O Flamengo é Vermelho e Preto

Compartilhe com os amigos

O Flamengo quando criado tinha as cores azul e ouro como suas cores predominantes, mas como desbotavam com facilidade devido a dificuldade de importação do tecido e a salinidade das águas da Baía da Guanabara e do sol, em 1896 as cores foram trocadas para o Vermelho e Preto, que eram as cores da bandeira do Jockey Clube Brasileiro, conforme depoimento de um dos fundadores do clube, Augusto Lopes da Silveira.

Desde então o rubro-negro veste e encanta milhões de torcedores pelo mundo a fora. Desde então o Flamengo é vermelho e preto. Ninguém está satisfeito com o momento atual do Flamengo, porém ultimamente estamos convivendo com uma dissidência na torcida que começa a preocupar, além dos torcedores rubro-negros , temos os torcedores azuis.

Antes que muitos “azuis” venham me criticar, deixo claro que não sou torcedor de diretoria, meu Flamengo é vermelho e preto. Acredito que o trabalho dessa diretoria para resgatar as finanças do Flamengo devem ser exaltados, e estão sendo. Mas o carro chefe do flamengo é o futebol, e o apequenamento do clube nesse quesito é notório e já deixou de ser preocupante, virou desesperador.

Estamos criando ao longo desses anos da gestão de Eduardo Bandeira, uma identidade que assusta e foge da tradição do clube, o respeito imposto pela camisa se perdeu, os títulos estão rareando, os vexames aumentando, mas o mais assustador disso tudo é que está sendo criado um abismo em relação ao seu maior patrimônio: o torcedor.

Hoje temos um time com bons jogadores (tecnicamente falando), uma folha de futebol dentro dos padrões das grandes equipes do país, porém não conseguimos enxergar comando, identificação com a torcida, DNA Rubro-negro. Vemos jogadores com grandes salários, com boas instalações para treinar, com uma torcida que lota os estádios para apoiar, e sabe qual a recompensa disso? Ouvir jogador falar que foi bom ser eliminado de uma competição para poder descansar, ou outro dizer que é normal perder para time de divisão inferior, e por aí vai. Cadê o comando? Isso é inadmissível!

Que Flamengo é esse? Não é o vermelho e preto que um dia Zico fez chegar ao topo do mundo, que foi o maior campeão nacional do país, que acostumou sua torcida a títulos e mais títulos, que já foi base da seleção, que se notabilizou por revelar craques, que lotava estádios e era conhecido como o time do povo.

Talvez esse seja o Flamengo azul, que paga em dia, paga dívidas (não que isso seja errado), que ganhas prêmios de melhor gestão, de transparência, mas que não conhece do futebol, que acha normal perder, que não olha para sua torcida e quando olha apenas a vê como potenciais consumidores, de forma fria e calculista. Não consegue olhar para o sentimento dentro de cada um, que clama por um time que resgate as tradições rubro-negras, que jogue com raça, amor e paixão.

Talvez esse Flamengo azul pague todas as dívidas, vire um time rico, com craques, mas talvez a distância criada entre o torcedor e o time fiquem grandes demais para ser o Flamengo do povo, e aí perderá o seu maior diferencial, seu maior patrimônio, seu 12º jogador.

Tá na hora de uma intervenção! Chega de cores, vamos focar no que realmente interessa: O vermelho e o preto. Tá na hora de rever conceitos, colocar alguém que entenda, que faça o link entre torcida e time, alguém que entenda as tradições rubro-negras e as respeite, alguém que mensure a grandeza do clube. Nosso Flamengo não é azul, verde, amarelo. Nosso Flamengo é vermelho e preto!

“…Cante comigo mengão! Acima de tudo Rubro-Negro!”
“Acima de tudo Rubro-Negro, amor maior não tem igual…”
“Cobra coral, Papagaio vintém, Vesti Rubro-Negro não tem pra ninguém.”

#MeuFlamengoéRubro-Negro

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @jeronimosjunior!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Uma coisa não entendo, gostaria de explicação: se é rubro-negro, por qual motivo o branco no short e branco na camisa do segundo uniforme? Se é um time de duas cores porque sempre usa 3? Quem explica? O Flamengo é tricolor? Eu vejo 3 cores quando joga.

  • Da pra segurar as pontas com o que a diretoria está disponibilizando de verbas, verbas essas que são maiores que de muitos clubes com desempenho melhor… EBM tem que continuar a pagar dividas e multiplicando a receita, para os apressados, recomendo que tirem os shorts pela cabeça. Devagar viraremos potência ! SRN

  • Ok e que tipos de intervenções são estas quem vc colocaria o que teria que mudar quais seus conceitos se vc tivesse o poder para fazer isto?

  • Na verdade quem faz o time jogar é o técnico, e quem tem que pedir que contrate jogador A ou B é o técnico, pois esse terá que pedir jogadores que se encaixem no esquema e estilo de jogo. A diretoria deve supervisionar esse trabalho e cobrar. E oq acho q falta é essa cobrança, e é preciso contratar um técnico que se identifique com a alma do Flamengo. De fato a diretoria não deve se envolver diretamente com o futebol, e talvez o erro seja esse, pq quem decide como o time joga e que jogador deve ser contratado é o TÉCNICO! Só precisam achar o treinador certo.

    É UM ERRO DEIXAR A DIRETORIA DECIDIR QUEM DEVE VESTIR O MANTO, PQ OS MESMOS NÃO ENTENDEM DE FUTEBOL COMO O TÉCNICO E NÃO SABE COMO O TIME JOGA.

    Se não concorda com oq eu disse, basta atravessar o continente e ver pq o futebol europeu está anos luz acima do nosso, e tbm pq nossos treinadores são ultrapassados, mas isso é um assunto para outro texto.

