Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Top Five? Quem sabe um dia…

Redação
Redação
Publicação: 09/02/2016
64 Comentários
Atualização: 09/02/2016
Compartilhar

Semana passada vi uma entrevista do Claudio Pracownick, vice de finanças do Flamengo, onde ele dizia que o Flamengo pagou o “impagável” e que nos próximos ano o Flamengo vai conquistar títulos. Se você não viu está aí o link: Entrevista Pracownick.

A primeira vista esse é o tipo de entrevista que deixa o torcedor eufórico e esperançoso. Eu, como torcedor também não escapei desse sentimento, mas resolvi imaginar o que nos falta para voltarmos a ser os gigantes que sempre fomos e que há alguns anos anda adormecido.

Comparar com o futebol europeu nos coloca em nível de desigualdade, principalmente quando o assunto é dinheiro, basta ver que o Flamengo, dono da maior receita do futebol brasileiro em 2015 não aparece entre as 40 maiores do mundo. Porém, hoje fazemos parte de um grupo seleto chamado Top Five da adidas, um grupo com gigantes dos países que mais consomem o futebol, e que é formado por Real Madrid, Bayern de Munique, Chelsea, Milan e o Flamengo. Sobre esse grupo que gostaria de analisar a nossa situação atual.

Entendam que o objetivo desse matéria não é instigar o “complexo de vira-latas” já presente na cultura brasileira, mas saber onde estamos e onde queremos chegar, pois é o primeiro passo para sairmos da inércia que infelizmente acometeu o Flamengo durante muitos anos e que agora estamos saindo a passos lentos mas firmes.

Garimpando informações em mídias respeitáveis como o blog Olhar Cronico Esportivo, revista Exame e em pesquisas da Fifa e Datafolha divulgadas no ano passado levantamos alguns números que podem nos nortear.

Bem, começaremos falando de Receitas e como elas se dividem, verificando os números da Football Money League, temos as seguintes receitas dos clubes em 2015:

* Valores divulgados no Orçamento 2015
* Valores divulgados no Orçamento 2015

Independente da atual desvalorização da nossa moeda, a disparidade assusta e dita o porquê da diferença entre europeus e brasileiros em relação a times e estrutura. Ganhar um mundial hoje, dado a esse massacre financeiro, beira um ato de heroísmo. O Real Madrid ganha quase 7 vezes mais que o Flamengo.

Essa dependência dos contratos de TV e patrocínio também chamam a atenção, sendo responsáveis em geral por quase 80% das receitas dos clubes.

Para se ter uma noção, quando falamos de Patrocínio os valores gritam na diferença entre os times, o Real Madrid por exemplo recebe em torno de US$ 49 milhões da Adidas, o Chelsea US$ 32 milhões, o Bayern US$ 29 milhões, o Milan US$ 19 milhões e o Flamengo US$ 9 milhões. Uma observação, o contrato do flamengo é em reais, algo em torno de 36,5 milhões por ano, os outros em dólares ou euros, o que aumenta ainda mais esse abismo.

Mas seguindo, vamos falar sobre o número de torcedores, como eles contribuem e ajudam a elevar a Marca e o nome do seu time mundialmente:

* Não conseguimos informação sobre Chelsea e Milan
* Não conseguimos informação sobre Chelsea e Milan

E nesse quadro o ar de suspiro do rubro-negro enfim sai da boca, verificando os números o magnífico potencial da torcida rubro-negra fica explícito. Afinal, sua torcida é maior que a soma de todos os outros “Top Five” da Adidas. Fica claro também o quão mal explorado é esse potencial, visto o pequeno número de sócios, seguidores e público médio do Flamengo.

Sim, é pífia a relação torcedor x consumidor do Flamengo, e aí entram em cena várias questões que denotam a necessidade de crescimento do Flamengo em relação aos outros integrantes do Top Five, como Estádio, sócios, marketing, estrutura…

Para se tornar realmente um Top Five, a construção de um estádio é primordial! Um público médio de 30 mil torcedores é ridículo ante ao tamanho da torcida rubro-negra. Fortalecer o programa de sócios torcedores é uma outra necessidade, 60 mil torcedores em um universo de 40 milhões é um número ínfimo, e antes que alguém diga que é um dos que mais faturam, isso não diminui o insignificante percentual de sócios em relação ao gigantesco universo de torcedores rubro-negros. Por isso se você ainda não é e tem vontade de se tornar parte do Nação Rubro-Negra agora é hora!

