Bandeira rebate críticas por chefiar delegação da CBF: “Flamengo também cobra”

Compartilhe com os amigos

Por meio de nota oficial, presidente garante que suas atitudes são baseadas em ética e garante que clube não abandonará postura questionadora à CBF

Depois de forças políticas do Flamengo se manifestarem a favor e contra, foi a vez de o próprio Eduardo Bandeira de Mello se pronunciar. Por meio de nota publicada neste domingo no site oficial do clube, o presidente explicou a decisão de aceitar o convite para ser chefe da delegação da seleção brasileira na Copa América, nos Estados Unidos, após fazer críticas à CBF.

No comunicado, Bandeira se diz incomodado com as críticas sofridas pela escolha – muitas delas partindo de dentro do Flamengo – e volta a frisar que o fato de ser chefe de delegação não significa deixar de lado as opiniões contrárias à CBF.

“Enquanto apoia, o Flamengo também cobra e critica quando entende que entidades de administração decidem ou se manifestam no sentido contrário ao bem do futebol. Principalmente, quando têm como intenção a manutenção do poder, cultivam a falta de transparência e tentam tirar ou impedir o protagonismo dos clubes no futebol nacional”, escreveu o presidente.

Confira na íntegra a nota de Bandeira de Mello:

Esta semana aceitei o convite da CBF para ser o chefe da delegação da seleção brasileira na Copa América, em junho, nos Estados Unidos. Desde então, minha decisão vem sendo amplamente discutida e eu, bastante criticado. Quero, portanto, comentar motivos pelos quais tomei essa decisão que afeta diretamente o Flamengo e reiterar que sempre respeitarei críticas e opiniões contrárias às minhas.

Primeiramente, repudio alguns comentários que colocam em dúvida minha honra, idoneidade e intenções. Durante toda a minha vida, pautei minhas escolhas, tanto na vida pessoal, quanto em minha carreira profissional, baseadas em princípios éticos e morais. Princípios que aprendi com meus pais e que hoje transmito aos meus filhos. Princípios que coloco em prática, todos os dias, como presidente do Flamengo.

Tenho muito orgulho de hoje estar à frente do clube do meu coração. Este nunca foi um objetivo pessoal, mas agradeço a quem confiou essa missão a mim. Fui eleito pelos sócios do clube para colocar em prática as visões de rubro-negros altamente competentes, comprometidos com a seriedade e que sonham com um Flamengo forte, vencedor e que dá exemplos dentro e fora do campo.

Passados mais de três anos, conduzimos importantes mudanças na Governança do Flamengo e alguns princípios e ações foram implantados:

1 – Transparência nas contas

2 – Rigor orçamentário

3 – Responsabilidade fiscal

4 – Decisões colegiadas no Conselho Diretor

5 – Gestão profissional com autonomia para atingir os objetivos definidos pelo Conselho Diretor.

Resultados relevantes foram alcançados, sendo os mais relevantes a saúde financeira e a solidez que vem permitindo cada vez maiores investimentos no futebol, esportes olímpicos e na sede social. E que vão permitir as conquistas esportivas no futebol de forma continuada.

A administração do Flamengo é reconhecida publicamente pela eficácia, resultados e, principalmente, pela seriedade, pelo uso de práticas republicanas e transparência.

Nosso grupo entende que as boas práticas de Governança podem e devem ser adotadas nas entidades de administração do futebol. Federações, CBF e Ligas são meio e não fim. Elas devem promover a pujança dos clubes e não a si próprias. Estão a serviço dos clubes e do desenvolvimento do futebol. Portanto, os conceitos de transparência e práticas republicanas devem ser muito mais cobrados delas.

É mandatório que os clubes e os torcedores saibam o que acontece nessas entidades, decidam os seus objetivos e controlem a execução. E, como é notório, o Flamengo vem se empenhando, liderando e apoiando ações que permitam que este cenário seja colocado em prática. A formação da Primeira Liga como plataforma de alinhamento e união é um exemplo.

