Apesar da antiguidade do tema, perto de seu aniversário de 30 anos, a cada vez que se discute o título brasileiro de 1987 alguém em interesse em saber exatamente o que aconteceu.
Semana passada, a briga pelo twitter entre Sport e Flamengo aumentou este desejo. Leonardo Moura apresentado no Santa Cruz com a camisa 87 reforçou a rivalidade. Este blogueiro recebeu dezenas de pedidos para enviar a explicação.
A história começa em 1986.
Até aquele ano, os campeonatos estaduais eram classificatórios para o Brasileirão. Os seis primeiros de São Paulo, os cinco primeiros do Rio, os dois melhores do Mineiro, do Gaúcho, do Pernambucano, os campeões estaduais dos outros estados se classificavam. A grosso modo, mais ou menos como hoje ocorre com os campeonatos nacionais da Europa em relação à Champions League.
Assim, entre 1980 e 1986, o Brasileirão teve 40 clubes na primeira divisão (Taça de Ouro, Copa Brasil) e quatro que se classificavam do torneio de acesso (Taça de Prata ou Torneio Paralelo, nome na última edição nesse formato).
Em 1986, a CBF prometeu mudar o sistema e criar, para 1987, a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Os 24 melhores de 1986 formariam a Série A do ano seguinte.
Terminado o campeonato, com o Botafogo fora da elite de 24, a CBF mudou de idéia. Primeiro, afirmou que não tinha condição financeira para promover o torneio.
Em abril daquele ano os grandes se reuniram e fizeram o movimento que criou o Clube Dos Treze. Os fundadores (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia) anunciaram que disputariam um campeonato próprio, organizado por eles mesmos.
A CBF, então, se mobilizou e anunciou que faria o campeonato com 40 clubes. Os grandes fizeram uma composição com a CBF, mas criaram a Copa União, com a participação, também, de Santa Cruz, Goiás e Coritiba, que se juntavam aos treze de maior torcida.
A CBF criou o regulamento, que previa o cruzamento de campeão e vice do Módulo Verde (Copa União) com campeão e vice do Módulo amarelo (suposta segunda divisão).
O Clube dos 13 dizia que não disputaria o cruzamento, a CBF dizia que haveria o cruzamento. Essa confusão reforçou-se porque o representante do Clube dos 13 na CBF, Eurico Miranda, aceitou o acordo com a CBF e assinou o regulamento com o cruzamentos dos módulos.
Quando informou a direção do Clube dos 13, este recusou veementemente. O campeonato começou com a CBF dizendo que haveria o cruzamento, o Clube dos 13 dizendo que não aceitava e que não disputaria.
Nesse ínterim, o Brasil inteiro assistiu à Copa União como o Campeonato Brasileiro de verdade. A TV Globo transmitia para o Brasil inteiro um jogo por rodada, sorteado quinze minutos antes da partida começar, às 17h do domingo. Pernambuco também vivia a Copa União deste jeito, porque acompanhava o Santa Cruz no torneio.
O Flamengo venceu o Brasileirão, a Copa União, em 13 de dezembro de 1987. No mesmo dia, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, um dos líderes da criação do Clube dos Treze, reafirmou que não haveria cruzamento.
Enquanto isso, no mesmo dia, Guarani e Sport se classificaram para a decisão do Módulo Amarelo, decidido nos pênaltis. Houve dois campeões daquela suposta segunda divisão, porque o empate persistiu até chegar aos 11 x 11, nas cobranças de pênalti.
Os dois presidentes, então, decidiram que o torneio terminaria empatado. Sport e Guarani foram proclamados campeões empatados do Módulo Amarelo pela CBF. Tinham a perspectiva de disputar o cruzamento com Internacional e Flamengo.
No início de 1988, a CBF fez a tabela. Sport e Guarani entravam em campo nas partidas marcadas contra Inter e Flamengo. Sem adversário, eram proclamados vencedores por W.O. Na decisão do “Campeonato Brasileiro”, o Sport enfrentou o Guarani, empatou o jogo de ida por 1 x 1, em Campinas, venceu no Recife por 1 x 0, gol do zagueiro Marco Antônio. A CBF proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987.
Agora vai minha opinião:
O Flamengo é o campeão legítimo de 1987, porque o Brasil inteiro acompanhou a Copa União como o Campeonato Brasileiro.
Mas é preciso contar a história inteira. Por isso sempre defendi a publicação das listas de campeões com um asterisco e os nomes dos dois clubes. Isso já acontece em diversos outros campeonatos ao longo da história deste país sem memória: Fluminense e Botafogo campeões cariocas de 1907, Vasco e Fluminense campeões cariocas de 1924 e 1936, Santos e Portuguesa campeões paulistas em 1935 e 1973…
Ler estas listas com dois campeões não exclui que este blogueiro julgue o torneio mais reconhecido na época o vencido pelo rubro-negro do Rio de Janeiro. Mas permite a quem não viveu aqueles dois anos conhecer a história.
