É hora de planejar 2017

Compartilhe com os amigos

Planejar é criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo.Em um esporte dinâmico e cheio de nuances como o futebol, um bom planejamento é essencial para conquistar objetivos e ter sucesso na temporada. Fatores como estrutura, logística, categorias de base, contratações, comando técnico entre outros precisam ser alinhados com a linha de pensamento do clube e da torcida.

Em 2016, o Flamengo abusou de errar no planejamento, começando com a reviravolta já no começo do ano no caso do Campeonato Carioca, em que a equipe usaria esse torneio para dar rodagem a jogadores oriundos da categoria de base e jovens apostas, como Arthur Henrique e Antônio Carlos, mas por pressão da Globo, detentora dos direitos de imagem do campeonato, acabou jogando com o time titular. Arthur Henrique e Antônio Carlos saíram do clube ainda no meio do ano, sem disputar nenhuma partida oficial, gerando prejuízos para o clube.

Na área de contratações, podemos questionar uma ou outra, mas o saldo geral foi excelente, o bom mapeamento do mercado sul-americano nos permitiu trazer Mancuello, Donnati, e Cuéllar, e o espaço reservado do orçamento foi essencial para aproveitar uma oportunidade única de mercado e repatriar Diego. Vale uma crítica na demora da diretoria para contratar um zagueiro, o que nos gerou prejuízo técnico pois jogamos várias partidas do principal campeonato apenas com Léo Duarte, praticamente estreando nos profissionais e César Martins que já havia sido dispensando do clube. Também foi um erro de planejamento a recontratação de Emerson Sheik, Márcio Araújo e não ter negociado Wallace, jogador sem clima com a torcida desde o começo do ano, essas renovações acabam tirando espaço de jogadores da base, ou até mesmo oportunidade para novas contratações.

Porém a principal crítica ao planejamento de 2016, está na área de logística, a perda técnica é grande para o time que não joga em casa, acumulando uma quilometragem de viagem, muito maior que os outros clubes, o que prejudica a recuperação dos jogadores e os esquemas de treino da comissão técnica.

Saindo do oba oba da torcida, e da imprevisão dos resultados finais de 2016, que podem sim ser positivos, com possibilidade de títulos tanto no Campeonato Brasileiro, quanto na Copa Sul-Americana, e a conquista ou não de uma vaga para a Taça Libertadores de 2017, a diretoria precisa desde já começar a planejar o ano de 2017.

É necessário desde já, mapear os mercados, principalmente o sul-americano, montar a lista de jogadores que não renderam o esperado, prever a contratação de auxiliares técnicos modernos, Jayme não dá mais, prever investimentos no Centro de Excelência em Performance e no Centro de Inteligência, aumentar os investimentos nas categorias de base, que ainda estão aquém de outros clubes, e principalmente, planejar um espaço maior para o aproveitamento desses jovens no time profissional.

Para um Flamengo, forte e campeão, planejar é preciso.

Saudações RN.

Por: Wesley Paulo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É preciso saber distinguir planejamento de diagnostico. O primeiro é feito em cima de expectativas, projeções para o futuro. O segundo é retrospectivo, é reavaliar o que não vingou e porque, corrigir rumos, replanejar.

    Todos os departamentos do flamengo acertaram muito mais que erraram. O Flamengo termina o ano muito melhor do que começou e a expectativa é de umFlamengo fortíssimo pro ano que vem.

    Antes de chamar de erro de planejamento, nego tem que levar em conta que no final de 2015 tinhamos um elenco meia boca, dividas estratosfericas, ambiente de reeleições.

    Muricy entrou sem ct, apenas um monte de promessas da diretoria. Tratou de ao menos pedir pra segurar aqueles que no papel tinham potencial. Ele iniciou um trabalho.

    Sejamos otimistas. Independente do resultado esportivo o planejamento é ótimo. Se acerta muito mais do que erra. Nego fala em estadio como se fosse facil. Flamengo nao tinha ct, devia uma fortuna. Não pagava em dia bem o time de futebol.

    O trabalho é ótimo, se pensarmos em longo prazo.

    Agora é negociar chiquinho, fernandinho, mugny, gabriel, Sheik

    Contratar um ponta direita top se o treinador desejar continuar no 433.

    SRN!

  • Para jogar no LIXO em 2017:

    Araújo, Gabriel, Cirino, Fernandinho, Chiquinho, Alan anêmico Patrik e Sheik.

  • @ m4e d quem vou com3r hj bando d cuzões? Kakkakakakaka

  • Realmente o dinossauro limitado Jayme como auxiliar chega a ser uma piada

  • “Também foi um erro de planejamento a recontratação de Emerson Sheik, Márcio Araújo…” — À partir deste trecho, PAREI DE LER… &;-D

    • ? N entendi

      • É fácil considerar algo certo ou errado DEPOIS de ver o resultado. Quando o Sheik chegou, o Flamengo ganhou um gás e subiu muito de produção, chegando a ganhar 6 partidas consecutivas! Já o Márcio veio como uma incógnita (após a saída do Elias), mas agradou por ser um jogador multi-funcional (jogou até como lateral e garantiu um estadual).