Em outra frente não menos importante, o Flamengo tem apoiado e participado ativamente dos comitês de reformas da CBF. Temos o objetivo de apoiar e precisamos incentivar as iniciativas que visem a melhoria da Governança do futebol brasileiro.

Enquanto apoia, o Flamengo também cobra e critica quando entende que entidades de administração decidem ou se manifestam no sentido contrário ao bem do futebol. Principalmente, quando têm como intenção a manutenção do poder, cultivam a falta de transparência e tentam tirar ou impedir o protagonismo dos clubes no futebol nacional.

Vejo sinais positivos na CBF. E contradições também. É nesse contexto que aceitei o convite para chefiar a delegação que vai participar da Copa América. Entendo o convite como um sinal de que a CBF respeita e valoriza o modelo de gestão que o Flamengo vem adotando. E tenho a expectativa de que o Flamengo possa ter o seu modelo de gestão aplicado às entidades de administração do futebol brasileiro.

Hoje, o Flamengo tem estrutura e profissionais capacitados para administrar o clube mesmo com ausência física de seu presidente. A distância não é mais uma barreira que impeça que decisões sejam tomadas de maneira eficiente. Mesmo longe, estarei perto e presente e ainda teremos a presença de nosso VP Geral.

Por fim, gostaria de dizer que todos nós devemos trabalhar com força e energia pela melhoria do futebol. Devemos aproveitar as oportunidades. Todas elas são importantes.

E esteja onde estiver, vou defender os interesses do Flamengo em primeiro lugar. Sempre.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Viram? O tempo mostrou como se inicia uma boa gestão.

  • Essa imprensa de merda q é foda…querem vender suas notícias mesmo que não sejam verdade ,sabem que o Flamengo da Ibope…no uol por exemplo diz na manchete mais ou menos assim”bandeira se une a cbf e piora crise no Flamengo”….mais que bando de FDP,querem ver o circo pegar fogo!!!!sempre disse .estamos caminhando a passos largos para nos tornarmos a maior potência no futebol sul-americano….SRN

  • A corneta murchou agr… parabéns presidente!

  • Também tou cm o EBM ,ele já mostrou q e um presidente honesto e competente. Pq se n ,não taria preocupado em tirar o mengao do fundo do poço. Parabéns EBM, e muito obrigado pelo q ta fazendo pelo nosso mengão q logo mais será uma potência

  • Aos que criticam o Bandeira de Melo. Espero que leiam até onde notarem o quanto estão errados:

    O Flamengo está no caminho certo… o Brasil está do jeito que está por falta de PLANEJAMENTO.
    Em países gigantes, há crescimento, quando se investe em educação e planejamento a LONGO prazo.
    Vocês acham que ao criar uma boa base educacional (no ensino fundamental, por exemplo), o país no ano posterior já melhora? Já colhe os resultados?
    Para um país se tornar uma potência é preciso tempo! Se firmar aos poucos. Quanto melhor a saúde financeira de um país, maior o nível de desenvolvimento. Mais se investe em saúde, educação, segurança, enfim… maior o IDH do país.
    Com o futebol é a mesma coisa…. de que adianta, ter um bom time por um ano, quebrar as finanças do clube, e voltar á realidade no(s) ano(s) seguinte(s).
    Time grande, é aquele que todo ano está bem em todos os sentidos… e para atingir esse nível é preciso esse sacrifício inicial.
    Não existe um bom time sem dinheiro, o flamengo está construindo aos poucos a sua base estrutural. Caminhando para a auto-sustentabilidade. Ganhando credibilidade no mercado. Com um técnico que impõe respeito e uma filosofia (podem criticar o técnico, porém se ele sair… me digam um nome melhor DISPONÍVEL no mercado?? Assim como o FLAMENGO, o Muricy precisa de TEMPO).
    Foquem nessa palavra… AUTO-SUSTENTABILIDADE. É disso que um grande clube precisa. E que, para alcançar esta nível, é preciso ORGANIZAÇÃO.
    Temos aí nosso país como exemplo, a má gestão de um governo inconsequente, fez com que esse ano, a CRISE se alastrasse no país. O percentual de desemprego cresce a cada dia. De que adiantou, 5 bons anos, e agora…. que perspectiva temos?

