“Poucas instituições serão tão abrangentemente nacionais quanto o Flamengo – a Igreja Católica, sem dúvida, é uma delas, e, talvez o jogo do bicho. E olha que o Flamengo não promete a vida eterna e nem o enriquecimento fácil. Ao contrário, às vezes mata de enfarte e, quase sempre, só dá despesa. Mas uma coisa ele tem em comum com a religião e o bicho: a Fé! Por onde vai, o Rubro-Negro arrasta multidões fanatizadas. Há quem morra com o seu nome gravado no coração, a ponta de canivete. O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, no Flamengo venta, chove, troveja, relampeja. Cada brasileiro, vivo ou morto já foi Flamengo por um instante ou por um dia.” (Nelson Rodrigues)
750 milhões de reais em dívidas! 212 milhões de reais anual em receitas! Cerca de 550 ações trabalhistas! Ameaça de exclusão do Ato Trabalhista e da Timemania por inadimplência! Ausência de patrocínio máster na camisa! Sem um CT com estrutura ideal para se trabalhar ou cuidar de seus atletas! Ausência de certificado de clube formador! Esportes olímpicos com déficit anual de 17 milhões de reais!
Pois bem, esse o cenário encontrado no Flamengo pelo presidente Bandeira de Mello e toda sua equipe, em janeiro de 2013.
Três anos se passaram desde então e as coisas ainda não mudaram como o torcedor mais apaixonado gostaria. Afinal, a ele importa “apenas” o resultado obtido dentro de campo. E esses três anos não foram dos melhores nesse aspecto.
Com exceção à improvável conquista da Copa do Brasil de 2013, que garantiu participação na Libertadores de 2014 (vergonhosa, diga-se de passagem), o futebol do clube da Gávea acumulou fracassos tanto nos campeonatos disputados como nas contratações realizadas. O que provocou e provoca zoações dos rivais e, por consequência, mina a paciência, principalmente, daqueles que deixam a emoção falar mais alto.
Porém, ao final do primeiro mandato dessa tão falada, elogiada e premiada gestão, o que realmente mudou no Flamengo, capaz de criar uma expectativa boa no seu torcedor? Qual o cenário atual do clube? E por que se animar com o que está por vir?
Analisando os números publicados e amplamente divulgados nos sites mais importantes de esporte, é possível perceber que se o Flamengo não é hoje uma potência, está bem próximo de se tornar. E a grande sacada dessa diretoria foi colocar o dedo na ferida. Para arrumar o clube era necessário esquecer momentaneamente os investimentos que deveriam ser feitos no futebol e, ainda por cima, tirar cada centavo conseguido através dele para sanear dívidas. Absurdo? Os números mostram que não.
Em dezembro de 2015 o Flamengo divulgou um balanço de como o clube se encontrava, o que permite ver tamanha discrepância e o quanto seus gestores estavam com a razão.
463 milhões de reais em dívida (redução de 287 milhões). 350 milhões de reais em receitas (aumento de 138 milhões). 60 ações trabalhistas (redução de 490 processos). Crédito de alguns milhões de reais com o TRT como garantia de cumprimento ao Ato Trabalhista. Esportes olímpicos autossustentáveis. Certificado de clube formador. Adesão ao Profut. Programa de sócio-torcedor mais rentável do país com mais de 60 mil sócios e uma receita anual superior a 30 milhões de reais. Patrocínio máster de 25 milhões de reais da Caixa e uma camisa avaliada em mais de 70 milhões de reais (patrocinadores e fornecedor).
Certamente aquele mesmo torcedor apaixonado, citado anteriormente, ao ler o parágrafo acima dirá: “Beleza, esses números são legais, mas eu quero é time bom! Quero título!”
Como rubro-negro, concordo. E por ser um torcedor mais razão que emoção (pelo menos na maior parte do tempo), também discordo. Discordo por saber que o Flamengo precisaria fazer um dia o que está fazendo agora. Discordo por não querer o Flamengo um ano arrebentando e outro ameaçado de rebaixamento. Discordo por acreditar que a conta das gestões anteriores chegaria e que foi muita sorte chegar para quem estava disposto a pagá-la. Mais do que recuperar o clube Flamengo, esses “caras” vem recuperando o prestígio e a credibilidade do Flamengo.
Hoje, com o aumento das receitas, com a dívida reduzida e controlada, com a diminuição de penhoras e parcelamentos a longo prazo, a diretoria finalmente começa a ter dinheiro em caixa para fazer os investimentos pretendidos, em especial no futebol. Aliás, esse é o projeto e a proposta para o triênio 2016/2017/2018. Montar um time forte, além de reformar e modernizar o Ninho do Urubu.
E qual motivo eu teria para duvidar, diante do que foram capazes de fazer durante os três primeiros anos?
Enfim, penso estar chegando o momento em que o Flamengo será tão grande como acredita o seu mais apaixonado torcedor. E se a razão dele, ainda que em um único momento, superar a emoção, certamente conseguirá enxergar que essa “geração do Bandeira” é a melhor que o clube já teve depois daquela “geração do Zico”.
Fonte: Jean Motta / Futebol é Pra Homem
Ver comentários
Texto espetacular.
Valeu, Marcondes.
Em meio a tantos textos de crítica ao time e diretoria, surge um texto espetacular, desses.
Pena que uma grande parte só se interessa pelo texto quando está escrito "crise", "fora Wallace", "fora M. Araújo", enfim...
Parabens pelo texto !
Verdade muito bem escrito
Valeu, André. SRN.
Obrigado, Guilherme. SRN.
Texto muito bom !!!!
