar as costas para a Globo mas também não pode deixá-la na posição confortável de único concorrente pois aí os valores colocados em negociação irão refletir os valores a gosto da Globo e não do Flamengo. Essa concorrência, bem administrada pela diretoria, poderá ser muito benéfica para o clube.
não entrando no mérito se seria bom para o Flamengo fechar com IE para transmissão no canal fechado. como que o EI acabaria com os jogos às 22h? pois são jogos da tv aberta, sendo assim, ela mandaria a Globo parar de transmitir os jogos nesse horário? e outra, será que o EI vai pagar um caminhão de dinheiro por apenas poucos jogos por semana? pra mim esta muito estranho isso
Os jogos acontecem as 22 horas proque a globo pede para a cbf colocar porque é quando termina a novela das 8.
Não acho essa divisão boa para os grandes clubes,pois estes possuem muitos torcedores a mais , vamos imaginar o Flamengo com 100.000 torcedores assinando a tv Fechada e o Fluminenc com 20.000 assinando,o Vasco com 10.000 assinando,o Botafogo com 5,000 assinando e ai os valores seriam divididos por igual para todos,isso os 50% ,dessa forma os torcedores do Flamengo ao assinar com a EI estariam repassando dinheiro para os times menores se reforçarem ou seja a EI iria tira dinheiro da torcida do Fla para bancar os outros clubes!
Lembre-se que a reportagem diz que a negociação é coletiva mas as assinaturas são individuais. Não duvido que na hora de assinar os clubes acabem assinando algo diferente do combinado em conjunto. Como exemplo vamos dizer que o Flamengo aceite essa divisão para assinar com o EI e na hora da assinatura a Globo vem com uma proposta muito mais vantajosa somente para o Flamengo e o EI venha a querer cobrir. Já bagunçou todo o coreto do acordo.
Temos que analisar a proposta com cuidado. 25% da cota é algo em torno de 150 milhões. Se são dez times envolvidos, provavelmente o Flamengo seria responsável por 1/3 da cota relativa à audiência, o que poderia render algo em torno de 48, 50 milhões de reais ao clube. Somente o Corinthians poderia superar o Flamengo nessa cota, levando-se em consideração a cota igualitária, por desempenho e por audiência, se o Corinthians conseguisse ter um desempenho melhor que o Fla. Pelas minhas contas, o Flamengo faturaria algo em torno de 108 milhões só com a TV fechada, perderia 5 milhões do contrato com a Globo e preservaria o PPV. Seria um aumento de 103 milhões de reais de arrecadação, levando-se em consideração o desempenho do ano passado. O SPFC ficaria em segundo lugar, com faturamento de 90 milhões.