Nosso marketing também engatinha na exploração do potencial da torcida, vide o número de seguidores das redes sociais, obtenção de parcerias e patrocínios e divulgação da marca internacionalmente. O Flamengo pode e deve ser mais bem explorado, principalmente pelos torcedores off-rio, que querem consumir Flamengo e muitas vezes não são alcançados. Somos o clube com a mais valiosa marca do Brasil, ainda assim temos valores menores de patrocínios que alguns clubes brasileiros. A realidade é que o Flamengo deveria ser disputado a tapas pelos patrocinadores, afinal gera mais mídia e audiência que a própria seleção brasileira.

Ser Top Five da Adidas é bom para o ego, mas hoje não significa muito para nosso bolso e nem para a nossa marca. A internacionalização que a Adidas prometeu ainda engatinha, tanto é que em muitas lojas da Adidas no mundo ainda não são encontradas. O clube também não investe nesse tipo de divulgação, tanto é que já rejeitou convites de torneios no exterior e nunca utilizou uma das vantagens que o contrato da Adidas proporcionou: A utilização do Centro de Treinamento da Adidas na Alemanha para pré ou inter temporadas.

Acho que o marketing do Flamengo já entendeu o recado, então arregacem as mangas e trabalhem, pois o que estamos fazendo ainda é pouco perto do que podemos e precisamos. Somos Gigantes, mas hoje ainda precisamos evoluir muito. Não adiantar estar no Top Five e não ser Top Five. Para isso nós torcedores teremos que realmente impulsionar o Flamengo. Pois hoje somos o diferencial e a única esperança para vermos o Flamengo onde ele merece estar, de onde nunca deveria ter saído, o topo do mundo.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Gostou? Comente, critique, compartilhe e me siga no Twitter @jeronimosjunior!

Assuntos:adidasColunaFlamengoJerônimo Jrsocio-torcedor
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
64 Comentários
  • cris disse:
    03/02/2016 às 14:26

    esses numeros de tocerdores e publico me deixaram com vergonham.

    Reply
    • Tiago Kabu disse:
      03/02/2016 às 14:31

      Para um time que não disputa nada faz tempo esta na media agora deixa o Flamengo virar um Real ou Bayern que a media vai dobrar com certeza

      Reply
  • Dieki disse:
    03/02/2016 às 14:31

    falta a Adidas nos tratar como top-five. O lance do Marketing é complexo. Esses 22 milhões de torcedores do Real Madrid enganam, pois tem muita gente que gosta do clube, joga com ele no PES/FIFA, compra camisa sem fazer parte desses 22 milhões. Aliás, essa é a maioria. E isso nos falta.

    Reply
    • Diogo Leonardo disse:
      03/02/2016 às 15:19

      Falta é flamengo parar com essa vergonha de entrar no campeonato brasileiro e ficar na parte de baixo da tabela atrás até da ponte preta.

      Reply
    • Rafael Oliveira disse:
      03/02/2016 às 15:57

      Sim, mas o Flamengo com a dimensão que tem pode chegar nesse nível, mas tem que montar grandes times e ganhar títulos.

      Reply
    • Smith disse:
      03/02/2016 às 18:29

      é pq o Real não se limita à Espanha. Além de rodar a Europa, ainda faz amistosos pela Ásia, EUA e Oriente Médio. Qual foi a última vez que o Flamengo saiu do Brasil???

      Reply
  • Felipe Melo disse:
    03/02/2016 às 14:40

    TOP FIVE que não é mais five; com a entrada de Manchester United e Juventus virou TOP SEVEN

    Reply
    • cris disse:
      03/02/2016 às 14:43

      continua top five só que o fla e o milan saiu dele.

      Reply
  • Leandro Amaral disse:
    03/02/2016 às 14:50

    Nao adianta jogar a culpa no marketing do clube,o Flamengo vive de futebol, e faz tempo que o futebol nao empolga a torcida…basta observar que os demais clubes top five estao sempre brigando por titulos(o milan destoa um pouco).Para o Flamengo crescer em cifras,e preciso resultados em campo.quando Flamengo estiver brigando por todos os titulos que disputar,veremos o numero de socios triplicar.
    e nao venham voces,querer me dizer que torcedor tem que apoiar e nao sei o que…vcs acham que o Real Madrid tem realmente esse numero de torcedores?Nao tem!!Real Madrid e time da moda, e todo mundo quer estar na moda…Falta o Flamengo voltar a virar tendencia…

    Reply
    • Almir Albuquerque disse:
      03/02/2016 às 15:23

      Você tem razão. Pro Flamengo se internacionalizar e crescer, tem que disputar todo ano se possível a Libertadores, como esses disputam a Champions. Se o Flamengo não fizer a parte de em campo, o marketing não pode fazer milagres.

