Fonte: Blog Quatro Linhas / GE
Charge: “Machismo FC”
Compartilhe este artigo
6 Comentários
Fonte: Blog Quatro Linhas / GE
Por ego vai abrir mão de um ídolo de apenas 28 anos e artilheiro para contratar um jogador de 31…
Também gostei do Pitta. Por não ser um atacante tão badalado, não teremos problemas com ele na reserva.
Não será. Já vai se preparando para ver o Flamengo nas manchetes esportivas por causa da sua situação financeira.
Garantia? Não precisa! Pois os clubes atualmente sabem que se não pagarem o que devem, vão ter que encarar a…
Sabe bem pouco da história rs
Queria parabenizar a administração do site por reproduzir aqui algumas matérias relacionadas ao lançamento do novo uniforme do Patético-MG. Nunca esse adjetivo fez tanto sentido para se referir ao clube. Pela ideia infeliz de colocar mulheres de biquíni e lingerie pra desfilar, sem nenhuma necessidade (pois eles não vendem nenhum desses produtos), numa clara objetificação do corpo feminino, e pela resposta (pior ainda) de que sempre fizeram isso nos lançamentos e continuariam fazendo. A falta de sensibilidade, respeito e visão de mercado foram impressionantes. Mesmo com reclamações de torcedoras atleticanas, incomodadas com o episódio, e a repercussão ruim do caso na mídia e redes sociais, o clube simplesmente ignorou uma parcela significativa da sua comunidade e preferiu reforçar uma visão arcaica e machista. Lamentável!
Li aqui mesmo que as mulheres representam hoje 35% do público do futebol. No caso do Flamengo, a divisão entre gêneros já é quase meio a meio. Ao invés de tentar atrair e envolver cada vez mais esse público, o Patético deixou claro que mulher pra ele não é torcedora, mas um objeto decorativo pra agradar a massa masculina. Diferente da postura do Flamengo, que recentemente fechou parceria com a Farm para produzir uma coleção rubro-negra (criada e comercializada pela grife). Aliás, o próprio ato de reconhecer a estratégia errada no lançamento do terceiro uniforme (com o famigerado vídeo no Desimpedidos) mostra bem a diferença atual na mentalidade e profissionalismo entre os dois clubes. Ainda bem!
Reconheço que o site poderia não ter publicado nada a respeito, pois não envolvia o Flamengo, por isso fiquei feliz em ver que, mesmo tendo sido poucas matérias, não passou batido. Pode parecer mimimi pra muitos, mas a naturalização da objetificação feminina contribui para as estatísticas alarmantes de violência e assédio contra a mulher. Que bom que hoje isso gera repercussão, já é um passo.
Excelente colocação, Camila! Ultimamente não acompanho tanto o futebol e não sabia do ocorrido, somente agora com a charge e seu comentário fui informado.
Acho realmente sujo uma apresentação utilizar-se de recursos como esse pra atrair público. É um grande desrespeito ao público feminino, que é crescente no futebol. Vejo ainda no meio da bola atitudes de determinados clubes e comentaristas que reforçam certos preconceitos, além de frases dispersas pela internet claramente machistas a toda a mulher que argumenta sobre esquemas táticos ou algo do tipo. Meu medo é que a presença feminina no futebol se reduza novamente, espero que não ocorra.
O futebol é um elemento de massa, em tempos de intensa participação de movimentos sociais e de conquista de direitos isso se torna vergonhoso. Mas por outro lado é ótimo saber que aja ações no futebol como a do Flamengo que vc citou, profissionais de nível dão outra cara para um clube que quer ser sério.
Não é mimimi, é bom estar presente nessa luta. Só assim iniberemos novos eventos como esse. Um futebol mais próximo de todos, menos elitizado e preconceituoso, é preciso lutar por isso.
Parabéns, Camila por estar presente nesse site com comentarios lúcidos de uma torcedora apaixonada e conhecedora do que aborda
Perfeito, Josué! Torço para ver esse futebol (que é reflexo da sociedade) que você citou.
Também achei de péssimo gosto a apresentação do uniforme deles, uma coisa totalmente fora do contexto, extremamente sexista e machista. Não vou entrar no mérito da beleza das meninas mas questiono e muito a visão de quem teve a ideia e quem a apoia pois será que se tivessem posto uns gogo boys de sunguinha e com a camisa se ainda apoiariam a ideia.
Machismo conveniente mulher nenhuma reclama ..
Não me sinto representada nessa imagem porque sempre rachei a conta e sempre vi isso com naturalidade. Minhas amigas a mesma coisa, inclusive duas delas ganham mais que os respectivos namorados/maridos e assumem a maior parte das contas da casa. Se você se sente obrigado a pagar tudo, sugiro mudar de atitude. Não há vantagem nenhuma nisso para a mulher frente às consequências do machismo na sociedade.