Havia uma promessa de liberação do Engenhão para realizar as semifinais e finais do Campeonato Carioca, no final do mês de abril e início de maio. Mas pelos compromissos com a Olimpíada, os clubes já consideram esta hipótese descartada. O contraponto é que nos últimos dias levantou-se a hipótese de reabrir o Maracanã para jogar a decisão do Campeonato Estadual. Houve conversas para liberar o palco e prepará-lo para as finais logo depois do sorteio dos grupos do torneio olímpico de futebol, que acontecerá no Maraca no dia 14 de abril.
A direção do Maracanã, o governo do Estado e os clubes consideram que haveria improviso demais. O Comitê Olímpico tem o plano de retirar o gramado antes das finais do estadual, o estádio neste momento não tem bilheterias e a avaliação é de que seria improviso qualquer tentativa de realizar jogos no Maracanã da dimensão das semifinais e finais do Estadual do Rio.
Só existe uma possibilidade de a decisão acontecer na cidade do Rio de Janeiro: São Januário. Como o Flamengo solicitou o estádio e teve resposta negativa de Eurico Miranda, a alternativa só será viável em caso de decisão entre Vasco x Botafogo, Vasco x Fluminense ou Fluminense x Botafogo. Hoje o Flamengo é o sexto colocado da Taça Guanabara e pode ser eliminado da fase final.
Se o Flamengo jogar a decisão, aumenta a chance de a decisão do Campeonato Carioca acontecer, pela primeira vez na história, fora do estado do Rio de Janeiro.
Fonte: PVC