Desde a temporada de 2009, quando o Flamengo se consagrou campeão brasileiro, o time de futebol não apresenta uma certa regularidade. O Mais Querido, sofre do efeito vagalume, que consiste em brilhar, só que momentaneamente. Apesar de alguns títulos e vagas pra Libertadores, o futebol nunca chegou a empolgar como deveria.
Entre o título do Campeonato Brasileiro de 2009 e hoje, existe uma certo percurso de tempo. Logo em 2010, o elenco campeão brasileiro, fracassou na Libertadores, e disputou o rebaixamento do Campeonato Brasileiro até as últimas rodadas, fazendo um campeonato depressivo. Em 2011, apesar da contratação do Ronaldinho Gaúcho, o time sofreu com irregularidades, nunca apresentou um padrão de jogo. Foi campeão invicto do campeonato carioca, mesmo não apresentando um grande futebol. Porém logo em seguida caiu para o Ceará na Copa do Brasil.
No campeonato brasileiro foi de vitórias históricas, como a que aconteceu na Vila Belmiro contra o Santos, à goleadas como a que sofreu em casa para o Atlético Goianiense, quando o rubro-negro estava lutando pela primeira posição. Em 2012 mais um fracasso na Libertadores, dessa vez, caindo na primeira fase, sofrendo do efeito vagalume, até mesmo dentro dos jogos, como no jogo contra o Olimpia em casa, quando vencia por 3 x 0, e levou 3 gols em 10 minutos. Foi eliminado no Carioca, e também disputou rebaixamento no Brasileiro. Nesse ano, destaco a vitória contra o Atlético Mineiro em casa, a partida que ficou marcada como o “troco” a Ronaldinho Gaúcho. 2013, 2014 e 2015, o primeiro mandato dos Blues, não fugiram a regra, irregularidade nos campeonatos, alguns títulos, fuga do rebaixamento, e fracasso na Libertadores.
Nesses 7 anos, passaram diversos treinadores, e as boas atuações continuaram sendo raras, todos tiveram algum vexame pra chamar de seu. Um exemplo prático do efeito vagalume mais recente foi no ano passado, quando conseguiu uma série de vitórias, apresentando um futebol, e depois conseguiu o mesmo número só que de derrotas, apresentando um futebol horroroso.
O time tem muita dificuldade de encaixar, sempre quando parece que vai, volta pra estaca zero, coleciona poucos jogos em que se tem um padrão aceitável de futebol, vários vexames e milhares de partidas entediantes.
Saudações RN.
Wesley Paulo
Parabéns, melhor análise dos últimos tempos. Sem malhar ninguém falou tudo e mais um pouco.
Na verdade flamengo está assim há mais tempo pois começou a flertar com o rebaixamento no início dos anos 2000.
É ainda mais tempo , desde a era Kleber Leite, começamos a flertar com o rebaixamento bem no ano do centenário
Cara. Acho que pra acabar com a fome no mundo, deveriamos tirar o marcio araujo. E acho tb que a paz mundial soh existirá, no dia que tirarmos o marcio araujo do fla. Nao. Indo mais longe. Tenho certeza que quem matou keneddy… Foi o marcio araujo!!!!!!!!!!
Muito bom texto. Só que detalhou demais vitórias e derrotas específicas, vitórias e derrotas ou certos vexames todos times tem em algum momento, no seu lugar deveria ter enfocado que essa irregularidade nos levou a flertar com o rebaixamento de maneira crônica a partir do ano 2000 se não me engano isso é o que tem sido o pior de tudo que nos aconteceu nesses anos e parece que essa porra nunca vai ter fim.