“O Flamengo chega a 2016 sem quase nenhuma perspectiva de ter um estádio próprio. Sequer um projeto há para isso”
Na última semana o clube uruguaio Peñarol inaugurou sua nova arena, chamado de “Campeón del Siglo” (Campeão do Século). Assim, aposentou de vez o Estádio Centenário, dividido com diversos outras equipes, como o rival Nacional, e o obsoleto Las Acacias. No Brasil, o Flamengo, agora sem estádio para jogar, segue seu calvário em busca de um local.
Inaugurado há 98 anos e com capacidade para 12 mil pessoas, o Estádio de Las Acacias, primeiro do Peñarol, há anos passou a ser usado apenas pelos reservas. Desde então começou a dividir o Centenário com diversos clubes. Semelhante ao que ocorre com o Flamengo nos Estádios da Gávea e Maracanã, por diversas vezes era cobrado por não ter um local exclusivamente seu quando os espaços estavam indisponíveis. Mas as semelhanças param por aí.
Em dezembro de 2013 o Peñarol conseguiu então lançar a pedra fundamental do seu novo estádio, que tem capacidade para 40 mil pessoas e custou aproximadamente US$ 40 milhões (R$ 146 milhões). O Uruguai tem, segundo números de 2013, cerca de 3,4 milhões de habitantes. Isso corresponde a exatamente a metade da população da cidade do Rio de Janeiro. Estima-se que a torcida “Carbonera” atualmente tem 1,5 milhões de pessoas. São dados tão inferiores se comparados ao Brasil, que fica ainda mais assustador quando lembramos da desvalorizada moeda uruguaia em relação ao Real.
Por aqui, o Flamengo chega a 2016 sem quase nenhuma perspectiva de ter um estádio próprio. Sequer um projeto há para isso. Fala-se em arenas, revitalizações para a Gávea e até assumir o Maracanã. Nenhuma ideia concreta. E agora, sem nem mesmo poder jogar em sua própria cidade, a questão volta: Quando a torcida poderá entrar em seu estádio? A diretoria atual é formada por executivos de sucesso em diversas áreas e conseguiu não só estabilizar o lado financeiro, como reverter aos poucos os déficits de anos com administrações anteriores irresponsáveis. Mas mesmo assim, ainda não conseguiu um plano para tirar do papel o sonho.
A Arena das Dunas, estádio com menor valor entre os absurdos gastos da Copa de 2014 e com capacidade para 45 mil pessoas, custou R$ 400 milhões, quase um terço do “Campeón del Siglo”. Será que com tantos nomes empresariais de peso à frente do clube e com os números muito superiores aos uruguaios, não se consegue em seis anos a viabilização sequer de um projeto? Desde 2009 já se sabia que o Flamengo não teria local para jogar este ano, mas pouco se fez. A torcida e o clube vão ficar quantos anos mais vivendo à ilusão da espera de um estádio?
Fonte: Bruno Guedes / Goal
Aqui meu velho o Fla enfrenta uma dura oposição política, coisa que o Peñarol não tem. Grana e parceria, creio que o Fla resolva, mas a questão é nitidamente política.
*Estadio próprio é questão de tempo. Não dá mais para ficar sem. Tem que ir atrás de um terreno e tocar o projeto. Peita esse Cabral e CIA. Faz pressão. Nós nas ruas, redes sociais, vamos fazer uma grande mobilização. Duvido que não cedam.
Acho que se algo sair durante a gestão do Bandeira… vai ser algo dentro da realidade financeira do Flamengo…
Acho que o Flamengo demorou muito pra pensar em uma solução… e como solução não quero dizer estádio próprio…
Acho que pode ver algum estádio capaz de receber “pequenas” reformas e com isso o Flamengo empurra o sonho do estádio próprio pra frente…
No estádio do América cabem 13.500 pessoas… será que não serve para pequenos jogos?
Será que não vale uma parceria para refazer um lado da arquibancada e colocar 20.000?
Uma parceria com o Flor q tb n tem estadio e ai tentar aumentar o estadio pra 25 ou 30 mil…
Grandes jogos n tem pra onde correr… tem que ser no Maracanã (quando tiver) ou nas arenas fora do RJ…
Eu tô gostando de ver eu sempre falei pro estádio sair primeiramente temos que renegar o maracana e arguido fazer pressão pra ele sair e ultimamente está saindo várias matérias falando do assunto isso já gera grande pressão agora falta só a torcida levar faixas prós estádios pedindo pra diretoria construir o nosso e que não queremos o estádio do governo mais eu tenho certeza que rapidamente pessoas de mecherao e ele vai sair, veja o penharol deve ter dinheiro que equivale a ponte preta aqui e conseguiram Pq nós não ? Sem bla bla bla que os políticos não deixaram Pq o maracana vai virar elefante branco não temos nada a ver com isso se pressionarmos ele sai o pacaembu também não queria perder o corinthians e msmo assim perdeu também!
Óbvio que o maior problema é dinheiro que o Flamengo não tem atualmente para construir seu estádio próprio. Além dessa questão ainda tem outro problema, que não mais importante, o terreno.
