“Debate não é sobre quem é melhor, mas sobre quem faz a função com eficiência. Futebol é coletivo. Cada um tem sua característica e Zé Ricardo tenta aproveitar o melhor possível…
Até cerca de duas semanas a discussão sobre quem deveria jogar dominava: Márcio Araújo ou Cuéllar. Se a torcida rubro-negra tinha essa dúvida, Zé Ricardo não. Ele montou a sua equipe num padrão tático onde quem entra tem que se encaixar na formatação que tornou o time competitivo, forte defensivamente e muito eficiente. Os dois atletas sabem disso. Um é reserva do outro, mas por terem características diferentes, desempenham funções nem tão semelhantes.
Márcio Araújo
Sempre questionado tecnicamente, Márcio Araújo é o equilíbrio defensivo do Flamengo. É o homem central entre as duas linhas de defesa para que o 4-1-4-1 funcione perfeitamente. Por quase sempre cobrindo as subidas dos laterais e dando liberdade para William Arão atacar, sua competência neste setor faz com que a transição ofensiva conte com até sete jogadores no campo adversário. Mais recuado, dificilmente se apresenta como opção à frente, mas mesmo assim a equipe continua com superioridade numérica na maioria dos trechos onde a bola percorre.
Quando a bola gira entre os zagueiros para a saída ao ataque, centraliza e o time se reconfigura num 3-4-3 bem definido, fazendo com que Réver se desloque discretamente para a direita e Rafael Vaz para a esquerda. Por isso mesmo que seus passes são sempre laterais ou em diagonal, buscando saída pelos flancos, que é mais rápida e menos exposta que o meio. Tudo organizado e muito trabalhado.
Cuéllar
Quando chegou ao Rio era tratado como uma joia e, erroneamente, substituto do Márcio Araújo. E não é. Cuéllar é um volante com estilo mais parecido com Arão, porém sem tanta vocação ofensiva. Menos preso à marcação, consegue se apresentar em mais partes do campo para ajudar num passe. Tem qualidade com a bola nos pés, o que vira um trunfo para as transições ofensivas. Só que, no padrão encontrado pelo Zé Ricardo para coberturas, ele não se encaixa tão bem por conta dessa característica.
Sua saída é menos lateral, porém mais lenta e com mais toques. Jogando mais à frente dos zagueiros, não recua tanto para buscar a bola. Ofensivamente, por vezes faz o papel de elemento surpresa entrando na área. Porém quando isso acontece um dos laterais ou William precisa recuar um pouco mais. Todavia expõe mais o sistema defensivo por essas subidas.
O debate não é sobre quem é melhor, mas sobre quem faz a função com eficiência. Futebol é, antes de tudo, coletivo. Cada um tem sua característica e Zé Ricardo tenta aproveitar o melhor possível para um todo.
Fonte: Goal (Bruno Guedes)
PQP, finalmente alguém que tenha a mesma opinião que a minha !!
Tenho a mesma opinião Daniel… Também acredito que o reserva imediato do Márcio Araújo deveria ser o Ronaldo e não o Cuellar… Pois este desempenhava a mesma função na Copinha e com melhor eficiência na saída de bola ao ataque. O único problema seria a falta de experiência mas, teremos o Carioca e a Primeira Liga no ano que vem para dar rodagem à ele.
Na prática, o problema é mais sério do que parece. Para substituir o Márcio Araújo, teríamos que contratar um volante com as mesmas características (velocidade, bom posicionamento, inteligência, contenção, cobertura e interceptação), mas com melhor passe agudo e saída de bola. Pergunto: quantos volantes no Brasil temos com estas características? Poucos! Por isso, considero o neguinho um jogador especial: não porque é excelente ou fora de série, mas simplesmente porque em tese está em falta no mercado… &;-D
Finalmente um texto de uma namorada do Márcio Araujo, é incrível como tentam defender o indefensável, pelo amor de deus vejam os números do caramujo, pasmem é antepenúltimo dos volantes da série A em desarmes, o cara tem 3 meses de contrato é um baita jogador na visão do colunista e não tem uma proposta? É todos os clubes estão totalmente cegos perdendo essa grande chance de negócio.
E o Cuéllar no banco teve proposta do Boca Juniors, o Canteros voltou porque o Vélez insistiu muito… só o Márcio Araújo que não sai, e olha que ele chegou aqui quando tava sem clube e nesses 2 anos e meio não lembro de um único time que demonstrou interesse por ele.(falaram apenas um boato sobre a Ponte Preta)
Chamar Márcio Araújo de ”ponto de equilíbrio” e ”cão de guarda” são as maiores falácias dos torcedores rubro-negros de hoje.