      Reply
    • Alberto Siqueira disse:
      03/02/2016 às 16:05

      Olha, vou chamar a atenção pra uma coisa que acho que daria certo, a adidas paga hj (segundo a reportagem) 36,5 milhões de reais ao Flamengo, se dividirmos isso por R$ 200,00 (Preço médio da camisa) digamos que a adidas tem que vender cerca de 182.500 camisas pra conseguir esse valor, e como sabemos que a cada 5 camisas vendidas no Brasil 1 é do flamengo, a adidas chega rápido a esse valor e o lucro é imenso (lucro da adidas), eu penso que o flamengo nesses período que está com a adidas poderia pensar em se organizar e produzir sua própria camisa, nem que no início seja em parceria com alguma fabricante, algo parecido com o que o vasco fez uma época, se eu não me engano o Santos está fazendo uma coisa desse tipo com a Kappa, onde a mesma fez o desenho e o Santos vai fabricar, tá na cara que o lucro seria bem maior, a baratearia a camisa. Por exemplo: digamos que o Flamengo gaste 50 reais pra produzir uma camisa e venda por 150 reais, lucraria 100 em cada uma, imagine se vendesse 500 mil camisas (acho que a adidas vende bem mais que isso) seriam 50 milhões, é só uma idéia, mais com uma nação de 40 milhões de torcedores, ter uma camisa mais em conta com uma margem de lucro maior, e o time indo bem nas competições seria um sucesso. SRN

      Reply
      • Smith disse:
        03/02/2016 às 18:26

        Temos que colocar na conta, o custo de produção(que pode ser asiática), de distribuição e o lucro dos lojistas!!!

      • Alberto Siqueira disse:
        04/02/2016 às 08:53

        Pois é, não sei bem os valores, mais acho que esses 50 reais já engloba boa parte desses valores, só p ter uma idéia, o santos ganha cerca de R$ 11,00 por camisa vendida, e espera com a ideia deles lucrarem R$ 55,00 por camisa, com certeza eles fizeram um estudo de viabilidade e chegaram a essa conclusão, mais isso é só uma idéia, até pq o Flamengo é muito grande e tem que explorar tudo que tem de melhor, seria uma boa pra o marketing tbm. SRN

      • silasT disse:
        03/02/2016 às 19:21

        Abre uma ouvidoria no site do fla falando isso

      • Alberto Siqueira disse:
        04/02/2016 às 08:48

        Obg parceiro, fiz isso agora msm, valeu pela dica. SRN

    • André Chaves disse:
      03/02/2016 às 16:32

      Isso aí mano fazer marketing de time falido e time que briga na parte de baixo da tabela e com pessoas safadas que nos cercavam é impossível temos que ter paciência e entro no seu comentário éramos o time da moda na década de 80 só que nessa época o futebol era amador e não tínhamos tanta tecnologia como temos hoje para um bom marketing se tivéssemos o time de 80 na década de hoje com certeza estaríamos brigando juntos com esses grandes aí mas estamos resgatando um time do fundo do poço

      Reply
    • Leo Kreile disse:
      03/02/2016 às 16:49

      alem do que é impossível o marketing trabalhar direito com todas as indefinições do flamengo na temporada, onde vai mandar seus jogos, joga, não joga o estadual, vai ter primeira liga não vai, vai ter sanação por participar da liga?
      que marca vai querer se associar num ambiente conturbado como esse?
      infelizmente o flamengo ta pagando um preço por tentar moralizar o futebol do rio…

      Reply
  • Eduardo de Freitas disse:
    03/02/2016 às 14:53

    Sem dúvida serve como um norte para podermos entender um pouco sobre essa questão da grandeza do clube, acho que realmente estamos muito atrás dos europeus principalmente por não termos um estádio, porém acredito que do jeito que a diretoria está trabalhando este problema será resolvido num tempo não muito distante, porém não se conserta as cagadas dos outros de uma hora para outra, ainda temos muita conta para pagar, e já estamos pagando.

    SRN #boicoteaocarioca

    Reply
  • Bruno Bueno dos Santos disse:
    03/02/2016 às 14:54

    Ótimo texto! Resume bem o que penso, também. Existe um sentimento de acomodação do Depto. de Marketing com relação a receitas… Bandeira foi eleito democraticamente e tem boa intenção, mas só intenção não vai nos colocar no lugar em que deveríamos estar. Digo isso, pois nosso melhor momento foi quando Bap assumiu e conseguiu patrocínios na gestão passada.