A questão do dinheiro acho que a torcida ajudaria, acho que o problema é o local, poderia se realizar um estudo para saber se na gávea pode ser feito, se for possível, o flamengo tem que ir atrás das liberações, junto com sua torcida, esse ano é ano político, e podemos conseguir essas licenças, juntos somos mais fortes, só falta aí o pontapé inicial e o Brasil inteiro vai ver a força que tem a torcida do mais querido, não podemos deixar esse assunto (estádio) cair no esquecimento. SRN
Fala amigo, sobre a Gávea já foram feitos estudos e um estádio lá não é muito viável pelo tamanho (teria que ser pequeno), a mobilidade que seria pouca e a burocracia que seria gigante, pois essa já foi enorme na Arena McFla. Então o ideal seria outro local. O Godinho falou esses dias sobre a possibilidade de um estádio grande para jogos maiores e também um estádio Boutique para jogos menores, esse sim poderia ser na Gávea. Ele falou na possibilidade de ter os 2 o que seria maravilhoso e não aumentaria o custo de manutenção, pois já mantemos a Gávea mesmo. Já sobre a torcida ajudar, duvido bastante. Nem mesmo ao ST aderem. Claro que nossa torcida em sua maioria é de classe baixa, mas será que nesses 40 milhões não existem 500 mil que possam aderir ao ST? Ou será apenas falta de vontade de muitos? Porque todos cobram um time melhor, mas hoje o futebol precisa de dinheiro para funcionar. Temos potencial, temos a maior e melhor torcida quando se fala em torcer, mas quando se fala em ajudar o clube nos igualamos a torcidas de pequenos. SRN
Caro amigo Rclima, pode parecer que não, mais são duas coisas totalmente diferente, o ST e a ajuda para a construção do estádio, veja o meu caso: Moro em Alagoas, esse ano vou p o jogo do Flamengo contra os Pernambucanos, o programa ST pra mim, não é viável, uma vez que o retorno é pequeno, se tivesse um ST mais acessível para que mora distante eu seria sócio, porém quando se fala em estádio vc mexe com o maior sonho do Flamenguista que é de ver seu time jogando na sua casa própria, a ajuda na construção seria uma coisa mais concreta, pq vc empregaria o dinheiro e apreciaria ele sendo aplicado numa construção pra vida inteira, e a partir daí alavancaria o ST pq temos exemplos de times que tem seus ST grandes por terem extádios. Não sei se fui claro, mais eu como torcedor preferiria investir 360 reais (12 meses * 30 reais) no estádio do que no ST, é uma opinião minha. SRN
Fala amigo, tudo é o ponto de vista de cada um. Eu por exemplo moro no interior da Bahia, nunca pisei num estádio para ver um jogo do Flamengo, pago TV o que ainda gera lucro ao clube e sou ST mesmo não tendo 1 real de desconto em nada. Sei que a nossa torcida é de maioria humilde e cada um sabe da luta que passa pra pagar suas contas, mas sou apenas um funcionário público também e sei que não tá fácil pra ninguém. Não pago ST por querer algo em troca, pago por que sempre falei que no dia em que tivéssemos uma diretoria séria eu passaria a ajudar mesmo que com pouco. Pago o plano mais barato, procuro comprar produto oficial, mesmo não comprando todo ano. E ainda temos aqueles que falam não poder pagar o ST pq é caro, mas temos projetos em pode ser depositado até 5 reais sem compromisso quando o torcedor puder. Vimos aquele projeto do tijolinho e outros que a torcida não abraçou. O correto seria no meu ponto de vista: projeto para adesão ao ST e compromisso de reverter metade do ST para o estádio. Nossa torcida as vezes é muito bipolar (não estou incluindo o amigo), cobram muito projetos, programas e um monte de coisas, mas quando são criados simplesmente parece que não existem já que não dão resultado. Nossa torcida precisa cobrar mesmo, porém tbm precisa abraçar o clube pq ele é nosso e não da diretoria. SRN
PS: Tem até uma matéria que fala sobre descontos a quem mora em outros lugares que não o RJ. https://extra.globo.com/esporte/em-salvador-socio-do-flamengo-faz-as-contas-economiza-com-descontos-19027310.html
É uma boa ideia amigo esses 50% pra o estádio, mais falta esse bendito projeto, e essas tal licenças, concordo com vc no quesito abraçar o time, eu sou assinante de tv pelo simples motivo do Flamengo, e quando a corda desaperta um pouco compro uma camisa oficial, porém acho que poderia ajudar mais, estou 70% convencido que msm sem tantas vantagens devo ser ST, essa questão da doação aí eu estou um pouco por fora, é aquela parada do imposto de renda é? por fim, acho que no próximo desaperto da corda, kkkkkkkkk viro ST. Acho tbm que a diretoria deveria tirar um maior proveito dessa questão de estádio, já que a torcida está fervorosa pela realização desse sonho, fica com Deus parceiro. SRN
É isso mesmo amigo. Somos todos Flamengo e devemos abraçar o time. SRN
Realmente grande eu nunca vi o Flamengo fazer uma campanha para ter o proprio estadio , seria uma para a se pensar , mas com ajuda de patrocinadores e tal .
Dinheiro em si não é o problema. Acha mesmo que um estádio do Flamengo passaria um jogo vazio a essa altura do campeonato? Se duvidar, até o ST explode de gente querendo chance pra comprar ingresso. Se com todas as taxas e preços absurdos do Maracanã, os jogos do Fla renderam uma boa quantia, imagina em uma casa própria onde o clube é dono?