        E nem vou comentar do Ronaldinho… &;-D

        • Sua memória está um pouco turva sobre o Sheik. Estávamos desesperados sim qdo ele voltou, mas ele nunca rendeu o esperado. As 6 vitórias vieram um bom tempo depois dele chegar, junto com o Oswaldo de Oliveira. Sheik não jogou absolutamente nada desde que voltou. Só ganhou destaque provocando rivais e não passando a bola pro Guerrero. Aquilo foi erro de planejamento sim… Agora, qto ao Márcio, estou contigo. Eu n gosto dele, mas acho difícil alguém dizer que a diretoria errou ao contrata-lo pois ele joga sempre. Se joga bem ou mal é outra coisa, pra quem o contratou o importante é que ele trabalhe pelo que recebe no início do mês. Apesar de que eu entendi que o texto esteja falando sobre as renovações desses jogadores no início do ano, que foram pedidas pelo Muricy… Assim como outra negociação inexplicável: Fernandinho!

  • Quanto a parte da base poderíamos fazer um acordo com um time do campeonato paulista. Cedendo jogadores para a disputa deste.

  • O Planejamento para 2016 é um só:
    Vaga na Libertadores

    Caso não consigamos ae sim vou cobrar!

  • Adriano Gomes parabéns pelo seu comentário sou flamenguista adoro futebol tanto que trabalho 12 horas por dia saio do trabalho e vou jogar bola (obs pago pra isso ) jogo com dor no joelho no tornozelo onde for enquanto esses que se dizem profissionais sentem um incômodo passa 6 meses no departamento médico recebendo esses salários alticimos quando volta fala que precisa pegar ritimo de jogo não dá mais o clube tem que se privar disso chega de pagar pra jogador ficar se recuperando ou de vitrine no banco não quer jogar manda embora .

    • “adoro futebol tanto que trabalho 12 horas por dia saio do trabalho e vou jogar bola” — Hummm, vai querer me convencer que ainda RENDE em alto nível, tal como um atleta profissional? Como se diz no popular, “engana que eu gosto! &;-D

      • 12 hrs nem morto, prefiro receber mal do que viver trabalhando.

    • 12 hrs? Que isso….

    • Realmente irmão, é ridículo, aposto que se botar um torcedor pra jogar até que seja amistoso, o torcedor vai jogar mais do que joga Cirino, chiquinho …

  • Logística…
    Num ano sem os grandes Estádios no Rio, os caras conseguiram faturar bem, e mais importante, o Flamengo é o melhor visitante. E neguinho elogia que ano que vem o Flamengo vai estar 1:1 com a dívida, mas quer que os diretores tirem dinheiro do cú para isso acontecer. Ah vá.

    • Isso sem contar crise economica, desvalorização da moeda, inflação, industria quebrada. Se olharmos pra concorrencia veremos que a maioria das equipes no Brasil precisou desmontar suas equipes, vender jogador pra fechar as contas.

      O Flamengo sem Maracanã, com dificuldade de fechar grandes patrocinadores devido à crise, é um dos unicos a se reforçar, pagar divida, investir em infra.

      O que is blues fizeram em 4 anos é admiravel.

  • 2017 começa com:
    Não renovação com Marcio Araujo, Sheik e Chiquinho se não me engano. (dos pesos mortos, são os que eu sei que tem contrato até o fim do ano, se houver mais algum, por favor, falem)
    Venda de Cirino, Gabriel e Talvez Everton.
    Devolução de Fernandinho.
    Se possível for e o prejuízo não for muito grande, rescinde com Mugni caso este continue nesta teimosia de não querer sair.
    Precisaremos de:
    Zagueiros – Juan provavelmente se aposentara no fim do ano, e Rever só fica até meio do ano creio eu. Interesante que se busque por 2 nomes.
    Lateral Esquerdo – de preferencia um que possa assumir a titularidade e gerar disputa pela posição, pra deixar Jorge esperto.
    Lateral Direito – Pará ta se mostrando um bom reserva, vem fazendo bons jogos, mas caso resolva voltar a ser a ameba de antes, vende e traz um pra banco ou aposta em Thiago Ennes (talvez seja mais interessante)
    Volante – é preciso ver como Ronaldo se sairá no time principal, caso não corresponda, pode-se buscar um pra posição, mas se corresponder, fiquemos com ele e Cuellar.
    Meio – Ederson não tem sorte, quando consegue se recuperar vem uma mula e quase quebra a perna dele, Alan Patrick é muito irregular, manda bem em alguns jogos, some em outros. Diego, Macu, Paquetá, Adryan, Ederson e Arão (meio volante, meio meio campo, Arão é bem versátil) formam uma base interessante pro próximo ano. Com o reforço de mais um ou dois nomes ficaria bem legal.
    Ataque – Damião não é ativo do Clube (fica até metade de 2017 se não me engano), e Guerrero muito provavelmente saia no fim do ano, assim podemos considerar que temos apenas Vizeu e Thiago Santos de atacantes. Seria aqui a posição mais carente para o próximo ano. Buscar pelo menos 2 pontas de velocidade, e qualidade comprovada (nada de Cirinos e Fernandinhos da vida), e um que jogue mais centralizado.