Ótimo para o Flamengo, pois sabendo que NÃO terá o assédio de outros clubes, poderá renovar com o Márcio Araújo sem pagar salários astronômicos! &;-D
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como diz o velho ditado: “o pior cego é aquele que não quer ver”… &;-D
Amigão, gostaria de saber onde você pegou essa estatística do Márcio ser um dos volantes que menos desarma no campeonato. Porque nas estatísticas de roubadas de bola (que não é a mesma coisa que desarme, fique bem claro para todos os efeitos) o Márcio Araújo sempre esteve entre os 5 primeiros durante o campeonato, chegando a ser líder por várias rodadas. Atualmente o Márcio tem 57 roubadas de bola e o Arão é o líder com 63. Se você valoriza tanto assim as estatísticas então taí uma bem forte para mudar um pouco sua opinião. SRN
https://uploads.disquscdn.com/images/7419b407d1e01f0a169727310087e284c54853a6c66792c29731d5ebe974c275.png https://uploads.disquscdn.com/images/f9d74374442f45f4bde0ce70abed4d1361427952749b70b8f002eab76a330755.png
Amigo, essa lista aí que você colocou é boa e achei bem interessante, mas não prova o que foi dito que o Márcio é o antepenúltimo nos desarmes. Se a lista se estender e aí sim for possível verificar, ficaria muito feliz se você disponibilizasse o link da lista completa aqui para que todos pudéssemos olhar, até por curiosidade.
Só para ter uma ideia, nessa lista não aparecem o Jean do Palmeiras, o Rafael Carioca do Atlético, e nem por isso os caras são ruins, tão pouco acredito que eles, e muitos outros bons jogadores que não aparecem tenham números ruins. Mas como eu disse, se tiver uma continuação dessa lista aí é outra história. SRN
Mas não é?? Cara joga demais e não vem ninguém para leva-lo….E o Tite será pq não o convoca??
Exato. Cadê o guardiola que ainda não ligou pra ele?
É hoje que vou cair na gargalhada ao ver os comentários dos “anti-Araújos”!
Mas por outro lado, tenho que atestar a minha “incompetência” por não ter redigido textos tão claros e simples como o artigo em questão, pois já tentei explicar a mesma coisa aqui umas 500 vezes e “acho” que não consegui… &;-D
Eu sei q vc é o Zé Ricardo e diz aqui na coluna tudo que vc não quer dizer nas coletivas kkkkk
Pôxa Jaime de Almeida, está me cagoetando? &;-D
Agradeça por isso… pois o texto é péssimo…ele falou apenas a teoria do q tinha q acontecer….mas na prática isso não acontece… única coisa q acontece eele disse a verdade…do fato de ele se esconder e deixar as bolas para os zagueiros sair…tocando errado (1 gol do figueirense na sula, ou chutao)… o resto tudo teoria!!
Nunca vai conseguir. O torcedor brasileiro tem a mentalidade que a tática do time deve ser formada a partir dos melhores jogadores. O que é bem errado, visto que quem monta a tática é o técnico e obviamente este irá montar o time de acordo com o que ele sabe. Simplificando, o Zé Ricardo sabe montar o time de uma maneira e colocou jogadores com a caractéristica que ele necessitava, e seu trabalho tem dado resultado mesmo com jogadores considerados fracos. Porque hoje o poder tático é capaz de tornar um time com jogadores limitados superior a um time com jogadores tecnicamente melhores. Só olhar para a Europa e ver isso no Leicester e Atlético Madrid, e aqui na América os útimos finalistas da Liberta, o próprio Flamengo e o Corinthians do Tite. Mas deixa os caras discutirem quem deve jogar, Márcio Araújo ou Cuéllar, não vai mudar a cabeça do técnico mesmo.
Perfeito! &;-D
Comentar se o iniesta negro merece ser titular é o mesmo que comentar sobre o padrão tático do time. Falam que o esquema tem que ser montado a partir dos jogadores, só esquecem de dizer que enquanto se procura isso 3-4 técnicos são demitidos por ano e além disso os mesmos elogiam o trabalho da Alemanha que possui um esquema tático já consolidado tendo os jogadores que se adaptarem a ele, e depois reclamam do já consolidado 433( ou 4-1-4-1 “variando sempre que possível).
Não vou entrar em polemica, so digo uma coisa, ontem não teve nada de equilíbrio tático com MA, lembremos do jogo perfeito contra o Figueirense e dos gols q o Cruzeiro perdeu pois quase morro do coração, só foi tirá-lo de campo que o time melhorou… Essa vai para os defensores do MA, contra fatos não há argumentos. E não venha me dizer que o Figueirense é mais fraco que o Cruzeiro olha la na tabela Filho, e em Cariacica o fla tinha que ganhar de goleada. No futebol moderno a posse de bola é essencial para o sistema defensivo não sofrer e o MA não oferece a mínima dinâmica de troca de passes no meio, basta uma sequencia pro Cuellar pois o MA ja ta com 3 anos de sequencia kkk.
Tudo bem se ele falha tanto como dizem pq o Zé não o tira?
Todos os dias antes de dormir eu me faço essa pergunta.
E o Gabriel é outro:o que ele produz para ser titular?
