Caros Rubro Negros,
A poucos dias tivemos a notícia que o Botafogo conseguiu viabilizar o estádio Luso Brasileiro, de propriedade da Portuguesa RJ, para seu uso já para o Campeonato Brasileiro de 2016. E não pude deixar de pensar que o Flamengo perdeu uma boa oportunidade.
Que fique claro desde já: a crítica é válida não somente para a diretoria atual, mas também para as anteriores (até mais para elas), que deveriam ter vislumbrado esse problema não só para a Olimpíada de 2016, mas também para o tempo que o Maraca ficou parado para as reformas relativas à Copa de 2014.
A utilidade de um estádio de pequeno/médio porte não só agora como nos anos anteriores é notória. É de conhecimento público que o Maracanã iria ficar indisponível por um bom pedaço de 2016, sem falar o tempo que ficou indisponível para as obras da Copa. E mesmo tentando levar em consideração toda a volatilidade que envolve a disponibilidade/gestão do Maracanã… mesmo levando em conta a burocracia, a política rasteira e os bastidores que vem a muito tempo prejudicando o Flamengo em relação a questão “estádio”… mesmo assim algo deveria ter sido enveredado nesse sentido. Isso poderia ser producente até como escape nas negociações com o consórcio, que sempre foram problemáticas. Também seria uma boa opção para jogos de menor apelo. E poderia ser cedido, por exemplo, ao Fluminense nesse mesmo tópico, no intuito de dividir despesas. Sem falar na diminuição das viagens tão citadas e criticadas por alguns nas últimas temporadas.
Outro fato que causa estranheza é que o Botafogo, o time dito grande com o mais combalido cofre do Brasil, tenha conseguido essa solução. E de forma até rápida. Já o Flamengo continua patinando nessa questão. Todos sabemos que a situação financeira do Flamengo não é robusta como deveria ser. Que apesar a recuperação está encaminhada, ainda há um longo caminho de convívio com fantasmas do passado. Então é de se compreender que investimentos sejam feitos com parcimônia. Mas olhando para a situação do Botafogo essa explicação por si só não se justifica. Na verdade, quanto mais penso na “Arena Botafogo” mais pasmo eu fico com a inércia do Flamengo em certos assuntos. O Botafogo sequer é pioneiro nesse tipo de solução. Enquanto passamos mal durante a reforma do Maracanã para a Copa de 2014 o Atlético Mineiro conseguiu uma ótima solução com o América MG no Independência, que tem servido bem para eles até hoje. O próprio Flamengo deu uma “solução goma de mascar” no próprio estádio Luso Brasileiro em 2005….
Agora nos resta continuar itinerante pelo Brasil ( graças ao bom Deus sempre bem recebidos por sua enorme torcida ). Ou jogar em Volta Redonda para 3….4 mil testemunhas… Acho que nessa o Flamengo dormiu no ponto….
Nota 0: Lucas Mugni. O argentino está voltando ao clube depois de um empréstimo e já foi descartado de cara. Custava trazer o jogador pro elenco, até com o intuito de não desvalorizar o próprio patrimônio?
Nota 5: Maicosuel. A central de cavadas e/ou especulações está a toda no Flamengo. Mas não sei por que investir no setor aonde temos a maior quantidade de opções, mesmo que essas opções não estejam agradando…
Nota 10: Finalmente o Flamengo está prestes a receber o que deve pela venda do Hernane…que sirva de lição!!!
P.S: Ao que tudo indica o Consórcio entregará a gestão do Maracanã novamente ao governo, que deve repassar a gestão do mesmo a alguém…é bom o Flamengo ficar de olhos bem abertos e se preparar para uma autêntica guerra de bastidores…
Saudações Rubro Negras!!!
Luiz Henrique Amorim
contato@colunadofla.com.br
Em relação ao estádio, realmente o flamengo se deu mal nessa.
Mas é sabido que isso é muito por culpa do olho grande dessa diretoria ,que só pensa em números.
Mas a diretoria se deu mal , pois acreditavam que nenhum time carioca fosse capaz de reformar esse estadio.
A surpresa foi cravada e desmascarada. Essa reforma feita pelo faísca só demosntra a postura dessa diretoria. Estamos perdendo totalmente a identidade flamenguista
Estamos virando um time caça níquel.
Infelizmente!!!!!
Eu não concordo muito com a crítica de ser “caça niqueis” ou de se preocupar só com finanças. Ou ainda de perda de identidade.