Terreno também não vejo problema. Qualquer cidade da Baixada sairia no tapa pra ter esse estádio, pois sabe que é um bom chamariz pra angariar recursos e melhorar a infraestrutura. O único “problema” não é nem o poder aquisitivo do lugar, é ele ser próximo da rodovia, de alguma estação de trem/metrô. Por que poder aquisitivo, vai vir do RJ inteiro.
Construir apenas um estádio não acredito que valeria a pena, pois haveria renda somente em dias de jogos. Construir um estádio + lojas comerciais abertas todos os dias (tipo Subway, Burger King, loja do Flamengo etc) + estacionamento aberto todos os dias + salão de festas + auditório etc etc etc a receita do Flamengo com o estádio com um todo vai aumentar bastante. Não ficando dependente “apenas” de receita de jogos.
Com essa crise acho que não iria ficar cheio o estádio em jogos de menor apelo de público, ou seja não clássicos nacionais. Assistir Flamengo x Corinthians ou Flamengo x Grêmio etc é diferente de Flamengo x Coritiba, por exemplo. Acho que os torcedores guardaria o dinheiro para jogos de maior apelo nessa crise.
Concordo que o ST vai explodir quando o Flamengo tiver seu estádio.
No momento, se permitissem ao Fla ter um estádio de médio porte na Gávea já seria bom (30 mil pessoas). Pela localização, não seria difícil atrair parceiros comerciais, não demandaria investimento em aquisição de terreno, haverá metrô perto em breve, valorizaria a sede do Clube. O problema é a liberação por parte da Prefeitura / Governo do Estado.
Comercialmente seria formidável, pois além do estádio com a receita de jogos poderiam explorar com lojas comerciais, salão de festas, aluguel de auditório, estacionamento, aluguel do estádio para shows, eventos internacionais etc etc não seria nada tão complicado conseguir parceria para construção.
Algumas dificuldades: liberação por políticos (governador e prefeito) dos alvarás para construção, moradores locais podem ser contra à construção do estádio, se o tamanho do terreno do clube comportaria uma construção.
Sem dúvida, estes são os obstáculos. Já vi por aqui um esboço de projeto para um estádio de porte pequeno. Se conseguisse a liberação, seria ótimo. A revitalização da Gávea não é a solução para jogos maiores, mas seria ótima para jogos do carioca e alguns do brasileiro de menor apelo. Seria fácil viabilizar comercialmente, alavancaria o ST e evitaria viagens.
Por ai mesmo caro Adriano , o Flamengo so tem a ganhar seria o maior investimento , eles tem exemplos do Barcelo e Real e sabem o lucro que dao estes estadios. So nao da pra entender o pq nao começar agora .
Com exceção de nós flamenguistas ninguém mais quer o Flamengo soberano. Kkkkk
Flamengo sem dívidas ou dívidas baixas é forte candidato a ser um Barcelona na América.
Não digo o futebol mas o clube como um todo. Seremos soberano em tudo. Seremos referência na América do Sul.
O estadio tem que ser multi uso amigo , nao pode ser apenas para jogos , tem que ter uma estrutura para multi uso , o SPFC teve esta experiencia , enquanto mantinha o morumba para jogo e apenas jogos , teve um preju enorme depois que comecou a usar para show e eventos , simplesmente a conta do estadio saiu do buraco e comecou a ganhar milhoes . SRN !
Quer que peguem os materiais e a mão de obra fiado, e ir pegando jogo a jogo?claro que um dos problemas e o dinheiro,se não já teriam pelo menos reformado a Gávea.
Acho que deveriam derrubar td na gavea , ja tem o CT , passava td pra la e construia um estadio no terreno da gavea , uma arena multi uso para 40 mil pessoas
Amigo. Infelizmente o flamengo se cham clube de regatas do flamengo. Vc acha que vai ser facil firar a piscina do final de semana do socio? Vc acha que os socios iriam gostar de que ali fosse tudo destruido e feito um estadio? Sem querer ofender mas vc conhece a gavea, e a rotina dos socios e etc?!
Nao a parte da piscina e sim onde fica a gavea o campo e a sede ,compreendo tambem a parte dos socios , mas sera por um bem maior para todos, se for pra esperar que o governo seda algum terreno , nunca teremos um estadio o governo que exatamente isso , que fique dependente do maracanã que na minha opiniao e totalmente inviavel ,o clube ter que pagar mais de 300 mil por partida é um absurdo !!! Deveriam dar total autonomia para o Flamengo , nao digo isso como torcedor , pois é com o Flamengo que o estadio tem sua maior renda e isso é fato !
discordo amigo,aqui onde moro em campo grande-RJ a população tem um poder aquisitivo legal e mesmo assim flamengo nunca faria estadio aqui,sabe porque?por que o flamengo internamente é um clube muito metido e elitizado,estadio pra eles so serve se for na gavea,leblon,ipanema,etc.