A questão não é falhar, deixa eu te explicar “meninozin”, ja assistiu aos jogos do Barcelona? é o chamado tiki taka, o time troca passes o jogo todo, mantem a posse de bola, joga sempre com os zagueiros quase na linha de meio campo, com a posse de bola o time sofre muito pouco, é so pegar as estatisticas de vitórias do barça desde o Guardiola. Hj existe 2 times que podem ser usados para explicar, 1 é o barcelona que prefere sofrer pouco defensivamente por isso usa o tiki taka, 2 é o Atletico de Madrid que prefere sofrer defensivamente o jogo todo e jogar no erro do adversário ou 3 ou 4 contra a ataques, assim foi o jogo contra o Bayern ano passado na champions. Voltando ao flamengo o Marcio Araújo não é o jogador ideal na minha opinião, o Flamengo joga melhor sem Ele, o time fica mais leve, troca passes melhor, melhor transição, sem ele evita o Vaz fazer lançamento errado pois o time fica travado, a nossa defesa da muito mais chutão, ai a bola la na frente bate e volta, consequentemente cansa o Guerreiro pois toda bola ele briga muito pra fazer o pivô e dorminar a bola, a posse de bola sem ele aumenta, pega o Jogo do Figueirense e pega o do Cruzeiro, o flamengo deu uma aula de futebol contra o figueira sem o MA, mas ai vc ainda teria 1 argumento que o MA é mais rápido, veloz que recompoe bem e tals, eu so lhe digo uma coisa, os melhores volantes que eu vi jogar no fla pela minha idade foi Leandro Avila e o excelente MALDONADO mesmo estando quase em fim de carreira sendo campeao br com a gente em 2009, pega a década de títulos no auge do Maldonado, nos times que ele passou foi campeao de tudo, santos etc, pega o Cruzeiro de 2003, o Maldonado nunca foi rápido, pra marcar e fazer recomposição basta usar a inteligencia, o Cuellar merece uma sequencia, o Zè iria ensinar ele pois tem experiencia com jovens, temos que valorizar nosso investimento o Cuellar é o futuro o MA ja tem 32 anos, se o MA tivesse em campo não teriamos vencido o Cruzeiro isso é fato consumado.
Olha ao meu ver aquele Figueirense que pegamos no Pacaembu não deve servir de parâmetro (DEFENSIVO) eles estavam sem seus dois principais jogadores (R.Moura e o C.eduardo). Minha questão é uma só Cuellar e o MA deixam a desejar na parte defensiva e não adianta dizer que um é mais técnico pois para a posição de 1 volante o que conta é o poder de proteção aos zagueiros, nesse quesito em si o MA é melhor que o Cuellar e isso faz toda a diferença.
Carlos Alberto amigo, O Cadu foi aquele menos que jogou com a gente em 2013
Já mandou mal ao dizer sobre o merdaraujo que “sua competência neste setor faz com que a transição ofensiva conte com até sete jogadores no campo adversário.”
Depois, sobre o Cuellar, o suposto colunista foi absolutamente contraditório ao dize que:
“Tem qualidade com a bola nos pés, o que vira um trunfo para as transições ofensivas.” Para depois dizer que “Sua saída é menos lateral, porém mais lenta e com mais toques.”
Sem maiores comentários.
Texto pífio, mentiroso e contraditório.
Credo, chega desse assunto, isso já tá doentio, pra esse ano vamos de MA e ano que vem se preocupem com isso, agora eu só quero saber de hepta
Kkkkk, é verdade irmão.
Engraçado q não via esses elogios no Márcio Araújo em 2015…Pq será? Se ele é tao bom assim pq ele nao cobriu a zaga com bressan e wallace? Se esconder atrás de Rever e vaz é facil.
Se o Cuellar é tão melhor que o MA, porque ainda não pegou a vaga?, se puder esclarecer minha duvida.
Pergunta ao Zé Ricardo não a mim.
Kkkkk foi a pergunta mas sem anexo q vi kkkkk
Kkkkkkk q pergunta mais sem anexo, até parece o marido protegendo a esposa kkkkkk
Essa é a pergunta de um milhão de dólares!
Reconheço os defeitos e as qualidades do MA, mas é óbvio que só tem gente defendendo ele porque é titular e querem concordar com o ZR, se ele fosse reserva não ia ter ninguém pedindo ele. Da mesma forma se o Chiquinho tivesse se tornado titular na má fase do Jorge ia ter gente defendendo pra dar uma moral pro Zé. Sou um grande defensor do trabalho dele e sou um desses que buscam concordar com as escolhas dele por isso também, um técnico que demonstra tanta competencia faz vc acreditar que as escolhas dele fazem sentido, diferente de quando o Muricy deixava o Alan no banco e mais gente reclamava porque o trabalho dele não passava tanta confiança. SRN
O Márcio Araújo em final de contrato, comendo a bola, e o Guardiola vacilando tendo que se contentar com o Fernandinho no meio campo. Aff
O Ze Ricardo tem uma proposta de jogo e ele não abre mão dela, os jogadores se adaptam a forma de jogar, o time se parece muito taticamente com o utilizado na Copa São Paulo, e vem dando resultado, sendo eficiente. O equilíbrio defensivo do Flamengo passa mais pelo Arão. Quando está atacando o time perde um jogador porque o Marcio obviamente é limitado na saida de bola, se limitando a passes laterais. O que eu acredito ( opinião pessoal) que o time sofre menos quando coloca os melhores tecnicamente como Mancuello, Alan Patrick, hoje o time é vice-lider porem dificilmemte faz mais do que dois gols na partida, e isso reflete ate na postura tatica do time de priorizar uma formataçao defensiva, o time é consistente mas poderia golear em alguns jogos se adaptasse o esquema aos jogadores e não os jogadores ao esquema. Parece que esse é o passo que o Flamengo tem que fazer para ser campeão em que pese a campanha brilhante
Muito bom. Kkkkk
Agora conta a piada do papagaio.