    Os profissionais que estão hoje no lugar dos antigos Blues podem até ser bem intencionados, mas estão demonstrando a incompetência para alavancar receitas no marketing. Flamengo é mal explorado nesse quesito… Torço para que quem esteja lá tenha audácia, competência e inteligência para saber o que é Flamengo; pois pouco a pouco estamos sendo deixados para trás…

    Reply
  • ronald santana disse:
    03/02/2016 às 15:02

    Não existe marketing maior do que disputar títulos coisa que o Flamengo não vem fazendo algum tempo. O Flamengo é gigante, mas ficou para trás com esse novo conceito de futebol onde a estrutura é fundamental e atualmente está atrás de muitos times como Atlético Mineiro, Cruzeiro,Internacional, Palmeiras, São Paulo e Corinthians. Felizmente chegou uma diretoria que compreende isso e que está buscando pagar a divida monstruosa e terminar o CT que é algo primordial.

    Reply
    • Arthur Macias disse:
      05/02/2016 às 00:42

      Claro que existe marketing maior do que títulos, a porra do Tottenham da um banho de marketing no Flamengo e quem é i Tottenham na história do futebol, só existe na Inglaterra…
      A liga lá existe para o marketing e mesmo os q não ganham faturam muito e crescem absurdamente!

      O marketing depende muito mais da organização e modernização do que da disputa clubistas!

      O Santos revelou um dos maiores jogadores recentes, ganhou títulos e hj tá aí, na maior pindaíba devendo a deus e o mundo e com pouca visibilidade, tem tradição mas fora isso… Tem um estádio pior q São Januário!

      SRN

      Reply
  • BVZ Top disse:
    03/02/2016 às 15:12

    Existem planos a partir de 29 reais (valor de uma pizza).

    Reply
  • Rael Felipe disse:
    03/02/2016 às 15:17

    esse site da péssimo para navegar.

    Reply
  • Diogo Leonardo disse:
    03/02/2016 às 15:18

    Flamengo não tem estádio,não tem time, não tem estrutura e pior só entra no campeonato brasileiro para não ser rebaixado e ainda quer ser top five?!? Inacreditável. Se ainda fosse na década de 80 quando tinha time e ídolo, tudo bem. Agora como torcedor que acompanho há 30 anos espero que isso algum dia mude

    Reply
  • Wellington Barros disse:
    03/02/2016 às 15:23

    Otimo texto ! Com essas informações chego a conclusão que um
    estadio proprio é fundamental. Com a nossa casa é possivel aumentar nosso ganho
    com marketing, alavancar o socio do torcedor, e o maior beneficio de todos, ter
    uma casa pra chamar de nossa, nosso caldeirão, impor respeito, todos os times
    vão tremer quando jogarem contra agente.

    Reply
  • Gabriel Azeredo disse:
    03/02/2016 às 15:30

    Bom texto, mas gostaria de pontuar duas coias:

    1) Marketing no futebol é ter ídolos, ganhar/disputar títulos e grandes campeonatos. O resto tme que ter, mas é encheção de linguiça.

    2) nº de torcedores – Qual valor real de mkt do torcedor flamengo comparados com os outros? Como investidor, vale mais ser divulgado entre 10mil brasileiros ou 1000 europeus? Qual poder de compra em Euro de cada? Dos 35M, qnts optam por produtos pirata por exemplo.. enfim não é uma matemática exata e vai depender de cada empresa etc. Enquanto o Futebol nacional não crescer o flamengo vai estar sempre muito longe do mercado europeu. Temos que se os líder das Américas.

    Reply
  • Diógenes Benjamim disse:
    03/02/2016 às 15:32

    Pode parecer que não, mas a diretoria possui um planejamento estratégico que a maioria ainda não percebeu. Lógico que isso não vai acontecer da noite para o dia mas não adianta pular etapas. Essa história aí de torneio no exterior, por exemplo, não faz mto sentido por agora. Qual o sentido de explorar o mercado do exterior se nem o mercado interno ainda foi totalmente explorado? Aliás, falta mto para conseguirmos explorar todo o mercado interno. Temos que começar explorando o mercado aqui no Brasil primeiro, depois na América e por fim o mundo. Listei aqui alguns passos pra alavancar a marca Flamengo:

    1º- Reestruturação financeira do clube (Já passamos dessa etapa, durou 3 anos.)

