Quebrando as barreiras da Comunicação

Compartilhe com os amigos

Salve Nação Rubro-Negra! Hoje falaremos de um assunto que finalmente foi levado em consideração pela cúpula Rubro-Negra. Sim, falaremos sobre o setor de Comunicação do clube.

Em agosto de 2015, Antônio Tabet foi contratado pelo Clube, para que este ano fosse feito um trabalho em cima da parte de comunicação, que em clubes como Santos e Palmeiras já vinha bombando a alguns anos.

O primeiro passo para 2016 foi a mudança completa da TV Fla, que agora se chama FlaTV e somado a isso a restruturação do logotipo para a nova TV. O primeiro passo foi dado, nada como uma mudança para dar um ar de esperança e um ânimo para iniciar os trabalhos.

O próximo passo era e foi simples, divulgar. Unindo a chamada de figuras respeitadas pelo clube e pelos torcedores, a divulgação começou a ser feita e os primeiros vídeos a serem produzidos. Uma parceria juntamente com a Premiere, que também era parceira com a antiga TV Fla, os episódios são reduzidos a tempos curtos, limitando-se a 3 ou 4 minutos, sendo postados no canal da FlaTV no YouTube e aos que vão ao ar pelos canais da Premiere são em tempos maiores, variando entre 20 e 30 minutos.

De fato, o conteúdo melhorou. Agora conseguimos ver o Flamengo de uma maneira diferente, conseguimos ver o time de qualquer lugar do Brasil, nem que seja por 2 minutos treinando no dia-a-dia, ou quem sabe acompanhando os melhores momentos de uma coletiva ou apresentação de jogador. A comunicação em 2016 tenta unir o torcedor de longe do Brasil, com o que acontece dentro do clube envolvendo os jogadores, sacada inteligente.

Agora sem sombra de dúvidas, o maior feito até o momento, são coletivas em tempo real pelo facebook, algo que não se vê em outros clubes. Isso faz com que além do torcedor acompanhe a coletiva pela mídia social, mas também fideliza o torcedor a curtir e sempre dar cliques na página atrás de conteúdo.

A tendência é continuar melhorando, à medida que os jogos começarem a acontecer, ações voltadas ao sócio torcedor, que por sinal é algo que ainda está devendo. Uma significativa melhora nos planos de sócio torcedor, tanto para os torcedores do Rio de Janeiro, como também os torcedores OFF-Rio. Mas dá para conciliar o conteúdo do canal ao sócio torcedor, realizando ações que beneficiem o torcedor, que irá atrair ainda mais sócios.

Bem, para quem quiser acompanhar na íntegra o conteúdo do canal do Flamengo no YouTube, o canal é este https://goo.gl/ERyOJL acesse e inscreva-se. Atualmente possuímos 95.700 pessoas inscritas e precisamos melhorar esse número.

Bem, é isso. Obrigado por lerem e não deixem de acompanhar os outros conteúdos da ColunaDoFlamengo.

Cleito Jr.
@cjunior_fla

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Boa, Cleito! Acho importante mostrar as mudanças na comunicação do Flamengo, que tem se tornado mais dinâmica e aproximado mais o clube dos torcedores que não moram no Rio. Até para estimular o engajamento de quem ainda não segue o Fla nas redes sociais (e de fato não era lá muito atrativo de seguir). Dia desses li um texto que falava sobre a gestão do perfil oficial no Twitter, acho que complementa o que você escreveu http://www.mundorubronegro.com/mrn-blogs/o-twitter-do-flamengo-vive

    Já vi cobranças ao Tabet por questões que não passam por ele, como captação de patrocínios, enquanto essa transformação na comunicação do clube passa despercebida para muitos. Tudo isso ajuda a valorizar a marca e a dar mais visibilidade aos patrocinadores.

  • Eu só tenho uma pequena reclamação a fazer sobre a transmissão das entrevistas: Sobre o volume do áudio. Pelo menos no meu celular o som sai baixo demais, eu tenho que colocar fone de ouvido. Mas nada que “escureça” os avanços PIRAMIDAIS do nosso “Amor Maior”. Mengão é só alegria!!!

  • SOMA-SE A ISSO OS PERFIS EM INGLÊS E ESPANHOL

    QUE ENTRARAM EM OPERAÇÃO HOJE NO TWITTER!!

  • Ações que parecem a nosso modo de ver simples, mas que tem impacto grande em termos de alcance e fidelização.
    Tanto que fiz a inscrição na FlaTv e vejo todo dia os acontecimentos diários no clube, é uma referencia e tanto. La no Youtube, na FlaTv ha a sessão do diário do Grandão, que mostra vídeos descontraídos do Meynsse no basquete. Além disto, acho que uma vez você ter curtido o clube no Facebook, você recebe alertas assim que há coletivas seja com jogadores ou comissão técnica, muito bom mesmo.
    Outro ponto importante e que é mencionado no post, é a redução dos tempos do material da FlaTv, com resumos mais bem formatados.
    A informação chega rápida e tem alcance maior, além de facil absorção pela redução do tempo e da linguagem utilizada.
    Só um ponto que não foi bom e acho que o Tabet está antenado é com o vídeo longo e um pouco boboca do boliviano para o lançamento da terceira camisa.
    Mas este deslize, não apaga o bom trabalho mencionado.

  • Acrescento que os treinos estão sendo transmitidos pelo Periscope e que há perfis oficiais de Twitter do Flamengo em várias línguas. SRN

Comentários não são permitidos.