Márcio Araújo só marca espaço, nunca um jogador. Está sempre atrasado correndo atrás do adversário. Na saída de bola ora se esconde atrás dos zagueiros forçando os lançamentos do Vaz por falta de opções, ora se esconde atrás dos atacantes para não receber a bola, momento em que ele funciona como guarda de trânsito apontando para os lados.
É uma vergonha ter o Márcio Araújo titular do Flamengo. Não quer o Cuellar? Tudo bem. Testa o Ronaldo que marca melhor e ajuda muito mais na armação.
Perfeito…olha o meu comentário logo abaixo do seu…. enxergamos o mesmo jogo!!
Arão é sacrificado em participação ofensiva pois tem que fazer a saída de bola. Sempre. Obrigatoriamente. Cuellar quando joga assuma essa responsabilidade e nao depende das ações ofensivas única e exclusivamente do seu parceiro de posição.
Ou vocês lembram do Arão aparecendo pra receber um lançamento como aquele do Vaz, com o Araujozin no jogo? Não infiltra em nem deve. A capacidade técnica da saída de bola desse jogador é zero.
Esse autor não entende bufunfa do futebol moderno q o Fla em 81 já jogava… depender de volante q só saiba marcar não dar mais… e mais uma vez, não acho q o Marcio marque tanto assim… ele tem até boa velocidade… mas para demais, fica em mundo q parece q não é o campo… por isso q entram fácil pelo meio do flamengo, podem reparar e me digam depois… jogo contra o Vitoria foi assim… Palmeiras umas 3 vezes… Ponte… e ontem toda vez q o Cruzeiro passava era perigo… to mentindo??
O problema não é depender de volante que saiba só marcar, o problema mesmo é o Cuellar dever defensivamente, que para a posição de 1 volante é fundamental.
Ql foi o jogo entre os titulares ATUAIS q o Cuellar jogou e não foi bem? Silas e 2° parte do meu texto, estou equivocado? Vc só comentou uma parte…
Não se esqueça que temos um zagueiro que tá sempre entregando o jogo. O Rever tentou entregar um gol pro Gabriel Jesus e ontem, de frente para o Rafinha, não deu combate e virou de lado. Dependemos sim de um primeiro volante para segurar a nossa zaga, veja como o Cruzeiro cresceu e fez o gol na saída dele.
Vc so esqueceu de dizer q o M.A entregou varios gols ao adversário..um passe errado para o primeiro gol do faisca..falta de cobertura no gol da ponte..sport..chapecoense e varios passes errados para frente pois so sabe tocar pro lado e pra trás..originando contra ataques q inclusive resultou em gols.
É, você tem razão. Não estou defendendo o M.A., estou dizendo que ele existe para encobrir ou tentar encobrir as deficiências, que são grandes, de nossa defesa. Respondi acima a melhor opção, mas não acho que seja o momento de mudanças.
Superestimam nossa zaga
Cocôrintians. ..
Pow Marcelo assim vc ta forçando… botar o gol do Cruzeiro na saída do Marcio…É qrer ser muito advogado, vcs tem esse argumento de defesa blz.. mas aí dizer q o Gol é pq o MA Saiu é demais… aconteceu o gol pelo desespero do Fla… ele abriu o time com aquela substituição!! Tirou um cara q queira ou não queira joga atrás….para colocar um cara q joga la na frente
Talvez eu tenha sido enfático quando citei a substituição do M.A., mas a questão é que o M.A. tem sido importante na defesa por causa do Rever. Por mim tiraria o Rever, colocaria o Ronaldo e assim, acredito, a defesa ganharia mais consistência. Com essa mexida não precisaríamos do M.A. pra cobertura, entraria o Cuellar em seu lugar, mas não acho que seria a hora para essa mudança.
“Sua saída é menos lateral, porém mais lenta e com mais toques. Jogando mais à frente dos zagueiros, não recua tanto para buscar a bola.” …. O cara escrever isso, é porque realmente ano assisti os jogos que o cuellar faz… o cara está sempre se apresentando no jogo, sempre busca se aproximar de quem esta com a bola pra ser uma opção de jogo.
MA faz sim um papel de cobrir a subida dos laterais, porem não é esse equílibrio defensivo que dizem, a diferença é que agora ele ta jogando com zagueiros melhores, um time onde os pontas voltam pra marcar e arão ajuda ele a rmarcar tbm, diferente de quando o cuellar era titular do time no começo do ano onde o time era todo desorganizado.
A vdd é que com MA, o time sofre um pouco menos defensivamente, porem sofre muito mais ofensivamente, pois desgasta dms o arao e o diego que tem que estar sempre voltando pra buscar a bola e começar as jogadas, por que o MA nao faz essa saida. A diferença do time com ele em campo e sem ele, ofensivamente é muito grande, o time cria muito mais sem ele.
Você quase não cita suas opiniões acerca do Cuellar e faz a analise somente do MA ressaltando muito mais seus pontos negativos. A verdade é que o Cuellar avançando é muito bom, porém defensivamente deixa a desejar. MA não avança mas defende bem, para um 1 volante preciso dizer quem é mais eficiente?