    2º- Melhoria da estrutura e dos profissionais (Estamos atualmente nesta etapa, ela envolve a construção de um CT de ponta, conseguir um estádio e montar um elenco capaz de disputar todos os campeonatos no topo. Essa etapa vai durar até o final da gestão EBM, mais ou menos 3 anos.)

    3º- Alavancar as receitas e explorar por completo o mercado brasileiro (Com o estádio em mãos e conseguindo atrair jogadores de nome com uma estrutura de primeira no CT, o próximo passo é alavancar as receitas com ST, Bilheteria e venda de camisas.)

    4º- Explorar o mercado da América (Disputando todos os anos a libertadores e chegando pelo menos nas quartas-de-final todos os anos, o time vai ficar conhecido na América como uma potencia. Outra forma de atrair os olhares do continente pro clube é contratando jogadores de destaque das seleções sul-americanas. Participar de torneios amistosos como a Flórida Cup tbm é uma boa.)

    5º- Explorar o mercado mundial (Essa é a parte mais dificil de se concretizar, para isso, os campeonatos que nós disputamos tem que ganhar visibilidade mundial. Essa etapa envolve trabalhar para que grandes jogadores de renome no mundo venham jogar nos clubes sul-americanos. Ganhar o mundial e participar dele tbm ajudam no reconhecimento da marca no cenário mundial.)

    Reply
    • Alberto Siqueira disse:
      03/02/2016 às 16:11

      O Flamengo poderia fazer um estudo de viabilidade para produzir sua própria camisa, vender muitas camisas só dá lucro a Adidas, fazia algo parecido com o que o santos tá fazendo com a kappa, isso é uma coisa que sempre quis pro flamengo, pra exemplificar vou colocar esse link pra vcs verem como é vantajoso: https://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro-serie-a/em-parceria-com-a-kappa-santos-prepara-uniforme-original-para-2016,ea082de91ca75688bf6bf4d76a485689v3rta8ds.html

      Reply
      • Smith disse:
        03/02/2016 às 18:13

        também acho. O Flamengo ganha entre 5 a 15 reais, numa camisa que custa 250… É irrisório, já que o custo de produção (asiático) não chega a 10 reais a unidade, e o lojista, também não ganha muito mais que isso!

      • silasT disse:
        03/02/2016 às 19:14

        Vc pode dar sugestões como essa no site oficial do fla, abrindo uma ouvidoria

      • Diógenes Benjamim disse:
        03/02/2016 às 21:05

        Se der mais dinheiro que o contrato com a adidas, por que não? SRN

    • Guilherme disse:
      03/02/2016 às 16:15

      Excelente análise, achei bastante interessante. Só fico triste em saber que essa era EBM acaba em 3 anos. Nas próximas eleições temos que votar em candidatos guiado por ele para seguirmos esse longo trabalho e dificil trabalho.SRN

      Reply
      • Luan Freitas disse:
        03/02/2016 às 16:52

        É só ele ser reeleito denovo ué…

      • Diógenes Benjamim disse:
        03/02/2016 às 17:12

        Só pode uma reeleição.

      • Diógenes Benjamim disse:
        03/02/2016 às 17:47

        O principal é que os sócios já perceberam que administrar um clube igual Eurico e Patrícia Amorim não dá. Tem mta gente que ainda pode assumir pra tocar esse planejamento, alguns nomes são: Tostes, Landim, Pracownik, Wrobel, BAP, Wallin… O que não falta é gente capacitada.

      • silasT disse:
        03/02/2016 às 19:10

        Quem deve ser o sucessor e o atual vice de futebol:Flavio godinho

      • Diógenes Benjamim disse:
        03/02/2016 às 20:44

        Tem o Godinho tbm, tinha esquecido!

    • Marcello disse:
      03/02/2016 às 17:22

      Que isso! Que visão é essa! Tomara que a diretoria esteja pensando nisso mesmo. Parabéns pela análise.

      Reply
      • Diógenes Benjamim disse:
        03/02/2016 às 21:10

        Tudo me leva a crer que sim. É só vc reparar que eles não perdem tempo tentando levar a marca pra fora, tipo participando da florida cup, sempre que tem uma oportunidade eles mandam uma partida no nordeste ou em Brasília, justamente pra tentar aumentar o alcance da marca nessas regiões primeiro. SRN

    • Smith disse:
      03/02/2016 às 18:09

      Flórida Cup, é um mercado muito incipiente ainda. Os poucos amantes do Futebol (soccer) no EUA, tem seus olhos totalmente voltados para a Europa, não conhecendo, sequer os nossos melhores jogadores que por aqui jogam.