Verdade, mas ainda quero o Caramujo fora, até o Wallace pra mim é mais aceitável... kkk
Me lembro desse cenário lamentável e sempre me perguntava quando conseguiríamos muda lo ...passamos três anos a pão e água e sobrevivemos,e quando estamos tão próximos de vencer eu escuto incredulos choramingando que não ta de seus agrados...isso é horrível,lamentável...deixem o choro para os antis,e olhemos para a frente,algo incrível nos aguarda...e nada e ninguém vai tirar da gente o gostinho de ver esse RESTO de clubes se apequenarem diante do nosso mengão...SRN
SRN, Titan.
Salve irmão RN
Texto excelente. Falou tudo. Realmente estamos caminhando pra ser do tamanho que a gente sempre acreditou ser. Os rivais sacaneiam agora, mas temendo pelo futuro. Aproveitem pra sacanear nesse começo de ano, porque daqui pra frente só vamos melhorar e montar times cada vez mais competitivos. SRN
Valeu, Rafael. SRN.
Texto perfeito...esse texto é pra galera do mimimi...com essa diretoria rumo ao topo
Obrigado, Rodrigo. SRN.
Leio esse formidável, por ser 100% verdadeiro, texto e me pergunto:
Quando os modinhas torcedores vão se tocar?
30 reais!
O preço de 4 cervejas na rua!
Em um mês!
E ainda querem trilhões de benefícios....quando o maior de todos é a alegria do título, com a sacanagem aos amigos.
O que esses caras estão esperando?
SRN
Gustavo Cinelli
Sócio torcedor desde 2013
Flamengo desde 1979
Valeu, Gustavo. SRN.
Fora o monte de benefícios que tem, só de ter 10% de desconto em todos os produtos do Fla já vale a pena...
Essa diretoria trabalha com seriedade e já provou isso Parabéns bandeira espero que ao acabar seu mandato vc mesmo aí prepare outro pra ser igual a vc e continuar o que vc
fez
SRN.
Umberto Eco dizia que é natural numa sociedade termos uma grande quantidade de pessoas imbecis. E que com a mídias sociais e Internet, simplesmente essa enorme massa de imbecis ganhou voz.
Nos próximos 10 anos, vamos ter mais títulos que a década de 80. Duvidar disso é muita falta de noção matemática. Só de diminuir de 550 para 60 ações trabalhistas, fazer bons acordos com Romário e Ronaldinho e pagar quase 300 milhões de dívidas em 3 anos já seria considerado milagre. Pelo menos o suficiente para Rubro-Negros verdadeiros não criticarem. A pessoa que critica sem base em fatos passa vergonha e nem sabe. Numa certa medida, tenho pena.
Mas minha indignação com esses analfabetos funcionais é maior que a pena. Pois é muita covardia criticar tanto justamente os salvadores do Flamengo, porque se depender desses cotocos com "opinião", que não dão 1 real para o clube e nenhuma hora de trabalho, a dívida hoje estaria perto de 1 bilhão e talvez a receita em menos de 100 milhões e mais dívidas trabalhistas.
Flamengo hoje é EXEMPLO NACIONAL de como se administrar um clube. Mais: de como salvar um clube brasileiro, já que era o que mais devia, e hoje é o clube mais rico DISPARADAMENTE. Não tem nem comparação com segundo, que rouba metade e a outra metade depende de um dia a China querer e comprar tudo (sorte), mas é algo que não se sustenta. E olha que os bandidos lá tem até bastante torcida, e mesmo assim perde feio. E estamos falando do segundo, que dirá os demais. Não tem como segurar o Flamengo mais. Nem mesmo parte dos rubro-negros que critica sem nem ter idéia que o Flamengo está fazendo história e será o primeiro clube brasileiro a realmente bater de frente com os maiores clubes europeus daqui cerca de 10 anos.
Salvo engano, Flamengo é o único clube que está reduzindo sua dívida no futebol brasileiro. Segundo alguns sites a previsão do Flamengo é chegar ao final de 2016 com uma dívida de 408 milhões. Cerca de 300 milhões é divida com o governo. A partir de 2020 as únicas dívidas serão com o governo e Romário (receberá R$ 160 mil por mês até o fim de 2022).
"Outro acordo envolvendo Romário já havia sido firmado pelo Flamengo
anteriormente. Por conta do rompimento unilateral do contrato com a RSF
Eventos e Promoções, empresa de propriedade do Baixinho e que cuidava de
seus direitos de imagem, ficou decidido que o ex-atacante receberá R$
160 mil por mês até o fim de 2022."
Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/03/fla-faz-acordo-com-romario-por-divida-e-paga-r-42-milhoes-ao-ex-jogador.html
Romário e Ronaldinho não não deram nada, e quando vejo esses nomes associados ao Flamengo lembro de Kleber Leite e Patrícia Amorim, um empresário e uma política que usaram descaradamente o clube para seus propósitos pessoais.
Que tenham a vergonha de nunca mas pisar na Gávea, já é um grande favor que nos fazem.
Verdade, Almir.
Exato. SRN.
Pelo que venho observando o planejamento da nova diretoria é crescer de forma sustentável. Conforme as dívidas são quitadas durante o ano corrente no ano seguinte esse dinheiro que "sobra" é investido no clube (não necessariamente no futebol). Por exemplo: se em 2016 pagarão cerca de 80 milhões em dívidas e em 2017 estão previstos pagarem 40 milhões, então "sobra" 40 milhões em 2017 para reinvestir no clube.
Verdade
Verdade, Adriano. SRN.
PERFEITO O TEXTO!
Obrigado, Arthur. SRN.