Nao precisa dizer as qualidades do cuellar, todos ja sabemos que ele tem um bom passe, se apresenta mais para o jogo, chega mais ao ataque. Pode-se muito bem colocar ele e o arão de volantes, um revesando as subidas, tipo se um sobe, o outro fica…. o Arao de 2 volante, contribui muito mais pra defesa que o MA, por isso tem mais roubadas de bola. Acho que esse negocio de rotular 1 volante e 2 volante é que esta pesando, pode-se muito bem ter 2 volantes que tanto ajudam na marcação, quanto no ataque… nao precisa ter um brucutu que fica so por conta de fechar espaço e desarmar.
silasT, Concordo contigo. Foi bem em sua análise. Não sou fã do M.A., mas tenho reconhecido a importância dele na defesa, principalmente quando se tem o Rever lá atrás. Não gosto do Rever, ele comete erros grosseiros para um zagueiro, vide o jogo do Palmeiras (ele e Gabriel Jesus) e do Cruzeiro (ele não combateu Rafinha), mas também não tem ninguém e nem tempo para alguém entrar no lugar dele. Esse é o nosso time e temos que torcer até o fim.
Nao precisa dizer as qualidades do cuellar, todos ja sabemos que ele tem um bom passe, se apresenta mais para o jogo, chega mais ao ataque. Pode-se muito bem colocar ele e o arão de volantes, revesando nas subidas ao ataque, tipo se um sobe, o outro fica…. o Arao de 2 volante, contribui muito mais pra defesa que o MA, por isso tem mais roubadas de bola. Acho que esse negocio de rotular 1 volante e 2 volante é que esta pesando, pode-se muito bem ter 2 volantes que tanto ajudam na marcação, quanto no ataque… nao precisa ter um brucutu que fica so por conta de fechar espaço e desarmar.
Silas, conhece o profissional “PATO”? O animal é completo, pois sabe andar, nadar e voar! No entanto, não faz nenhuma destas 3 funções direito!
É óbvio que o Cuellar e o Arão não chegam a este extremo; no entanto, prefiro ter um jogador que faça apenas uma coisa bem, especialmente se esta tarefa se encaixa perfeitamente para a posição em que ele foi colocado. O Arão há tempos compensa a sua baixa capacidade de contenção com o seu futebol ofensivo e o Cuellar não tem como se adaptar a este novo esquema tático. Simples!
O que o Flamengo deveria fazer é analisar no mercado a opção de contratação de um 1o. volante com as características do Márcio Araújo, mas com melhor passe e saída de bola. Enquanto não encontra, vão mantendo o cara como titular; e se encontrar, já teremos o seu reserva imediato. &;-D
Me questiono se o time sofre menos defensivamente com o MA. Primeiro pelos erros que ele comete, que têm sido mais frequentes. Segundo porque a bola rola com menos qualidade quando ele joga. Com o Cuéllar o time ganha na transição defesa/ataque e na construção de jogadas ofensivas, também retém mais a bola. Consequente agride mais e é menos atacado.
O Cuellar toca e imediatamente corre em direção ao centro da jogada. Imediatamente.
O Araújo organiza o trânsito. Essa e a diferença
E quando o time perde a bola, como fica o Cuellar? O que muitos não entendem no posicionamento do Márcio Araújo é justamente isso: ele já fica preparado para as possibilidades do adversário tomar a bola na defesa e se apresentar para fazer a marcação. Já vi o Cuellar perder a bola umas 2 ou 3 vezes e ter que ficar correndo atrás do adversário. Pior: nem sequer consegue alcançar. No jogo contra o Sta. Cruz, o Grafite quase meteu o gol!
A ironia das falhas do último jogo do Márcio Araújo é que ele tentou fazer justamente aquilo em que ele é bastante criticado: jogar para frente. E ainda tem gente que reclama por ele não jogar para frente… &:-D
Então, seguindo seu raciocínio, vamos aprender o Arão na primeira linha, por que ele tem que estar preparado para ações ofensivas adversárias. Igualmente para os laterais. Ninguém apóia. Vamos todos jogar como Marcios Araújos. Futebol medíocre, reativo, sem protagonismo.
Rafael Carioca e Wendell foram convocados para o lugar de Casemiro e Marcelo, não precisamos nos preocupar em perder Jorge e Márcio Araújo, digo, Willian Arão kkkk.
Gente, o cara do texto não disse que um é melhor que o outro, e ressaltou isso, então não precisam criticar o cidadão.
MA é aquele cara, falem mal mas falem de mim.
Nossa zaga tem poder aéreo mas por baixo deixa a desejar. Por isso a escolha do MA, não que ache ele melhor ou pior, isso ou aquilo, mas ele corre mais que o Cuellar. Tava lendo aqui que o Cuellar isso e aquilo mas ele vai muito de primeira e não alcança o defensor depois que passam dele.
Olha, acho o Vaz um Zagueiraço o problema msm é que devez em quando o Rever da umas bobeadas.
Réver todo jogo ou entrega ou quase entrega, falha direta ou indiretamente na maioria dos gols que tomamos, por mim ele não é titular absoluto
No gol de ontem o Pará voltou andando e o Rever fez o que pode.
Gosto dos dois zagueiros, mas ainda acho eles lentos e por baixo. Mas são nossa dupla de zaga titular e já estão bem entrosados.
Lembro da primeira e única falha que o a Vaz teve (contra o fluminense) a imprensa já tava comemorando dizendo “eu falei, já tá começando a se revelar o verdadeiro zagueiro que é”. Agora devem ta pedindo ele pra Seleção.
Ele falhou naquele jogo contra o Figueirense que saimos perdendo.
