Como a artilharia do Brasil em 2016 diz muito sobre o nosso futebol atual
Ano novo, artilheiros antigos e alguns bem jovens. No primeiro mês completo do futebol brasileiro em atividade em 2016, velhos nomes balançaram as redes nos estaduais e regionais pelo país. Assim como muitos garotos, alguns deles em seus primeiros anos como profissionais, vêm mantendo o bom rendimento que tiveram em 2015.
Entre os clubes que disputarão a Série A nesta temporada, veteranos e ‘novatos’ dividem as tabelas de goleadores do país neste início de trabalho. Com as 10 melhores marcas de gols no Brasil até o fim de fevereiro – entre equipes da primeira divisão – estão 12 jogadores. Seis deles com 30 anos ou mais. Os outros seis, com 24 ou menos. Mas o que isso nos diz sobre o futebol brasileiro atual?
Muitos preparadores físicos, fisiologistas, e pessoas que estudam e trabalham com o esporte, principalmente analisando o desempenho físico dos atletas, afirmam que o auge do jogador está entre os 26 – alguns dizem 27 – e os 29 anos de idade. É quando ele atinge um amadurecimento técnico e o ápice muscular. Curiosamente, é exatamente o ‘espaço em branco’ na idade dos principais artilheiros do Brasil no início do ano.
Ou seja, o Brasil é, sim, ainda capaz de revelar bons valores, mas dificilmente eles vivem o auge de suas carreiras atuando em sua terra natal. E isso explica o baixo nível técnico do futebol apresentado no Campeonato Brasileiro e, claro, nos Estaduais, mais amplos e, portanto, menos ‘restritivos tecnicamente’.
Não é nenhuma novidade que os principais nomes do futebol brasileiro hoje atuam fora do país, mas o número ajuda a mostrar de forma clara o ‘buraco’ que se formou no Brasil. Mesclar experiência e juventude deixou de ser uma opção e passou a ser quase que a única solução para se formar um elenco, com garotos que começam a aparecer e veteranos que retornam para encerrar suas carreiras. O início e o fim, sem o auge que fica no meio, salvo raras exceções.
ARTILHEIROS DO BRASIL EM 2016
– Entre os clubes que disputarão a Série A em 2016
1º – Kleber – Coritiba – 8 gols – 32 anos
2º – Fred – Fluminense – 6 gols – 32 anos
3º – Guerrero – Flamengo – 5 gols – 32 anos
4º – Osman – América-MG – 4 gols – 23 anos
Gabriel Jesus – Palmeiras – 4 gols – 18 anos
Luan – Grêmio – 4 gols – 22 anos
Aylon – Internacional – 4 gols – 23 anos
Eduardo Sasha – Internacional – 4 gols – 24 anos
Diego Souza – Fluminense – 4 gols – 30 anos
Clayton – Figueirense/Atlético-MG – 4 gols – 20 anos
Túlio de Melo – Sport – 4 gols – 31 anos
Grafite – Santa Cruz – 4 gols – 36 anos
Fonte: Lance!