Pode apostar que daqui a mais trinta anos, vai haver um asterisco nas listas de campeões e o ano de 1987 terá ao lado do número os nomes dos dois clubes: Flamengo e Sport.
Fonte: PVC
Concordo
NOSSSSA!! QUE TIMAÇO. SELEÇAO!!!!!
Antes de 1985 eu acompanhava o Flamengo pelo motor radio e, a partir de 1986, pela TV. Vi muito essa seleção jogar. Foi melhor que todos os times da primeira divisão. SP, SANTOS, ATLETICO….TODOS! SO NAO JOGOU COM OS TIMES DA SEGUNDA.
É motoradio, tudo junto. Hehe
Queria ver se o Jorginho e o Zinho “enceradeira” fossem procurados pelo Xport para comandarem o time deles se eles colocariam o rabo entre as pernas ao surgir a discussão lá.
Esqueceram de contar sobre o tapetão de 86. Times como o botafogo – RJ e sport – PE foram rebaixados, porque segundo o regulamento seriam rebaixados os desclassificados na primeira fase (Operário-MS, Sampaio Corrêa, Remo, Coritiba, Botafogo-PB, Sergipe, Paysandu, Tuna Luso, Piauí, Operário-MT, Fortaleza e Alecrim) mais os dois últimos colocados em cada grupo na segunda fase (Botafogo-RJ, Ponte Preta, Vitória, Central, Sport, Comercial-MS, Nacional e Sobradinho). Como pode um time rebaixado num ano e ser campeão da primeira divisão no ano seguinte? FLAMENGO FOI CAMPEÃO NO CAMPO, SOMOS HEXACAMPEÃO!!!!!
Que time: Zico, Renato Gaúcho, Bebeto, Edinho, Leandro, Andrade, Zinho. Se eu não tiver errado nenhum haviam sete jogadores de seleção brasileira… E olha que a seleção brasileira era a melhor do mundo e não essa pereba que é hoje….
Esqueceu do Zé Carlos, Leonardo e Jorginho. O Airton foi o único q não tinha sido convocado para nenhuma seleção.
Tem razão Weber… Leonardo e Jorginho… Que dupla de laterais.. Não me recordo do Zé Carlos na seleção… Isso não era um time, era um esquadrão.. Com a sua informação então são 10 em nível de seleção brasileira.. Imagina hoje um time desse nível no campeonato nacional.. Destruiria todo mundo!…
Zé Carlos foi o 3o goleiro da copa de 90. 1o era Taffarel, 2o Acácio.
Zé Carlos (copa de 90), Jorginho (copa de 90 e 94), Edinho (82, 86), Leandro(82) Leonardo(94,98) Andrade( seleção sem copa) Airton, Zinho (94,98) Zico(78,82,86) Renato Gaúcho(90) Bebeto(90,94,98)
Só tem fera… Detalhe: Leandro não foi na copa de 86 porque não quis atuar na lateral (na época já era zagueiro do Flamengo e o Telê queria ele na lateral).
Não foi isto não. Foi aquele caso que os jogadores ganharam folga do dia na semana antes da copa de 86 começar e aí Leandro, Renato Gaúcho e Mario Sergio foram juntos p a gandaia e tomaram todas e se atrasaram e só o Mario Sergio conseguiu pular o muro. RGaúcho e Leandro ficaram de fora e aí o Tele ficou puto da vida e cortou os 2 da Copa por indisciplina. Tanto que a semifinal de 87 entre Atletico-mg x Fla o RGaúcho acabou com o jogo em pleno Mineirão e comemorou o gol sacaneando o Tele Santana.
Eu lembro desse caso aí… O pessoal cornetava o Leandro e R. Gaúcho dizendo que formavam um casal..kkkkk
Esqueceu de dizer q na época, Nabi Abi Chedi,presidente do Bragantino, porém cartola influente,era vice da CBF,prometeu ajudar o Nordeste ,q não tinha título,e era apoiado por Norte/nordeste,como a final não era de times do seu estado,SP,o trabalho de Chedi,foi fácil. Ganhando apoio das federações, dos políticos nordestinos.Só não sei quanto levou.
SRN
Caramba…me lembro como se fosse hoje desse time… era uma máquina de jogar bonito!!!
Para mim, a grande final foi contra o galo, na semi, quando vencemos o timaço deles no maracanã e fizemos um partidaço no mineirão.
Lembro que o Renato fez o gol de misericórdia, deixando o João Leite caçando borboletas, e aí ele correu pro banco xingando o telê, que o cortara da seleção na copa de 86.
Só para confirmar no flamengo como campeão em 87.
Vai no google e ve o troféu que o flamengo ganhou no br de 92, agora repare no troféu q palmeiras ganhou em 93. Mudou né!!!!
Até a CBF na época reconheceu o flamengo como penta em 92. E por isso teve q fazer uma nova taça. Isso deveria ser sempre divulgado.
Quer acabar com qualquer dúvida sobre o único campeão de 87? Olha o pôster do rolo compressor nessa página e depois procura o pôster do ladrão de título do mesmo ano.
Tem nem graça comparar…