A verdade é uma só e quem não aceita sem mimimi é modinha, sou o deus da inteligencia tática, melhor do mundo em recuperação de bolas, Kanté da gávea
O q uma boa classificacao não faz.. deixa as pessoas cegas… mas tu não me engana…tu é ruim demais… marcando…jogando…. inteligência tática e meu ovo…kkk tu até começou bem o jogo contra o Cruzeiro…. mas depois só fez caquinha
Ao meu ver o Willian Arão pode muito bem fazer o papel de primeiro volante, pois tem bom desarme e saída de jogo (fazendo um papel semelhante que o Casemiro faz no Real Madrid). O Cuéllar pode jogar de segundo volante já que ele tem qualidade para sair jogando e também marcando.
É outra opção. Na verdade os dois podem se revezar.
Irmão, penso da mesma forma. Recua o Arão e coloca o Cuellar de 2º volante. Arão monstro. Vaz monstro.
Na partida contra o Cruzeiro ficou bem evidente que isso não dá certo.
Curiosamente contra a Ponte Preta funcionou e o time buscou a vitória.
Nesses dois jogos, o Willian Arão jogou sozinho na marcação quando o Márcio Araújo saiu e eu acho que daria certo ele jogando de primeiro volante com o Cuéllar saindo mais para o jogo. Essa situação ainda não foi testada.
Poderia dar certo sim; no entanto, as características do time teriam que ser alteradas, pois Arão não tem velocidade e muito menos consegue acompanhar as triangulações do adversário. Neste caso, o Flamengo teria que jogar com 3 volantes! Mas olha que interessante: neste novo esquema, seria mais eficiente deixar o Cuellar fixo como primeiro volante e Arão / Mancuello como 2o. e 3o. volantes…
Mas já vimos este filme no 1o. semestre… &;-D
seria uma hipótese interessante, porém acredito que o Arão faça melhor a função de primeiro volante com o Cuéllar saindo mais para o jogo. Certamente o Mancuello iria segurar um pouco mais, mas também teria liberdade para ajudar o Diego na armação e lá na frente o Guerrero com algum atacante mais veloz para ser a válvula de escape do time. Acho que poderia dar certo com bastante treinamento, algo inviável nesse momento de final de temporada.
Talvez no futuro com treinamento ele evolua e faça… No último jogo não deu certo.
Dificilmente esse ano o Zé mudará algo na estrutura tática do time devido a falta de tempo para treinar. Nesse jogo contra o Cruzeiro o Arão jogou sozinho na marcação quando o Márcio Araújo saiu e eu acho que daria certo ele de primeiro volante com o Cuéllar saindo para o jogo. Essa opção ainda não foi testada.
De novo não…
Falem mal mas falem de mim.
By Marcio caramujo.
Esse Marcio Araujo e um cego ele consegue errar passe de dois a três metros. nao tem logica numa reta final de campeonato ele ser titular. vai acabar entregando gol hr que Flamengo mais precisar.
Bela descrição, MA é muito ruim de saída de bola, aff, mas dar um banho no Cuellar taticamente como primeiro volante, isso é fato notório.
Concordo com você.. E por isso acho que precisamos contratar um jogador mais completo para o ano que vem, prá entrarmos fortes na Libertadores…
O que eu vejo é o seguinte: um jogador hoje moderno, tem que saber sair e marcar. NÃO PRECISA SER UM ESPECIALISTA EM UMA ÚNICA FUNÇÃO. O texto fez um resumo muito superficial. MA é muito bom na marcação, e no que mais? Cuellar é bom na transição, e sim se apresenta mais a frente: o Zé ricardo em entrevista disse isso…versatilidade. MA é bom no esquema 4-1-4-1, concordo, mas no 4-4-2 (meu preferido) Cuellar se dá muito melhor. É questão de esquema. Cuellar se definiu como “volante tapón” e que pode sim fazer o 1º volante, não é sua principal função, mas ele pode fazer sim e tendo mais técnica, acredito que teríamos um jogador mais completo, pois esquema, você pode mudar durante a partida. São características distintas mesmo. Eu ainda quero ver três jogos do Cuellar de titular em um esquema 4-4-2, ai se for para segurar, MA em um 4-1-4-1 como opção.
Não estou dizendo que isso vai acontecer, mas não adianta o Cuéllar se dar bem e o time não se dar bem… No momento o Flamengo não vai mudar esquema até mesmo porque o campeonato está na reta final e não é hora prá testes ou grandes mudanças já que estamos obtendo os resultados e quase sempre jogando bem. Talvez ano que vem ele faça o teste.
E o que o Cuellar precisa: tempo e sequência.
Não vai mudar é testar e acho que nem deve. Espero que jogue na sula, substitua em caso de desfalque ou suspensão do Arão e Araújo.
Agora, ano que vem… Imagine, só imagine, o Araújo jogando na Argentina numa semi de libertadores kkkkkkkkkkkk contrai uma úlcera só de pensar nisso
Kkk até lá o Douglas Galvão terá sequestrado o VSQ kkk
Kkkkkkkkkk bloqueei ele, aguentei não, sdds vsq kkkkkkkk
Me desculpe amigo, mas nem sempre bem…o esquema não é ingressado, você pode mudar durante a partida, e jogador com flexibilidade como o caso de Cuellar, se adapta fácil, diferente de MA, que vem mal a quatro jogos na única coisa que faz bem que é marcar, contra Ponte, Palmeiras, Cruzeiro…foi horrível e continua firme de titular…Cuellar entrando não ia mudar tanto as ideias de Zé. SRN.