Desculpe amigo mas se alguem chega pra vc e fala. Vc quer morar em ipanema ou em campo grande. Vc vai responder campo grande? Eh isso mesmo? Nada contra campo grande. Mas pra se divertir, as pessoas sempre buscam o melhor que podem. E o flamengo nao eh um clube metido e elitizado. O flamenbo eh um clube que fica na gavea. Se concidentemente vc torce para esse time. Paciencia. O que nao pode eh neguinho querer menosprezar o fato de o flamengo ser um clube que fica na gavea. Colado no leblon e ipanema. Um dos ligares mais maneiros do mundo
Temos que levar faixa aos jogos e deixar claro a diretoria que queremos nosso estádio próprio os curica levaram ultimamente até pra falar mau ds globo e essa atitude que os flamenguista tem que ter não tem como não ver uma faixa aberta atrás do gol
denovo essa matéria mexoruca espalhafatosa, sem pé nem cabeça, viabilizar um estádio, esse mané que escreveu esse texto deve ser uma das piores espécies de jornalista, não tinha outro clube pra você escolher???
O Flamengo está esperando dar a última cartada no Maracanã, e faz bem. É um estádio pronto, acabado, só falta o governador tomar vergonha naquela cara e fazer política com os eleitores rubro-negros, e não com empresários que financiam o PMDB.
Quando o Flamengo tomar um “não” definitivo no Maraca, aí sim terá obrigação de construir seu próprio estádio.
Almir o maior problema do flamengo é essa corja política que está no poder no RJ, o flamengo tem dificuldade com a globo que morre pelos gambás, o governo federal morre pelos gambás, o governo estadual tá com o Roubinho e com o fascínora mafioso. O flamengo não consegue definir o local, não consegue os alvarás tudo por causa dessa corja, como exemplo o nossa arena pra outros esportes. O flamengo precisa se preparar politicamente e ser mais ambicioso, audacioso, pensar grande e mostrar mais representatividade que é o que penso que está faltando a esse grupo gestor. Na minha opinião o maracanãvai ser muito mais difícil, além desse povo que falei que joga contra ainda tem os que querem o maraca.
Você tem razão. A prova foi essa mais nova pernada do governo estadual no Flamengo, mantendo o edital que proíbe clubes de administrar o estádio e entregando pra outro consórcio roubar a renda do Flamengo.
Agora chegou a hora de enfrentar mesmo.
Almir, essa informação procede???
Não cheguei a ler sobre isso!!! Mas sendo como você falou, temos que partir pro nosso estádio!!! SRN
Essa notícia eu vi aqui mesmo meu caro Nivandreo, um consórcio de uma empresa francesa junto com uma outra brasileira vai assumir o estádio.
Veja aqui https://colunadofla.com/2016/04/caso-nao-tenha-novo-contrato-flamengo-promete-nao-jogar-mais-no-maracana/
Obrigado Almir, SRN!!!
É o que penso, já que brigamos , vamos ter que sair pra matar, essa diretoria tem que meter a mão na mesa, tem encolher esse povo. Me parece Almir que o flamengo tá sem essa pessoa que briga, que devolve desaforos, que troca socos estamos, sem uma pessoa de personalidade forte. Acho que podemos dar os primeiros passos pra conseguir nossa própria arena,primeiros temos que unir todos os flenguistas.
Como ele sabe que não há projeto?
Desde 2009 sabíamos que não teríamos estádio, os anos passaram, e nós, torcedores, só estamos discutindo isso agora.
Nem no ano passado levantamos essa bola.
Matéria oportunista.
https://www.marechalnoticias.com.br/noticias/esportes/corinthians-pode-perder-o-itaquerao-divida-passa-dos-310-milhoes/
Isso e pra quem quer contruir um estadio a qualquer preço
https://epoca.globo.com/vida/esporte/noticia/2016/04/corinthians-nao-bate-meta-e-fica-mais-proximo-de-perder-controle-da-arena-para-fundo.html
Mas uma materia pra esse colunista lê
Quem puder leia tambem
Falei há vários meses que eles não conseguiriam pagar.
Flamengo tem que esquecer o Maracanã, o Maracanã não é nosso!! Já passou da hora do Flamengo construir um estádio com capacidade entre 50 a 60 mil pessoas.
Se no Uruguai é possível fazer um estádio para 40 mil pessoas, por 150 milhões de reais, por que não aqui no Brasil? O nosso maior problema é a corrupção que devasta o país. O mesmo estádio se fosse construído aqui no Brasil sairia por 400 milhões. Sem contar a burocracia e a safadeza dos políticos que ficam fazendo doce para liberar licenças.
pois é, que ninguém esqueça que os estádios construídos na copa foram – todos – superfaturados
A parte mais vergonhosa é saber que nåo existe sequer pelo menos um projeto.Lamentàvel!
É óbvio que não existe projeto, porém como vai apresentar um projeto onde não há local. Como projetar algo que vc não sabe o tamanho do terreno onde será e como será. Hoje se vc vai construir um templo pra uma igreja, o governo a prefeitura libera terreno no dia seguinte, vide a à igreja da graça que conseguiu um terreno do tamanho do maracana, em um local central em SP. Já o flamengo que bate de frente com ferj e cbf…. Vai arrumar só pra cabeca.
Primeiro diminuir a divida, que hoje esta em 450 milhões, e depois pensar em estádio.
Certissimo, chapelão..kkkk. É isso aí.
kkkkkkk…
Alguém com noção… SRN
Valeu, Lucas. Isso aí.
