4-3-3, 4-4-2, 3-5-2, 6-4-0, tanto faz! Tenho visto esta discussão por quase a maioria da torcida. Não importa a tática, mas sim a quantidade de jogadores que atacam e defendem. Para quem gosta de nomes, o Flamengo hoje joga no 4-2-3-1. Quando está com a posse de bola, ataca com 6 jogadores, são eles: Arão, Rodinei ou Jorge (nunca os dois), Alan Patrick, Everton, Cirino e Vizeu. Quando não está com a posse de bola, defende com 5 jogadores no meio-campo: Everton, Alan, Cirino, Arão e Márcio Araújo, deixando somente o Vizeu na frente. Em jogos com mais tranquilidade, ficam o Alan e Vizeu na frente deixando Everton e Cirino voltarem para recompor o meio. Para quem gosta de nomes, o Flamengo defende no 4-5-1.
A questão não é a tática usada e sim a qualidade dos jogadores da frente. Everton, Cirino e Vizeu vem atuando muito abaixo do que podem produzir, não conseguem fazer uma jogada de triangulação com eficiência e muito menos parar a bola no ataque. Não vou estender críticas à ninguém mais do time porque temos de apoiar quem está em campo e eles não são se escalam. Pensando como o Zé Ricardo, qual a única razão para ele manter esses jogadores, tendo jogadores da mesma ou superior qualidade no banco, como Mancuello, Cuéllar, Ederson, Thiago Santos, etc? A única explicação plausível seria a capacidade física de Everton e Cirino em recompor e acompanhar os laterais adversários.
Vamos voltar um pouco no tempo e ver qual nome vocês dariam para as táticas dos nossos últimos times campeões. 2009: Bruno, Juan, Angelim, Álvaro (David era reserva), Léo Moura; Airton, Willians, Maldonado e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. 2013: Felipe, André Santos, Samir, Wallace, Léo Moura; Amaral, Luiz Antônio, Elias, Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.
Seria 4-3-1-2? `Há, mais em 2009 o Willians atacava pela direita, Maldonado chegava na frente da área adversária e em 2013 Luiz Antônio e Elias atacavam´. Está aí o X da questão. Não importa o nome que se dê a tática e sim como ela funciona dentro de campo. O problema recente do Flamengo, primeiro era de vontade, que parece ter resolvido com a chegada do Zé Ricardo. Agora o problema é de qualidade.
Alan Patrick e Arão são os jogadores que mais cresceram de produção com a chegada do Zé Ricardo. Não vou citar Muralha porque ele não jogava e a dupla de zaga chegou agora. Na cabeça do torcedor a escalação dos sonhos seria 90% assim: Muralha, Jorge, Vaz, Rever, Rodinei; Cuéllar, Arão, Alan Patrick e Mancuello; Sheik e Guerrero. Pode trocar os nomes, mas a estrutura seria essa, não é? Mas infelizmente dentro de campo teríamos que ter tempo para treinar a recomposição pois no momento iria ser uma avenida. Outro ponto importante é o tempo que o Zé está tendo para treinar, porque para alterar essa estrutura que o Muricy deixou precisa de tempo e como o Flamengo só joga fora de casa pelo menos de momento, está fora de questão.
Enfim, não importa o nome da tática e sim como funciona dentro de campo. Hoje nós temos vontade, estrutura defensiva e falta qualidade nos jogadores de frente, exceção à Alan Patrick. Com a volta de Guerrero, espero um pouco mais de qualidade na parte de conseguir o domínio de bola e esperar até o time chegar. Sheik pode acrescentar em uma parte do tempo pois acho que não tem mais físico para aguentar os 90 min e o Ederson até agora é uma incógnita no Flamengo. Thiago Santos é um jogador que o Zé poderia testar no lugar do Cirino ao invés de Gabriel ou Fernandinho. E qual seria meu time do meio pra frente? Manteria a mesma estrutura com pontas que marcam os laterais e começaria com Márcio Araújo, Arão, Alan Patrick; Mancuello, Sheik e Guerrero. No segundo tempo, Cuéllar, Everton e Thiago Santos quando acabar o gás da galera que tem que acompanhar os laterais (Sheik e Mancuello) e talvez substituir um volante que esteja com cartão amarelo, cansado ou até mesmo para fechar o time em caso de reta final do jogo para explorar os contra-ataques. Só não podemos mais abdicar de jogar como no segundo tempo contra o Cruzeiro e o ontem contra o Santa Cruz. Ganhar é sempre bom mas podemos vencer sem sofrer tanto. Pelo menos o nosso treinador assumiu que o time não foi bem na parte ofensiva. Eu acredito no Flamengo e acho que com alguns ajustes vamos brigar pelo título!