Marcio araujo titular. Ponto.
Claramente o cara é fã do Caramujo. Ele parecia o Robin Hood roubando e entregando
Márcio Araújo erra qualquer passe com mais de 2 metros.
Verdade, mas protege a zaga. Pode até devolver depois mas o gol do Cruzeiro não sairia com ele em campo
Independente de quem joga, o time tá numa fase tão boa que se chover Regina Casé cai a Bruna Marquezine no colo do flamengo
Mas o gol do Flamengo não sairia com ele em campo tambem, já que o Mancuello entrou no seu lugar rsrs.
O MA saiu poeque estava horrível mesmo, entregando todas as bolas.
Comparar CUELLAR com VSQ é igual comparar JULIANA PAES com a GRETCHEN
Incontestável, indiscutível, incomparável, hoje com essa formação que temos, com esse time ofensivo, com o William Arao subindo toda hora, o Márcio Araújo é, por muito, opção na frente do Cuellar.
Não vou nem falar titular, porque ele é muito fraco tecnicamente, mas ele é mais leve, recompõe mais rápido, cobre muito mais e muito melhor os laterais, e diversas veze os nossos zagueiros que são lentos.
o Márcio Araújo é sim o equilíbrio defensivo do Flamengo, quem não vê isso não entende de futebol.
Cuellar é lento, da bote errado, e sempre que dá bote errado não consegue voltar a tempo.
Márcio Araújo erra muitos passes, mas pra isso temos o Arao que tem um bom passe, Diego, Alan Patrick como opção, Mancuello.
Enfim, o Zé sabe muito, e pelo menos nessa posição ele está usando a peça correta, falta olhar prós pontas titulares, e prós meias reservas.
Srn
A prova q Zé Ricardo não sabe o q está fazendo é a colocação do Flamengo no campeonato. É claro q MA não é craque e nem um bom jogador, mas Zé soube utiliza-lo e a prova ta aí. Se não fosse os pontos perdidos para os bambis e foguinho de segunda estaríamos na frente. Acho curioso o tamanho das críticas a equipe. Será q o q eles estão fazendo não superou nossas expectativas? Será estávamos seguros d q estaríamos brigando pelo título? Bem q poderíamos curtir esse momento do time depois d tantos anos difíceis.
Nao me interessa quem esta jogando na posição, se estamos ganhando qual é problema?
Vejo torcedor falando ” Se mancu estivesse jogando, o jo seria muito mais facil!
” se fosse o Cuellar O time ia jogar melhor etc…”
Bom, Cuellar tem entrado fazendo merda, ae vao dizer que e falta de ritmo! Porra,Rodinei se machucou, Pará entrou e deu a vida em campo e hj e titular !
Mancu quando começa de titular, faz merda nenhuma, so vai bem quando entra no intervalo, Alan patrick ta jogando melhor que ele !
Cuellar quando tenque mostrar servico, faz porra nenhuma – há mas tem bom passe,sabe sair jogando, e so !
Marcio araujo é titular e ponto final !
Meu time é Flamengo e nao “Cuellar,Mancuello”
Se o Marcio sair, que entre o ronaldo ou entao Recue o Arao !
Qualquer coisa menos o menino arausher.
Mas isso pra ano que vem. Esse ano vamos brocar esse hepta com Araújo ou com o Val, amém?
É oq estou dizendo !
Nao importa se é o messiaraujo ou cuellar na posicao desde de que o time esteje ganhando !
Sim, pra esse ano.. até por que tem a sula, então todos jogarão. Rodar o elenco é essencial nesse momento, último jogo tava todo mundo morto
Ano que vem tenque ser Ronaldo no lugar do Marcio !
Perfeito!! Sem contestações! !
Vou replicar teu comentário sempre q alguém encher o saco com os gringos kkkk
RESUMO RÁPIDO PRA QUEM TA COM DIFICULDADE:
Cuellar abre a jogada e imediatamente se apresenta pro jogo, corre em direção do centro da jogada, pra dar opção e participar.
Márcio Araujo organiza o trânsito.
Arão é sacrificado em participação ofensiva pois tem que fazer a saída de bola. Sempre. Obrigatoriamente. Cuellar quando joga assuma essa responsabilidade e nao depende das ações ofensivas única e exclusivamente do seu parceiro de posição.
Ou vocês lembram do Arão aparecendo pra receber um lançamento como aquele do Vaz, com o Araujozin no jogo? Não infiltra. E nem deve. A capacidade técnica da saída de bola desse jogador é zero.
Questiono, sim, a titularidade do MA. Ele rouba poucas bolas, é pouco incisivo, seus passes são ruins (com exceção do famosíssimo recuo para o zagueiro, que ele sempre acerta). De fato, Cuéllar se mostra mais técnico, mais qualificado para atuar, afinal é melhor tanto no âmbito defensivo quanto no defensivo, é raro errar um bote. Na atual conjuntura, todavia, o MA deve ser mantido. O time já entrosou, o Cuéllar, quando entrou, fez alguns erros bobos que, graças a Deus, não resultaram em gol, mas poderia (situação normal a quem não tem ritmo, claro). Deixem-no até o título, depois discutimos a titularidade.
Parei em “é raro errar um bote”
Kkkkkk
Porra, os caras ficam fazendo propaganda do M Araujojo…daqui a pouco vem o M City e leva o cara
Ainda acredito piamente que se tem um jogador capaz de estragar o nosso hepta ele atende pelo nome de Márcio Araújo, vulgo caramujo. Ele destoa, é péssimo em tudo! Se o time vai bem com ele em campo é porque todo mundo se doa em dobro devido sua presença perigosa.
Super de acordo. O jogo contra o palmerda foi emblemático. Jogamos melhor com dez depois da expulsão dele.
Fala sério !….Não tem mais o que falar sobre caramujo e cuellar … claro que não tem mais como colocar o cuellar em seu lugar de direito…..pois o campeonato já está terminando. ….o problema vai muito além. …É ver o Diego jogar sozinho no meio campo sem ninguém pra tabelar e ver ele dar graças a Deus quando o super técnico coloca o Alan ou mancú e tem alguém com qualidade pra ajudar….o problema é quando o Jorge e o Pará não estiverem inspirados e nos ficarmos dependendo do crac Gabriel e do crac evertom. ..o problema é imaginar que estamos brigando por título por causa desse técnico horroroso e não por termos jogadores diferenciados. …e com isso continuar com ele na libertadores….o problema é assistir um jogo contra o palestino time horroroso e ver um técnico que pra muitos é o principal motivo por estarmos brigando pra ser campeão … colocar o mancú de segundo volante e não perceber que ele se mandava pra frente lembrando o Arao do muric e não oriental e sem falar do cuellar e ficar levando pressão de um time horroroso. …tá de brincadeira !
Já mandou mal ao dizer sobre o merdaraujo que “sua competência neste setor faz com que a transição ofensiva conte com até sete jogadores no campo adversário.”
O Flamengo só sobrou ofensivamente em campo e no placar qdo merdaraujo não estava, contra chapecoense e figueira no segundo turno.
Depois, sobre o Cuellar, o suposto colunista foi absolutamente contraditório ao dizer que:
“Tem qualidade com a bola nos pés, o que vira um trunfo para as transições ofensivas.” Para depois dizer que “Sua saída é menos lateral, porém mais lenta e com mais toques.”
Sem maiores comentários.
Texto pífio, mentiroso e contraditório.
Superficial e sem base alguma. O cara não conhece do que escreve Elvis. Foda.
Vi um comentário de um amigo rubro negro e fiquei me perguntando, o comentário dele foi que o Flamengo perde em criação de jogadas com o Márcio Araújo em campo…
Mas aí vai minha pergunta, será que um time com William Arao, Diego, os dois pontas que mesmo mal, vão no fundo, os eventuais cruzamentos de Pará.
E até a possível escalacao de Alan Patrick ou Msncuello ao lado do Diego.
Será que um time com essas peças, precisa mesmo da criação de jogadas do Márcio Araújo?
Se nós não temos o tão sonhado primeiro volante que marca e cria, temos que jogar com o que ao menos ajuda e muito o time na marcação.
É o que eu acho!
Estou aí pra ouvir e dialogar sobra opiniões.
Eu entendo o que você diz, o problema é a transição! Futebol é sem dúvidas o esporte coletivo mais complexo (pelo tamanho do campo e como os espaços são ocupados – rugby e futebol americano, por exemplo, todos os jogadores se concentram em uma determinada zona).
Quando um gol sai de jogada construída, muitas vezes valorizamos a última assistência e finalização, mas a questão que para chegar até aí, tiveram várias tomadas de decisão, tanto com a bola, quanto sem a bola.
Não existe isso de jogador de uma função só, eu não acho que um centroavante tenha que ser um ladrão de bolas, mas acho que ele pode tomar o tempo da tomada de decisão do volante. E o reverso é o que queremos do nosso volante, queremos que ele tome a decisão mais rápida e mais progressiva, pois se ele pegou na bola, possivelmente o outro time está mais avançado.
Eu quero que a bola chegue no Diego e ao invés de 3 segundos para decidir, ele tenha 05. Se você joga bola, mesmo como um peladeiro ruim, você sabe a diferença entre dar um passe marcado e um passe desmarcado.
Eu sou horrível jogando futebol, não seria titular nem em time de várzea que disputa a quinta divisão do bairro, mas se você me deixar livre, a cada 10 lançamentos curtos, eu vou acertar 07, no mínimo, e isso sem treinar.
Resumindo, se é fato que a produção defensiva depende do que acontece na frente, é fato que a produção ofensiva se relaciona com o que acontece na defesa. Não é atoa que o Guardiola tem essa posição como vital no time (busquets que o diga).
Até qdo vão ficar nesta mesmice? Ma NÃO É JOGADOR PARA SER TITULAR NO MEU FLAMENGO E NEM CUELLA jogou uma partida que merece ser um titular incontestável. Então deixa isto de lado e ano que vem dispensa MA e contrate um volante top. Ronaldo é para ser testado no carioca 2017.
Que bom que o Flamengo não é só “seu”… &;-D
E que bom que vc não é técnico do nosso Flamengo.
Pronto. (Quase) Perfeito.
Da forma como o Flamengo joga hoje o Cuellar é reserva do William Arão, não do MA.