Cara vou ensinar um pouquinho de administração e um pouco de finança , ok o flamengo deve seus 450 milhoes , vamos por partes , primeiro que hoje o clube consegue pagar esta divida sem maiores alardes e outra se formos esperar pagar toda a divida e depois pensar no estadio , é amigo tenho a certeza que a cabeça e minuscula , mas vamos la , com um estadio proprio o flamengo economizaria o que paga hoje para jogar em alguns estadios as vezes paga cerca de 150 mil pra cima cima chutando , digamos que o clube feche negocio com os parceiros para divulgação de placas publicitarias e outras afins , um valor de 100 milhoes se transmitidas pela tv , construiria varias lojas dentro do estadio , isso seria a parte de marketing e lojistica que tambem rendariam mt grana para os cofres , pois bem ,nao gastariamos por uns 10 ou ate menos caso um grupo queira se juntar e receber uma boa fatia por ter feito o estadio , contratos com publicidade ao redor do estadio e com o nome , teria mts empresas que gostaria de se juntar ao clube mais popular do Brasil e que e campeao de audiencia e de publico o que o flamengo ganha por ano e tem parte dessa receita cortada por nao ter um estadio é consideravel e nao ficariamos devendo pra ninguem e ainda pagariamos esta divida mais rapido que mutios ai pensam ! SRN !!!!!
Como diria Jack estripador, vamos por partes.
Primeiro: para você me ensinar sobre essas matérias, você precisa sair do SPC.
Segundo: leitura não é muito seu forte, pois está explícito no comentário acima ‘primeiro diminuir a dívida’, ou seja, não se fala em ‘pagar toda a dívida’ como vc menciona.
Terceiro: o ‘se’ e o achismo são situações que não imperam em uma empresa.
Quarto: você deve chutar tão bem que devia jogar na seleção.
SRN.
SPC ? Desde quando o flamengo esta no SPC ?O flamengo tem uma divida mas esta sendo paga sem maiores problemas e se vc quer que eu redija um texto pra o senhor publicar em seu blog , fala comigo que arrumo o texto e mando ate pelo word , amigo a divida ja esta diminuindo nao precisa comentar sobre isso o que precisa e atitude da diretoria para fazer o estadio , se vc acha que meu achismo esta errado é so fazer um breve pesquisa no pai dos burros e constatar o valor por cada jogo , quando eu chutei foi em relaçao aos valores pagos por jogos . Mt ironia para pouco argumento amigo , daria bem na escolinha do professor fagundes 🙂 Como nao podia deixar de anotar para o caro amigo , aqui vai o quanto o Flamengo paga em um jogo no maracana , segue via do bordero , o consórcio informa que o custo operacional é de R$ 380.000 por partida e mais os custos variam de R$ 180.000 (Mané Garrincha – Brasília) a R$ 40.000 (Engenhão – Rio de Janeiro). Se compararmos com Brasília, que é o segundo mais caro, o Maracanã custa R$ 200.000 a mais. Como se explica tal discrepância?. E ai amigo qer mais argumento ? se vem pra comentar besteira e melhor nem comentar caro . SRN !!!!
Larga isso cara, está te fazendo mal.
Senta la cabeça de minhoca, ignorando mensagens do senhor cabeça de vento . Contra fatos nao a argumentos , cabeça de petista !
Sei não, eu acho que falta atitude, O Flamengo tem vários patrimônios que pode ser vendidos e gerar Milhões para a construção do estádio, tem o Morro da viúva, São conrado.
além do mais, acho que se a diretoria fizer um programa de arrecadação exclusivamente em prol da arrecadar fundos para a construção do estádio uma grande parte da torcida aderem, ex: temos 40 mi de torcedores, se metade doar 20 R$ da uma boa grana, 20 x 20 = 400Mil Reais.
Falta atitude da diretoria! o maior sonho da Nação e o estádio próprio, aposto que muitos doariam até mais que o proposto!
SRN…
Além de falta de atitude está na hora de começar a pensar do tamanho do flamengo, até pra contratar essa direção tem pensado pequeno, não é necessário construir de uma vez más já que vai fazer faça algo que dure muitos e muitos anos, que não precise ficar reformando, fazendo outro, mudando de local pra jogar. Faça por partes, pode demorar mais contudo quando terminar será muito mais significativo e rentável.
Primeiro tem que diminuir bem as dividas para depois sim pensar em estádio, arena e sei lá mais o quê….nada de fazer divida em cima de divida.
Esse é responsável! Que nem a diretoria que faz história.
Isso mesmo.
A galera é muito imediatista. Quando essa diretoria assumiu o Fla era um clube em situação pré-falimentar que não conseguia sequer pegar em dia suas obrigações (salários,tributos etc),sem CT e com poucas fontes de receitas já que as cotas de TV tinham sido antecipadas,não havia programa de sócio torcedoe e se não me engano nem patrocínio master o clube tinha.
Muita coisa melhorou de lá pra cá, mas ainda temos uma dívida enorme e não dá pra pensar construir estádio nos próximos 2 anos.
Houve falha e grande pra lidar com a falta do Maracanã em 2016.Mas isso é outra história.