O problema é que a conta chegou..
E tem que ser paga.
Mas acredito que logo estaremos em outro patamar e assumirmos nossa lugar de direito no futebol brasileiro… Quem viver verá!!!
Abraços!!
E mais tarde tem mais hein !
Tem q ganhar!!!
Abraços!!!
Concordo plenamente.
Se o Flamengo tivesse reformado o estádio.
Teríamos uma arena para 15mil pessoas ( estilo caldeirão ).
Todos os jogos teriam capacidade máxima.
Teríamos uma arena com uma torcida empurrando o time. E teríamos um aproveitamento gigantesco.
Ganharíamos o fator ( jogar em casa ) com uma torcida, que sabe torcer e empurrar o time.
A verdadeira torcida!!!! Que fica em pé o jogo todo, que canta o jogo todo. Que não deixa o time cair de rendimento. Que é camisa 12…..
Além disso, com um estádio menor,
1. reduziríamos nossos custos ( aluguel Maracanã ).
2. Pressionaríamos o governo do Rio, a dar concessão do Maracanã pra gente. Pois falaríamos que não jogaríamos lá mais.
3. Poderíamos usar o estádio, pra jogar o carioca com tranquilidade e jogos de menor apelo na copa do brasil, liga e sul-americana.
4. Poderíamos dividir os custos com Botafogo ou Fluminense.
5. Se o Governo do Rio, não dê a concessão do Maracanã pra gente. Jogaríamos os jogos menor nesse estádio reformado e os clássicos venderíamos pelo Brasil ( Brasília, Manaus, Natal )…..
6. Ou poderíamos jogar os clássicos no Rio mesmo, alugando o Engenhão com um custo muito menor…
Aumentando o nosso lucro, sem a necessidade de viajar….
7. Sócio torcedor, imaginem o crescimento, vendendo pacotes para todos os jogos em casa do Flamengo.
15 mil pessoas, estádio lotado, o time no G4
Eu concordo com algumas coisas…
A “verdadeira torcida” está entre as coisas que discordo.
No mais…
Abraços!!!
Quando você separa as torcidas do Flamengo em “verdadeira” e “não verdadeira”, você admite o discurso curintianu de que a maior torcida de verdade é a deles!
Tb sou muito contra esse discurso. Tem até uma coluna minha do ano passado “Somos todos Flamengo” em que falo disso….
Esse discurso só depõe contra o maior patrimônio do Flamengo, que é sua torcida.
Abraços
Essa galera com isso de torcida “verdadeira e falsa” é foda. Existe uma pequena diferença chamada ROTINA. A torcida do RJ foi acostumada com anos e anos de maracanã lotado, a galera do estado já tem aquele know who de como torcer, já a torcida de fora do estado é mais acanhada. Isso ai é papo de quem quer criar discórdia. É meio demais você pedir que a torcida rubro negra de Natal tenha o mesmo costume da carioca. Quantas vezes o Flamengo jogou de mandante em Natal? Fala sério né.
Tb sou muito contra esse discurso. Tem até uma coluna minha do ano passado “Somos todos Flamengo” em que falo disso….
Esse discurso só depõe contra o maior patrimônio do Flamengo, que é sua torcida.
Abraços
Olha pode ser sim, mas a diretoria optou por VR e Brasília. OK, VR é foda de dar renda, mas pelo menos o prejuízo com o estádio é amenizado. Maracanã nos moldes atuais é INVIÁVEL, pelos custos absurdos. Ai é muito simples, o Flamengo tem que colocar as cartas na mesa: só entro com o Maracanã se eu for o administrador. Quero ver o que vão fazer com o estádio sem o Fla. Quando se critica a diretoria por sair muito, penso que não levam em conta que o Fla está em dia com as contas e isso tem um custo. Não elogiamos tanto isso! Temos que pensar com abrangência. E o bota fogo só fez uma reforma e ampliou o estádio para 15 mil…menos que VR. Quero ver a enorme e fiel torcida deles lotar todos os jogos.
O fla pela sua grandeza tem que ter sua Arena. Isso sim. Tinha uma proposta de uma Arena para 50 mil, aqui mesmo li sobre isso. Se tem, qual o problema ai…ficar esperando Maracanã…ai já seria idiotice. SRN.
Eu nem sou tão crítico a estratégia de jogar fora do RJ… Mas vejo muitas reclamações a esse respeito… Até de jogadores…
Sobre as contas em dia, concordo em gênero número e grau.