      Eu começaria pela Ásia, em especial, China (pelo dinheiro) e Japão (pela forte influênica migratória e pelo Zico)… Sendo reconhecido na Ásia, alavancaria os outros negócios por aqui, e ainda poderia “patrocinar” um estádio para nós!

      Quer uma dica? A chinesa HUAWEI, uma da maiores fabricantes de Tablet, modem e celulares do mundo, está querendo abrir(ou licenciar) uma fábrica aqui no Brasil. Porque não, ela nomear o futuro estádio Rubro-negro???

      Reply
      • Diógenes Benjamim disse:
        03/02/2016 às 21:02

        A Florida Cup foi só um exemplo, muito ruim por sinal… kkk
        Acho q vc está certo quanto ao mercado asiático, lá é um local muito bom para se explorar, mas eu n descartaria o mercado norte americano. Com td esse problema ai da CONMEBOL e com os clubes fazendo pressão, é bem provavel que os clubes dos EUA joguem a libertadores num futuro proximo, fora que o interesse pelo soccer tem aumentado bastante por lá.
        Essa historia do estadio eu acho q vai ser um grande problema, até pq tem interesses politicos muito fortes por tras. Maracanã sem Flamengo é elefante branco, o governador do rj não vai deixar o Flamengo construir um estádio pra o maracanã ficar dando prejuízo. Esse problema do estádio só tem uma saída pra mim, o maracanã tem que cair no nosso colo… SRN

    • Arthur Macias disse:
      05/02/2016 às 00:36

      Análise muito boa! Mas eu discordo em alguns pontos.

      Primeiro a Flórida Cup, se é pra jogar nos EUA vai jogar numa praça grande de lá, com grandes jogadores e torcida. Seattle, NY e LA. Essa Florida Cup é a maior enganação! Estádiozinho de merda, perto de aeroporto… Fala sério! Vc já viu algum time de tradição nessa merda?

      Mercado mundial hoje em dia se chama Ásia e o Flamengo tem uma porta enorme lá: Japão e Zico! Seria burrice não utilizar isso!

      O Flamengo é o time mais prejudicado por esse calendário absurdo e pela desorganização da CBF! Se tivéssemos um calendário razoável poderíamos planejar jogos fora do Rio, sem maratona, com jogadores passado uma semana se concentrando no lugar e atraindo a torcida com intervenções de marketing!

      Fato é que sem a luta por mudanças e modernização na CBF o Flamengo pode ser o clube mais organizado do mundo que não vai adiantar NADA!

      SRN

      Reply
      • Diógenes Benjamim disse:
        05/02/2016 às 19:51

        Florida Cup é só um exemplo. Eu acredito que pode-se fazer torneios amistosos bem mais atraentes, seja lá no Japão, nos EUA ou na China, tem que se olhar as tendencias do mercado e avaliar o que é melhor!
        Essa CBF (CONMEBOL tbm) é um atraso pro nosso futebol, o melhor na minha avaliação é uma futura ruptura dos clubes com a cbf, vejo nessa primeira liga o inicio de uma revolução no nosso futebol, torço por isso!

        SRN

  • Elias disse:
    03/02/2016 às 15:45

    Comentei em uma outra reportagem que fala sobre o time que mais compra camisa pela internet e o Flamengo aparece entre os 3 maiores em 19 Estados da Federação. No Nordeste aparece em 8 estados. Falta alguém que comece a observar as particularidades de cada local. Observar renda, características desses torcedores para começar investir de vez em cada região. Aparecer em TV aberta, parcerias locais e explorar o potencial da torcida que esta fora do Rio de Janeiro e muitas vez só consegue assistir o jogo do Flamengo pela TV, o que fazer para atrair esses torcedores para ST. O torcedor do Rio, diferente dos outros locais só vira sócio se ver vantagem, vejo muitos reclamarem. Esta na hora de alguém entender que o Flamengo é nacional, e dessa forma tem que começar a explorar a regionalização do Flamengo

    Reply
  • Leonardo Silva disse:
    03/02/2016 às 15:54

    Ta aí uma coisa que não da pra explicar um complexo da adidas pra usar que nunca foi usado e o marketing sempre achei fraco… Pega uns meninos da base chama o andrade, júnior, Zico,Nunes entre outros e bota pra jogar lá no nordeste,amazonas etc… Faz um st off onde o cara adquira milhagem no sócio torcedor e ganhe uma passagem ou ingresso pra ver um jogo do flamengo, oferece uma camisa oficial com sorteio por regiões. Acorda marketing!!