Aquele abraço!
André Barros
Em minha opinião, everton e cirino só tem condições de jogar com o time ganhando, para puxarem o contra-ataque e olhe lá… ou o everton de lateral esquerda… mas pra começar jogando? nenhum dos dois..
MA e Cirino não dá, torço pela vitória, mas se perder não ficarei puto!
Trio para Domingo: Sheik-Guerrero-Everton. Já melhora alguma coisa.
Posso até entender o MA e Everton no time, mesmo não sendo os que gostaria de ver como titular – mas Cirino não tem nenhuma condição de atuar com a camisa do Flamengo. Ele é muito, mas muito fraco.
Vms torcer pro Ze por ou Sheik ou Ederson no lugar dele.
Ederson é outro perna de pau. Mas a torcida gosto dele né, porque é injustiçado por jogar fora de posição..rs
Sheik ja deu e Ederson ? Eu prefiro o Cantero do que essa porra de Ederson kkkkkkkkk
Sheik, ?? tu tá de scanagem né? ??
Explique o pq do Everton o do MA ele corre , mas nao precisamos de corredor tendo o Cuellar para jogar o Cirino ja esta jogando a um tempao e ainda tem gente falando que ele esta pegando ritmo kkkkkkkkkkkkkk
Cirino tá matando o ataque!
Cirino não está conseguindo passar por nenhum marcador, esse cara sim, na minha opinião foi muito superestimado. Podia tentar colocar o Nixon, e no lugar do everton poderia colocar o Mancuello mais recuado, talvez melhorasse esse esse nosso ataque.
Perfeito mano. Ou ederson, ou quem sabe aquele moleque da base, que joga pela direita. Esquece Gabriel, Fernandinho, cirino…
Thiago santos!!! ao lado do Leo Duarte e o melhor da base! seria ótima válvula de escape
Esse lek ae mesmo. Mas com paciência veremos os moleques da base tendo suas chances. Vizeu e Leo duarte tiveram as suas. Espero o paqueta, thiago, terem também.
Tá aí o maior erro do futebol atual… atacante ter que marcar lateral até na linha de fundo.
O atacante por ter que marcar, perde totalmente o fôlego quando vai atacar, por isso o Éverton todo jogo tem que sair e o Cirino não rende.
Analisando com medidas proporções, o Cristiano Ronaldo joga aberto pela esquerda, mas raramente marca o lateral até a linha de fundo, ele simplesmente aproveita a subida do lateral e se projeta nas costas do adversário, dessa forma, obriga o adversário a fazer a cobertura com alguém do meio ou corre o risco do CR7 sair no mano a mano com o zagueiro.
Concordo que os atacantes têm que compor o meio, mas acho errado ter que voltar até a linha de fundo e talvez por isso o futebol do Cirino sumiu.
Cara o CR7 não acompanha mas o restante do time tem que acompanhar, e CR7 se paga Muito la na frente.
Observe o time do Bayern e do Barça e veja que todos eles marcam, linhas próximas e futebol moderno.
Atacante não pode ficar na frente sem ajudar o time.
Uma coisa é atacante marcar na frente ou ajudar a preencher no meio, outra coisa é atacante marcar na linha de fundo do seu próprio campo de defesa e isso o CR7, Messi, Neymar, Suarez e Robben não fazem.
COM CERTEZA LUCAS VC FALOU TUDO..PORISSO O FUTEBOL BRASILEIRO ESTA UMA MERDA,JOGADOR BOM NA BOCA DESSES COMENTARISTAS IDIOTAS É O QUE MARCA LATERAL AGORA….TA BOM.E OUTRA,O MANCUELO É VOLANTE,QUE CHEGA NA FRENTE, COLOCAR O CARA NESSA POSIÇÃO VÃO QUEIMAR ELE LEGAL,POIS NÃO VAI FAZER UMA COISA,NEM OUTRA…O ÚNICO JEITO DE FAZER O MANCU RENDER É A BANDONARESSE ESQUEMA DE PONTAS E JOGAR NUM 442 LOSANGO COM CUELLAR DE CABEÇA DE ÁREA MANCUELLO PELA ESQUERDA,E O ARÃO PELA DIREITA COM PATRICK SOLTO DE MEIA CAMISA 10
É isso aí, Mayko, você deu a “receita do bolo”!
