A decisão de poupar parte dos titulares na estreia na Copa Sul-Americana custou muito caro e o Flamengo acabou sendo derrotado por 4 a 2 pelo Figueirense. Agora, para avançar e manter vivo o sonho do título continental, o Rubro-Negro vai precisar fazer 2 a 0 ou 3 a 1 no choque de volta, previsto para a quarta-feira da próxima semana, dia 31 de agosto, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES). Para esta partida, o técnico Zé Ricardo já foi comunicado pela diretoria que terá de utilizar o que o elenco tem de melhor para não correr riscos.
A definição do uso dos titulares não foi anunciada oficialmente, mas o treinador recebeu o alerta logo depois do duelo contra os catarinenses. Isso porque a receita envolvida na Copa Sul-Americana é muito alta e o clube não quer perder parte deste dinheiro com uma eliminação precoce. Além disso, a diretoria entende que montou um elenco qualificado, em condições perfeitas de brigar em duas frentes.
Após a partida, Zé Ricardo explicou o uso de um time composto, em sua maioria, por reservas.
“O objetivo do Flamengo, ao montar um elenco grande, era disputar as duas competições com as equipes em maior condição física e técnica possíveis. E vamos seguir pensando nesta linha. Não há nada perdido contra o Figueirense, pois o segundo gol nos deu um alento, já que três gols de diferença talvez fossem mais complicados de tirar, principalmente porque o Figueirense se mostrou um time bem armado. Agora temos que descansar e projetar a próxima partida, e depois a próxima, e por assim vai”, explicou Zé Ricardo, sem querer antecipar os planos para o duelo de volta pela Sul-Americana.
Dentre os problemas mais visíveis de se apostar em uma formação com maioria de reservas, está a falta de ritmo de jogo. Os zagueiros Alejandro Donatti e Juan pareciam sem condições de suportar a pressão imposta pelo Figueirense desde os primeiros minutos de jogo. Além disso, o goleiro Paulo Victor também estava sem reflexo, pois ficou algum tempo entregue ao departamento médico. Não usar o goleiro titular, Alex Muralha, foi algo não entendido pelos dirigentes, uma vez que essa é uma posição com menor desgaste físico. Apesar desses supostos equívocos, o treinador segue prestigiado junto ao departamento de futebol.
O Flamengo volta a jogar no domingo, quando visita a Chapecoense a partir das 16h (de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O elenco participou de um trabalho regenerativo na manhã desta quinta-feira, ainda em Florianópolis, e depois a delegação seguiu para o interior de Santa Catarina.
Fonte: Gazeta Esportiva
O ataque tá na conta, fazer dois gols na casa do adversário, não é nada mal.
O que fudeu agente foi a defesa, com Juan, Donatti e PV sem ritmo, toda bola que chegou no gol entrou.
Acho que o setor mais delicado pra fazer mistão é a defesa.
O que ta pegando é que a Midia estão querendo provocar crise, perdemos e temos capacidade de reverte o resultado e não é dificil (O time jogando ruim fez dois gols imagine com a força da torcida?) Willian Arão meu filho não da pra você mais, está entregando o jogo faz muitos jogos. Vamos parar de dar moral e vamos apoiar mais o time.
Ae Galera, a crítica maior pro Zé Ricardo, é que o time não tava entrosado e teve falhas individuais claras. Mas se eu sou o Zé, faço exatamente a mesma coisa.
Quem não lembra o quanto o Muricy foi criticado por levar o time titular pra enfrentar o Confiança (tão lembrados) quando o time inclusive perdeu de 1×0, numa péssima atuação do time titular. Ora, “o Brasileiro é mais importante, a Sula que leve time reserva…” Agora, com o resultado embaixo do braço é fácil criticar o cara. E se leva o Diego e algum infeliz dá uma entrada como deram no Éderson? Como ficaria a torcida com o treinador?
O que aconteceu, foi uma partida terrível, com atuações surpreendentes (NEGATIVAS) do Donatti, Guerrero e até mesmo do Arão (que tá devendo) e as já esperadas de Chiquinho e PV que tá fazendo hora extra no Fla.
Se o time reserva vence, principalmente pq o Figueirense nem técnico tinha, iriam dizer que o Fla não fez mais que obrigação.