    Reply
  • Rafael Oliveira disse:
    03/02/2016 às 15:55

    Ótimo texto, mas é covardia analisarmos hoje, com a nossa moeda fraca da maneira que está. Com o Euro a 2 reais, como já foi, arrecadaríamos tanto quanto o Milan. Mas é claro que podemos melhorar, mas dependemos muito da melhora da nossa economia.

    Reply
  • Narayan Oliveira disse:
    03/02/2016 às 16:00

    Adidas fala e acreditam, essa história de “top five” é papo furado, conversa pra boi dormir..semana passada eu estive em Milão entrei na loja da Adidas e não vi uma (1) camisa do Flamengo a venda na loja. Não satisfeito em não ver uma camisa ainda perguntei para um vendedor se tinham camisa do Flamengo pra vender, ele nem sequer tinha conhecimento que Adidas era fornecedora de material esportivo do Flamengo.
    Tomara que esse ano já consiga pelo menos uma vaga na libertadores. SRN

    Reply
    • Rafael Molina disse:
      03/02/2016 às 16:24

      E moro no estados unidos e nem aqui consegui comprar uma camisa na internet da Adidas !!!

      Mas se eu for não website da under armor, consigo comprar uma camisa do São Paulo !

      É uma coisa que me faz muito puto !!!
      Tem uma porrada de brasileiro morando nos estados unidos não pode comprar uma camisa do Flamengo (no website da adidas) !!!

      Mandei um e-mail para diretoria avisando isso e nunca recebi nada de volta com explicação como comprar o produto aqui no USA !!!!

      Reply
      • silasT disse:
        03/02/2016 às 19:27

        no site do flamengo Abre uma ouvidoria

  • Raphael Machado disse:
    03/02/2016 às 16:45

    Nós vamos cumprir a meta e depois vamos dobrar a meta

    Reply
    • TENDÔpain disse:
      03/02/2016 às 19:17

      E depois é só comungar os vice com milho

      Reply
  • Rubens Neri disse:
    03/02/2016 às 16:46

    Agora o United tb eh Adidas, não é mais top five.

    Reply
  • Ivair Rodrigues disse:
    03/02/2016 às 16:48

    verba anual de R$ 1,5 milhão para ações de marketing e acesso prioritário aos principais produtos da marca, incluindo testes de artigos que ainda não foram lançados no mercado.

    A Adidas também colocará à disposição do Flamengo o centro de treinamento em sua sede na Alemanha, denominado “World of Sports (Mundo dos Esportes)”, como centro logístico para “potenciais amistosos na Europa”, conforme descrito no contrato de parceria. O espaço tem aproximadamente 39 hectares (ou 390 mil m²) usados para prática de diversos esportes e conta com cerca de 2.900 funcionários de mais de 50 nações. Há no contrato a obrigação de uma partida de exibição por ano – a Adidas ficará com todas as receitas, à exceção dos direitos de transmissão, e as despesas do clube sairão da verba de marketing.

    JA SÃO 3 ANOS DE CONTRATO E ATE AGORA NÃO VI NADA DISSO !!

    Reply
  • Daniel de Souza da Silva disse:
    03/02/2016 às 16:51

    Otimo texto Jerônimo!!

    Reply
  • Cerpio Lima disse:
    03/02/2016 às 17:02

    Posso até estar enganado, porém se todas as vezes quisermos fazer esse comparativo, teríamos que levas em consideração algumas outras variáveis como: salário mínimo nesses países, custo de vida, comparação salário x ingresso e economia, concordo apenas num item quando se cita números de torcedores x sócios, nesse caso estamos à desejar mesmo, no mais não temos como competir com essas economias. Sem mais, SRN

    Reply
    • Vágner Rondon disse:
      03/02/2016 às 21:18

      A diferença é 7X como a renda do Real Madri ??? Todas as “variáveis” que você colocou NUNCA chegam a 7X

      Reply
  • Edson Leal disse:
    03/02/2016 às 17:59

    Repararam o número de seguidores desses clubes nas redes sociais não é?

    O Flamengo tem a maior torcida mas não é consumido no mundo todo, como acontece com Real e Bayern por exemplo. África, Ásia, Oriente Médio, Estados Unidos. Esses clubes tem fãs em todo o mundo, não só porque são fortes, mas porque jogam em praças fortes, com visibilidade.