Sobre a possível gestão do maracanã tb acho q o caminho é esse…. No mais é cuidar da burocracia e botar a boca no trombone em relação a qq política rasteira em relação a manobras burocráticas feitas apenas para nos prejudicar…
Abraços!!!
A ausência de planejamento e ambição dessa diretoria com relação ao futebol são um desastre.
Hoje li que “A Rio-2016 devolverá o estádio em 30 de outubro, e Fla e Flu ainda terão, somados, cinco jogos como mandantes no Brasileiro.”
Ou seja, a diretoria sabia disso e não se planejou para termos um estádio para jogar na própria cidade, como o fizeram bostinha e flor. Logo, teremos apenas 3 jogos (bostinha, coxa e santos) no maracanã pelo brasileiro de 2016 realizados na cidade do Rio de Janeiro.
Esses senhores tinham que vir a público dar uma satisfação ao torcedor rubro negro sobre essa falha gravíssima. Depois não sabem porque perdem sócios torcedores.
Eles erram e acertam em relação ao futebol.
De fato acho q eles subestimaram a questão.
Vamos ver o que acontece até outubro…
Abraços
Luiz, meu único medo nessa questão de estádio é o seguinte!!!
O Flamengo é muito fraco nos bastidores e politicamente tem muita gente que rema contra as nossas idéias!!!
Essa briga com o Botafogo e se o maracanã for administrado pela FFERJ ou outra concessionária, das duas uma: vai ter que se sujeitar a jogar no maracanã com preços altíssimos ou jogar em Macaé ou volta redonda!!! SRN
Mas aí tem o outro lado: Como a FERJ ( ou qq outro ente) viabiliza o Maracanã sem o Flamengo?
O Flamengo tem q se mostrar como ele é: forte e imprescindível
Flamengo so é Flamengo dentro do Maracanã… temos que viabilizar coisas boas é no Maracanã… pois fora dele.. n tem pressão nenhuma de torcida etc… torcedores que n apoiam o time que nem é no Maraca! Daqui a pouco menos de 1 mês estaremos dentro do Maraca.. e vamos empurrar o Flamengo pra ser campeão Brasileiro.. é so n perder o foco.. e ficar ali colado nos lideres.. que chegando o Maraca.. vamos ganhar esse Brasileiro… com toda midia etc contra…. mas esse ano da pra ser campeão sim, pois não tem nenhum clube diferente do outro, está tudo no mesmo patamar.. e a reta final vai fazer a diferença.. e o Flamengo ja vai estar montado com todos reforços… e torcida!!!!! O Maraca é nosso.. vai começar a festa!!!!! Simbora Mengão!!!
Maraca é o caralho, tem que construir um estádio
Até acho que o maracanã faz parte do futuro do Flamengo. Mas não ele sendo algo exclusivo… Não nos moldes atuais…
Abraços
Tenho muitas dúvidas se o futuro do Flamengo passa pela exclusividade do maracanã…
Só o futuro dirá!
Abraços
essa discussão está recheada de achismos e cornetadas, em minha opinião….
ainda acho que o Flamengo agiu certo… investir R$ 5.000.000,00 em um ativo de terceiros por 15 jogos… isso é um bom negócio? Cada jogo do Bostafogo custará quase R$ 400.000,00, fora os custos dos jogos em si…. ficará bem mais caro do que jogar no Maracanã, por exemplo… O Bostafogo está usando o valor do adiantamento da TV… gastando de maneira ruim… lembrando que o Flamengo recebeu luvas (o triplo do valor) e não adiantamento, como todos os outros do RIO.
Eu acho que devemos cair menos na pilha da imprensa!!!
Mas não deveria ser “por apenas 15 jogos”…
O independência está aí a servir o Atl Mg muito bem!
Sem falar que essa solução não deveria ter sido tratada agora…E sim lá na reforma do maracanã para a Copa…
Até como Barganha isso serviria na hora de pensar como atuar em relação ao maracanã.
Sobre achismos…o nosso papel ao fazer uma coluna é expor opiniões… Achar faz parte disso. E sobre cornetadas…Não é muito o meu perfil… Rs
Abraços!!
Meu caro, o “se” e o “deveria” não jogam…. tem que se analisar os dados… o Botafogo investiu uma grana pesada, acima de sua capacidade, para jogar poucos jogos… eu acho isso irracional… o Independência é um caso totalmente diferente, pois o atlético não desembolsou um tostão na reforma dele…. o estádio da Ilha é provisório… estamos comparando banana com laranja… ABS!
Mesmo que algum investimento fosse necessário sou da opinião que seria válido. Vejo muitas vantagens em algo assim. Não só para “tempos sem maracanã” mas também para jogos de menor apelo…
Abraços
A opção de ser itinerante dá certo não é por sorte, é por estudo da diretoria, achar que a diretoria do botinha fez melhor que a do Flamengo, é não conhecer a realidade, se o botafogo tiver que jogar fora do Rio não enche nenhum estádio grande. Essa sua opinião é muito rasa e merece ser questionada. Essa história de fazer puxadinho pra usar em jogos pequenos é grotesca, o negócio é fazer com que todos s jogos sejam grandes e atraia cada vez mais público.
De fato o botafogo não tem a opção que o Flamengo tem de ser itinerante…
Porém até mesmos jogadores e comissão técnica já reclamaram de tantas viagens…E o resultado esportivo nos jogos vendidos pra outra praça depõe contra essa estratégia….
No mais…o “puxadinho” poderia sim ser muito útil, não só nesses tempos sem maracanã, mas para jogos de menor apelo..
Não acho isso raso…
Abraços
Acho a mesma coisa, cada jogo do Foguinho vai ter que dar um retorno acima de 400mil para se obter lucro, com essa torcida minúscula, nem se cada um pagasse o ingresso em dobro kkkk. Falando sério o Mengão conseguiria arrecadar até mais mas com o Maraca “preste” a ser devolvido, financeiramente, ser itinerante e mais lucrativo, o problema é o desgaste dos jogadores e a falta de treino. Sinceramente seria legal dividir um estádio com algum time pequeno, tem o Ítalo Dal Cima, perto de BRT, TREM e com vias de tráfego.
Poderia fazer uma reforma no moça bonita, estádio do Bangu, está numa situação menos precária que o ítalo del cima, trem passa na porta, avenida Brasil é próximo!!! SRN
Pode ser tbm. O problema com o moça bonita é o tamanho, eu o achei pequeno, o Ítalo reformado caberia mais. Porém o mais viável seria o moça bonita e de quebra faria um parceria com o Bangu fornecendo jogadores com pouco espaço no clube, pelo menos para jogar o carioquete. Se ninguém intervir logo só restarar 2 times no RJ: Flamengo e os demais.
Se o Flamengo vencer hoje digo que termina o turno no mínimo em segundo. Escrevam isso.
Que um profeta esteja falando por sua boca…
Abraços!!!
“Se o Flamengo vencer hoje digo que termina o turno no mínimo em segundo.”
Podia copiar e colar ?
Essa possibilidade de jogar no estádio luso brasileiro é para time pequeno. Caiu como luva nas mãos do BotaB. O que eu não entendo e não lembro, até porque foi em 2007 é como o flamengo deixou passar a chance de arrendar o engenhão. Parece que o Botafogo não teve adversário na licitação e venceu por um valor de 36 mil mensais. O que não é nada ou seja de 2008 até o final de 2016 terão pago um pouco mais de 3,8 Mi, que é a renda de 2 jogos quase.
Claro que o leitor pode dizer que o estádio taria fechado para as olimpíadas, mas ficou aberto na copa. E, por esse valor baixo teríamos tempo suficiente para construir nosso estádio. Talvez, poderíamos construí-lo até mesmo com a renda resultante do possível arrendamento do estádio. Conclusão: faltou visão ao então presidente kleber leite. Ou então houve uma negociata por debaixo dos panos com o bebeto de freitas, presidente do B-otafogo que conseguiu a concessão.
Vi em alguns sites, que falam que na época. Foi oferecido o maracanã para o Flamengo administrar para abrir mão do engenhão. Por isso o Flamengo não entrou na licitação.SRN
Mas aí confiar na palavra de políticos…
Sem falar q antes dessa diretoria eu acredito que o Flamengo não tinha a menor condição de gerir o maracanã…
Abraços
Se essa informação tiver lastro, a diretoria acreditou na palavra de políticos e abriu mão da concessão, por ser por 20 anos. E agora estamos nessa. (fora que essa promessa em si já seria esdrúxula considerando o tempo que o maracanã ficou parado para as obras e durante a copa).
Se não me engano, o Bap e até o EBM já falou sobre isso mais de 1x. O estado convenceu o Flamengo a não disputar o Engenhão com a promessa de que abriria a licitação do maracanã contando com o Flamengo. Confiaram e deu no que deu.
Confiar em políticos é duro…
Abraços
cairam no conto. aliás nesse governo do rio, faz tempo que não tem um governante rubro-negro ou sério, as duas coisas nem pensar. E quem era o prefeito do Rio em 2007? Cesar Maia que é botafoguense. Ai junta com a família cabral que é vascaína com pezão botafoguense, paes e a gente já sabe no que vai dar essa história. E pra quem acha que é conspiração: já estudei com o filho do cabral na faculdade, hoje ele é deputado federal e posso dizer: é vascaíno e odeia o Flamengo tem planos. E tem planos para atrapalhar o flamengo.
Em 2007 o Botafogo estava se organizando de alguma forma e O Flamengo vivia um caos…por isso sequer concorreu a licitação do engenhão.
Abraços
eu li uma noticia que o kleber leite chegou ir no pregão presencial mas o por que eu não sei o Fla não apresentou lances. Eu até concordo com a teoria do caos institucionalizado que vivia a gávea na época. Mas não conseguir dar um lance de 40 mil por mês? Acho que até para um clube em crise isso não é nada. Parece que perdemos uma chance.
O Engenhão foi oferecido ao botafogo, pois foi idealizado na gestão de Cesar Maia, botafoguense. Nem se cogitou oferecê-lo ao Flamengo. Todos sabem que Cesar Maia, Cabral e Edu Paes, sempre fizeram de tudo para prejudicar o Flamengo!!! Deram estádios, terrenos, verbas, pra todos os grandes. Já o Flamengo, eles vivem impondo dificuldades e barreiras!
Isso q da ter uma diretoria incompetente igual essa.
Nem tanto né?
Abraços
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, bando de incompetentes essa diretoria atual. Com todo o dinheiro que as diretorias passadas deixaram no cofre do mengão, e a arena flamengo que foi construída pelas excelentes diretorias do passado? Será q essa diretoria atual vendeu?
Tipo isso né??
Abraços
Quando eu digo imcopetetes foi a demora em agir , sabiam q esse ano era ano de olimpíadas, e não se planejaram poderiam te reformado aquele estadio com o Fluminense essa diretoria nas finanças tiro o chapéu mais no q se trata do Futebol eles tem muitos erros SRN
novamente esse assunto, o maracanã vai esta disponível em outubro, a exatos 3 meses, vai morre até la, que porra, que chatice, os caras ganham bem, viajam, comem do bom e do melhor e vem um e fica sempre com o mesmo assunto.
Sou adepto de que essa solução deveria ter sido pensada lá atrás… Na reforma do Maracanã para a Copa. Aí os gastos seriam bem diluídos pelo tempo e as benesses muito maiores…
No mais eu tb acho q existe exagero quanto as reclamações sobre as viagens…mas elas estão aí..sempre…
Abraços
Esse lenga lenga de novo? Isso não é estadio para o flamengo. Nem terminei de ler, tem flamenguista com alma de botafoguense, chora por qualquer coisa
Sou adepto de que essa solução deveria ter sido pensada lá atrás… Na reforma do Maracanã para a Copa. Aí os gastos seriam bem diluídos pelo tempo e as benesses muito maiores…
No mais…Não é choro… Só uma opinião. Chorar e reclamar não é muito do meu perfil…
Abraços
Entao para vc o melhor seria investir uma grana alta (5milhões) num estadio q no ano que vem nem vai ser utilizado?!?Mais um que defeca com os dedos! Os caras não entendem ou não se convencem que a diretoria sabia de tudo isso e pegou como álibi a questão da olimpiada e a indisponibilidade do Maracanã, para colocar os jogos fora do estado para faturar mais!! Não foi por inoperancia e sim pela proposta de arrecadar mais e seduzir os torcedores de outros estados a se associarem ao socio torcedor! Tem seu lado ruim nessa historia mas paciencia! Apos as olimpiadas tudo se resolverá!
Que seja então. Mas o resultado esportivo tem deposto contra essa estratégia…
Sou um entusiasta dessa diretoria e de sua política de arrumar as finanças. Mas se for exatamente isso daí que você falou há de se procurar mais equilíbrio…
E eu acho qu essa solução deveria ter sido pensada lá atrás… Na reforma do Maracanã para a Copa. Aí os gastos seriam bem diluídos pelo tempo e as benesses muito maiores…
Abraços
Arrisco a te dizer q tudo foi pensado e que mesmo assim decidiram em rodar o Brasil! Se não, ficaríamos em Volta Redonda mesmo! Mas a reestruturação financeira conta e essa diretoria leva a serio! Foi uma escolha! Rpz na verdade o resultado desportivo esse ano,com um time quase todo de contratações, ia ser difícil! ainda mais com os melhores jogadores em má fase e Muricy sendo a decepção que foi! não vejo as viagens como sendo o grande problema, apesar de realmente prejudicar! O maior vilão são os jogadores e a demora de Muricy em armar um time solido! Acabou gerando o que estamos vendo! Muricy Abdicou de seus princípios, para tentar implantar conceitos q nunca pregou! Aí embananou tudo! Mas Zé Ricardo esta fazendo um inicio de trabalho animador e pode levar esse time a libertadores se tiver ousadia e inteligencia!
Concordo com vc.
Abraços
Não sei se todos conhecem o Luso mas achei o acesso mt ruim. Uma rua de mão dupla com apenas uma faixa. O trânsito já estava ruim sem ser dia de jogo pois os ônibus paravam fora dos pontos e parava tudo. Sinceramente acho uma Boa só o quem mora próximo.
O Flamengo mandou jogos lá em 2005 junto com o Botafogo, a Arena Petrobras. Trânsito caótico, era uma aventura sair da Ilha depois da partida.
Vamos dizer que eu queira atrapalhar um jogo na Arena luso,causo um acidente,uma batida,na entrada ou tanto faz mais p frente. Já passou por ali em dias com operação policial?Fora o fato de ser o aeroporto, por si só é super movimentado.A Ilha do governador tem uma entrada só para isso,além de dar acesso p rodovia p Magé.Ontem queimaram um ônibus, aposto que muita gente perdeu avião. A idéia seria boa mas o trânsito ,o entorno violento,e difícil… Uma vez demorei 3horas desda entrada(aeroporto)
Temos ou não temos volta é redonda??
montar uma estrutura móvel nesse estadio…nãoseria mais fácil fazer isto no estadio da gávea que é do flamengo?
A gávea tem uma série de embrolios burocráticos a serem resolvidos…
Abraços
A Gávea sofre com um probleminha chamado Associação de Moradores. Como lá é bairro de elite, essa associação não vê com bons olhos um evento como jogo de futebol em seus arredores, pois atrai muita gente. Por isso que lá só é usado pra jogos dos juniores e feminino, que não atrai torcida.
Bom,não moro no Rio, mas ja ouvi dizer que os moradores não são umempencilho não,que isso é usado como desculpa tanto pelo clube como pelo governo que hj só sabe fuder com o flamengo…
Mayko, é fato real. O trânsito local é uma porcaria, como quase de todo o Rio, por sinal. Esta é a desculpa dada pela Associação.
O futebol do flamengo vai conseguir andar qunado essa gestão sair, isso só vai acontecer nas próximas eleições.
Aí eu discordo de você… Eles erram…E eles acertam…
Vai dar certo!!!
Abraços
Flamengo não é bostafogo. As necessidades do Mengão não são atendidas pelas mesmas soluções viáveis ao quase rival. Me admira que as pessoas não tenham essa noção. Um sapato 34 não serve para um pé 48. SRN
De fato. Mas essa solução “Independência Mode” , se feita lá atrás, tem suas qualidades….
Abraços
Estádio para o Flamengo é de engenhão para cima. E precisa ter boa localização( acesso )
Seria bom. Mas pra quem táindo jogar em VR pra 3000 testemunhas…
Abraços
Flamengo não precisa gastar dinheiro. A solução é Cariacica-ES q fica de avião menos de 01:30hs até Vitória e mais 20 min de ônibus. Estádio c um excelente campo q pôs 21 mil pessoas contra o Internacional e a torcida faz o clima ficar igual ao Maracanã. Vibram e cantam sem parar. Volta Redonda tem q ser deixado de lado pois só dá prejuízo pondo 3 a 4 mil pessoas somente.
Tomara q de certo como deu hoje é que o time faça pelo menos metade das chances que tem…
Abraços
É uma ótima solução para acabar com as viagens extenuantes. Cabe a Diretoria deixar de lado um pouco esse olho gordo por rendas, e definir uma sede.
Existem opções perto do RJ…
Juiz de Fora, Vitória, SP… todos próximos com estádios de 20 a 30 mil lugares e que se bem aproveitados vão lotar…
Vantagens e desvantagens que eu vejo…
Vantagens:
Se o jogo anterior ou posterior for pelo sudeste o desgaste é menor, se o jogo for no nordeste, acredito que é inteligente jogar por lá mesmo como foi feito com o Flor.
Em Cariacica a torcida (pela TV) me pareceu uma torcida mais parecida com a torcida do Maracanã… aquela torcida que canta o tempo todo e empurra o time.
Desvantagem:
Como o estádio não é muito grande, a arrecadação é menor, no jogo Flamengo x Inter a renda bruta foi de 1 milhão enquanto Flamengo x Palmeiras (em Brasília) a renda foi de 2.4 milhões…
Mas em Brasilia a torcida parece que foi em um enterro…
Acho que tem q tentar priorizar a arrecadação em alguns poucos jogos, e priorizar o desgaste dos jogadores na maioria das escolhas…
Não vejo sentido algum nessas críticas à torcida de Brasilia…
Opinião de quem vai nos estádios (tanto RJ quanto BSB)
Cariacica e Juiz de Fora vem sendo comentado há muito tempo que são ótimas praças para o Flamengo jogar no lugar de Volta Redonda. Falha gigante da diretoria de futebol, pois são lugares que possuem uma relação histórica de boa recepção. Não se pode descobrir algo assim em junho. Aliás, “descobriram” apenas Cariacica. Juiz de Fora ainda é ignorado.
Falta mais conhecimento de história do clube por parte de jogadores e dirigentes.
Hoje foi irado, setores C e D, cantando do primeiro ao ultimo segundo de jogo, foi de arrepiar,
Exatamente!!! (Tirando a parte do igual ao Maracanã, né. Não força a Barra!!!!)
Luso brasileiro é o kct!! Estádio pequeno pra time pequeno…..
F -se essa bosta!!!! Não era viável pro Flamengo, e continua não sendo…..
A casa do Flamengo é o Brasil inteiro!!!!! mas se quiser o caldeirão sinistro, onde o pau quebra de quina, vem pra Cariacica de nv. Aqui a pressão é cavernosa!!!!!
Ps: bosta X Mengão nesse lixo vai dar merda pra mais de metro!!!!
Hj fiquei pensando em uma parceria com o governo estadual capixaba (gestora do Kleber Andrade) e a prefeitura para a instalação de arquibancadas tubulares provisórias, aumentando assim a capacidade do estádio. Poderiam cobrar preços mais acessíveis nesse setor provisório, pois o valor praticado contra o Internacional – R$70 meia – não mantém casa cheia sempre.
Há muito não sentia o Mengão jogar em casa como foi hj. Vlw, Cariacica!
O Flamengo esta dormindo no ponto! A MP 716/2016 pode dar um
estádio de graça para o Flamengo.
Explico melhor: Essa MP autorizou que as empresas aéreas possam ter até 100 %
do capital estrangeiro, assim quem vocês acham que tá vindo investir aqui no
Brasil????
fly emirates, sim meus amigos a empresa tem grandes planos para o Brasil, tanto
que quase fechou um contrato de 200 milhões de dólares com o Corinthians pelo
name right do estádio deles ( só não fechou por que o estádio já tinha nome já
tinha nome, arena Itaquera, e as empresa que investem nesse tipo de marketing querem um estádio antes de construir, pois se
for negociar depois de construir o nome não pega mais, ex.: Santiago Bernabeu e
camp nou que tem name right e é chamado pelo velho nome diferentemente do Fly Emirates
do arsenal).
Para isso dar certo no Flamengo a diretoria, tem de achar um
terreno e fazer o Projeto ( para mim tem de ser igual ao Veltins-Arena do
schalke 04, estádio mais moderno e bonito mundo além de muito rentável devido a
sua configuração) e vender o NAME RIGHT ainda na planta pois a pedra fundamental
deve ser o nome, tipo FLY EMIRATES ARENA. Assim o estádio iria passar a ser
integral do flamengo deste o primeiro dia, não ficando vinculado como o
Palmeira ficou com a empresa que só está lucrando, pois vendeu o nome do estádio
e ainda vai ficar com a exploração do mesmo por muitos anos.
Um estádio da iniciativa privada leva 2 anos para terminar,
diferente dos 5 dos públicos.
O flamengo iria ter um parceiro monstruoso (fly Emirates e o
estádio) sem gasta nada do bolso.
O RJ de janeiro iria criar muito emprego na construção da
arena
O bairro iria sem desenvolver
E o Flamengo iria chegar onde deveria.
