Claudio Pracownik: “Novos investimentos para novos frutos”

Nesta sexta-feira (29) foi divulgado o balancete com o Resultado Financeiro do clube no segundo trimestre deste ano. O documento está disponível para download neste link. Se você quer ficar sempre por dentro e ver mais documentos, acesse a área de Transparência neste link.

Para transformar os números e termos técnicos em uma explicação mais clara aos olhos dos torcedores leigos no assunto, o vice-presidente de Finanças do Flamengo, Claudio Pracownik, falou ao Site Oficial e fez uma análise do documento.

“Tivemos um primeiro semestre muito bom, quebramos recorde em relação ao ano passado. Neste trimestre, tivemos uma receita 26% superior, um superávit superior na mesma proporção. Reduzimos o endividamento do clube em R$64 milhões em relação a 2015. E também aumentamos o investimento. Além dos investimentos em ativo mobilizado, como a nova piscina olímpica do clube e as reformas no CT, que se aproximam da data de entrega, investimentos também no elenco do futebol”, disse.

Segundo o dirigente, o Flamengo segue “absolutamente nos trilhos” em meio à recessão da economia nacional e afirma que a crise também mostrou um lado positivo.

“Quitamos uma série de dívidas antigas, como os casos do Ronaldinho e do Consórcio Plaza, antecipamos o pagamento da dívida com a Odebrecht. E antecipamos esses pagamentos porque financeiramente se mostraram oportunidades importantes. A crise acabou nos propiciando uma certa vantagem na negociação das dívidas. Tivemos oportunidades de quitá-las por taxas muito interessantes para o Flamengo e isso também ajudou muito o balanço. A situação do país ainda é delicada, a do Flamengo também, mas os passos dados indicam que vamos ultrapassar todos os obstáculos e atingir os objetivos com os quais nos comprometemos desde a primeira eleição”, explicou.

Pracownik ainda chamou atenção para uma nova fase do Flamengo que, segundo ele, está deixando de ser apenas um clube em recuperação e controle de dívida para passar a ser superavitário de maneira consistente – e essa mudança passa por novos investimentos.

“É importante que se esclareça uma coisa sobre o medo das pessoas com contratações de peso do clube. A minha visão como executivo do mercado financeiro é de que atuamos em duas frentes importantes na recuperação de uma empresa. Primeiro a recuperação da credibilidade – pagando dívidas, mostrando capacidade de pagamento – cortando despesas e conseguindo crédito no mercado novamente. E então, em determinado momento, chega a hora de dar um passo maior, assim como em qualquer indústria. O Flamengo agora, para que possa dar uma guinada, não ser só um clube em recuperação e em controle de dívida para um clube superavitário de maneira consistente, deve passar por investimentos. Investimos nos esportes olímpicos, no Ninho do Urubu, em atletas de futebol… E temos a expectativa de que esses investimentos nos trarão retorno. Nossos dividendos são as nossas vitórias, nossos títulos, uma bela área social. Assim teremos mais atletas, torcedores satisfeitos. Nossa base sólida financeira e nossa credibilidade nos deixam prontos para investir e trazer novos frutos para a torcida, os associados e atletas”, afirmou o vice-presidente, que também garantiu que o caminho da austeridade e da responsabilidade não tem volta.

“O Flamengo nunca vai deixar de pagar suas dívidas. O fruto que colhemos é a credibilidade. E agora fazemos novos investimentos para novos frutos, com muita inteligência financeira, parcimônia e otimismo”, finalizou.

Fonte: Site Oficial Flamengo

Veja também

  • Parabéns. Realmente o Flamengo se encaminha para ser uma potência, se tornar “autossustentável”, financeiramente. O programa ST é que tem que engrenar, em que ser revisto e aprimorado, principalmente para o torcedor fora do RJ, tem que ter mais vantagens, tipo: descontos em Shoppings, farmácias, Super-mercados, postos de gasolina … em fim, ser bem atrativo. Eu que hoje moro em Brasília, apesar de ser Carioca, escuto exatamente isso: o que eu ganho com isso, quais as vantagens…e vai por ai. O ST alavancando é mais receita para o futebol, e o Flamengo tem um potencial imenso de 40 milhões de torcedores.

    • Exatamente, se desse descontos tipow na compra de combustivel, certeza q sr iria bombar! Quem n iria aderir podendo ter desconto na hora de abastecer o seu veiculo….espero q eles façam isso em breve! Ira dar uma guinada total no ST!!

  • Orgulho dos nossos diretores.

  • Essa diretoria sabe vender muito bem areia no deserto. kkkk
    São muito competentes.

  • Estamos no caminho ‘!! Esse ano por culpa d erros da diretoria acho q ainda não arrumaremos nada !!! Insistimos muito em erros como o Wallace canteiros cirino pv etc!!!! Mas a partir do ano q.vem sem os erros d 2015 e 2016 o mengao tem tudo pra explodir!! SRN

    • Ano que vem você volta e reclama dos erros de 2016, e esquece dos acertos…só sabe criticar.

      • Se em 2017 eles manterem os erros d 2016 como em 2016 eles mantiveram os canceres d 2015!! com certeza criticarei!! Como critiquei todos os q foram embora!!!

    • Cara, querer melhorar é uma coisa, reclamar sem fundamentos é outra, vc acha q em 2017 eles não vão errar??? Claro q vão, mas vão acertar muito mais como acertaram em 2015 e 2016, pensa antes de criticar, ou vc acha q eles não vão errar nunca, pqp.

      • Errar todo mundo erra!! Consertar nem todo mundo conserta ou demora!! A melhor parte do erro é vc melhorar com ele!! não persistir no erro!!!

    • Nada disso Gerson. O flamengo tem tudo para acabar 2016 com um titulo, vaga para a liberta. Concordo que ouve eros lá atrás, mas não pe da diretoria, Muricy que não conseguiu dar padrão a equipe, e deixou um trabalho fraco e ruim. Zé Ricardo tá arrumando a casa e hoje o Fla tem um time arrumado taticamente. Eu ainda discordo de MA como titular tendo Cuellar, mas isso é outra discussão…no mais está no caminho certo. Não podemos nos basear em momentos, todos os times do mundo experimentarão seus altos e baixos.

      • Altos e baixos todos tem!!! Mas cada time abraça mais o alto ou abraça mais o baixo!!! Infelizmente o flash se abraçou com o baixo em 2015 e 2016 até aqui!!! Tomara q abraço o alto e não solte mais como fez com o baixo em 2015 e 2016 até aqui!!

    • Concordo, sobre os erros da diretoria, se n tivesse mantido tanto tempo carniças igual wallace e cia talvez estariamos numa situaçao muiito melhor. Hj, qdo nosso tecnico e diretoria começar a usar os melhores q temos e parar de dar mancada, iremos ganhar titulos, talvez ainda conseguimos algo este ano, msm com tantas coisas erradas neste ano ???

  • Acho que vou me arriscar a dizer que essa é a melhor diretoria da história do Flamengo…
    Até porque, mesmo sem ter pegado essa época por ser novo, creio eu que na época em que Flamengo era o melhor time do mundo, a diretoria não teve aquela participação especial, a não ser na questão financeira, porque em quesito contratação não havia necessidade, até porque naquele época os craques eram caseiros…
    EBM e seus aliados, de todos os setores que mexem com finança, toda diretoria, está de parabéns, e está no caminho certo pra fazer história no Flamengo e no Brasil… isso se não já faz parte dessa história…
    Temos que acertar nas contratações pra podermos brigar por todos os títulos…
    Parabéns, SRN

  • Só entrei aqui agora para desejar uma excelente noite no friozinho de Curitiba ao nosso craque Márcio Araújo, detona amanhã aí parça!!! Professor vai gostar.

    • Sheik eh vc? ?

      • Caramba, fui descoberto, entrar com meu primeiro nome já não é mais a parada… Mas Son, aqui no Rio estou me recuperando numa baladinha agora a noite, sabe como é, rsrs

  • O EBM e companhia vieram para provar que uma estrutura financeira bem organizada é vital, o profissionalismo é importante. Claro que o período de transição foi ruim, passamos por péssimas situações; o atual, todavia, é ótimo, e a tendência é só melhorar. Ano que vem o Fla montará o grande time da América com o dinheiro que terá para contratar, talvez consolide até a chegada do Podolski, que figura como um candidato a ídolo da Nação, mesmo sem nem ter atuado ainda no Fla. Aí sim poderemos dizer que o Flamengo voltou a ser o Flamengo.

    • Concordo em tudo mas o podolski não tem mas essa bola toda não! De resto vc está muito certo

      • O Podolski não é craque, mas no Brasil ele brilharia, assim como acontece com os outros jogadores que na Europa somem, mas aqui arrebentam, vide Robinho. A questão do Podolski não engloba apenas o fato de jogar bola, mas também a identidade com a torcida, que foi criada desde a Copa de 2014 e se mantém até os dias de hoje.

  • São essas coisas que me fazem sentir orgulho de ser RUBRO-NEGRO. Parabéns, Diretoria!!! A torcida agradece pela forma responsável e altruísta com que vocês tratam os interesses do MAIS QUERIDO DO MUNDO.

  • Vendo agora o segundo gol do galo contra o Santa Cruz em jogada trabalhada por triangulação Robinho, Patrick e Fred, vejo reforçada a necessidade de uma escalação ofensiva do Zé Ricardo que até dias atrás não tinha a coragem de jogar com dois meias armadores no Flamengo.
    Espero que as escalações e substituições do ZR melhorem no returno do Brasileirão, caso contrário morreremos na praia com um excelente elenco.
    Falando nisso, cadê você nosso herói Márcio Araújo,concentardo aí em Curitiba para detonar amanhã fazendo sempre o que o Professor pede?

    SRN

    • Espero que a ideia seja consolidar a escalação com dois meias, preparando o terreno para o Diego.

  • Acho que vou me arriscar a dizer que essa é a melhor diretoria da história do Flamengo…
    Até porque, mesmo sem ter pegado essa época por ser novo, creio eu que na época em que Flamengo era o melhor time do mundo, a diretoria não teve aquela participação especial, a não ser na questão financeira, porque em quesito contratação não havia necessidade, até porque naquele época os craques eram caseiros…
    EBM e seus aliados, de todos os setores que mexem com finança, toda diretoria, está de parabéns, e está no caminho certo pra fazer história no Flamengo e no Brasil… isso se não já faz parte dessa história…
    Temos que acertar nas contratações pra podermos brigar por todos os títulos…
    Parabéns, SRN

  • Engraçado que 6 meses atrás chovia de nego criticando, dizendo que essa diretoria não entende de futebol. Vou explicar: não é porque é muito boa no aspecto financeiro que são ruins de entender futebol. Esses jornalistas são os piores, afinal deviam ser mais bem informados. Torcedor que não pensa é normal até, compreensível.

    Esses imbecis não reclamam que outros times conseguem contratar somente um astro caro pelo valor que pagamos por 15 atletas, sendo 3 astros. E tem a ousadia de dizer que osa caras não entendem de futebol!

    Deve ser a Diretoria atual do São Paulo ou do Internacional que devem entender! Só o Nico López foi mais caro que tudo que gastamos esse ano.

    Mas quem não entende de futebol, para eles, é a Diretoria do Flamengo.
    Como dizem na minha terra, é hora da onça beber água.

    • 6 meses atrás eu não estava no Clube, cheguei pra mudar isso

  • Gostaria de deixar registrado meu parabéns a toda diretoria, que vem fazendo um esforço enorme para colocar o Flamengo no seu devido lugar, ou seja no topo, sem exageros, prevejo um clube muito forte brevemente, pois estamos no caminho certo, se já despertamos inveja por estarmos contratando grandes jogadores, imaginem quando o endividamento ficar abaixo.

    SRN #Océuéolimite

  • Que orgulho! E saber que há pouco tempo estávamos à beira da falência! Parabéns, diretoria!

  • MUITA LUZ!!!!!!! PARA TODA DIRETORIA. COM CERTEZA, A CAMINHO DE SER O MAIOR DAS AMÉRICAS EM DEFINITIVO.

  • Esse cara substitui Tostes com maestria! Todos achando q o Flamengo não conseguiria arrumar um substituto a altura e Pracownik mostrou que não só foi capaz como superou o seu antecessor! profissional a extremo, serio, competente, seguro em suas entrevistas e Rubro-negro! Serio candidato a substituto de Bandeira de Mello!

  • Chegará o dia que enfrentaremos times como Real Madri, Barcelona, Manchester e outros como FAVORITOS ao titulo. SRN

    • Manchester United, acho que hj está entre os 4 times mais fortes do mundo.

      Sabe se ele disputa essa champions?

      • Real, Barça, Bayern e United. Creio que seja isso.

    • Isso depende muito do cambio, o Euro vale 4 vezes mais que o real, se nossa economia ficar forte e o cambio chegar a 1,5/1,00 isso é possivel caso contrario muito dificil competir com os europeus, o jogador que ganha 600 mil euros la ganha 4 vezes mais que o nosso que ganha 600 mil reais.

      • Ah sim, sei bem disso mas não custa nada sonhar né?SRN

    • Querido chegara o dia nao!!!! Voltarao os dias, pq todos esses ainq vc falou ja foram batidosnpelo Flamango 70/80. Veja a historia do clube!!!

      • Com certeza irmão, mas falo na parte financeira também, coisa que nunca fomos, e logo em breve poderemos contratar os grandes jogadores do futebol mundial. SRN

        • O que ???? Contratar os jogadores em baixa né ??? Em alta e impossível.

          • cara colega Rafael,impossível é uma palavra muito forte amigo tendo em vista que trilhamos um futuro prospero ,imagine um Flamengo forte e ganhando tudo na América do sul e com patrocinadores disputando por uma vaga em nosso manto e com a economia do pais estável e o melhor de tudo com nosso próprio estádio e sócio torcedor bombando ,certamente teremos sim condições de termos os melhores atletas ,SRN

          • Na América do sul podemos arrancar um craque de qualquer clube quando tivemos com tudo certo. na Europa e impossível nos tiramos um craque que tá em alta , pesquise e veja por q.

          • Talvez falando a curto e médio prazo, mas a um longo prazo seria possível sim, mas desde que o futebol brasileiro se organize como um todo, li uma matéria aqui que falava que o melhor que pode acontecer é o Flamengo começar a ganhar títulos nacionais para servir de exemplo e os outros clubes começarem a se organizar, com isso novos investimentos e patrocinadores chegariam e quem sabe uma liga independente sem a corrupta CBF que espanta grandes patrocinadores. Hoje parece impossível como parecia em 2012 sermos referência no Brasil mas o futuro será rubro-negro. SRN

          • Se hoje o ST tivesse 4% de adesão, o Fla teria uma renda em milhões superior a 500 milhões ao final do ano, dentro dos valores atuais….ai o céu é o limite. Tem aparecer um investidor forte que traga jogadores fortes. Adidas não faz isso…quem sabe no futuro tenha.

      • Isso era quando dinheiro não falava mais alto amigo , bater de frente contra esses times hoje e impossível, contratar jogadores em alta na Europa e impossível , torcedor tem cada coisa.

    • Hoje a distância é enorme…não dá para uma equipe Sul-americana encarar os gigantes da Europa de igual. No futuro com a importação de jogadores fortes, e a base revelando craques e mesclando, ai sim podemos nivelar mais. Torcendo muito para isso aqui.

  • Otimo o Palmeiras divulgou seu balanço com superavit de 30 milhoea e a imprensa Paulista soltou fogos, o nosso foi de 47 milhoes e ai? Isso porque não temos estádio próprio imagina se tivesse?

    • Olha eles vão divulgar e dar o parabéns e não comentarão mais o assunto…kkkkkkkkkk.
      Eles vivem na base da mentira tem um presidente mecenas e uma empresa que patrocina o porco larga no clube rios de dinheiro(vai entender isso,com o país em crise).
      Mas ai te pergunto quando o nobre sair?
      Gabriel jesus vai embora ano que vem e o cash vai pro bolso do nobre…isso a imprensa suja não diz.

    • O detalhe é q esse superavit deles é contábil kkkkk

  • esse cara deve ser o candidato do bandeira,caso não se apoie alguem do grupo do bap/wallin/tostes…As vezes eu acho que isso foi uma estratégia para que o clube não volte a cair na mão de sangue-sugas incompetentes

    • Não acredito que o racha tenha sido proposital, mas na época eu vi como uma coisa boa pro Flamengo, já que agora teriamos duas frentes políticas sérias: situação é oposição. As velhas figurinhas do passado só vão ter cargos de menor importância ao se aliarem a alguma das duas chapas.

  • Precisamos de um goleiro, apesar do Muralha.
    A verdade amigos, é que tanto o Paulo Victor quanto o Muralha não são os melhores goleiros. Dos times do Rio nosso gol é o que tá mais mal servido.

    Ano que vem uma das prioridades deve ser a contratação de um goleiro nível Cássio, Martin Silva, Victor e outros. Pode ser o Júlio Cesar, quem sabe, que apesar da idade ainda é muito melhor que vários goleiros daqui.

    • Nada a ver

    • kkkkkkkkkkkkkkk….Cassio???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • vtnc vascaindo..estes goleiro não tem vez aqui leva pra sua cama e pra bem longe daqui e aproveita leva este muralha com vc vascaindo encubado…

    • Uai…?? O assunto é Superavit, diminuição da divida, investimento e um futuro muito promissor pra o CRF e vc atravessa com esse papo estranho de goleiro e blá blá blá ?? Leia a matéria e depois volta pra comentar.

    • Victor do CAM e fraco!, toma mt gol e de vez em quando franga.

    • Cassio , Martin Silva , Victor falar serio

    • Temos um ótimo sistema defensivos, principalmente quanto aos beques. A questão é a lateral-esquerda, que não tem um reserva decente ao Jorge – talvez Éverton, mas ele prefere atuar nas pontas-. Espere a zaga pegar entrosamento e você perceberá que a questão não é um goleiro bom, já que temos dois, e sim um sistema defensivo sólido, como o Corinthians tem. E o Martin Silva e Victor não creio que chegariam para ser titulares absolutos, disputariam a vaga com o Muralha, que está atuando bem.

    • Falei isso desde o início do ano…. Precisamos de um goleiro de seleção…

      • Acho que precisávamos ter vendido o PV e contratado o Lomba… não estamos fracos no quesito zaga e goleiro… titulares e reservas…

    • Respeito sua opnião, mas na minha opnião o Muralha não esta tão abaixo dos outros tres do rj não, na minha opnião eles jogam muito também com o nome, tipo o Julio Cesar q se viesse seria para se equiparar com os outros tres, mas ai eu pergunto, será q vale a pena pagar tres vezes mais para o Julio Cesar em relação ao Muralha, sera q ele é tão superior assim? A grande questão é essa, custo x beneficio, se nosso gol estivesse um goleiro abaixo da media eu concordaria.

  • O gigante acordou

  • E o mais importante de tudo!: A austeridade é lei no fla, pois está no estatuto , isso quer dizer que a msm garantia que temos que outra gestão não bote novamente o fla no buraco, n poderemos ter em relação a outros clubes (palmeiras por exemplo).

    • Amigo,embora esteja escrito isso no estatuto,basa um kleber leite da vida e suas “engenharias financeiras” para que rapidamente salarios atrasem, e dividas voltem a crescer..

      • Pelo que sei se um presidente sair da linha e punido com dinheiro do próprio bolso.

  • Tô até emocionado!!!!!

  • Essa galera vai ser eternizada no clube!

  • Podemos comparar o trab. Dele ao do Tostes?

    • Se continuar desse jeito, sim.

    • A verdade é que esse trabalho é em conjunto. Não se pode creditar apenas ao Tostes ou a ele, pq amboscom outras diretorias nada poderiam fazer. Mas com certeza o nível de conhecimento dos dois se equivalem.. esse cara é presidente e sóciode um banco, ninguém chega nessa posição sem saber muito de finanças…confio em todos que fazem parte dessa diretoria pois sãoos melhores no que fazem.

      • O que ocorre é que há uma equipe de contabilidade e finanças contratada pelo Flamengo para administrar o setor. Saiu o Tostes e poderia sair o Praconick que a equipe continuará trabalhando da mesma forma.

        • Verdade, a mesma coisa é o MKT, saiu o Bap, mas o Bruno Spindel continua lá, e mesmo após a saída do Bandeira o Fred Luz vai continuar como CEO/Diretor Geral.

Comentários não são permitidos.