    Exatamente aí está nosso calcanhar de Aquiles. Flamengo pode aproveitar todo seu potencial interno e até externo(de rubro negros que moram fora), mas jamais vai chegar nesses patamares, porque o futebol brasileiro e sul americano não interessa a essas dezenas de milhões de potenciais consumidores.

    Isso só vai acontecer quando tivermos um campeonato forte, com clubes fortes, competitivos. Uma praça atrativa, que chame patrocinadores nacionais e internacionais, que proporcione espetáculo. Sem isso, jamais poderemos disputar com esses clubes. Por mais que o Flamengo por si só se fortaleça.

    Então quando eu defendo o crescimento, não só nosso, mas dos rivais e do futebol brasileiro como todo, não estou fazendo demagogia ou praticando discurso “fofo”, como um colega aqui da coluna me acusou. Estou defendendo os interesses do Flamengo.

    No final das contas, o Flamengo continuará sendo brasileiro e sulamericano.

    Reply
    • Mariano Gomes disse:
      04/02/2016 às 21:49

      Essa é a questão, pois há de se entender que, existe uma enorme barreira que transcende o aspecto de gestão, que é a cultural, pois essas praças que consomem o futebol da Europa, não estão nem aí para o que acontece por essas bandas. Além de ser todo esse portento econômico quando o assunto é futebol, levando para lá, todo e qualquer craque que se destaque, seja no Brasil, Argentina, Chile, México, e até América Central. Não querendo ser pessimista, mas, mesmo os clubes desses países citados fazendo o “dever de casa”, em termos de gestão, não conseguirão furar essa barreira.

      Reply
  • Adriano Gomes disse:
    04/02/2016 às 07:29

    O texto é bom. A questão é como fazer os torcedores associarem pagando pelo menos R$ 30,00 mensais?
    Mesmo que o Flamengo consiga o Maracana não pode dizer como sendo seu. É alugado. O ideal é construir seu próprio estádio para ser chamado de seu e que tenha pelo menos 60 mil lugares.
    Mas será que ter um estádio próprio fará que teremos os 3% ou 5% do total de torcedores do Benfica (não me lembro a porcentagem correto)?

    Lembrando que o Benfica não tem craques como neymar, Messi etc etc

    Reply
  • Vinicius disse:
    04/02/2016 às 11:35

    Pena que isso não depende apenas de nós. Não adianta nada profissionalizar o Clube se moramos em um país onde a população tem uma renda baixa, moeda despecando, principal campeonato (Brasileirão) não tem visibilidade externa e além disso temos uma confederação corrupta que não ajuda na ampliação da marca Libertadores para o resto do mundo.

    Reply
  • Bruno disse:
    04/02/2016 às 12:54

    Flamengo top five mundial da Adidas? Na prática isso nunca aconteceu, ainda mais com a chegada do Manchester United. Adidas não cumpre com o contrato! Como não tem top six… Sds RN

    Reply
  • Abutre disse:
    05/02/2016 às 00:50

    Não entendo o porque de não terem pedido a Adidas intermediar um torneio, ou pelo menos amistosos com os outros Top Five da marca… Seria o mínimo a se exigir já que no contrato com a Adidas se menciona o fato do Fla ser do Top Five…

    Será medo de perder feio pros europeus?

    Mas, o nosso orçamento é muito menor… Não seria feio.

    E se o Fla ganhar?

    Seria uma baita exposição positiva!

    Reply
  • Thiago Marques disse:
    05/02/2016 às 14:46

    Essa adidas tbm esta de brincadeira, nao tem nada vendendo fora do Brasil, https://www.adidas.com/us/search?q=flamengo

    Reply
  • Robson Palhares disse:
    09/02/2016 às 19:23

    Matéria repetida haha

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Logística perfeita: Flamengo enfrenta Olimpia em Brasília com despesas pagas e faturamento milionário

O esclarecimento do lateral do Lyon sobre rumor de proposta do Flamengo

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino aproveita passe de Royal e marca 1º gol do Flamengo contra o Benfica

6 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

22 57

EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

114 48
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

62 5

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

3 1
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. cenario musical brasil em Os 15 Jogadores de Futebol Mais Ricos do Mundo: Renda, Carreira e Investimentos

    Ótimo artigo! Obrigado por compartilhar. Mantenha com o bom trabalho. Já favoritei!

  2. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  3. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  4. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  5. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo