Um dia após o diretor-executivo do futebol do Flamengo, Rodrigo Caetano, lamentar o recesso na CBF até a próxima quinta-feira, por conta do carnaval – o que impede a inscrição do volante colombiano Gustavo Cuéllar para a rodada de quarta-feira do Campeonato Carioca -, a entidade nacional afirmou que não recebeu o Certificado Internacional de Transferência (ITC, na sigla em inglês) do jogador. Caetano disse que tinha confirmação do envio do documento, em consulta feita à Federação Colombiana de Futebol e ao Deportivo Cali. Porém, o envio teria ocorrido após 16h, o horário limite na sexta-feira para as inscrições antes do recesso.
A CBF se prontificou a fazer a inscrição na quarta-feira, de posse de todos os documentos necessários, mas, para estar apto a atuar, o colombiano precisaria também de regularização no sistema da Federação de Futebol do Rio (Ferj) até, de acordo com o regulamento do Carioca (artigo 20), o penúltimo dia útil antes da partida. Consultada, a Ferj confirmou o recesso até quinta, eliminando qualquer chance de o reforço jogar contra a Portuguesa.
A CBF, por email, destacou que a inscrição não é somente sua responsabilidade e afirmou não ter recebido o certificado até a tarde de domingo:
– A Diretoria de Registro e Transferência da CBF informa que todos os contratos que deram entrada no sistema da entidade na sexta-feira foram publicados – mais de 300 – e que até a presente data o certificado internacional de transferência do referido atleta não consta no sistema, portanto ele não está apto à inscrição. Ainda assim, vale ressaltar que, em se tratando do campeonato estadual, a condição de jogo depende de sua publicação junto ao sistema de registro da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) – disse o comunicado enviado pela CBF por email.
No sábado, após treino da equipe profissional na Gávea, Caetano afirmou ao GloboEsporte.com:
– A gente tem esperança, até porque ontem (sexta-feira) falamos com a Federação Colombiana e com o próprio Deportivo Cali, de que na próxima quinta-feira esteja regularizado. Por que na quinta? Porque lamentavelmente, desde ontem às 16h, a CBF entrou em recesso e só reabre na próxima quinta. Então, clubes que têm situações pendentes de registro de jogadores neste período vão ter de esperar até quinta. A gente espera que esteja à disposição para o clássico contra o Vasco, e aí o restante é com a comissão técnica – disse Caetano.
O dirigente disse ter confirmado o envio do Certificado Internacional de Transferências (ITC, na sigla em inglês) ao ser questionado sobre a ausência de um funcionário de plantão nas entidades para resolver esse tipo de pendência:
– Não tem (ninguém de plantão para atualizar o BID). Estávamos esperando a chegada do ITC, após as 16h não alterava mais nada. Mas a gente tem a confirmação de que a federação e o Cali já enviaram, mas a parte de publicar mesmo, somente quando reabrir a CBF.
Fonte: GE
Já começou a perseguição ao Fla novamente
O problema mesmo é a lentidão do Deportivo no envio da documentação. Os caras ainda trabalham com Fax meu…sempre fica essa novelinha, ai da nisso.
*O Fla tem que esquecer FERJ e CBF…tem que resolver tudo na moral. Se fosse com os vices, temos certeza que mudariam a data para beneficiar, ou teria alguém lá de plantão. O negócio é responder em campo. Ganhando.
Se tem interesse em agilizar manda até alguém buscar lá, mas falta compromisso
Todo o ano a mesma novela com estrangeiros.
Não sei quem é o responsável no FLA, mas está faltando eficiência nesse quesito.
SRN
Cara também já percebi isso, toda vez esse lenga lenga.
Alguém imaginou que seria diferente?
Corneteiro tem de quilo aqui!!!dá um tempo…
Nao sei exatamente o que se faz em outros clubes, mas acho que no momento que temos dirigentes em viagem negociando a transação do jogador, poderiam pensar nos tramites burocráticos. Ja fala sobre o envio da documentacao. Nao “apertaram as mãos”, assinaram o contrato, acordaram a forma de pagamento, entao combinem o envio dos docs. “Entao a doc de transferência vc mandam em 3, 4, 5 dias…” Mas demoram para apresentar oficialmente, depois mais uma eternidade p receber a doc. Cobra desde o inicio…. sei la! SRN