    Agora que fique claro, é óbvio que não estou (e nenhum de vocês) satisfeito com os resultados do nosso futebol. Mas, tenho certeza que o sacrifício que está sendo feito no presente, será recompensado num futuro breve. É provável que num período de 3 a 4 anos, continuando com uma boa gestão, o FLAMENGO não deva mais nada a ninguém. E imaginem o nível de nossas contratações com 50 a 100 milhões todo ano disponível para a compra de jogadores???

    Vamos ter paciência… e esperar essa melhora gradual. É difícil? É…todavia é o que nos resta.

    Saudações RUBRO-NEGRAS!! E que tenhamos um pouco mais de sorte no futebol, porque estruturalmente estamos no caminho certo…

    • Muito bom, sugiro transformar esse texto em uma matéria!

    • Rodrigo Flamenguista, primeiramente parabéns!!! Concordo plenamente com a sua visão e assim como o LeandroMgaJP também sugiro fazer uma matéria para ser publicada aqui no site com esse texto. Quanto aos 3, 4 anos para não dever mais ninguém acho que nem vai chegar a isso pois lembro de ter visto um documento do jurídico do Flamengo no final do ano passado dizendo que no final desse ano o Flamengo terminaria de pagar todos os processos trabalhistas e cívis existentes menos três: Romário, Ronaldinho e Consórcio Plaza. Nesse começo de ano já saíram os acordos do Ronaldinho e do Consorcio Plaza. Em 2017 a dívida com o Romário deverá estar em pouco mais de R$ 9 milhões podendo muito bem ser quitada em 2017. É possível que em 2018 o Flamengo só deva os tributos atrasados negociados no PROFUT e um pouco de empréstimos bancários!! Abraços e SRN

      • Pois é Carlos e Leandro. Infelizmente, essa não é a visão de todos. Até mesmo do pessoal da coluna do flamengo. Concordo com eles em muitos aspectos, só não acho correto criticarem o Bandeira. Difícil uma mensagem de apoio como essa virar uma matéria aqui.

        Mil vezes um Bandeira do que um Eurico…. Basta olharmos em que divisão o vasco jogará esse ano.

        Quanto à divida, eu falo sobre a dívida de 463 milhões… e que o flamengo esta abatendo cerca de 100 milhões por ano. De acordo com o GE http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/12/flamengo-anuncia-reducao-de-16-de-sua-divida-no-ultimo-trimestre.html

        Grande abraço e SRN.

        • Camarada é até um sacrilégio comparar EBM com Eurico. Deixa ele lá comemorando o carioquinha que é o máximo que eles conseguem esse ano.
          Quanto a divida a previsão para o começo de 2019 é de menos de R$ 300 milhões. Esse ano a divida deverá cair muito e creio eu ficar próximo de R$ 360 milhões, em 2017 e 2018 ela deverá cair numa velocidade menor. Ebm deverá deixar somente a divida de impostos negociada no PROFUT para a próxima gestão. Abraços e SRN.

    • Obrigado por me entender, amei o seu texto. SRN

    • Parabéns pelo comentário. Muita lucidez e visão de futuro. Infelizmente é o imediatismo que atrapalha e muitas vezes não deixa nenhum legado. Mesmo que EBM não consiga nada de vultuoso no futebol, coisa que eu não acredito que vá acontecer, ele deixará um legado que refletirá positivamente na vida do Flamengo.

    • Maravilha de explanação, Rodrigo !
      É isso aí que venho tentando colocar na cabeça de alguns aqui já faz um bom tempo.
      Não existe bons resultados, frutos, sem um bom tempo de trablaho, com planejamento e responsabilidade em todas as áreas.