Caramba, muito bacana como a torcida está abraçando essa ideia de estádio para o Flamengo, infelizmente parece que a diretoria não vê isso, não percebem que terão todo apoio da torcida para peitar qualquer um que ficar a nossa frente. Poderíamos começar a lotar a caixa de mensagens da ouvidoria do clube com sugestões sobre esse projeto ou melhor ainda, utilizando de faixas e cartazes em jogos do Fla, demonstrar nossa vontade. Chega de morar de aluguel, tivemos grandes momentos no maraca, mas agora já era, temos que ter casa própria. Se palmeiras e até mesmo o Santos conseguiram parceiros para seus estádios, por qual motivo Flamengo, o maior clube desse país disparado, não conseguiria? Assim poderíamos continuar levando a política de austeridade para diminuir a dívida e construir um estádio. SRN
Sou 100% a favor de um estadio para, no maximo, 45 mil pessoas mas somente depois que esta divida cair bastante, chegar aí na casa dos 250 milhoes, antes disso sou contra pois não podemos criar mais dividas e passar por tudo que ainda estamos passando por falta de recursos para montar um time top para disputar titulos.
Ana, mas como tem sido ventilado na mídia, o Flamengo conseguindo fazer negócio com o morro da viúva vendendo ou cedendo como parte de pagamento, não precisaríamos nos preocupar nos anos da construção!!! A dívida que vem diminuindo gradativamente, em três anos, tempo da construção, pode estar nesse patamar de 250 milhões!!! Hoje por tudo que estamos vivendo com essa diretoria veja a chance do nosso estádio se tornar realidade, depois de 2018, será que teremos uma diretoria capaz de construir nosso estádio??? SRN
Concordo com a Ana e também com voce, Nivandreo. A visao e o comentário dos dois foram perfeitos.
Valeu, amigo.
Dessa forma aí que você descreve sim, Nivandreo, mas remontar dividas, não. Como disse aquele maluco a décadas atras, vamos por partes. Nessa sua idéia aí, estamos juntos.
Construir estádio fazendo dívidas, sem chances. Mas há possibilidade de permuta com construtoras pelo Morro da Viúva, de ampliação e modernização da Gávea através de parcerias comerciais, de venda de naming rights, captação de recursos através de venda de cadeiras cativas e camarotes, lojas, estacionamento, restaurantes. Pode ser viável financeiramente sem precisar utilizar recursos orçamentários.
Verdade, Gil. Essa também é outra ótima idéia tanto que outro dia estava lendo uma reportagem com o Godinho e ele disse que “Tem gente cuidando disso, gente inteligente e bem preparada. Estamos trabalhando para isso.” Entao eu acredito que seja essa a forma que eles estao negociando.
Vamos torcer para uma solução viável.
Certissima, Ana. Concordo plenamente com sua visão, seu comentário.
Estadio antes de pagar a divida é errado. O CRF tem que, no minimo, diminuir esta divida o maximo que puder para depois sim pensar em contrair mais divida.
Ah, pára com essa chatura de estádio!
É muito fácil ficar reclamando.
Desde
que foi inalgurado para a Copa de 50, a torcida do Fla sempre lotou o
Maraca, que teve por muitas vezes bem mais de 100 mil pessoas para
assistir ao Mais Querido…
Então pra que o Fla faria um
estádio se o Maraca era gigante, barato e atendia muito bem ao clube?
Então parem de dizer que foi incompetência o Fla não ter um estádio
desde aquela época. Não tinha porque não precisava ter.
Mas,
quando foram reformar o Maraca para a Copa, a promessa era que depois o
estado não iria administrar o estádio e faria a concessão do mesmo, como já tinha concedido ao Bostafogo o Engenhão.
Nenhum
outro Clube do RJ teria um poder financeiro maior e mais condições de
administrar o Maraca do que o Fla. A diretoria estava segura de que
ganharia a Concessão.
Daí, mais uma vez: Pra que faria projeto de construir um estádio se o Maraca “seria” nosso?
Mas,
esses governantes corruptos, safados, desgraçados, vascaídos, tramaram
contra o Fla e não deixaram o clube concorrer na Concessão e daí deu no
que deu…
Mas, o Maraca não vai dar lucro sem o Fla e a esperança da nossa diretoria é ficar com a Concessão do Maraca…
Mas, aí vem os chatos de plantão e ficam falando de construir um estádio…
O Brasil é o país mais burocrático do mundo, além de ser um dos mais corruptos…
O
Mac Donalds vai fazer, sem necessidade de nenhuma isenção de impostos
uma Arena para esportes olímpicos para o Fla e estamos a anos sofrendo
para conseguir as autorizações e não começamos nem a fazer a arena…
Uma assinatura em uma cetidão levou uns 5 meses pra ser dada…
Imaginem construir um estádio!
Um estádio, se fosse começar a ser fazer tudo que fosse necessário hoje, não ficaria pronto antes de 6, 7 anos…
Os
da Copa só sairão com muita pressão da Fifa com o secretário geral
dizendo que tinha de dar chute na bunda dos governantes e etc…Isso sem
falar nos superfaturamentos e muita corrupção de governantes por
detrás…
Assim, a diretoria está sendo muito,
muito, muito sensata em esperar o governo bater cabeça até ter de
admitir que o Maraca sem o Fla não dará lucro a ninguém e terá de ser o
Fla mesmo a administrá-lo…
O Maraca está pronto e será a casa do Fla, em breve, mas não sem muita batalha e muita pressão…
Fácil não será, mas o que é fácil para o Fla?