    Algumas possíveis saídas:
    Paulo Vitor – vem mostrando insatisfação com a reserva (ou pelo menos é isso que a imprensa quer que acreditemos), acredito que caso surja alguma proposta por ele, ele pedira para que seja aceita.
    Arão – se manter o nível das exibições até o fim do ano, for convocado e ir bem na seleção, dificilmente ele permanece no Clube, muito provável que ou algum time Português, ou algum Chines venha com proposta por ele.
    Guerrero – como eu falei, acho que não permanece no clube ano que vem, esta bem e sempre tem nome ventilado em interesses internacionais, junto com a queda na multa, provavelmente sai.

    E tem a leva de jogadores que retornam de empréstimo:
    Rodolfo, Recife, Paulinho, Luiz Antônio, Nixon, entre tantos outros.

    O Fla poderia:
    Esquecer o carioca, colocar um time B pra disputa-lo, neste caso pode-se manter o Mugni pra usar neste time, junta os que retornam de empréstimo, traz algumas apostas como foi com Antônio Carlos e Arthur Henrique, sobe alguns da base.
    Com o Time principal, prioriza Primeira Liga, Libertadores, Amistosos dentro e fora do pais (adoraria ver uma temporada do Fla no Japão, sendo liderado por Zico) e finalmente fazer uso de uma das regalias de ser Top 5 que é poder usar o World of Sports da Adidas.

    • Excelente comentário!

      • Cara, pelo que entendi da época que surgiu a proposta da Adidas pra nos tornar TOP 5. Uma das regalias que isso nos dava é o direito de poder usufruir do Centro de Treinamento da Adidas conhecido como “World of Sports”, considerado um dos melhores do mundo (se não me engano fica na sede deles na Alemanha), o Fla poderia utiliza-lo como centro logistico para amistosos pela Europa. Pesquise “adidas world of sports” no google, vc pode dar uma olhada no link da própria adidas, ou ir em Imagens e em Mapas. É um centro de excelência pra vários esportes.

  • Parabéns pelo texto!!

  • Dispensa as bananadas que todo mundo sabe quem são ( Márcio Araújo, Gabriel, Fernandinho, Sheik,…) contrata um meia ( Alan Patrick fica sem contrato) ,um volante ( disputar vaga com Cuellar) , dois zagueiros ( perderemos Rever e possivelmente Juan),um lateral esquerdo ( Chiquinho se vai), um segundo atacante e, principalmente, contrata um técnico de verdade já em dezembro.
    Completa o elenco com a rapaziada das divisões de base e vamos pra cima.

  • Acho que a diretoria tornou a melhor decisão para o clube nesse ano atípico.
    Os jogadores ficam reclamando de viagens de avião, ônibus super equipados, alojados nos melhores hotéis, recebem salários altíssimos, treinam (brincam) 2 horas por dia, etc quero ver encarar acordar 3:00 da manhã, encarar trem e ônibus cheios, gente fedendo, ficar sem almoço às vezes e ficar só no joelho do bar na esquina, receber 1 salário mínimo por mês etc etc

    Jogador reclama demais. São exageradamente bem pagos. Não está feliz larga o futebol e vai trabalhar em outra profissão. Quero ver receber 150 mil, 300 mil mensais.

  • A questão da logística seria prejudicada da mesma forma, observe botafogo e fluminense ambos com estádios e não podem mandar seu jogos no mesmo devido às olimpíadas, críticas e fácil soluções para o clube ter o estádio ninguém da ajuda ou solução.
    Precisamos de um auxiliar técnico mais moderno, Zé Roberto e moderno até um certo limite, poderia estar testando Donatti, Cueller, Ronaldo, Paqueta e vários outros.
    Mais Sul Américana tá chegando ele será obrigado a entrar com ele mais técnico deixando Márcio Araújo,Cirino e fernandinho no banco.
    2017 será melhor se Márcio Araújo,Gabriel,chiquinho,fernandinho e Marcelo Cirino saiam,dando chances a base e as contratações pontuais.
    Creio que o clube não tenha um estádio devido ao governo federal e municipal

    • Acho que o autor não foi feliz em algumas partes no texto.

      Haviam pelo menos 3 opções para a falta do Maracana e do Engenhão nesse ano: jogar em outros estádios fora do RJ, gastar um fortuna para reformar algum estádio só para jogar neste ano ou jogar em São Januário (Eurico não aceitou).

      No meu entender a diretoria tomou a decisão menos pior para o clube. Para os jogadores não foram boas mas para quem recebe um salário de 100 mil ou mais mensais não tem o direito de reclamar.

      • Com certeza, os rivais do flamengo gastam milhões para reforma estádios e nem jogar neles só dinheiro jogado fora, alguns comentaristas deviam pensar antes de escrever

    • No caso de Gabriel e Fernandinho só em 2018 ( ambos contratos acabam em dezembro de 2017 ).

      • Fernandinho fica até dezembro depois volta pro grêmio

Comentários não são permitidos.