    • “Não existe um bom time sem dinheiro”

      Nisso eu discordo. Até 1995 o Flamengo nunca havia precisado se endividar pra ser campeão, conquistou muitos títulos com pouco dinheiro. o próprio time de 1981 tinha sua espinha dorsal composta por pratas da casa.

      Uma das coisas que prejudica o Flamengo é desapoiar os jovens. A comissão técnica e diretoria não estão encorajando a utilização dos atletas oriundos das divisões de base.

      O Flamengo é capaz de formar coisa melhor que pará, caramujo e wallace (por exemplo) então deveria investir mais na utilização dessa mão de obra de baixo custo que já está no clube e oferece melhor qualidade e maior potencial de valorização.

      Não me importa por exemplo o Jorge entrar e cometer erros (os jogadores mais velhos me importam sim, eles é que deveriam oferecer o devido suporte). Se o Flamengo tivesse 5 sub-20 (sub-23 que fosse) no time e ficasse no meio da tabela eu não iria reclamar porque eu iria acreditar que em duas temporadas o desempenho desses moleques iria crescer muito, ainda estão se desenvolvendo. Agora, ter um monte de burro velho (e caros hein) apresentando o que está sendo apresentado… Bom, há quem ache que isso é planejamento…. Eu não concordo com essa prática.

      Não quero misturar as coisas, mas só pra ilustrar melhor meu pensamento, vejo muitos torcedores criticando o Jorge que atualmente é o mais jovem do time, mas o moleque é melhor que Pico, Thalisson, Armero, João Paulo e etc….. Po eu acredito que ele está oscilando mas vai crescer, eu o manteria. O time não está uma merda apenas por culpa dele. quando ele tiver 23 anos e seu físico estiver completamente desenvolvido ele tende a render ainda muito mais até pela experiência que terá.

      O problema é que o FLAMENGO tem um time sem nenhuma perspectiva de crescimento, nem mesmo a longo prazo. nem em 15 anos essa espinha dorsal será campeã nacional por pontos corridos. Entende isso?

      Conclusão, Equipes competitivas não são formadas apenas com dinheiro, vemos gigantes Europeus bilionários caírem diante de times médios com orçamentos infinitamente inferiores. E pra que serviu o Caminhão de dinheiro do Barcelona e Bayern diante do “modesto” Atlético de Madrid?

      O Planejamento dessa diretoria é ter um orçamento muito alto nos próximos anos, mas ter mais dinheiro pra investir do que os outros clubes não irá assegurar conquistas. Entende isso também?

      Meu companheiro, conhecimento vale muito mais do que dinheiro.

      o Flamengo deve permanecer com as finanças azuis, mas achar que o planejamento está sendo feito corretamente é muita ingenuidade. Desculpe a sinceridade, mas é minha opinião.

      • Ferreira Duarte …só pra te lembrar, estamos no seculo 21, capitalismo, dinheiro, futuro, entendeu ? De 2000 pra trás era outra conversa sobre dinheiro, futuro mas agora, a prosa é 100% diferente. Ninguém vai conseguir um time bom sem dinheiro, sem estrutura. Viu o Audax ? Já depenaram o Audax. Viu o River Plate ? Depenaram também. E o curintia ? Já era. Só sobrou o Elias.
        Os clubes podem até formar e manter um time muito bom, mas irão se endividar até as tampas, Como o Atlético Mineiro tá fezendo, e uma hora essa conta vai chegar, assim como chegou para o Flamengo, para o curintia, para o palmeiras. Resumindo: Se não tiver uma base financeira forte e uma administração muito responsável,o próximo passo é um buraco bem fundo ( Como este que o próprio CRF esta tentando sair ).

        • Dê o orçamento do Flamengo 2016 para o Audax pra tu ver o que acontece.

          Não basta ter dinheiro. tem que saber usar o dinheiro.

          • Você é muito corneta, vai jogar Master Liga, vai, eu sei o que a comissão técnica está fazendo e é um excelente trabalho. SRN

Comentários não são permitidos.