Portanto, chega de mimimi envolvendo estádio…
Abutre, o problema são as letras miúdas do contrato.
O governo do rio, obriga o pagamento de aluguel anual e sem falar em investimentos na ordem de mais de 150 milhões!!!
Esse é um dos motivos que a Odebrecht está querendo sair do maracanã, sem falar que foi prometido construção de shopping e estacionamento!!!
O Flamengo teria gastos de construção de estádio novo numa coisa que nunca será nosso!!!
Comprar o maracanã é inviável, nas duas últimas reformas, foram gastos mais de 1,7 bilhão de reais. Quanto não cobrariam pela sua venda???
O Flamengo assumindo o maracanã, daqui a 10 anos, estaremos mais uma vez discutindo sobre onde o Flamengo irá construir seu estádio!!! SRN
Não é compra do Maraca é Concessão.
O Bostafogo paga 36 mil de aluguel pelo Engenhão e arca com a manutenção do estádio…
O Fla ganharia a Concessão e arcaria com a manutenção, que aliás hoje se tornou caríssima, porque o Sérgio Lalau Cabral pendurou várias empresas dele no negócio, o que tornou impossível que o Fla e o Consórcio juntos pudessem lucrar com o estádio…
A Odebrecht já viu que não dá pra lucrar e está pulando fora, o estado não tem condições financeiras de bancar a manutenção, e o estádio não dará lucro sem o Fla.
A diretoria já sinalizou que se o Fla não for administrar o Maraca não jogará mais lá e aquilo não dará lucro sem o Fla…
Por isso, depois de algumas pequenas batalhas e de uma queda de braço vigorosa, o Maraca vai acabar caindo na mão do Fla…
É só ter um pouco de paciência…
A diretoria atual é perspicaz e no fim o Fla vai vencer essa guerra.
Abutre, concordo com você. A única dúvida e temor, é o que o Flamengo seria obrigado a levar junto com a assinatura de concessão deste estádio!!! Várias empresas de políticos a preços altíssimos e num futuro próximo termos prejuízos com o olho grande destes políticos!!! Flamengo tendo lucro, eles crescerem o olho e tomarem o maracanã por causa de pressão das empresas!!! Pois nessa diretoria, tudo é muito transparente!!! As contas estão aí pra todos verem!!! Mas espero que aconteça o que for melhor para o nosso Flamengo!!!
O Fla vai ter uma queda de braço boa, porque essa corja não vai querer largar o osso.
Mas, o Fla tem que fazer jogo duro, pois como já citei, sem o Fla o Maraca seria um elefante branco!
Quando o assunto vem a tona, me lembro dessa notícia de 2007, e a parte
“- O projeto já tem as autorizações e licenças necessárias?
Sim. Após a aprovação do projeto de construção do estádio pelo prefeito da cidade, em dezembro de 2005, o Flamengo obteve todas as licenças e autorizações necessárias junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Todas as exigências legais foram cumpridas pelo Clube. O projeto atende aos parâmetros urbanísticos e de edificações estabelecidos pela legislação. O recuo das calçadas será ampliado entre 6 e 9 metros e a altura projetada alcança 24,8 metros, inferior aos 26,7 metros da atual arquibancada.”.
Nunca saberemos a verdade.
https://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/835/programa-de-revitalizao-da-gvea-e-o-novo-estdio-do-flamengo
Uma outra parte da história é que foi cassada pelo então governador Sérgio Cabral, iria conceder o engenhao ao Flamengo!!! Mas somente após ao panamericano!!! Quando acabou o panamericano, o Flamengo ficou fora com a promessa de assumir o maracanã é também que o preço do estádio, custaria quase três vezes mais do que seu valor real. E a concessão do maracanã já sabemos que fomos preteridos pela propina da Odebrecht. Isso foi o que li em diversos sites e matérias!!! SRN
Acontece, q o projeto,mesmo q todo aprovado,licensas pagas,tem 24 meses,p conclusão.Ao menos em obras comuns é assim, acredito q vá pelo,mesmo caminho.lembrando q projeto, qualquer um pode fazer,basta um arquiteto assinar,porém o Difícil (nesse caso quase impossível) é as licenças, nas secretarias.
SRN
Garanto que a maioria aqui que fica reclamando da falta de estádio não é ST. Todo rubro negro quer um estádio mas ajudar sendo ST são poucos.
Não sou do Rio e nem conheço o Rio, mas com quarenta anos vi muita coisa no futebol e dentre essas coisas vi o mengão mandar jogos na gávea de campeonato carioca, copa do Brasil e até Brasileirão, lembro de um 3 x 1 q aplicamos no atletico-mg lá dentro e me lembro tb q a imprensa e até álbuns de figurinhas davam a gávea com capacidade para 15 mil pessoas, isso sem ter lugares atrás dos gols e em um dos lados. Eu to mentindo? Sou doido? Sou burro? Ou sonhei? Qt dificuldade de aumentar mais 20 a 25mil lugares!!! Me parece q o problema estar em querer imitar os europeus com essas Porras de arena com loja, shopping, etc. Caramba, conforto é bom, é bacana, mas se não pode, deixa pro futuro. Bacana pra mim é o Barradão do Vitoria q não tem luxo mas o time não precisa mendingar nem viajar o país p poder jogar. Vende logo esse prédio da viuva e cresce a gávea e pronto.
nao vc ta certo,ate 1997 flamengo jogava na gavea,com arquibancada tubular,romario tem mt gol na gavea,e os jogos eram a tarde pq la nao tinha refletor.
uma vez vi um materia em que a presidente da associação de moradores da gavea,que implicam pra cacete com isso,dizer que se o fla querer fazer apenas estadio eles nao podem se intrometer,eles sao contra shopping.