  • pra salvar o clube do buraco absoluto tiveram que sacrificar um pouco do futebol.. não da pra fazer tudo ao mesmo tempo… quer reclamar, pode reclamar mas esse é o único jeito.. então senta lá e ja deu desse discurso. paga o seu sócio-torcedor e ajuda, em vez de querer apoiar só quando o time ta ganhando…

    • Parceiro, o Flamengo tem uma das maiores folhas salariais do Brasil. Lembrem que mandaram Dorival, Ibson e Love embora para economizar e pagar meio milhão para o Cadu… Trocentas dispensas de técnicos e multas milhonárias…
      Tudo isso para um time fazer bonde da stellinha e não acontecer nada!
      Uma coisa boa não anula diversos erros e o Fla tem contrato de milhões com a Globo costurado por outra gestão.
      Eu prefiro sim, títulos a frufru financeiro. O Galo deve mais. O Corinthias deve mais. O Cruzeiro arrecada menos. Todos disputam títulos e o Fla só passa vergonha.

      • típico torcedor século 20.. ficar devendo só gera penhoras no futuro. não adianta nada arrecadar 500 milhões e a penhora amarrar 80% disso… aliás, seria pior ainda

        os outros devem mais? problema deles… eles vão se afogar. nós estamos nadando… vamos ver daqui um tempo quem vai estar melhor…

        menos imediatismo.. paga o sócio-torcedor e mais calma..

        • Sou socio torcedor desde 29/03/2013 – 2275283
          Tenho orgulho de ser torcedor do seculo 20 ter sentado muito na arquibancada de cimento do Maraca. Se não fosse pelo seculo 20 e os presidentes caloteiros, o Fla seria hoje menor que o Fluminense… pense nisso!

          • defender presidentes que deliberadamente lesaram o clube… é de doer…

            • Tá certo! Como vc me chamou de torcedor do século 20, creio que vc começou a acompanhar futebol no século 21.
              Eu ia para o Maraca ver o Fla ganhar títulos e mais títulos. Você vai comemorar economia no dinheiro dos outros e levar sacode de Vasco, Ceará, Santa Cruz, Confiança, Volta Redonda, Vasco de novo, Fortaleza 2x… isso em 5 meses…
              Que pena que não existe máquina do tempo…

              • eu sei e entendo que crescimento não vem sem sacrifícios.. já você… e não, não comecei a acompanhar futebol no século 21, conheço muito bem os danos causados por anos de irresponsabilidade na gestão do clube. estamos vendo os resultados deles hoje..

                • Faltou dizer para ele que naquela época em que ganhava tudo o Flamengo não estava falido como recentemente. Foi a partir do sucesso alcançado no campo que começou a roubalheira. Duvido que se na década de 80 o clube tivesse a divida e estivesse no buraco financeiro dos anos 2000 conseguiria ganhar alguma coisa.

  • Porra, aparece cada idiota por aqui. A César o que é de César. O clube vai bem nas finanças, então vamos elogiar. O clube vai mal no futebol, então vamos criticar. Uma coisa não impede a outra ou vc acha que se vai mal no futebol tem que ir mal nas finanças também? O que divide a torcida é essa teoria maluca que inventaram de azuis e rubro negros. A única teoria que aceito é que se vc faz a coisa certa uma hora começa a dar resultado, é claro que sempre é necessário fazer ajustes, talvez essa diretoria peque em demorar a fazê-los. Pra terminar, acho que o que tá faltando ao time é o DNA rubro negro. E o que é isso? É a mescla entre grandes jogadores e jogadores jovens formados no clube. É só ver a história, quando isso aconteceu sempre vencemos, inclusive em épocas em que usávamos a base por absoluta falta de opção, pois faltava dinheiro para contratar.

    • Concordo com você João! disse isso no texto: “Acredito que o trabalho dessa diretoria para resgatar as finanças do Flamengo devem ser exaltados, e estão sendo. Mas o carro chefe do flamengo é o futebol, e o apequenamento do clube nesse quesito é notório e já deixou de ser preocupante, virou desesperador.” Estou falando do futebol, sei que nas finanças nunca existiu como eles. Mas o futebol está pecando! SRN!

      • Falou tudo, Jerônimo! O trabalho da diretoria na parte das finanças tem que ser exaltado mesmo, porém quantas vezes mais essa diretoria vai errar no futebol? Não é o primeiro erro, não é o primeiro vexame.

        Não estou pedindo que a diretoria saia do Flamengo, mas esse comitê gestor aí formado por Bandeira e seus pares não manjam nada de futebol e insistem em tomar as decisões do futebol.

        Futebol é pra quem manja da coisa! A diretoria pode continuar fazendo seu ótimo trabalho nas finanças, mas tem que colocar alguém que entenda de futebol lá com autonomia para fazer as mudanças necessárias. Já estamos carecas de saber que Bandeira, Godinho, Fred Luz e cia não têm capacidade para decidir pelo futebol, então aprove um orçamento e coloque na mão de alguém do ramo para decidir o futebol do clube.

        Exemplo disso é a pasta dos esportes olímpicos, que fica na mão do Póvoa, que é um excelente gestor e trabalha sem intervenções do tal comitê.

        SRN

        • Bah, faz de conta que nas diretorias anteriores o futebol estava ganhando tudo né? Só agora que a situação tá feia? Deixem de ser hipócritas! SRN.

          • Marcos, nunca fomos tão humilhados como agora. Em 41 anos nunca fiquei tomando tantas porradas seguidas do Vice. Nunca vi o time andar em campo por 1 1/2 ano e ninguém fazer nada. Nunca vi 3 derrotas para times da serie C em poucas semanas. Nunca via cair tão cedo da CB…

    • Caralho. .. é simplesmente isso. Perfeito.

Comentários não são permitidos.