Saudações Rubro Negras e nada de aluguel, vamos trabalhar
que dar!!!!
Torcendo pra diretoria estar ciente e de olho em algo assim…
Abraços
daterra,
1) Não há naming rights no nome do Camp Nou e do Santiago Bernabeu com outros nomes, ao contrário da Allianz Arena, em Munique.
2) Um estádio da iniciativa privada pode demorar mais tempo que um estádio público, vide o Allianz Parque e seus 4 anos contra a destruição e nova construção do Maracanã em 3 anos.
3) Dificilmente a construção de um estádio conseguiria ser custeada apenas com o valor da venda dos naming rights do mesmo. Por outro lado, pelo menos já ajudaria. Os caras são do ramo, estão ligados nisso.
4) Em Barra de Guaratiba realmente o bairro se desenvolveria e poderia ter o apoio da prefeitura, que com ctz veria com bons olhos. Por outro lado, não é interessante para o Estado. Política complicada.
Resumo de tudo: Não é tão fácil quanto parece.
Abu Dhabi Santiago Bernabeu.
Arena vodafone lhe contradiz em tudo. ex US$ 116 milhões pelos naming rights e o custo do estádio em US$ 80 milhões
Desculpe a demora.
Abu Dhabi Santiago Bernabeu foi uma especulação de 2014. Se entrar no site do Real Madrid, consta o nome original: Santiago Bernabeu, inclusive com a foto da entrada do estádio com seu nome.
No Camp Nou há um projeto de venda de naming rights para AUXILIAR no valor da reforma do estádio. Os jogos continuarão sendo disputados no local, que fechará apenas o setor que estiver em obra.
Ou seja, não houve ainda a venda do direito de propriedade dos nomes dos estádios do Barcelona e do Real Madrid. Contudo concordo contigo que vai ser difícil pegar se vierem a vender.
Sobre a Arena Vodafone, realmente vc está certo. O custo total da construção do luxuoso estádio foi de US$122 milhões e a venda do naming rights do estádio por 15 anos foi de US$145 milhões. Ainda que o valor total a ser pago não vá diretamente para quitar os gastos com a construção (de acordo com que eu li), a construção saiu barata lá na Turquia.
O grande problema é que aqui no Brasil os valores são outros. Peguemos o Allianz Parque como exemplo. A construção custou quase 800 milhões e a venda dos naming rights gerou R$300 milhões. Lembrando que o terreno do estádio já era do Palmeiras.
Outro exemplo, Arena da Baixada. Reforma (apenas reforma) para Copa: quase R$300 milhões. Isso quando a construção civil não estava em crise como agora.
Só uma observação, o nome da empresa não é Fly emirates, e sim Emirates, eles colocam fly emirates pra querer dizer “voe emirates ou voe pela emirates”, tipo: “beba coca-cola”, só acho que não é tão fácil assim, e concordo com VC no que diz respeito à venda do NR antes da construção. SRN
Sai fora!!!
Flamengo é infinitamente maior que essa bosta!!!!!!
Se é pra reclamar e reivindicar, vamos fazer direito!!!!!
Não tem absolutamente nada pra gente ali.
É o típico estadiozinho do Bostafogo.
Sem dó, nem Piedade, Mengão!!!!!!!
Vamos rasgar o mundo!!!!
Ah para, vai!!!
Luso Brasileiro de cu é rola! O Mengão vai bem em Cariacica. Agora só falta ver melhor os mandos de jogos de grande apelo, porque Brasília é sem chance. O Mais Querido não consegue bom desempenho lá nem fudendo! Já que é pra jogar longe de casa fazendo dinheiro, por que não Natal ou Manaus, cuja recepção foi fantástica e a renda com bilheteria melhor ainda?! Ou ainda na casa da paulistada, onde a torcida do Mengão fez um caldeirão no Fla-Flor.
Colegas! O melhor a fazer a curto PRAZO, era fazer uma OBRA no ÍTALO DEL CIMA ou MOÇA BONITA aumentando sua CAPACIDADE para 35,40 mil lugares. Um ESTÁDIO simples e objetivo. Seria um CALDEIRÃO. Pelo amor de DEUS! pensem. Ou pega o MARACANÃ de VEZ ou faz essas OBRAS em um desses ESTÁDIOS. Ficar DEPENDENDO de MARACANÃ e desta disputa que nunca vai pra lugar nehum não dá.Tem que se PENSAR LOGO para o ANO que vem(2017). Eu não perderia TEMPO. Já me GARANTIA.