Essa é a melhor formação para o nosso meio de campo, num 4-4-2!!!!!!!
É exatamente assim que deve ser a forma do Flamengo jogar, porém infelizmente o nosso interino não pensa isso.
Faço das suas as minhas palavras… Eu sonho com isso… Este losango, e pra cereja do bolo, ederson ou outro jogador com qualidade ao lado do peruano…
Faz sim, o “ovinho” que o Cristiano Ronaldo tomou uma vez do Daniel Alves foi justamente na linha de fundo do real, pois ele tinha voltado até ali para acompanha-lo.
Ele faz isso raramente.
Tomou o “ovinho”, pois não sabe marcar.
A maioria dos treinadores escalam os pontas muito mais preocupados em marcar os laterais adversários do que atacar e é isso que eu questiono.
Meus Amigos, o FLAMENGO melhorou defensivamente e está ganhando porque entraram no time, -MURALHA -REVER e o -VAZ, não tem nada a ver com o Zé Ricardo e nem com o Caramujo!
Essa é a minha opinião!!
Ontem quem “ganhou” o jogo foram o – ARÃO, o – MURALHA, o VAZ e o – REVER e tivemos a sorte do nosso lado porque o Santa Cruz perdeu mais chances de gol que o FLAMENGO e, se o P V estivesse em campo ontem, teríamos saído de lá goleados!
Falae Douglas… Também compartilho dessa idéia. A zaga está monstra. Vaz está muito bem, bela contratação junto ao rever. Márcio Araújo tem demonstrado um esforço enorme. Mas de imediato eu tiraria o cirino e mudaria este esquema… Acredito que o Zé saiba o que está fazendo. Estudioso e calculista provou ser… Mas acho que deveria esquecer essa idéia de ponta com cirino, everton, Gabriel, Fernandinho… Ederson, cuellar e Mancuello terão suas sequências, Zé não será injusto, acredito nisso.
O time poderia estar em outro plano,outro patamar. Cirino é péssimo, everton esforçado seria interessante testá-lo na LE, vizeu ainda sem condições, Márcio Araújo, este divide opiniões, mas não trocaria um meio com cuellar, Mancuello e Arao e AP mais solto. Aos poucos estamos entrosando. Guerreiro retorna contra os flores. Eu testaria o ederson ou o thiago da base no lugar de cirino.
Hoje eu vi. São Paulo só conseguiu suportar a pressão rubro-negra no último domingo pelo talento individual do Calleri. Hoje com ele suspenso foi um clube medíocre. E acabamos a rodada no G4. SRN.
Perfeito, jogaram nada. Ainda vai sair o Maicon no fim do mês. Será um time mediano.
O esquema é 4-1-4-1
Marcio Araujo sempre está entre as duas linhas
Eu queria mais chances ao ederson e ao thiago santos no lugar de cirino e everton, o ederson pode nao ter a mesma velocidade desses dois mais é muito mais técnico e inteligente, alem de saber chutar. O Thiago corre tanto quanto ou ate mais, e é habilidoso, parte pro drible msm.
o negocio é colocar o thiago santos no lugar do cirino e mancuello no lugar do everton ai ficara perfeito mancuello alan patrick no meio, mancu mais aberto na esquerda e thiago santos e guerrero no ataque ficara perfeito.
Queria muito ver essa formação.
Quando perdíamos porque não tínhamos zagueiro, o problema era o esquema. Chegaram zagueiros, o time melhorou e agora já defendem o 4-3-3.
O problema não é o esquema, mas sim nos jogadores Cirino, Evertom e etc.. estão muito mau, deveriam ficar na reserva os caras ja estão queimados vão esperar a situação ficar insustentavel para sacalos do time? as vezes penso que esse time é escalado por empresarios!
A análise foi boa, mas discordo que seja tão difícil de utilizar a escalação “ideal”. O time já jogou assim algumas vezes e se comportou muito bem.
Em nenhuma hipótese há chance do Sheik jogar nesse ou em qualquer esquema.
Justamente porque ele não tem disciplina tática. Sai da esquerda pro meio, do meio pra direita, e esquece de acompanhar a subida do lateral adversário.
Gostei do texto, segue muito uma linha de raciocínio que eu tenho. O time hoje precisa dos velocistas Éverton, Cirino, Fernandinho para funcionar. Para armar um time sem eles precisa haver uma reformulação no modo de jogar. E quem vai fazer essa reformulação é o técnico interino que faz cada jogo sem saber se estará no próximo? Não tem lógica.