O Flamengo não pode construir shopping na Gávea porque senão correria o risco de perder a posse do terreno, seria desvio de finalidade.
Mas mesmo assim, eu não vejo a Gávea como uma boa opção.
A verdade é que flamengo de grande, só tem a torcida. Mais nada e por opção do próprio clube.
So Pq não sai em midia não quer dizer que não estão traçando planos pra construir, reformar,ou administrar estádio.vejo todo dia botarem 50 estádios que o fla pode fazer parceria pra reformar, mais sinceramente não acredito que esses que fazem essas matérias, tem a capacidade de ir pedir informação de como está o andamento desse assunto.
Galera me tirem umas duvidas: qual a dimensão do gramado da gávea? e
quantos metros quadrados tem o espaço da gávea? e por ultimo conhecendo
este espaço total, para quantas mil pessoas seria possível se fazer um
estádio na gávea? aguardo resposta dos companheiros!
se não me engano e 72 mil metros quadrados!
Blz Junior, eu por não conhecer o tamanho total do espaço da gávea fiquei nessa dúvida do tamanho do estádio e pra quantas mil pessoas seria, pq vejo uns falando quer daria no máximo pra 20 a 25 mil pessoas, e ontem vi uma matéria falando sobre a venda do prédio do morro da viúva pra fazer um estádio pra 40 mil pessoas e me bateu essa dúvida!
Eric, vi num link de um amigo que postou aqui, que na gávea tem 140 mil metros quadrados!!! SRN
Valeu Nivandreo, vamos aguardar os próximos capitulo dessa novela chamada estádio do Flamengo e que eu torço por um final feliz!
O terreno do antigo parque Terra Encantada se enquadra em todas as condições necessárias…
Penso que a maior dificuldade do flamengo é vencer três tipos de.situação que são contra o crescimento do flamengo. O governo estadual e ferj que são unidas compostas por, Pezão, família cabral, maia, o fascínora mafioso e o Roubinho todos tentam impedir a.todos custo a recuperação, o grande crescimento que o flamengo pode ter. O governo federal mandados por paulistas, ou por PT ou PSDB tanto faz porque é isso que acontece, todos trabalham e tramam a favor dos gambás e a globo que até já contratou, anulou jogos, sem falar no apito amigo e propagandas mentirosas a favor dos gambás e contra o mengão. Eles formam o que há de pior pra cosnpirar contra o crescimento do flamengo. Portanto penso que está na hora de.pensar grande, com audácio, arrajo, fazer valer a nossa representatividade e unir flamenguistas ilustres, torcida é políticos flamenguistas e construir um projeto para o flamengo ter seu próprio estádio, que na minha opinião teria que ser grande pois a nossa torcida é a maior em qualquer lugar. O Dep. De marketing, o Dep. Financeiro poderia pensar uma ação pra nós engajarmos em prol desse estádio, ou será que estou sonhando? Acredito que não.
Construir um estádio para 20, 25 ou 40 mil torcedores? O
Flamengo tem 40 milhões de torcedores e não pode pensar pequeno. O Barcelona
tem 1/3 da torcida do Fla e está construindo um estádio para 105 mil
torcedores.
Aí diriam: mas os estádios estão sempre vazios e a torcida não comparece, o
poder econômico do Brasil é baixo comparado com os espanhóis, o custo do
estádio é alto, etc…
MAS temos que pensar que o Flamengo está colocando as contas em dia e será a
maior potência esportiva da América e com certeza estará entre as maiores do
mundo e o clube saneado financeiramente terá times muito fortes, a economia
brasileira em algum momento deslanchará e quando chegar esse momento estaremos
com um estádio pequeno para 40 mil torcedores? Nesse dia que não está muito
longe atingiremos facilmente público de 150 mil torcedores, que mostrará a
nossa grandeza. E sendo a potência que nos aguarda, custos com estádio será o
de menos.
Nós somos grandes e temos de pensar grande, compatível com o tamanho do
Flamengo.
Pra que um estádio agora? Pra que assumir um projeto que custará muitas centenas de milhões com tantas dívidas a pagar? Não vejo muito sentido neste momento
https://youtu.be/ajepgqvlp8w antigo projeto do Márcio Braga.
Velha FDP essa da associação!
Associação kkkkkkkkk essa praga ja deve ter ido morar em outro lugar , todos os lugares tem estadio e ela acha q nao pode pq faz parte da associação do Leblon kkkkkkk
Tenta fazer um estádio para 40 mil com 146 milhões no Brasil. SONHO MEU. É que nem comparar comprar um terreno gigantesco em Copacabana com comprar um terreno no interior do sertão. Comparar mão-de-obra brasileira e impostos chega a ser ridículo também.
ideal era torcer para Marcelo Fleixo ganhar essa prefeitura do RJ, pena que ele é do PSOL.