Trinta e três dias após ter sido anunciado, o meia Diego finalmente fará a estreia pelo Flamengo. Ele será titular contra o Grêmio, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 11h (de Brasília), neste domingo, pelo Brasileiro, como a maior contratação do time em 2016.
Há pouco mais de um ano o Flamengo também teve diante do Internacional a estreia da sua maior contratação naquele ano. Foi o atacante peruano Paolo Guerrero, que deixou o Corinthians após quatro anos sem ter conseguido um acordo para renovar o contato.
Guerrero mostrou ter pé quente no jogo em que debutou. Fez o primeiro gol e deu passe para o outro na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, diante de 12.496 pessoas, muitos dos quais eram flamenguistas.
Mas, além do rival e do palco do jogo, um fator bastante significativo distingue as estreias de Guerrero e Diego: a fase rubro-negra no Campeonato Brasileiro.
Ano passado a equipe passava sufoco. Ao final de 11 rodadas, o Flamengo estava com 10 pontos, na 15ª colocação, à frente do primeiro time na zona de rebaixamento para a Série B, o Santos, somente pelo critério de vitórias (tinha três contra duas).
Ou seja, Guerrero entrou no time em um cenário de pressão. A vitória era uma necessidade para a equipe e o peruano era a principal esperança de reação no Brasileiro. Até aquele jogo eram apenas trê triunfos no Nacional. Ao final do torneio, terminou em 12º.
Neste ano o cenário é bem mais tranquilo. O time rubro-negro abriu a rodada na sexta colocação, com 34 pontos em 20 rodadas. É um dos candidatos ao título com uma equipe que vem jogando um bom futebol, com Alan Patrick, Mancuello e Everton como destaques.
O técnico é Zé Ricardo, que, apesar de pouco experiente, substituiu Muricy Ramalho as pressas e foi efetivado após bons resultados no torneio Nacional.
A expectativa em torno de Diego é que ele dê ao Flamengo a qualidade necessária para embalar os jogadores em busca da taça. O Palmeiras, líder, iniciou a rodada a cinco pontos dos cariocas, o que mostra que a briga está bem aberta.
Diego terá de administrar bem a expectativa que há em torno dele no Flamengo para não passar pelo menos drama que Guerrero vivenciou em 2015.
O peruano vinha bem no Corinthians (18 jogos e 10 gols) e, ao estrear pelo time carioca, marcou gols nos três primeiros jogos , dando mostras que teria uma passagem em alta.
Mas depois enfrentou um jejum de cinco jogos. Voltou a marcar contra Depois ficou mais nove partidas sem marcar e encerrou o ano com 18 jogos e quatro gols.
Os números melhoraram neste ano. Já soma 30 jogos e 13 gols , uma média de 0,43 – superior a do ano passado, que foi de míseros 0,22.
Diego voltou ao Brasil com bons números. Na última temporada, ele fez 45 jogos pelo Fenerbahce, da Turquia, sendo 31 como titular, e 12 gols.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X GRÊMIO
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 21 de agosto de 2016 (Domingo)
Horário:11h (de Brasília)
Árbitro:Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Gustavo Cuéllar, Diego, Gabriel (Federico Mancuello) e Everton; Leandro Damião
Técnico: Zé Ricardo
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Maicon, Ramiro, Pedro Rocha, Douglas e Everton; Miller Bolaños (Henrique Almeida)
Técnico: Roger Machado
Fonte: Espn