Agora me respondam: Onde que Guerrero, Arão, Rodinei, Cuéllar, Mancuello, Alan Patrick e Donatti é considerado time reserva???
Menos, Nação, menos. Na Libertadores da América, o galim de minas perdia todas as partidas fora de casa por 2×0 e ainda assim foi campeão. Pq não podemos também ser? SRN
Deve ser porque o Atlético-MG tem um ataque com 34 gols no BR jogando metade dos jogos com time todo desfalcado e o Flamengo tem 25 gols , viu a diferença entre os ataques ? Conta no dedo ae os jogos que Flamengo venceu por mais de 1 gol . Além do que o Figueirense vai jogar mais na retranca do que nunca . E pra mim a Sul Americana e mais importante que o BR visto que ela e uma competição mais curta , internacional e assegura uma vaga na libertadores e esse ano está mais fácil sem a maioria dos times grandes . Já o BR estamos brigando pelo G4 ainda , time instável ainda falta algo mais para ser campeão do BR .
me refiro ao galo NA LIBERTADORES. O clube atlético mineiro conquistou a copa libertadores da américa no ano de 2013(dois mil e treze). Com o qual, foram enfrentados adversários de nível internacional (embora o figueirense não seja), mas é competição internacional.
Aí vão algumas vertentes:
1) Nem quando o Fla levou 4×0 pros gambás ou mesmo 2×0 pro vice no estadual, jogou de forma tão ruim. Disparado a pior atuação coletiva do Flamengo no ano, mesmo fazendo 2 gols;
2) Se o time NÃO FAZIA GOLS, muito se dava pela má fase do Guerrero e a instabilidade de Mancuello e Alan Patrick. Isso não parece ocorrer com o Diego e não transpareceu tanto com o Damião;
3) Se o problema é placar, mais ainda seria se terminasse 4×1. Como é que não dá pra fazer 2×0 ou 3×1 num time que tá no Z4 e até o momento nem técnico tem, e isso jogando em Cariacica.
4) Se 2×0 não é difícil no Figueirense que não tinha atuações como a de ontem a muito tempo, imagina se eles vão repetir a mesma atuação.
Outra coisa: Se vc acha que eu não valorizo um título internacional, então vc não entendeu a ironia do meu último comentário. O Fla não ganha nada fora do BR há 17 anos. E eu torço sempre pro Fla ganhar até no video game, imagina no mundo real. SRN!
Eu concordo com vc, eu até tava contente com a escalação, mas bastou uns 10 min pra mudar minha opinião, após os 20 então nem te falo. Para mim é completamente inaceitável o treinador ficar assistindo um jogo tão BIZARRO no qual qualquer toque do oponente no meio de campo finda em uma chance clara de gol. Ainda por cima não tinha peças de prevenção no banco. Fora isso tirou o único cara que fez algo no primeiro tempo e deixou uns 7 ou 8 cones em campo e pra finalizar, perdendo 4×1 tira um cone pra botar um cone com aids. Em fim, tenho defendido Zé Ricardo até ontem mas pra mim já deu. Eu pensava que ele corrigiria seus erros os poucos, pelo visto me enganei, ele está emburrecendo cada dia mais.
Vamos entender alguns pontos, que, ao meu ver, são fatores predominantes na pessima atuação do time.
Obviamente
todos queriam que algumas peças fossem testadas, eu tbm queria, porem,
no jogo de volta. Pra mim, jogo de ida, na casa do adversario, pode ser
ate contra o time da minha rua, tem q ir com força maxima.
Mas vamos la…
O que eu acho q o Zé Ricardo não entendeu, é que não se troca um sistema defensivo assim, completamente.
Ele não mesclou o time, fez um Kinder Ovo.. Metade de um jeito, metade de outro.
Sim,
Donatti teve uma atuação ruin, cometeu erros, porem, não tem lógica
voce jogar com dois Zagueiros lentos, sendo que um esta praticamente
estreando no Brasil e o outro tem quase 40 anos, acabando de voltar de
lesão, fora de casa. E o pior, que nunca jogaram juntos. Que fosse Vaz e
Donatti, ou Vaz e Juan. Ta mesclado…
Como se não bastasse,
colocou um lateral que não deveria nem ser jogador de futebol, quanto
mais do Flamengo, junto com outro que ja estava em declinio antes de se
lesionar, e tambem entrou sem ritmo. Colocasse o Pará improvisado, ou o
Jorge. Ta mesclado…
No meio, se é pra dar “rodagem”, porque não
colocou o Diego, ja que ele precisa dessa rodagem. “Aaah, mas ele
tambem ta sem ritmo…”
Ok, concordo. Mas sabemos que ele é um
jogador diferenciado, como vimos no ultimo jogo. Poderia jogar pelo
menos um tempo. Cuellar, Arão e Mancu… Alan no segundo tempo no lugar
do Diego. Ta mesclado…
Cade o Vizeu? Cade Damião? Não são
reservas?? Qual o sentido de botar Cirino se ja ta mais do q provado q
esse cara nao vai jogar no Fla??
O Guerrero ja sabemos que é titular, põe um dos outros dois.Ta mesclado…
Como
se não bastasse, Ze Ricardo não colocou peças importantes nem no banco
por segurança. O que ele achava?? Que iriamos golear o Figueira com um
time reserva e sem entrosamento?
Isso é no minimo ingenuidade.
Quando
se fala em “mesclar” o time, imagino q se deva colocar um reserva por
posição, e nunca, em hipotese nenhuma, combinar reservas com jogadores
sem ritmo, vindos de lesão. E por segurança, manter os titulares no
banco, caso algo saia do controle.
Zé executou o conceito de “mesclar time” da forma mais errada que se é possivel, e o resultado foi esse, infelizmente.
SRN!!!
Se bobear o Vaz é tão lento qto esses daí
Mas uma coisa é vc ter um pique mais lento, outra é ter uma resposta lenta, caso do Juan, pela idade, e do Donatti por falta de ritmo. O Vaz pode não ter velocidade de corrida, mas seu raciocinio e resposta são mais rapidos do que todos os outros tres, ate pela idade dele.
Acho que por enquanto,é ele e mais um.
SRN!!!
Pode ser! Além disso, talvez seja melhor sim colocar só reservas do que mesclar, os reservas treinavam juntos…
Pior foi a turma do resenha coluna do flamengo que além de culpar o zé elogiou o Marcelo Oliveira, eu digo que se o MO viesse pro fla e escalasse um time mais parecido com oq a torcida pede (cuellar, mancu e, sei lá, Adryan de titulares) o time estaria no meio da tabela jogando um futebol meia boca
Alguém fala do MA já começa uma discussão gigante kkk vamos ter q separar a torcida do flamengo em duas: Os pró-caramujo e os anti-caramujo..
Por que é só o Cuellar que fica “sobrecarregado” e Marcio Araujo não? ESTRANHO
Pega o jogo contra o IXPÓ como exemplo, cara!
Quando um time vence, todos jogam bem. Quando time perde, todos jogam mal?! Poha nenhuma. O caramujo SURFA nas atuações da dupla de zaga e os desarmes do Arão. Tanto é que quem faz a saída de bola é justamente o Arão. Pq ele não? Ah ja sei: É mais facil desarmar que acertar passe de 30 metros.
Desarmar, até o Rodrigo do Basco sabe fazer.
Quero ver é Cobertura, Saída de bola, Lançamentos e Chutes de fora da área. Que são atribuições de jogadores como o Rafael Carioca do Atlético MG, por exemplo. Olha, é exatamente isso que o cara faz lá. E pq nosso Modric Araújo não faz aqui? Pq quando o zagueiro recebe o passe, ele vai marcar o atacante adversário ao invés de se apresentar pra receber o passe?
Ontem o problema não foi o Cuéllar. Foi a falta do Réver, do Vaz, do Jorge e PRINCIPALMENTE, do Alex Muralha.
SRN
Desde QUANDO Willian Arão faz a cobertura de alguém? &;-D
Não creio que li isso. Tanto ele faz cobertura, que por 2 vezes ele jogou como 1º homem, ambas quando o Fla estava perdendo. Ele não só desarma como faz a cobertura do lado direito. Tanto que quando era titular, o Rodinei era praticamente ponta direita no time. SRN
Coloca o time alternativo de novo seu filho de uma puta